Rio Grande do Norte

Onde ficar em Natal: melhores regiões, hotéis e pousadas

Rio Grande do Norte | 01/03/24 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

A capital do Rio Grande do Norte é uma das cidades mais visitadas do Nordeste e tem regiões bastante diferentes umas das outras. Por isso, é essencial conhecer um pouco sobre a cidade para escolher onde ficar em Natal e curtir ao máximo a sua estadia.

Por exemplo, na Via Costeira existem excelentes hotéis, mas não há nenhum tipo de comércio por perto. Já Ponta Negra é uma região mais praiana e movimentada. Eu prefiro me hospedar em lugares que possuem “vida” tanto durante o dia como à noite, mas tudo depende das suas preferências.

Neste texto, vou explicar sobre cada uma dessas regiões e dar algumas dicas de hotéis, pousadas, albergues e resorts bem avaliados.

Vou comentar também sobre o que fazer em Natal e arredores e, no final do artigo, vou mostrar como se hospedar de graça lá e em outras partes do Brasil e do mundo.

Onde ficar em Natal: melhores regiões

Natal é uma cidade com mais de 800 mil habitantes e 36 bairros. Contudo, a região mais turística está concentrada entre a Praia da Ponta Negra, a Via Costeira, Capim Macio e a Praia dos Artistas. Vou falar a seguir sobre as características de cada um desses bairros e dar sugestões de hospedagens.

ponta negra

Via Costeira

A Via Costeira é uma grande avenida litorânea com quase 10 quilômetros de extensão, situada entre o Parque das Dunas e o mar. É onde estão concentrados os resorts e os hotéis mais sofisticados de Natal.

Não há nenhuma estrutura comercial nessa região: nem restaurantes, nem lojas ou mercados. Ou seja, não dá para fazer nada caminhando. A maioria das hospedagens da Via Costeira tem restaurante e bar próprios, por isso muitos hóspedes passam boa parte do tempo dentro do hotel.

Se você está procurando onde ficar em Natal para curtir as comodidades do hotel, a Via Costeira é um ótimo lugar para se hospedar. É importante ressaltar que a praia em frente à avenida é um pouco perigosa para tomar banho de mar, então você terá que pegar um transporte para curtir outras praias mais seguras.

Onde ficar em Natal na Via Costeira

Conforme falei acima, as hospedagens da Via Costeira são sofisticadas e com grandes estruturas, para que os hóspedes não precisem sair do hotel diariamente. Algumas delas oferecem todas as refeições, por isso é um local onde as diárias são um pouco mais caras.

O Wish Natal é um dos hotéis mais tradicionais da Via Costeira. Ele possui lindas suítes com vista pro mar, piscina, jardim, bar, restaurante, estacionamento próprio, spa e espaço para crianças. É um lugar legal para quem quer descansar e apenas curtir as comodidades do hotel, principalmente para quem viaja com crianças.

O Aram Natal Mar Hotel também fica na Via Costeira, mas na ponta sul da avenida, relativamente perto da praia de Ponta Negra. Ele possui ótimas instalações e serviços, como piscina com vista para o mar, bar e restaurante. É uma ótima alternativa para quem quer se hospedar num excelente hotel e ao mesmo tempo estar perto do movimento de Ponta Negra.

Já o Serhs Natal Grand Hotel & Resort é uma hospedagem mais moderna e conta com serviço ‘all inclusive’. Você pode escolher uma diária apenas com café da manhã ou optar por ter todas as refeições incluídas. O complexo oferece 4 piscinas, 3 bares e 5 restaurantes, além de uma variedade de opções de entretenimento para adultos e crianças.

Caso você prefira um lugar mais privativo, considere se hospedar no SERHS Experience Suítes, uma hospedagem super sofisticada na Via Costeira. Além de suítes com vista para o mar, o espaço oferece piscina, jardim, academia e até um pequeno parque aquático.

O Hotel Marsol Beach Resort e o Aram Imirá Beach Resort também são boas opções de hospedagem em Natal com tudo incluído. O Hotel Marsol conta com várias piscinas, academia, jacuzzis, quadra de tênis e várias atividades recreativas, enquanto o Aram Imirá possui sala de jogos, salão de beleza e um pequeno parque aquático para crianças.

Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é um dos lugares mais procurados para se hospedar e uma das melhores praias de Natal. O Morro do Careca, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, fica nessa região.

O bairro é repleto de bares, restaurantes e todo tipo de comércio e dá para fazer quase tudo caminhando. A vida noturna em Ponta Negra é animada e o bairro tem um estilo mais praiano, que faz parecer que você não está numa cidade grande.

Caso você esteja buscando onde ficar em Natal para curtir praia, sol e mar, a Ponta Negra definitivamente é o melhor lugar.

morro do careca em natal

Onde ficar em Natal em Ponta Negra

Diferente da Via Costeira, em Ponta Negra existe uma grande variedade de hotéis, pousadas e albergues para diferentes níveis de orçamento. É possível encontrar diárias econômicas perto da praia e do agito do centrinho. Mas caso você prefira uma hospedagem sofisticada, tem também!

Vamos começar pelas pousadas na beira-mar, como é o caso da Pousada Manga Rosa Beira Mar, que tem um excelente custo-benefício, estrutura super moderna e fica a apenas 200 metros do Morro do Careca.

O Aquaria Natal Hotel é uma das hospedagens mais bem avaliadas de Natal, com nota 9 na plataforma da Booking. Conta com restaurante, bar e piscina com vista para o mar e para o Morro do Careca.

E entre as melhores hospedagens de Natal também está o Castelo Beach Hotel, com nota média 9,2. Os hóspedes comentam que o atendimento e o café da manhã da pousada são espetaculares. Além disso, ela está muito bem localizada, a apenas uma quadra do mar.

Se você quer economizar, saiba que existem hospedagens com ótimo custo-benefício pertinho da praia e do Morro do Careca, como a Pousada Recanto de Ponta Negra, que oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito e jardim. Também vale conferir o Santorini Praia Hotel, um hotel simples, mas com piscina, jardim e restaurante.

O Hotel Pousada Maravista também tem um ótimo custo-benefício, a apenas 50 metros da praia da Ponta Negra. O Liiv Hub é um espaço novo e moderno, com atendimento remoto.

Capim Macio

O Bairro Capim Macio é um bairro nobre da Zona Sul de Natal. É uma região urbana com lindas casas e sofisticados condomínios. O bairro é atravessado pela Avenida Engenheiro Roberto Freire e possui uma grande estrutura comercial e hoteleira.

Hospedar-se nos arredores dessa avenida é uma opção bacana para quem gosta de bairros mais urbanos e modernos. Por lá você encontra grandes hotéis, shoppings, restaurantes, bares, mercados, farmácias e lojas de todo tipo.

O bairro fica próximo da praia, a aproximadamente 6 quilômetros de Ponta Negra e 7 quilômetros do Morro do Careca. Além disso, tem fácil acesso para outras praias do estado. É uma boa opção de onde ficar em Natal para quem quer explorar as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte.

Onde ficar em Natal em Capim Macio

Caso você opte por ficar no bairro Capim Macio, tente escolher uma hospedagem próxima à Avenida Eng. Roberto Freire, para facilitar a sua locomoção dentro da cidade e ficar perto dos grandes centros comerciais.

O Hotel Água Marinha é uma excelente opção no bairro Capim Macio, ao lado da Av. Eng. Roberto Freire, com mercado, farmácia, restaurante e todo o tipo de comércio por perto. O hotel conta com piscina na cobertura e estacionamento privado.

O Daho Hotel também é uma hospedagem bacana no bairro, a 3 quadras da avenida principal e com uma ótima estrutura. O espaço possui piscina, estacionamento e academia.

A Pousada da Terra possui uma ótima localização, entre o bairro Capim Macio e Ponta Negra. Ela fica perto de tudo, sendo possível ir a vários lugares caminhando. O espaço é super aconchegante, com piscina, jardim e estacionamento privado.

Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas já foi um dos lugares mais turísticos de Natal, mas com o crescimento de Ponta Negra, o bairro deixou de ser tão procurado. Por isso, é possível encontrar boas acomodações com preços econômicos por lá.

Essa é uma praia popular, frequentada por moradores da cidade. Também é a praia mais próxima do centro de Natal. Lá você encontra diversas barraquinhas e ambulantes vendendo todo o tipo de comida e bebida.

Nessa região fica também a maior feira de artesanato de Natal, e as ruas nas proximidades são repletas de galerias de arte. A Praia dos Artistas representa um pouco do que Natal tem de melhor: uma mistura de cultura, arte, história e beleza natural.

onde ficar em natal - praia dos artistas

Onde ficar em Natal na Praia dos Artistas

Optou por se hospedar na Praia dos Artistas? O La Belle Beach Hotel é uma excelente opção com vista para o mar, piscina, terraço e suítes com varanda. O Golden Tower também fica à beira-mar e conta com piscina, academia e estacionamento.

