Pernambuco

Tour cervejeiro no Recife: o divertido e informativo Recife Beer Tour

Pernambuco | 30/12/19 | Atualizado em 30/03/21 | Deixe um comentário

Sabia que a primeira cerveja das Américas foi feita em Pernambuco? No tempo das invasões holandesas, o Conde Mauricio de Nassau, regente das terras recém tomadas, trouxe na sua comitiva um cervejeiro e seus equipamentos. Eu descobri isso e mais um monte de curiosidades sobre o cenário das brejas locais no tour cervejeiro no Recife promovido pelo beer sommelier José Jayme.

“Com a expulsão dos holandeses, esse marco ficou isolado num passado distante de nossa história. Mas o cenário atual mostra que o Recife soube fazer uma boa ponte entre o passado e o presente do mercado de cervejas artesanais”, completa o especialista. Segundo ele, hoje em dia Pernambuco é considerado o maior polo cervejeiro em crescimento no Brasil.

E não tem nada como conhecer essa história e mergulhar no cenário atual com a ajuda de quem entende, né? Apaixonado por cerveja e pela história da cidade, José Jayme criou o Recife Beer Tour, que fiz recentemente. Já fiz alguns passeios do tipo em viagens, mas achei essa versão recifense uma das mais legais.

recife beer tour

Leia também:
Cervejas artesanais no Recife: onde e o que beber
Turismo alternativo no Recife e arredores: roteiro
Turismo cervejeiro: blogs para planejar seu roteiro

Como é o tour cervejeiro no Recife

O único tour cervejeiro no Recife que conheço é esse, o Recife Beer Tour. E ele tem hoje duas versões. Tem a Premium, que fiz durante a press trip Creators PE, evento que organizei pra divulgar atrativos turísticos alternativos no Recife. E tem também uma opção “Light”, mais em conta.

Passeio de barquinho

Nosso passeio começou no Jardim do Baobá, pequeno e simpático parque na Zona Norte do Recife. O lugar fica à beira do Rio Capibaribe, de fundamental importância pra formação histórica e cultural da cidade. E tem esse nome por causa do baobá lindão que aparece na foto abaixo, onde posei toda combinandinha com Naty do blog 360 Meridianos. ;)

jardim do baobá

A primeira parte do nosso tour cervejeiro no Recife foi lá porque junto ao parque tem um deck de onde é possível fazer um passeio de barco. Fizemos um rolê de cerca de meia hora pelo rio, navegando até o local aproximado onde existiu a tal “primeira cervejaria das Américas”. O passeio inclui degustação de brejas artesanais pernambucanas, o que obviamente deixa o percurso de barco ainda mais gostoso.

passeio de barco no recife beer tour

No caminho, um ator caracterizado como o mestre cervejeiro Dirck Dicx vai contando a história cervejeira pernambucana desde o início, com o tempo das invasões holandesas. Não achei essa caracterização essencial, mas é divertida.

tour cervejeiro no recife

Depois do passeio de barco, seguimos de van até a fábrica da Cervejaria Ekaut, que fica a 15 Km do Jardim do Baobá. O percurso é meio longo e pode ter engarrafamento, então recomendo ir no banheiro antes de sair (especialmente se você tiver tomado as cervejinhas no barco). Chegando lá, é só alegria.

consultoria de viagem

Visita à cervejaria

Na primeira parte da visita, percorremos a fábrica pra entender sobre o processo de fabricação das cervejas.

A Ekaut é uma das melhores das cerca de 30 cervejarias artesanais que existem em Pernambuco. E além dos próprios rótulos, que são bem diversificados, a empresa produz cervejas de marcas “ciganas”, como são chamadas aquelas sem fábrica própria.

entrada da fábrica da ekaut

Eu já visitei muitas cervejarias mundo afora, mas esse tour pelos “bastidores” da Ekaut foi um dos mais legais que já fiz. É que além de ver os tonéis e equipamentos onde a cerveja é produzida, a gente passou pela área onde ela é engarrafada e rotulada.

Ficamos feito crianças espiando as garrafas passarem pra lá e pra cá pela fábrica, serem preenchidas do líquido maravilhoso e receberem seus coloridos rótulos. É como aparece na foto em destaque no topo do post. Só que em movimento é bem mais legal! ;)

Ah, informação importante: como o passeio inclui visita à fábrica, por segurança é necessário que os participantes usem calça comprida e sapatos fechados.

visita à ekaut no tour cervejeiro no recife

Degustação e harmonização

Em seguida, Raphael Vasconcelos, Líder de Experiências Cervejeiras da casa, nos deu uma das melhores aulas de cerveja da minha vida. É que em vez de apenas falar sobre a teoria, ele nos fez observar as brejas degustadas e entender as diferenças entre elas na prática.

tour cervejeiro no recife

Analisar a opacidade, sentir o cheiro, provar e comparar as particularidades de cada rótulo foi um processo super divertido. Até os amigos que não são fãs de cerveja curtiram! E o rolê ficou melhor ainda quando entrou em cena a harmonização com os deliciosos caldinhos do Bar do Vizinho.

“Caldinhos” são como pequenas sopas muito comuns como petisco aqui no Recife. Costumamos consumi-los na praia ou em botecos como o Bar do Vizinho, que funciona no ótimo Mercado da Boa Vista, no Centro da cidade.

E como o hábito recifense é de tomar um bom caldinho com uma cervejinha, a ideia de harmonização foi não só uma delícia, como um toque bem “local” pra esse tour cervejeiro no Recife. Ah, e no final também teve harmonização de uma stout com bolo de rolo, típica sobremesa pernambucana que todo visitante deveria provar. Ficou mara!

degustação de rótulos da ekaut

harmonização de cerveja com caldinho

Como fazer o Recife Beer Tour

A versão Premium do Recife Beer Tour, que descrevi acima, custa hoje R$ 220 por pessoa. Também está disponível uma opção Light por R$ 110, que não conta com o personagem caracterizado, nem com a harmonização (mas inclui degustação). E além da Ekaut, esse tour cervejeiro no Recife pode ser feito com visitas a outras cervejarias da cidade e arredores. Um exemplo é a Duvália, de Olinda, que também é uma delícia.

Pra mais informações sobre o passeio e agendamento, entre em contato com José Jayme (olha ele aí na foto abaixo) pelo Instagram do Recife Beer Tour ou pelo telefone e Whatsapp (81) 99451.5189.

josé jayme é o criador do tour cervejeiro no recife

Você já fez esse tour cervejeiro no Recife ou tem vontade de fazer? Fez outros passeios do tipo pelo Brasil e pelo mundo e curtiu? Conta aí nos comentários!

Fiz o Recife Beer Tour em outubro de 2019 através da press trip #CreatorsPE, um projeto do blog Janelas Abertas. O evento trouxe ao Recife e arredores os produtores de conteúdo Marcelo Castro do @temaiseme, Cristiane Marques do Raízes do Mundo, Natália Becattini do 360 Meridianos, Willy Barros do @eimaetovivo e Robson Franzói do Um Viajante.

O projeto foi viabilizado com o apoio da Secretaria de Turismo do Recife, do Sebrae Pernambuco e da Recria Turismo Criativo, além de empreendedores locais como José Jayme, que também edita o blog de viagens Juntando Mochilas.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário