Bahia

O que fazer em Porto Seguro: guia completo para sua viagem

Bahia | 03/09/24 | Atualizado em 05/09/24 | Deixe um comentário

Se você está em busca de dicas sobre o que fazer em Porto Seguro, prepare-se para uma viagem cheia de descobertas! A cidade combina praias incríveis, muita história e uma vida noturna animada.

Durante minha estadia, fiquei encantada com a energia da Passarela do Álcool, as belezas do litoral e o charme do centro histórico. Para te ajudar a aproveitar ao máximo, escrevi este guia cheio de dicas para explorar o melhor que este paraíso baiano tem a oferecer.

Leia também:
O que fazer em Boipeba, na Bahia: guia completo
O que fazer em Itacaré: melhores experiências para sua viagem
Costa do Descobrimento e a cultura indígena: vamos reescrever essa história?

o que fazer em Porto Seguro, Bahia

O que fazer em Porto Seguro: melhores praias

Um guia sobre o que fazer em Porto Seguro não poderia começar de outra forma: com a principal atração da cidade, as praias! Com opções para todo tipo de viajante, foi o que mais curti por lá. Vamos ao que interessa:

1. Praia de Coroa Vermelha

Coroa Vermelha, a 14 km do centro de Porto, foi uma das minhas paradas favoritas na região. Além de ser um lugar lindo, é onde fica o monumento que marca a primeira missa celebrada no Brasil.

A caminhada até a praia é uma atração à parte, com várias barraquinhas de artesanato ao longo do percurso. Os preços são bem mais em conta do que na cidade, então, se você está pensando em levar lembrancinhas, esse é o lugar certo.

A praia de Coroa Vermelha tem cerca de 2 km de extensão e divide a faixa de areia com a Praia do Mutá, o que faz com que as duas se misturem. Dá para aproveitar ambas em uma única visita, o que é ótimo para incluir no seu roteiro em Porto Seguro.

O que eu mais gostei por lá foram as águas calmas e as piscinas naturais que se formam na maré baixa, quando uma ponta de areia avança pelo mar. Dá para ir caminhando por um tempão, é muito legal. Também tem várias barracas e restaurantes na orla, perfeitos para passar o dia com tranquilidade.

Minha dica: se puder, visite Coroa Vermelha durante a maré baixa, especialmente nas luas novas e cheias, quando o visual fica ainda mais bonito. Dê uma olhada na tábua de marés para escolher o melhor horário.

praia de Coroa Vermelha em Porto Seguro

2. Praia de Taperapuã

Como mencionei, Porto Seguro agrada a todos os gostos, e Taperapuã é perfeita para quem curte um ambiente mais animado. Mesmo não sendo fã de praias movimentadas, não resisti a conhecer essa icônica praia baiana.

A cerca de 7 km do centro, a Praia de Taperapuã é conhecida pelas mega barracas que fizeram de Porto Seguro um destino de festa. O Tôa Tôa e o Axé Moi são as mais famosas, atraindo multidões com shows, danças e muito axé.

Muitos visitantes escolhem Taperapuã pela ótima infraestrutura, mas ela também se destaca pela beleza. Com uma longa faixa de areia branca e macia, águas calmas e azulzinhas, o cenário é encantador. Além disso, há muitos estacionamentos e outras facilidades que tornam o dia ainda mais agradável.

Só recomendo cuidado ao explorar os trechos mais isolados da praia, especialmente no final, onde a vegetação é mais densa. Essa área pode não ser muito segura, então fique atento ao seu entorno.

Porto Seguro tem praias muito badaladas

3. Praia de Mundaí

A Praia de Mundaí, na divisa com a Praia de Taperapuã, tem uma orla animada, cheia de cabanas e uma boa variedade de hotéis. Embora seja ótima para quem gosta de agito, também tem cantinhos mais tranquilos.

O mar de Mundaí é calmo e tem um tom azul mais intenso. Se você é como eu e adora uma boa sombra, vai apreciar os coqueiros daqui, que garantem um descanso refrescante à beira-mar.

No início da Praia de Mundaí, há cabanas mais tranquilas, como o restaurante Gallo Praia, que disponibiliza uma boa estrutura e um cardápio variado. Já no final da praia, na divisa com Taperapuã, fica a famosa cabana Tôa Tôa.