Caso você busque mais privacidade, pode alugar apartamentos inteiros. Na Praia dos Artistas, há um Apartamento com Vista para o Mar que conta com terraço, estacionamento, piscina, sauna e recepção 24 horas. Tem também o ótimo Solar Areia Preta, outro apartamento completo a uma quadra da praia.

O Hotel Senac Barreira Roxa não fica exatamente na Praia dos Artistas, mas fica num local privilegiado, numa praia praticamente privada. Ele possui uma superestrutura com piscina, sala de jogos, restaurante, bar, estacionamento e academia.

Albergues em Natal

Caso você seja um viajante solo e esteja procurando um hostel para poder conhecer pessoas, ou se estiver buscando onde ficar em Natal barato, saiba que existem várias opções espalhadas pela Ponta Negra.

O Get Up Hostel é um dos albergues mais econômicos da cidade e fica localizado a apenas 800 metros da Praia de Ponta Negra. O espaço conta com uma piscina com terraço ao ar livre, em meio a um jardim e pomar, bem como churrasqueira e bar. O Hostel Republika também está entre os mais baratos, a pouco mais de 1 quilômetro da praia.

Outras opções são o Happy Paradise Hostel e o Blue Hostel, que ficam numa zona mais central de Ponta Negra. Também vale conferir o Soul Hostel Natal, que é bem popular entre os viajantes. O Hostel Flor do Caribe funciona também como pousada, então é ideal para quem está viajando em família e procurando onde ficar em Natal barato.

O Hostel Pininha é bem simples, mas é super bem avaliado na plataforma de reservas Booking com nota média 9,2. Nesse mesmo estilo, outra opção é o Conceitual Hostel Natal. Os hóspedes destacam que ambos possuem bom atendimento e localização.

hospedagem em natal

Hospedagem em Natal de graça

Sabia que existem diversos lugares onde ficar em Natal sem pagar pela hospedagem? Através da Worldpackers, uma plataforma de trabalho voluntário em viagens, você encontra mais de 15 oportunidades na região. É bem simples: você troca suas habilidades por acomodação e outros benefícios, como alimentação, passeios e experiências culturais.

Fazer um voluntariado enquanto viaja é uma forma de economizar muito, visto que a hospedagem é uma das maiores despesas numa viagem. Além disso, você tem a possibilidade de viver uma experiência diferente, contribuir com uma causa social, fazer amigos do mundo todo, interagir mais profundamente com a comunidade local e descobrir lugares menos convencionais.

Em Natal, você pode ajudar com as tarefas domésticas em um hostel, apoiar na recepção de uma pousada familiar ou ajudar na preparação de refeições e drinks em uma guest house, por exemplo. E ainda, se você leva jeito com as redes sociais, pode fazer um trabalho voluntário num hostel a poucos metros da Praia da Ponta Negra apoiando na produção de conteúdo.

Esses são apenas alguns exemplos de trabalho voluntário em Natal, e há quase 60 vagas pelo estado do Rio Grande do Norte. Dá uma olhada aqui em todas as vagas disponíveis na Worldpackers.

Você pode ver todas as vagas de graça, mas se quiser aplicar para uma oportunidade e ter direito ao seguro Worldpackers, é necessário se tornar membro da comunidade. Com o cupom JANELASABERTAS você ganha 10 dólares de desconto na sua assinatura anual. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, em mais de 140 países, durante um ano.

O que fazer em Natal e arredores

Agora que você já sabe onde ficar em Natal, que tal começar a planejar o que vai fazer por lá? Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Natal e arredores:

  • Caminhar pelo Centro Histórico de Natal
  • Passar um dia na Praia da Ponta Negra e subir o Morro do Careca
  • Conhecer a Praia dos Artistas e o Centro de Artesanato Local
  • Fazer um passeio pelo Parque das Dunas

E caso você tenha tempo, aproveita para conhecer a Praia de Genipabu e a Praia da Redinha no litoral norte. E no litoral sul, tente passar pelo menos um dia e uma noite na Praia da Pipa. São lugares que vale a pena conhecer!

Leia também: todos os textos do blog sobre o Rio Grande do Norte.

praia da pipa

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Natal? Já sabe o que vai fazer por lá? Deixa aqui nos comentários!

Texto por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. Fotos por Bárbara Nicoli, Luísa Ferreira e Deposit Photos.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário