Suíça

Roteiro de viagem pela Suíça e sul da França de carro e trem

Suíça | 02/03/13 | Atualizado em 23/08/21 | 20 comentários

Posso dizer que terminei 2012 em grande estilo e comecei 2013 com o pé direito (é, clichê aqui tem de sobra). Durante duas semanas, fiz uma das melhores viagens da minha vida, acompanhada das duas mulheres mais incríveis desse mundo (ok, do meu mundo): minha mãe e minha irmã. Circulamos pela Suíça e Sul da França de carro e de trem, passando por uma sucessão de lugares deslumbrantes.

O que fez desses 15 dias tão lindos foi uma mistura da companhia, dos lugares maravilhosos, de uma simpatia enorme de São Pedro quase todos os dias e da sorte com os detalhes práticos, além de um ingrediente extra: nossa disposição pra aproveitar cada segundo, com direito a muitas risadas. :)

mae_ju1

Aqui no blog você encontra vários posts sobre o percurso que fizemos de carro e trem, pegando avião só pra sair e voltar pra Madrid (onde nos encontramos) e percorrendo um pedaço da Suíça e outro pedaço da França. De 22/12/2012 a 05/01/2013, fizemos o seguinte roteiro, montado por mim com todo o carinho (hehe):

Genebra – Lausanne – Vevey – Montreux – Berna (com bate-volta em Mürren, nos Alpes) – Côte d’Azur (Nice, Villefranche-sur-Mer, Èze, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Antibes, Cannes), Mônaco – Aix-en-Provence (com bate-volta em Avignon) – Toulouse

Parece muito, mas quase todas cidades são pequeninas e nossa programação foi bem flexível, nos permitindo ver coisas lindas em cada parada. :) Pra ler todos os posts, acesse este índice ou confira as seções do blog dedicadas à Suíça e à França.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

começamos pela Suíça, onde nos deparamos com paisagens dignas de cartão postal :)

começamos pela Suíça, onde nos deparamos com paisagens dignas de cartão postal :)

e depois passeamos pela França <3

e depois passeamos pela França <3

Atualização (janeiro de 2015): tem muita gente pedindo pra mandar o roteiro completo, então tá aqui ;) Lembrando, no entanto, que ele foi montado de acordo com o período do ano (por exemplo, com as cidades onde queríamos estar no Natal e Ano Novo), entre outras condições específicas dessa viagem.

Dia 23 (domingo): Madrid – Genebra (9h50 – 11h55); meio dia em Genebra; dorme em Genebra

Hostel da Hostelling International (Jugendherberge Genève)
Veja outras opções de hospedagem em Genebra

Dia 24 (segunda): alugar carro: Genebra – Lausanne de carro; passeia um pouco (ver algo que fecha no dia 25) e dorme em Lausanne

Hostel da Hostelling International (Youthhostel Lausanne)
Veja outras opções de hospedagem em Lausanne

Dia 25 (terça): Dia em Lausanne; dorme em Lausanne

Dia 26 (quarta): Lausanne – Vevey – Montreux – Berna de carro cedinho (1h30 se fosse direto); tarde e noite em Berna; dorme em Berna

Hostel da Hostelling International (Youth Hostel Bern)
Veja outras opções de hospedagem em Berna

Dia 27 (quinta): Dia nos Alpes; devolve carro, dorme em Berna

Dia 28 (sexta): trem Berna – Nice (9h – 19h com conexão em Genebra pela Rail Europe); dorme em Nice

Hotel: Hancy Guesthouse

Dia 29 (sábado): Dia em Nice; dorme em Nice

Dia 30 (domingo): De Nice a Mônaco parando pelo caminho e volta pra Nice; dorme em Nice

Dia 31 (segunda): De Nice a Aix-en-Provence de carro, parando em Antibes e Cannes no caminho; devolve carro (às 18h) e dorme em Aix-en-Provence

Hotel: Le Mozart

Dia 01 (terça): Dia em Aix-en-Provence

Dia 02 (quarta): Dia em Avignon e volta. Trem Aix- Toulouse (19h); dorme em Toulouse

Hotel: Arnaud Bernard

Dia 03 (quinta): Dia em Toulouse

Dia 04 (sexta): Meio dia em Toulouse; avião Toulouse – Madrid (17h40 – 19h10 pela Easyjet)

Quer saber mais sobre essa viagem? Clique aqui para conferir os passeios que fizemos em cada uma das cidades.

Posts Relacionados

20 Comentários

  1. Tia Nhane

    estou aguardando ansiosamente!

  2. Jacqueline guerra cabral

    Olá Luiza meu nome e Jacqueline Cabral ,estou pensando em fazer uma viagem Sul da França e Suíça poderia me mandar o seu roteiro ..?