4. Praia do Mucugê

Localizada a cerca de 7 km do centro de Porto Seguro, em Arraial d’Ajuda, a Praia do Mucugê está sempre movimentada e atrai turistas durante o ano todo. Com um mar excelente para banho e piscinas naturais na maré baixa, ela tem boa infraestrutura, incluindo pousadas e quiosques.

O acesso à praia é fácil, descendo pela famosa Rua do Mucugê. Se você busca mais tranquilidade, a Praia do Parracho, um pouco mais à frente, é mais calma e tem menos quiosques.

Além de atividades como stand-up paddle, caiaque e mergulho, a Praia do Mucugê abriga o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Esse parque aquático à beira-mar é uma ótima opção para um dia em família, com piscina de ondas, toboáguas, arvorismo, tirolesa, praça de alimentação, uma ampla área verde e uma linda praia.

É importante saber que o mar em Arraial d’Ajuda é muito influenciado pelas marés. Na maré baixa, as piscinas naturais ficam visíveis, e na maré alta, a água chega até as cadeiras dos quiosques. Novamente, verifique a tábua de marés para escolher o melhor horário para sua visita.

5. Praia dos Nativos

Localizada em Trancoso, a cerca de 35 km de Porto Seguro, a Praia dos Nativos combina o popular com o sofisticado, oferecendo quiosques simples, pousadas elegantes e festas badaladas. A praia tem boas opções de refeições à beira-mar e hospedagens pé na areia.

O que me conquistou na Praia dos Nativos foi o encontro do rio com o mar, que forma uma refrescante piscina natural de água doce.

O nível do rio varia de acordo com a maré. Dependendo da hora do dia, você pode precisar usar os serviços de barqueiros locais ou alugar uma prancha de stand-up para atravessar até o outro lado da praia. A travessia é divertida e vale muito a pena.

praia dos nativos

6. Praia de Taípe

A Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda, fica a cerca de 35 km de Porto Seguro. Ela está tão próxima de Trancoso que é difícil distinguir onde uma termina e a outra começa.

Essa praia impressiona com suas falésias coloridas e a vegetação ao redor, que cria um ambiente calmo e quase deserto. Tem poucas barracas por lá e precisei caminhar só alguns metros para encontrar um lugar tranquilo e vazio para relaxar.

Taípe é um ponto de passagem popular para quem faz a famosa trilha entre Arraial e Trancoso, especialmente durante a maré baixa, quando a faixa de areia se torna mais ampla.

7. Praia do Espelho

A Praia do Espelho, entre Trancoso e Caraíva, chama a atenção pelas falésias coloridas e pelas águas cristalinas, que refletem a paisagem ao redor. Com sua faixa de areia quase deserta e dezenas de coqueiros, é ideal para quem gosta de relaxar e aproveitar a natureza em silêncio.

Essa praia fica a cerca de 60 km de Porto Seguro, com acesso por uma estrada de terra um pouco difícil. Apesar da distância, é um dos passeios mais procurados na região, com muitas agências oferecendo tours de um dia para lá. Se preferir uma opção mais confortável, você também pode ir de barco saindo de Caraíva.

Perto da praia há pousadas charmosas, bons restaurantes e quiosques à beira-mar, mas os preços costumam ser altos.

praia do espelho

8. Praia de Satu

A Praia do Satu é uma verdadeira joia “escondida” a cerca de 36 km de Trancoso e perto de Caraíva. Praticamente intocada e sem infraestrutura turística, é um lugar encantador.

Para chegar lá é necessário fazer uma caminhada de 4 km à beira-mar. Se você, assim como eu, adora uma trilha, vai curtir essa praia. Garanto que o esforço vale a pena pelas paisagens de matas, coqueirais e falésias.

Como a praia é bem vazia, é uma boa ideia ir em grupos e levar água e comida. O mar é calmo e, na maré baixa, aparecem várias piscinas naturais.

Para relaxar depois da caminhada, a Lagoa do Satu, com água doce, e a Lagoa do Mucaba, com água salgada, são perfeitas para um mergulho revigorante.

Outros pontos turísticos de Porto Seguro

Popular por suas praias paradisíacas, Porto Seguro também tem vários outros atrativos interessantes. Aqui estão os que eu recomendo:

Centro Histórico

Sou suspeita para falar, pois adoro centros históricos, mas você deve reservar pelo menos uma tarde para explorar o Centro Histórico de Porto Seguro.

Localizado no topo de uma colina, com uma vista impressionante para o mar, o centro é um verdadeiro mergulho na história local. Além disso, é bem charmoso, com suas casinhas coloridas.

O conjunto arquitetônico inclui o Marco do Descobrimento, datado de 1506, que é um dos mais antigos do Brasil, trazido pelos portugueses. Também está presente a Igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 e dedicada à padroeira da cidade.

Outro destaque é a Casa de Câmara e Cadeia, edificada em 1756, onde hoje funciona o Museu de Porto Seguro. O museu tem exposições sobre a história local, a cultura dos indígenas e a chegada dos portugueses.

o que fazer em Porto Seguro - centro histórico

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Para quem quer explorar um pouco da história local, outro atrativo popular em Porto Seguro é o Memorial da Epopeia do Descobrimento. O tour guiado explica de forma simples como os navegadores portugueses chegaram ao Brasil. A visita não detalha questões ligadas à presença dos povos originários da época, então vale usar o senso crítico e questionar as narrativas sobre esse chamado “descobrimento”.

O passeio acontece em uma área de Mata Atlântica preservada e inclui pequenas exposições, objetos indígenas e uma caravela que as crianças adoram, pois pode ser explorada por dentro. Os ingressos custam R$ 30 para adultos e R$ 15 para crianças (verificado em agosto/2024).

Passarela do Álcool (ou do Descobrimento)

Presente em todos os roteiros sobre o que fazer em Porto Seguro, a Passarela do Álcool ganha vida à noite. O espaço é tomado pela feira de artesanato, que se mistura com as barraquinhas de drinques e bebidas alcoólicas, dando nome ao local.

Além das barraquinhas, a passarela é animada por bares e restaurantes ao longo do caminho. Eles oferecem muitas opções gastronômicas, desde pratos simples até os mais elaborados.

A culinária baiana é uma atração à parte aqui, então não perca a chance de saborear um acarajé ou um abará bem caprichado (inclusive, que saudade!).

Reserva Indígena da Jaqueira

A chamada “Costa do Descobrimento” é reconhecida por suas reservas indígenas, onde visitantes podem ter contato direto com a rica cultura dos povos originários.

A Reserva Pataxó da Jaqueira, uma das mais procuradas, fica a cerca de meia hora do centro. A reserva foi criada pela própria comunidade Pataxó em 1998, como forma de preservar suas tradições e modos de vida. Desde então, ela se tornou um importante ponto de visitação.

Por lá, além dos passeios guiados sobre a história e os costumes dos Pataxós você pode agendar experiências mais completas. Isso inclui participar de cerimônias tradicionais, como o Toré, e aprender sobre sua importância espiritual. Também é possível pernoitar na reserva para uma experiência imersiva na natureza e nas tradições locais.

As visitas à reserva devem ser agendadas com antecedência. Use roupas confortáveis, leve repelente e esteja pronto para caminhar em trilhas leves. O custo do passeio depende da atividade escolhida e os horários podem mudar, então é bom verificar antes.

reserva indígena em porto seguro

Parque Marinho do Recife de Fora

O Parque Marinho de Recife de Fora é uma atração muito recomendada entre as opções de o que fazer em Porto Seguro, especialmente para quem ama mergulho e piscinas naturais.

O percurso é feito em escunas que saem da cidade, com valores a partir de R$ 140, e leva cerca de 50 minutos para chegar aos corais. Não tive a oportunidade de fazer esse passeio, mas na próxima visita, com certeza vou incluí-lo no meu roteiro.

Ao chegar, você pode explorar a vida marinha, fazer snorkeling, relaxar nas piscinas naturais e tirar fotos dos bancos de areia que emergem no mar.

Comprinhas

Porto Seguro é ótima para quem gosta de comprar lembrancinhas. A cidade tem muitas lojas com souvenirs e produtos regionais. Os melhores lugares para fazer compras são a Passarela do Descobrimento e a Feira de Coroa Vermelha.

Se você procura itens mais sofisticados, Arraial d’Ajuda e Trancoso são as melhores opções. Lá, você encontrará lojas mais descoladas (e caras).

Onde ficar em Porto Seguro

Com mais de 40 praias e um litoral de 90 km, escolher a hospedagem certa é essencial para aproveitar ao máximo a viagem. Se você prefere áreas movimentadas, Taperapuã e Mundaí oferecem uma grande variedade de hotéis e resorts. Já praias mais tranquilas, como a Praia do Mutá e Pitinga, são ideais para quem deseja relaxar em contato com a natureza.

O Centro de Porto Seguro é conveniente para quem quer estar perto das atrações históricas e dos meios de transporte, enquanto o Centro de Arraial d’Ajuda é animado e próximo das praias. Trancoso e Caraíva são perfeitos para quem deseja explorar vilarejos charmosos e menos turísticos.

Para dicas detalhadas e recomendações de hospedagens bem avaliadas, veja nosso artigo completo sobre onde ficar em Porto Seguro.

o que fazer em Porto Seguro, Bahia

Dúvidas frequentes sobre o que fazer em Porto Seguro

Qual a melhor época para visitar Porto Seguro?

Porto Seguro é um dos destinos mais procurados do Brasil e atrai visitantes o ano todo. Durante períodos como as férias escolares, a “semana do saco cheio”, o Ano Novo e o Carnaval, as praias ficam lotadas. Fora dessas épocas, a cidade é mais tranquila.

O clima é tipicamente ensolarado, sendo possível aproveitar a praia em qualquer época do ano. Se você está em dúvida, considere estas informações para escolher o momento certo:

  • Meses mais chuvosos: novembro, dezembro, março e abril;
  • Meses menos chuvosos: agosto e setembro;
  • Meses mais quentes: janeiro, fevereiro e março;
  • Meses menos quentes: julho e agosto;
  • Alta temporada: dezembro a fevereiro, julho e todos os feriados prolongados.

Quanto tempo ficar em Porto Seguro?

Para explorar esse paraíso baiano com calma e aproveitar suas principais atrações, o ideal é ficar de 4 a 7 dias. Esse período permite que você conheça não apenas a cidade, mas também alguns dos destinos próximos, como Trancoso, Arraial d’Ajuda e a Praia do Espelho.

O que fazer em Porto Seguro à noite?

À noite, a cidade conta com diversas opções de lazer:

  • Passarela do Álcool: Como já mencionei, a passarela é um ponto super animado e uma das principais atrações noturnas.
  • Beco das Cores: Localizado no centrinho de Arraial d’Ajuda, é um lugar muito aconchegante com muitos restaurantes, barzinhos com música ao vivo e lojinhas.
  • Eventos e festas: Porto Seguro tem uma agenda variada de eventos, incluindo shows e festas temáticas, especialmente durante a alta temporada. Você pode procurar a programação online para a época da sua visita ou perguntar a guias e moradores locais.

O que fazer em Porto Seguro em 2 dias

Com dois dias em Porto Seguro você pode reservar o primeiro dia para conhecer as praias mais próximas do centro, como Taperapuã e Mundaí. No final da tarde e à noite, explore o Centro Histórico e a Passarela do Álcool. Como alternativa, você pode passar o primeiro dia em Coroa Vermelha e retornar ao centro no final da tarde.

O segundo dia pode ser dedicado a Trancoso ou Arraial d’Ajuda. Em Arraial, passeie pela Praia do Mucugê e explore a Rua do Mucugê, com suas lojas e restaurantes, ou curta um dia no parque aquático. Após a praia vale ir conhecer o Beco das Cores.

Se optar por Trancoso, curta o dia na Praia dos Nativos e finalize a noite no Quadrado, uma praça charmosa cercada por casinhas coloridas, boutiques e restaurantes.

Tem mais perguntas sobre o que fazer em Porto Seguro? Manda nos comentários!

roteiro em porto seguro

Texto por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas. Fotos: Luísa Ferreira (Janelas Abertas), Unsplash (Creative Commons) e Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário