São Paulo

Onde ficar em Ilhabela, SP: guia de regiões e melhores hospedagens

São Paulo | 07/10/22 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Por Rafaela Beatriz

Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, é uma delícia! Além do charmoso centro histórico, ela mais de 40 praias e 20 cachoeiras, entre outras belezas naturais muito lindas. Neste artigo, vou te explicar as melhores regiões onde ficar em Ilhabela para você aproveitar ao máximo sua estadia nesse paraíso. Para começar, vou falar um pouco sobre os principais atrativos do destino.

O que fazer em Ilhabela

dicas de hospedagem em ilhabela

Com atrações para todos os gostos, Ilhabela oferece diversas opções de passeios, desde trilhas por meio da mata até roteiros de barco para praias paradisíacas, como a Praia do Bonete e Castelhanos. Os atrativos da ilha estão divididos em duas principais regiões: norte e sul, tendo como referência o píer onde chega a balsa.

A região sul é mais preservada e com menos infraestrutura. Lá você encontrará as praias mais bonitas de Ilhabela, além de diversas cachoeiras e piscinas naturais. Já no lado norte da ilha, as praias são mais urbanizadas e com melhor infraestrutura. Também é lá que fica o Centro Histórico, repleto de lojinhas, restaurantes, atrativos históricos e eventos culturais.

Leia também nosso artigo completo: O que fazer em Ilhabela, SP: roteiro e dicas práticas

Como se locomover em Ilhabela: carro ou ônibus?

como se locomover em ilhabela

São 130 km de litoral e muitas opções do que fazer. Se estiver de carro, é possível combinar vários atrativos próximos em um só dia, além de ganhar tempo com a locomoção mais rápida. Porém, na alta temporada, as ruas estreitas da cidade ficam congestionadas e a fila da travessia da balsa pode demorar horas.

Se você for sem carro, não se preocupe! O transporte público da ilha funciona bem e é possível conhecer a maioria dos atrativos com ele. Digo por experiência própria, pois foi o meio de transporte que mais usei por lá. A única desvantagem é ser mais demorado.

Uma boa opção para quem vai se deslocar de ônibus é se hospedar na Barra Velha ou no Perequê. Assim você fica perto do Terminal de onde partem ônibus para ambos os lados da ilha, administrado pela empresa Fênix.

E aqui vai uma dica para economizar: é possível fazer o bilhete eletrônico recarregável gratuitamente no terminal, sendo necessário apenas o RG. Com esse bilhete a tarifa do transporte é R$ 2,10. Sem o bilhete, pagando em dinheiro no ônibus, é R$ 5.

Já o meio de transporte mais utilizado pelos moradores de Ilhabela é a bicicleta, pois a cidade conta com uma extensa ciclofaixa que se inicia próximo da balsa e se estende até o extremo norte da ilha. Para os turistas, há diversas opções de aluguel de bicicleta e patinetes elétricos, que rendem agradáveis passeios à beira mar.

Ah, e atualmente o Uber e demais aplicativos de transporte particulares não funcionam por lá, então não conte com isso.

Onde ficar em Ilhabela: melhores regiões

Para decidir onde ficar em Ilhabela leve em consideração a proximidade dos atrativos que pretende visitar, para não perder muito tempo com locomoção.

As melhores regiões para ficar em Ilhabela são:

  1. Norte da Ilha, área mais urbanizada e com boa infraestrutura;
  2. Vila, o centrinho de Ilhabela;
  3. Barra Velha, próximo da balsa e com opções mais econômicas;
  4. Sul da Ilha, mais preservada e tranquila;
  5. Praia do Bonete, imersão na natureza e sossego.

Agora que você já sabe quais são as principais regiões para ficar em Ilhabela, vou detalhar as particularidades de cada uma, os atrativos próximos e sugestões de hospedagem com boas avaliações.

