Goiás

Onde ficar em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros

Goiás | 28/04/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Alto Paraíso é a primeira opção de hospedagem para a maioria dos viajantes que vão visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A cidade, localizada a 230km de Brasília, tem mais estrutura para os visitantes, sendo uma base muito prática e com boa oferta de hospedagem. Neste artigo, vou compartilhar dicas de onde ficar em Alto Paraíso para te ajudar a escolher a melhor opção para sua viagem.

Por que ficar em Alto Paraíso?

Sabia que a Chapada dos Veadeiros é composta por oito cidades? São elas: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d’Aliança, Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e Nova Roma.

Dessas, Alto Paraíso é a mais próxima de Brasília. Na minha viagem à Chapada dos Veadeiros, escolhi passar a maior parte do tempo na Vila de São Jorge, que pertence a Alto Paraíso e fica a pouco mais de 30km do centrinho da cidade. Mas também me hospedei por três noites no centro de Alto e tive uma boa experiência.

Uma das vantagens de Alto Paraíso é que lá tem rodoviária, e fica bem no centro. O percurso de Brasília até lá de ônibus, pela empresa Real Expresso, dura cerca de 4 horas e custa atualmente cerca de R$ 60. De carro, são menos de 3 horas.

Ficar em Alto Paraíso é ótimo se você quer mais variedade de hospedagens e restaurantes, preços um pouco mais baixos que em São Jorge e algumas opções de vida noturna. Também é interessante se você for sem carro e quiser fazer passeios com agências, já que a maioria das empresas fica sediada lá.

onde ficar em alto paraiso

Ao redor da avenida principal, Ary Valadão Filho, você encontra vários restaurantes bares, bancos, supermercados, lojas, agências de turismo e muitas pousadas.

E além de pessoas buscando trilhas e cachoeiras, Alto Paraíso também atrai muita gente interessada em espiritualidade e ufologia. A cidade é considerada um “polo energético”, porque abriga muito quartzo e fica no Paralelo 14, o que tem significados especiais para várias correntes de misticismo.

Muitas seitas estão ou já estiveram instaladas nos arredores da cidade, e pessoas de várias partes do Brasil e do mundo se mudaram para lá por causa disso. Além disso, há relatos de avistamento de OVNIs por lá.

Por isso, em boa parte das lojas você vai encontrar itens esotéricos, cristais, objetos com temática extraterrestre etc. Tem também muita gente oferecendo terapias e experiências ligadas à espiritualidade. Nos restaurantes, é fácil encontrar opções naturais e veganas.

A partir de Alto Paraíso é fácil visitar atrações muito legais como o complexo de poços e cachoeiras Loquinhas, a cachoeira dos Cristais, as cachoeiras Anjos e Arcanjos, a Fazenda São Bento (com as cachoeiras Almécegas I e II e São Bento), Macaquinhos, a Aldeia Multiétnica, entre outras.

E se você quiser se sentir mais inserido na natureza e estiver de carro, dá para buscar hospedagem em Alto Paraíso mais pela área rural. Além de pousadas, vou indicar também casas de aluguel por temporada com ambientes e vistas incríveis!

Leia também:
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: as melhores cidades
Chapada dos Veadeiros sem carro: como chegar e fazer os passeios
Onde ficar em São Jorge, outra ótima base na Chapada dos Veadeiros

Melhores pousadas de Alto Paraíso

A pousada Vila Toá é uma das melhores pousadas de Alto Paraíso: lindíssima, com vista incrível por todos os lados, café da manhã extremamente elogiado, decoração moderna e aconchegante, serviço de primeira… Tem piscina aquecida e restaurante e até os banheiros são muito elogiados.

pousada Vila Toá em Alto Paraíso

Casa da Lua é outra escolha excelente de onde ficar em Alto. Eles têm uma piscina linda, café da manhã e atendimento muito elogiados e uma suíte com hidromassagem maravilhosa.

Outra dica muito boa é a Pousada Casa de Shiva. Ela também é belíssima, com café da manhã mega elogiado, piscina, sauna e a visita de simpáticas araras. Para quem está de carro, a localização é ótima.

Pousada Meu Talento é outra opção de muito bom gosto, que também tem suíte com hidromassagem, piscina aquecida, quartos muito confortáveis e fica bem pertinho da avenida principal.

O Vila Annapurna é outro lugar especial onde se hospedar em Alto Paraíso. Com vista linda e atendimento e café da manhã bem elogiados, é um ótimo lugar para quem quer relaxar, mas fica um pouco afastada do centro.

Numa faixa mais em conta, a Pousada Alfa e Ômega é uma alternativa boa. A decoração tem inspiração indiana e a localização é excelente.

Casas de aluguel por temporada em Alto Paraíso

Para quem viaja em grupo, seja com amigos ou familiares, uma ótima opção de onde ficar em Alto Paraíso é alugar uma casa de temporada. Existem casas lindíssimas por lá, com ambientes tão gostosos que nem dá vontade de sair.

Uma das melhores recomendações que recebi foi a Casas Gengibre, uma espécie de pousada que aluga vários lofts bem equipados, num cenário lindo e a apenas 10 minutos de caminhada da avenida principal. Uma delícia!

a Casas Gengibre é uma das melhores opções de hospedagem em Alto Paraíso

A Morada dos Saguis tem chalés bem decorados, confortáveis e bem equipados e o anfitrião é muito elogiado. É melhor ficar lá se estiver de carro.

Outra opção muito boa é o Sítio São Chico, que acomoda até 8 pessoas e tem até piscina aquecida.

Com estrutura rústica e confortável, a Casa Lobo Guará é um charme! Quem se hospeda lá fica em muito contato com a natureza, além de ter acesso a boa estrutura com utensílios domésticos. Eles aceitam pets.

Onde ficar em Alto Paraíso pagando pouco

Se você procura hospedagem barata em Alto Paraíso, dê uma olhada nas opções a seguir!

Eu fiquei na Pousada Beija-Flor e achei o custo-benefício ótimo. Fica numa rua perpendicular à avenida principal e dá para ir andando numa boa. O ambiente é muito agradável e o café da manhã é delicioso. Eles têm quartos maiores e outros pequeninos, para uma pessoa só. Tive alguns problemas de comunicação na reserva e foi meio estressante, mas chegando lá foi tudo tranquilo.

pousada em alto paraiso

Uma das minhas melhores amigas ficou na Pousada Jardim da Nova Era e adorou. A localização é perfeita, muito perto da rua principal, e apesar de simples o ambiente é bem charmoso.

Numa pegada mais básica, o Tapindaré Hotel tem custo-benefício interessante. Ele não é particularmente charmoso e não deve ser silencioso, porque fica na avenida principal, mas a localização é a mais prática possível.

Pousada dos Guias é bem conhecida lá em Alto Paraíso. Ela fica a uma quadra da avenida principal, a 800 metros da rodoviária, e tem piscina. O café da manhã é muito elogiado pelos hóspedes.

E caso você busque um albergue em Alto Paraíso, o Muladhara Hostel tem quartos coletivos mistos e suítes privativas e é muito bem localizado. O Hostel Gentileza também tem localização excelente e é bem avaliado pelos hóspedes, com nota 9,3 no Booking.

hostel em alto paraíso

Onde ficar em Alto Paraíso de graça

Sabia que você pode ficar em Alto Paraíso sem pagar por hospedagem? É só se inscrever para um voluntariado pela Worldpackers.

Nessa plataforma você encontra centenas de oportunidades para trocar trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios, em várias partes do Brasil e do mundo.

Já fiz alguns voluntariados assim e amei! Ainda mais do que a economia, o que me marcou foi a oportunidade de ir além do turismo comum. Numa viagem assim, você tende a fazer uma imersão cultural mais profunda no destino, além de conhecer pessoas interessantes e desenvolver novas habilidades, ou colocar em prática seus talentos.

Existem vagas de voluntariado muito legais em Alto Paraíso (e também em Cavalcante, outra cidade-base da Chapada dos Veadeiros).

Você pode voluntariar com diferentes funções, de jardinagem a recepção de albergues. No geral, são umas 3 ou 4 horas de trabalho por dia, com alguns dias de folga por semana.

Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto na anuidade, que dá direito a usar a plataforma quantas vezes quiser durante um ano.

E se quiser saber mais sobre esse jeito de viajar, confira meu guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem.

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Alto Paraíso? Me conta aí nos comentários!

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário