Goiás

Onde ficar em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros

Goiás | 27/04/23 | Atualizado em 13/12/23 | 1 comentário

Pertencente ao município de Alto Paraíso, a vila de São Jorge fica a cerca de 260 km de Brasília e é uma das bases mais comuns para quem vai conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Durante a minha viagem para lá, passei sete noites nessa vila meio hippie e amei. Neste artigo, vou dar dicas de onde ficar em São Jorge para você ter uma experiência bem gostosa lá também.

Por que ficar em São Jorge?

Com uma atmosfera rústica e “alternativa”, São Jorge é uma vila com poucas ruas, todas de terra. A entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica lá, além de uns poucos bares, cafés e restaurantes, geralmente charmosinhos. Ah, e o céu estrelado à noite é um espetáculo à parte.

Até onde vi, a vila tem só dois mercados e uma ou duas farmácias. Se hospedar em São Jorge pode não ser o ideal se você estiver de carro, tiver poucos dias e fizer questão de uma estrutura mais urbana, com mais opções de restaurantes, lojas, agito noturno etc. Mas para quem quer tranquilidade, acho uma delícia.

vila de são jorge

Se você vai sem carro e quer viajar de forma mais independente, São Jorge me parece o melhor lugar para se hospedar na Chapada, já que dá para ir a pé até o Parque Nacional.

São cerca de 1km saindo do centrinho da vila, percurso que fiz andando uma vez e de carona nas demais, já que sempre tem alguém indo para lá. Ah, e não é difícil pegar carona para outras atrações próximas.

O Parque já rende ao menos dois dias de passeios, porque tem duas principais opções de trilhas por lá. Além disso, perto de São Jorge você encontra outras atrações famosas como o Vale da Lua, a Cachoeira do Segredo, Raizama, o Mirante da Janela e a Fazenda Volta da Serra, que abriga a cachoeira Cordovil e o Poço das Esmeraldas (lindíssimos!).

Além da Vila de São Jorge, outras cidades-base comuns na Chapada dos Veadeiros são Alto Paraíso, que é mais estruturada (e point da galera da espiritualidade e da ufologia) e Cavalcante, que por enquanto ainda é menos turística, mas atende melhor a quem viaja de carro. Para saber mais, leia meu artigo sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros.

onde ficar em são jorge

pousadas em são jorge

Como chegar em São Jorge

A Vila de São Jorge fica a 37km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. Antigamente era preciso pegar estrada de terra para chegar lá, mas hoje o acesso é por estrada asfaltada. O GPS explica o caminho direitinho, então não tem mistério.

O acesso fácil deixou o destino um pouco mais “desenvolvido”, mas também mais turístico e com preços mais altos. Ainda assim, acho que vale muito a pena ficar em São Jorge.

Ah, e a vila continua sem posto de gasolina, então quem vai de carro deve lembrar de abastecer quando passar por Alto Paraíso. Uma dica é sair de tanque cheio de Brasília ou encher em São João d’Aliança, outro município da região onde a gasolina costuma ser mais barata.

Como fui sem carro, peguei um ônibus de Brasília até Alto Paraíso e de lá um táxi compartilhado para São Jorge. Mas também é comum pegar carona na estrada no dedão mesmo, ou combinar caronas compartilhadas em grupos do Facebook como o Conexão Chapada. Outra opção é usar o aplicativo BlaBlaCar.

Falei mais sobre essas questões práticas no post Chapada dos Veadeiros sem carro: como chegar e fazer os passeios.

hospedagem na vila de são jorge

Onde ficar em São Jorge: melhores pousadas

A oferta de hospedagem nessa pequena vila é menos variada que em Alto Paraíso, principal centro turístico da região, mas há boas opções de pousadas por lá. Para facilitar sua busca, separei os melhores lugares onde ficar em São Jorge.

Uma das melhores opções de pousada em São Jorge é a Bambu Brasil, que tem estilo rústico, mas extremamente aconchegante, com equipe elogiadíssima, café da manhã caprichado e paisagismo lindão. A pousada tem piscina e fica numa localização muito boa.

Outra opção aconchegante e bem localizada é a Maloca Hospedagem. Ouvi falar muito bem tanto da dona da pousada quanto do café da manhã, que é bem farto e variado.

Lá em São Jorge, por acaso conheci um grupo de mulheres que eram minhas conterrâneas e adoraram a estadia na Pousada Casa das Flores. O lugar é muito charmoso e acolhedor e o café da manhã é bem elogiado. A localização também é excelente.

Outra boa dica de onde ficar em São Jorge é a pousada Caminho das Cachoeiras, que chama atenção pela área de lazer, incluindo uma piscina com cascatas. Ela fica um pouco fora do centrinho da vila, mas a uma distância tranquila para se percorrer a pé.

Se você vai de carro e em grupo ou família, existem algumas casas bem gostosas para se hospedar próximas a São Jorge. Um exemplo é a Casa Kali, que acomoda até 6 pessoas e tem boa estrutura e uma vista bem bonita.

Outra dica é a lindíssima Villa Wakana, mas essa fica mais distante da vila, na área rural entre Alto Paraíso e São Jorge.

Leia também:
Onde ficar em Alto Paraíso, outra ótima base para conhecer a Chapada dos Veadeiros

Onde ficar em São Jorge barato

Uma opção de hospedagem barata e confortável em São Jorge é a Pousada da Villa, que não tem café da manhã, mas fica numa ótima localização.

Namasté Pousada e Terapias tem bom custo-benefício, com café da manhã vegano muito gostoso e atendimento também muito elogiado.

Também vale conferir a Pousada Mundo Dha Lua. Ela é simples, mas muito aconchegante, com café da manhã bem servido e ótima localização.

Shanti Hospedagem e Terapias também fica bem perto do centrinho de São Jorge e tem bom custo-benefício. A estrutura é simples, mas o jardim é bem bonito.

Outra dica legal é o Campo Base Ecolodge, que tem uma proposta diferente, com acomodação em tendas bem estruturadas com camas e banheiros privativos do lado de fora. Eles também oferecem cozinha coletiva e café da manhã pago à parte. A localização é um pouco mais afastada do centro da vila, mas dá para ir andando.

Pousada Nenzinha fica bem na rua principal da vila, no mesmo espaço onde funciona o restaurante self-service da Nenzinha, que é uma delícia. A área comum é bem gostosinha, mas relativamente simples, e imagino que a presença dos frequentadores do restaurante torne o ambiente barulhento durante o dia. Ainda assim, o lugar tem nota 9 no site de reservas Booking, então vale conferir.

Se você busca um hostel em São Jorge, a dica é o Savana Hostel, que é elogiadíssimo e tem opções de quartos compartilhados femininos e mistos. Além do café da manhã gostoso, esse albergue se destaca pela equipe prestativa.

Minha escolha de hospedagem em São Jorge foi a Pousada e Camping Taiuá Ambiental, que tem quartos privativos de vários tamanhos e a opção de acampar na sua própria barraca ou nas barracas equipadas oferecidas por eles, com colchão de verdade, roupa de cama, travesseiro e toalha. A localização também é muito boa.

Amei a área comum, com vários colchões para descansar durante o dia, cozinha bem equipada e banheiros organizados e limpos, mas não pude curtir todo o espaço todos os dias porque durante a minha estadia eles receberam um evento de uma empresa (e não avisaram com antecedência, o que me decepcionou um pouco).

taiuá ambiental

Existem também alguns outros campings em São Jorge, já que boa parte do público que vai para lá viaja de forma mais roots. Ouvi falar bem do Espaço Flora (Camping do Pedu), que é um dos mais tradicionais por lá, e do Kalabura.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em São Jorge? Fala nos comentários!

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. Damião Barbosa

    Agradecido pelas dicas. Deus lhe abençoe. Abril/24 .. aí vou eu.
    Sucesso, luz e forte abraço!

Deixe o seu comentário