Melhores regiões para ficar em Ilhabela

1. Região Norte de Ilhabela

onde ficar em ilhabela

Ao norte é possível encontrar boa infraestrutura e praias urbanizadas, como já comentei. Os principais atrativos da região são a Praia do Sino, a Praia da Armação, a Praia da Siriúba e o Mirante da Praia dos Barreiros.

É uma boa opção de localização se você quer ficar próximo do centro histórico e de boas praias, que não são tão bonitas e convidativas como as praias ao sul, mas dá para curtir. A desvantagem aqui são os preços, geralmente mais salgados.

Onde ficar na região Norte

Se você procura hotéis em Ilhabela de frente para o mar, o Hotel Mercedes é uma ótima opção. Em frente à Praia do Viana, esse hotel 4 estrelas conta com academia, restaurante com pratos internacionais e uma bela piscina, além de opções de quartos com hidromassagem e vista para o mar.

Outra opção com vista para o mar nessa região é a Pousada Refúgio das Estrelas, a 200 metros da Praia do Sino. Ela tem piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, lounge, cozinha compartilhada e churrasqueira.

Outra opção de pousada, essa mais próxima do centro histórico, é a charmosa Pousada Manga Rosa, a apenas 50 metros da Praia de Santa Tereza. Ela tem quartos para até 4 pessoas, piscina ao ar livre e um bar com bons drinks. O café da manhã é bem elogiado pelos hóspedes.

 2. Vila (Centro Histórico)

centro histórico de ilhabela

A Vila, região onde fica o Centro Histórico de Ilhabela, é o local ideal para se hospedar se você procura uma boa infraestrutura de turismo. Por ali há muitas opções de restaurantes, bares, hospedagem e vida noturna agitada, mas as praias próximas são urbanizadas e algumas são impróprias para banho.

Onde ficar na Vila de Ilhabela

Uma opção de estadia luxuosa na Vila é o Hotel Vila Kebaya, a apenas 150 metros do Centro Histórico e a 300 metros da Praia do Saco da Capela. Conta com opções de quartos com banheira de hidromassagem e sauna, bar, restaurante, piscina de borda infinita e aluguel de bicicletas.

No coração do centro histórico, o Vilarejo – Centro Histórico Ilhabela oferece quartos com ar-condicionado, banheiro privativo, TV de tela plana, café da manhã e aluguel de bicicletas.

No Hostel Da Vila Ilhabela, localizado a 150 metros do Centro Histórico, você pode ter a experiência de dormir em uma casa na árvore, uma kombi e até em um veleiro! Eles têm diversas opções de quartos compartilhados e privativos, bar, piscina, cozinha, lounge, jardim, terraço ao ar livre e balcão de turismo.

 3. Barra Velha

barra velha

Barra Velha é onde fica o píer da balsa, e ponto que marca a divisão da ilha entre o norte e o sul.  E também onde está localizado o terminal de ônibus.

Por ser o meio do caminho, é uma boa sugestão para quem quer explorar os dois lados da ilha. Também é uma boa dica se você está buscando onde ficar em Ilhabela barato, porque nessa região é possível encontrar hospedagem com valores mais baixos.

A Barra Velha conta com boa estrutura de comércio, hospedagens, restaurantes e lojas. O único ponto negativo é que a praia aqui é imprópria para banho.

Onde ficar na Barra Velha

Muito bem localizada, a VELINN Caravela Pousada, a 500 metros da balsa e próximo de comércios, oferece quartos com varanda e rede, piscina e estacionamento gratuito. O bar da pousada serve lanches, aperitivos e bebidas. O atendimento e o café da manhã do local são muito elogiados.

Com um ambiente simples e descontraído, o Manaca Hospedaria e Bistrô, a 1,7 km da balsa e 650 metros da Praia do Perequê, oferece restaurante, piscina sazonal ao ar livre, bar, lounge e cozinha compartilhada.

E uma boa opção econômica por ali é o Geração Hostel, que fica a 450 metros da balsa e a 300 metros da Praia da Barra Velha. O hostel tem opções de quartos família e quartos compartilhados, cozinha compartilhada, áreas comuns e café da manhã americano. É possível usar as bicicletas do local gratuitamente.

4. Região Sul de Ilhabela

sul da ilha

A região sul da ilha é a mais preservada, como falei no começo do artigo. Lá você vai encontrar bairros menos urbanizados, várias cachoeiras e as praias mais bonitas e famosas de Ilhabela.

Os principais atrativos por ali são a Praia do Curral, Praia da Feiticeira, Praia do Veloso, Cachoeira do Paquetá e Ilha das Cabras, entre outros. Ah, essa também é a melhor região para a prática de mergulho.

A desvantagem de se hospedar por ali é estar longe do centro histórico e da vila, então as opções do que fazer à noite são limitadas.

Onde ficar na Região Sul

O hotel mais luxuoso de Ilhabela, o DPNY Beach Hotel & SPA fica na Praia do Curral e funciona também como um beach club, com shows e DJ ‘s. Ele tem uma belíssima piscina ao ar livre, saunas, spa, jardim e 4 opções de restaurantes.

Com vista para o mar e um bom custo-benefício, a Elephant GuestHouse fica na Praia do Curral e a 250 metros da Praia do Veloso. As suítes possuem varanda térrea, área de refeições, área de estar com TV e banheiro privativo. O café da manhã continental é bem servido e variado.

Uma sugestão de onde ficar em Ilhabela barato nessa região é a Pousada Por do Sol, a poucos metros da Praia Grande. A pousada tem piscina, área verde e um café da manhã cheio de delícias caseiras.

5. Praia do Bonete

praia do bonete

Se você procura uma experiência mais roots e de imersão na natureza, a Praia do Bonete, paradisíaca e isolada, é a opção ideal de onde ficar em Ilhabela. Só é possível chegar lá de trilha ou barco, e no local não há sinal de celular, asfalto ou carros.

No Bonete há uma vila de pescadores com restaurantes caiçaras, bares e quiosques. Além da belíssima praia, é possível fazer trilhas em meio à Mata Atlântica e curtir as cachoeiras. Essa, sem dúvidas, é minha praia preferida de Ilhabela!

Onde ficar na Praia do Bonete

Com decoração rústica e pé na areia, a Pousada Canto Bravo fica na paradisíaca Praia do Bonete, de frente para o mar. Lá você encontra quartos com uma bela vista e pode jantar à luz de velas no restaurante da pousada.

Com um ótimo custo-benefício, a Pousada da Rosa, a 150 metros da Praia do Bonete, tem quartos simples com decoração rústica, ambiente aconchegante e uma deliciosa comida caiçara. O saboroso café da manhã é um diferencial.

Onde ficar em Ilhabela de graça

Sabia que dá para ficar em Ilhabela sem gastar com hospedagem? Isso é possível por meio do voluntariado da Worldpackers, plataforma em que você troca suas habilidades por estadia e outros benefícios em várias partes do Brasil e do mundo.

Em Ilhabela existem dezenas de vagas de voluntariado. Tem oportunidades pra ajudar na recepção, com jardinagem, consertos, pintura e decoração, com limpeza, ajuda na cozinha, entre outras tarefas. Veja todas as opções de voluntariado em Ilhabela disponíveis atualmente.

Foi por meio do voluntariado da Worldpackers que pude passar um longo período nesse destino maravilhoso, como voluntária no Hostel da Vila. A experiência foi incrível e consegui conhecer os principais atrativos da cidade gastando bem pouco.

Curtiu a ideia? Com o cupom promocional JANELASABERTAS você economiza 20% no valor da assinatura anual da Worldpackers, que dá direito a usar a plataforma quantas vezes quiser nesse período. Clique aqui pra garantir o desconto.

Crédito das fotos que ilustram o artigo: Unsplash (Creative Commons) e Rafaela Beatriz (Cedidas para publicação no Janelas Abertas)

Fazendo sua reserva de hospedagem através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário