Chile

Onde ficar em Valparaíso com o melhor custo-benefício

Chile | 30/08/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Carinhosamente conhecida como Valpo, a charmosa Valparaíso é um dos meus lugares preferidos no Chile, país onde já estive algumas vezes. Muita gente faz só um bate-volta para lá, já que a cidade portuária fica pertinho da capital. Mas se você estiver considerando passar ao menos uma noite e estiver em dúvida sobre onde ficar em Valparaíso, este artigo vai te ajudar.

Vou falar sobre os prós e contras de se hospedar em Valparaíso em comparação com Viña del Mar, cidade que fica a menos de 10 km de lá e também é popular entre os turistas. Depois, vou explicar como a cidade está organizada e quais são as melhores regiões para se hospedar por lá. E aí vou dar indicações de hospedagens com boas avaliações que se adequam a diferentes orçamentos, falar sobre o lugar onde fiquei na minha última visita e contar como ficar em Valparaíso de graça, voluntariando.

Leia também:
Onde ficar no Deserto do Atacama
Todos os posts sobre o Chile

Vale a pena ficar em Valparaíso?

Eu visitei Valparaíso no esquema “bate-volta” duas vezes; na primeira, estava de carro e combinei o passeio de um dia com Viña del Mar, cidade-irmã. Na segunda, fui de ônibus para Valpo de manhã cedo e voltei para Santiago no início da noite. Mas não achei suficiente.

Na minha visita mais recente ao país, fiz questão de ne hospedar em Valparaíso por duas noites e amei! A arte de rua, a atmosfera boêmia e descontraída e as vistas dos morros para o mar são, para mim, um belo equilíbrio para a vibe mais cinzenta de Santiago. Dá para ver os pontos turísticos em um dia, mas se você quer ter um gostinho da vida real da cidade, o bate-volta não vai ser suficiente.

E apesar da parte turística da cidade ser pequena, tem bastante coisa para fazer por lá: tours guiados para conhecer os grafites que colorem seus muros e paredes, elevadores tipo funiculares para subir e descer os morros, ruelas para se perder e achar várias vezes, restaurantes gostosos com belas vistas, edifícios históricos, barzinhos legais, praias, uma das casas de Pablo Neruda, um antigo presídio transformado em centro cultural, um passeio de barco com direito à companhia de leões marinhos…

Para mais informações sobre as principais atrações desse tesouro chileno, dê uma olhada no meu artigo sobre o que fazer em Valparaíso.

Ah, e ficando em Valpo você também pode aproveitar para fazer um bate-volta a partir de lá para Viña del Mar, que fica a menos de 9 Km de distância. Ou fazer como eu e separar o último dia para ir até a casa de Neruda em Isla Negra (minha preferida das três casas onde ele morou, e que foram transformadas em museus) no caminho de volta para Santiago.

arte de rua em valpo

É melhor ficar em Valparaíso ou Viña del Mar?

Caso a dúvida seja entre se hospedar em Valparaíso ou Viña del Mar, considere seu orçamento e seu estilo de viagem. Em geral, o custo-benefício das hospedagens em Valpo é melhor que em Viña (e também que em Santiago, uma das capitais mais caras da América Latina).

Mas é bom saber que Valparaíso, como boa cidade portuária, tem um clima meio caótico. Diferente do que você vai encontrar na maioria das cidades turísticas do Chile, em algumas áreas de Valpo você vai ver uma baguncinha, com comerciantes nas calçadas e barulho.

Além disso, alguns prédios estão meio decadentes. Ainda que as áreas mais turísticas sejam ajeitadinhas, se caminhar um pouco mais você provavelmente vai ver uma vibe mais “vida real”, enquanto Viña tem uma atmosfera mais “balneário chique”. E se você for viajar no verão, Viña del Mar é mais interessante como destino de praia, ainda que também existam praias em Valparaíso.