    • Oi, Jaqueline! Minhas escolhas tiveram a ver com preços de passagens e com as cidades onde queríamos passar Natal e Ano Novo, então podem não ser as opções ideais pra você, mas achei que nosso roteirinho funcionou bem ;) Envia um e-mail pra [email protected] que te respondo com ele. Um abraço!

  3. Nathalia Hespanhol Elias

    Oi Luisa tudo bem!?
    Eu já estou com passagens compradas para a França para passar o Ano Novo por lá, no total ficarei 15 dias…ficarei uns dias em Paris e depois disso estou planejando viajar pelo Sul da França, que deve ser a coisa mais linda. Enfim, gostaria de lhe pedir para me mandar o seu roteiro, algumas sugestões para eu poder planejar a minha viagem também!!
    Obrigada, desde já….
    e adorei esse seu blog, =]
    Beijos, Nathalia Hespanhol.

    • Luis Paulo Hespanhol

      Olá Nathalia Hespanhol, fiquei surpreso com o seu sobrenome, pois tenho uma filha que se chama NATALIA HESPANHOL. De onde é a sua família e quem são os seus pais?
      Nós somos do Rio e nossos ascendentes foram Vicente Hespanhol e Castorina Hespanhol. Vc já ouviu falar deles ou os conheceu?
      Um bj e mantenha contato.

  4. Carine

    Oi Luisa, como vai!?
    Menina, amei seu blog, otimas fotos e textos. =)
    Cá estou com uma curiosidade imensa… ano que vem é provável que eu vá passar uma loonga temporada na França, por conta de um intercâmbio e dentre minhas opções estavam Toulouse e Lyon, detalhe: tô apaixonada por Lyon, mas acho q vou ser alocada em uma Uni em Toulouse, = .
    Gostaria que você me falasse uma especie de pontos positivos e negativos q viu nas duas! Ou algo parecido!
    Parabéns pelo blog!
    Abraços!

    Carine

    • Oi, Carine! Que bom que você gostou, obrigada! :) Fica difícil pra mim comparar as duas cidades porque conheci Lyon muito melhor (não dá pra comparar dois meses com uns 3 ou 4 dias, né). Gostei mais de Lyon sim, mas talvez tenha sido porque me apeguei hehe. Toulouse também é linda e ouvi dizer que é uma ótima cidade pra estudantes, então tenho certeza de que você vai passar bem durante seu intercâmbio ^^ A beira do rio lá também é legal, com o pessoal se sentando pra almoçar e tocar violão, e tem umas ruas fofas e uma praça que parece as Plaza Mayor da Espanha. Acho que a vida noturna deve ser bem animada. Um abraço!

  5. Fábio

    Sua viagem pareceu maravilhosa, mas, se permite uma opinião, anote para a próxia ida à Suiça o lugar que mais gostei por lá: Lucerna.Vale uma chegada sem dúvida alguma…

    • Boa dica, Fábio! Pensei em ir lá dessa vez, assim como em outras cidades das partes alemã e italiana, mas ficava coisa demais pra pouco tempo. Anotado ;)

  6. Ana Dulce

    Ola, gostei do seu roteiro, poderia me enviar mais detalhes? Obrigada!

    • Luísa Ferreira

      Vou te mandar por e-mail, Ana :)

  7. Alyne

    Olá, Luísa, por favor envia o seu roteiro. Obrigada

    • Luísa Ferreira

      Oi, Alyne! O roteirinho tá no final do post. Um abraço!

  8. Lívia

    Oi Luísa! Adorei suas dicas e seu blog!
    Estou indo para Genebra por 4 dias, vc acha que é possível fazer esse trecho do roteiro na Suíça nesse tempo? Dá tempo de curtir (quase) tudo?
    Obrigada!

    • Oi, Lívia! Obrigada! :) Acho quatro dias meio corrido, principalmente se você estiver contando com os dias de chegada e partida, que a gente nunca aproveita tanto. Nesse período eu faria só Genebra e Lausanne :) Um abraço!

  9. Diogo

    Olá, quero fazer um roteiro bem similar porém saindo de Nice, onde tenho parente residente. Poderia me passar algumas das principais cidades imperdíveis de conhecer e, se possível, uma estimativa média de gasto? Principalmente com alimentação e transporte? Obrigado

    • Oi, Diogo! As cidades que conheci são essas que menciono no post. Sugiro pesquisar sobre elas e colocar no Google Maps pra planejar seu roteiro :) Sobre gastos, infelizmente não tenho como te dizer, porque além de ser uma questão bem pessoal, fiz essa viagem há muitos anos :/ Um abraço e boa viagem!

Deixe o seu comentário