Eu particularmente gosto do leve caos de Valpo; a cada esquina tinha algo interessante para admirar e muita vida acontecendo. Valparaíso é, como outras cidades portuárias mundo afora, mais multicultural que a média do país, e tem bastante personalidade.

valparaíso

valparaíso

Mas se você prefere destinos mais arrumadinhos, pode achar melhor ficar em Viña, que é uma cidade mais nova, organizada, bem cuidada. É tipo a irmã rica e mais vaidosa, sabe? Que também tem seu lado ostentação, com direito a um grande cassino, restaurantes chiques e hotéis de luxo.

Outro fator importante para decidir se você deve ficar em Valparaíso é que boa parte da vida da cidade acontece nos morros; apesar de existirem funiculares (chamados de ascensores) para subir e descer de alguns deles, provavelmente você terá que subir e descer algumas ladeiras. Se tiver alguma dificuldade de locomoção, leve isso em consideração.

Se preferir ficar em Viña del Mar, você pode usar como referência o Castillo Wulff, o Muelle Vergara ou o famoso Relógio das Flores. Essa é a região mais central da cidade, e ficando ali você vai ter fácil acesso às principais atrações de Viña. Caso vá no verão e queira ficar mais tempo na cidade, considere se hospedar em Reñaca, que fica mais distante; para quem passa poucos dias, não vale muito a pena. Veja aqui todas as opções de hospedagem em Viña del Mar.

viña del mar

Onde ficar em Valparaíso: melhores regiões

Decidiu se hospedar em Valpo mesmo? Oba! Espero que você curta tanto quanto eu. Mas vamos, então, ao tema central deste texto: onde ficar em Valparaíso? Antes de mais nada, vamos entender como a cidade está organizada. Ela tem uma parte plana, chamada de “el plan”, mas como comentei acima, boa parte das atrações fica nos morros, chamados de “cerros”.

São dezenas de cerros, mas os mais turísticos são o Cerro Alegre e o Cerro Concepción. Além deles, outras opções legais de onde ficar em Valparaíso são o Cerro Bellavista (onde fica a casa de Neruda, e onde me hospedei) e o Cerro Playa Ancha. Nesses bairros você encontra ótimas opções de hospedagem e fica perto das principais atrações da cidade. Outra opção é ficar no Barrio Puerto, na parte baixa da cidade, mas existem menos opções de hospedagem por lá.

A seguir, vou falar mais sobre os pontos positivos e negativos dessas regiões e dar dicas de onde ficar em Valparaíso em cada uma delas.

onde ficar em valparaíso

Cerro Alegre e Cerro Concepción

Os cerros Alegre e Concepción ficam grudadinhos; é difícil perceber onde termina um e começa outro. Por isso, vou falar dos dois juntinhos. Como mencionei acima, esses são os dois morros mais turísticos de Valparaíso, e onde se concentra boa parte dos bares, restaurantes e murais grafitados da cidade. Se hospedando ali, você também não fica longe da rodoviária.

Um possível ponto negativo é que por ser a área mais turística, caminhando por lá você não vai sentir tanto a atmosfera de “vida real” da cidade. Além disso, os preços de hospedagem costumam ser um pouquinho mais salgados. Mas sem dúvidas recomendo esses dois bairros vizinhos como ótimas opções de onde ficar em Valparaíso.

Para quem quer economizar, boas dicas de hospedagem no Cerro Concepción são o Casa Volante Hostal, que tem localização excelente (passei por lá várias vezes) e é bem bonitinho; e o Hostal Po, pertinho da parte baixa da cidade.

hostel casa volante

O Hotel Boutique 17 tem ótimo custo-benefício, com opção de quartos com vista para o mar. Confira também o La Galeria B&B, bonito e bem localizado e com ótimos comentários em relação aos funcionários, o Casa California GuestHouse, com avaliação média 9,7 e anfitriões muito simpáticos, e o Puerta Escondida Bed and Breakfast, outra opção com boas avaliações e ótima localização.

Com orçamento mais folgado, considere o elegante Hotel Casa Higueras, que tem quartos e piscina com vista. O Gervasoni Hotel Boutique também é interessante.

Se estiver buscando hospedagem no Cerro Alegre, opções mais em conta com boas avaliações são o Casa Fibonacci, que é bem charmosinho e tem equipe elogiada e o Lemuria Hostel, com preços baixos e boas avaliações, mas banheiros compartilhados.

Para quem pode gastar um pouco mais, o CasaBlu Hotel é lindíssimo e considerado um dos melhores hotéis do Valparaíso, o Augusta Hotel é muito bem cuidado e tem opções de quartos com vista para o mar, o AYCA Flora Hotel Boutique tem excelentes avaliações e o Casa Puente Hotel Boutique também é bem elogiado. O Zero Hotel é outra ótima opção de onde ficar no Cerro Alegre com orçamento mais folgado.

cerro alegre e cerro concepción

Cerro Bellavista

Como falei, na minha última visita a Valparaíso escolhi ficar no Cerro Bellavista. É lá que fica La Sebastiana, a linda casa do poeta Pablo Neruda na cidade. Mas além disso, recomendo ficar no Bellavista se você quer ter fácil acesso à rodoviária e a bons bares e restaurantes, mas numa zona menos turística. Ah, tem também umas ruas lá cheias de grafites bem legais, no chamado “Museu a céu aberto de Valparaíso”.

onde ficar em valparaíso no cerro bellavista

O único porém é que, dependendo da localização, pode não ser super seguro voltar para a hospedagem à pé à noite, se você quiser curtir a boemia na parte baixa da cidade ou nos outros cerros, mas eu voltei de Uber e foi bem baratinho.

Me hospedei no Hostal Destino Bellavista e adorei. É uma hospedagem simples, mas bem confortável, de uma senhora chilena simpaticíssima chamada Patrícia, que me deu até um upgrade de quarto, porque fui em baixa temporada. Conversei muito com ela durante os cafés da manhã, e me senti super em casa. Custo-benefício excelente, recomendo!

hostal destino bellavista

hostal destino bellavista

Outras boas opções de onde ficar em Valparaíso no Cerro Bellavista são o apartamento Casona Valpo, que abriga até 6 pessoas, é bem equipado e tem terraço com vista, e o Loft Bellavista Valparaíso, apartamento menor com ótimas avaliações.

Cerro Playa Ancha

Assim como o Bellavista, o Cerro Playa Ancha é menos turístico, e tem alguns lugares com custo-benefício interessante. É uma área mais residencial e tranquila, mas um pouco afastada das principais atrações turísticas. Por outro lado, fica pertinho do mar e tem hospedagens com uma vista linda.

Por lá, uma das melhores dicas é o El Mirador de Valparaíso, uma simpática hospedagem familiar, localizada numa casa centenária bem conservada. A nota média de quem já ficou lá é 9,5 e os hóspedes elogiam a anfitriã e a vista.

O Hostal Miramar tem quartos com cozinha privativa e os proprietários também são muito elogiados, e o Hostal Napoli fica a uns 15 minutos da praia e tem nota média 9.

Outra ótima opção de onde ficar no Playa Ancha é a Fortunata Chacana Guest House, que tem atualmente uma incrível média de 9,9 com 179 avaliações no Booking. O lugar é muito bem cuidado e o café da manhã é super elogiado.

Barrio Puerto

Se você se hospedar no Barrio Puerto, vai ficar pertinho de alguns prédios históricos e da Plaza Sotomayor, onde começam os free walking tours (passeios guiados em troca de gorjetas; fiz nas minhas duas últimas visitas e adorei). E, claro, também fica bem perto do porto, onde saem passeios de barco que recomendo fazer perto do pôr do sol. Também tem outras pracinhas simpáticas por lá e alguns restaurantes mais em conta, por ser uma área mais frequentada por moradores.

No entanto, essa região não tem uma oferta de hospedagem muito ampla. A maioria dos hotéis por lá não tem uma avaliação alta, então eu só consideraria ficar lá se estivesse realmente priorizando estar na parte mais baixa da cidade, pertinho do porto. Ficar na parte baixa dos cerros, como em várias das hospedagens que indiquei no Cerro Alegre e no Cerro Concepción, tende a ser mais interessante.

barrio puerto

barrio puerto

Se estiver buscando onde ficar em Valparaíso no Barrio Puerto, dê uma olhada no clássico Hotel Reina Victoria, que foi construído no século 19 e é patrimônio da cidade. Localizado na Plaza Sotomayor, ele parece não estar tão bem cuidado, mas tem bons preços. Por ali você encontra também o Ibis Valparaíso.

Ainda não achou a hospedagem que queria? Veja todas as opções de onde ficar em Valparaíso e faça sua reserva online.

Hospedagem gratuita em Valparaíso

Sabia que é possível se hospedar em Valparaíso de graça? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem em viagens. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios. As condições de cada vaga estão descritas na plataforma.

Existem ótimas oportunidades de voluntariado em Valparaíso e em outras partes do Chile. Por exemplo, você pode tocar violão para entreter hóspedes, ajudar a restaurar uma casa patrimonial, colaborar com um projeto de permacultura, voluntariar com pintura e decoração, fazer drinks, ajudar na limpeza e na recepção, entre outras funções.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É massa para conhecer gente de várias partes do mundo, praticar o espanhol e explorar o destino de forma mais autêntica, sem ficar só nos pontos turísticos. Dá para brincar de morador, sabe? Eu adoro! Fiz voluntariados assim no Brasil e na Europa e amei todos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas (e ter acesso ao suporte da plataforma, que dá uma segurança extra), é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS, paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e em dezenas de outros países, durante um ano.

Para entender melhor como funciona esse tipo de voluntariado em viagens, dê uma olhada no meu guia completo sobre work exchange.

hospedagem em valparaíso

Perguntas frequentes sobre onde ficar em Valparaíso

É melhor ficar em Valparaíso ou Viña del Mar?

Para escolher entre se hospedar em Valparaíso ou Viña del Mar, considere seu orçamento e estilo de viagem. Valparaíso oferece boas hospedagens com preços médios mais acessíveis, mas é um pouco caótica, especialmente nas áreas mais comerciais. Por outro lado, Viña del Mar é muito bem cuidada e organizada; é tipo a irmã rica, com direito a cassino e restaurantes de luxo. Enquanto Valparaíso é mais autêntica e multicultural, com bastante personalidade, Viña del Mar é um balneário chique, e é especialmente interessante no verão.

Quais são os melhores bairros onde ficar em Valparaíso?

As melhores regiões onde ficar em Valparaíso são Cerro Alegre e Cerro Concepción (morros que ficam juntinhos e são mais turísticos, com muita arte de rua, bares e restaurantes). Considere também o Cerro Bellavista (onde ficam a casa de Neruda e o Museu a Céu Aberto de Valparaíso) e o Cerro Playa Ancha (mais tranquilo e residencial). Se quiser ficar na parte plana da cidade, veja hospedagens no Barrio Puerto.

Quais são os melhores hotéis de Valparaíso?

Entre os melhores hotéis de Valparaíso se destacam a elegante Casa Higueras, o Zero Hotel e o lindo CasaBlu Hotel. A Fortunata Chacana Guest House, o AYCA La Flora Hotel Boutique, o Augusta Hotel e o Casa California Guesthouse são opções mais em conta, mas também muito bem avaliadas.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Valparaíso? Manda aí nos comentários!

onde se hospedar em valparaíso, no chile

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Fotos de Valparaíso: Luísa Ferreira/Janelas Abertas. Foto em destaque no topo do post e foto de Viña del Mar: Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário