Colômbia

Onde ficar em Palomino, Colômbia: melhores hotéis e hostels

Colômbia | 27/01/24 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Palomino é um dos meus lugares preferidos na Colômbia. Eu fui para lá com a intenção de ficar apenas dois dias, mas gostei tanto que acabei estendendo a minha estadia para uma semana. As hospedagens e os restaurantes do vilarejo são econômicos, por isso o pueblo recebe muitos mochileiros e tem uma atmosfera meio ‘hippie’.

O povoado de Palomino fica entre as montanhas da Serra Nevada de Santa Marta e o mar do Caribe. E apesar de ser um local bastante turístico, ele mantém a sua essência, com ruazinhas de areia, pequenas construções e muitas lojinhas de artesanato feito pelos indígenas que vivem na região.

Neste texto vou explicar como o vilarejo está organizado em relação às hospedagens e vou dar dicas de onde ficar em Palomino, listando alguns hotéis, pousadas e albergues com boas avaliações. E no final do artigo, vou contar sobre a possibilidade de se hospedar de graça na região e dar dicas sobre o que fazer por lá e como chegar.

Leia também:

rio em palomino

Onde ficar em Palomino: entenda o povoado

Antes de você escolher onde ficar em Palomino, é interessante entender como o vilarejo está organizado. A Praia de Palomino fica entre dois rios: no canto esquerdo está o Rio Palomino, e no lado direito, o Rio San Salvador.

Entre a praia principal e o Rio Palomino não há hospedagens, apenas alguns quiosques e restaurantes. Já no caminho para o Rio San Salvador há diversas cabanas, hotéis e até alguns resorts. Se você procura onde ficar em Palomino à beira-mar, essa região é a mais indicada.

O pueblo é pequeno e a maioria das hospedagens fica entre as Carreras 5 e 12. Carreras é como eles chamam as ruas verticais e Calles são as horizontais (paralelas ao mar). A Carrera 6 é a rua mais movimentada e com maior número de hospedagens, restaurantes e comércios no geral. Então, se você gosta de ficar perto do agito do centro, essa rua é uma boa opção.

Uma alternativa é se hospedar nos povoados perto de Palomino, como em Buritaca e Guachaca. Toda essa região próxima ao Parque Tayrona possui uma grande variedade de hospedagens.

ruas de palomino

Onde ficar em Palomino: hotéis à beira-mar

Como eu falei acima, as hospedagens que são “pé na areia” ficam ao lado direito da Praia de Palomino, no caminho para o Rio San Salvador. E quanto mais afastadas da rua principal (Carrera 6), mais desertas são as praias, o que é ideal para quem gosta de privacidade.

O Hotel Finca Escondida é super bem localizado em Palomino, pois além de ser à beira-mar, ele também fica a menos de 5 minutos da Carrera 6, ou seja, bem pertinho dos restaurantes, bares e outros comércios. Esse é um hotel rústico, típico de Palomino, e conta com piscina, bar, restaurante, sala de reunião, sala de jogos e até aulas de surf.

hotel finca escondida

O Hotel Chiniu possui suítes e bangalôs inteiros com muita natureza ao redor. A estrutura de lazer do hotel fica em meio aos coqueirais, com piscina, espreguiçadeiras e uma linda vista da Praia de Palomino.

O Aite Eco Resort mistura arquitetura moderna com o estilo rústico de Palomino. As suítes têm vista para o mar ou para o jardim, enquanto os bangalôs possuem sacadas com redes para relaxar. Ambas as opções têm bastante privacidade, o que é ótimo para quem busca onde ficar em Palomino para descansar. E o hotel também tem restaurante, piscina e outros espaços compartilhados.

Para quem gosta de estar imerso na natureza, o Coconuco Beach Palomino é uma boa escolha. Vários hóspedes comentam que é possível ver animais, como esquilos, lagartos, papagaios, caranguejos, borboletas e muitos pássaros. E ainda assim, fica a apenas 10 minutos do centrinho de Palomino.

Para quem está viajando em família ou em um grande grupo de amigos, vale conferir a Casa Carey, uma casa com 5 quartos que acomoda até 14 pessoas. Além da praia quase privada, o espaço também conta com piscina e uma linda vista.

E se você quiser uma experiência mais autêntica, é possível se hospedar na Reserva Natural El Matuy, onde os bangalôs à beira-mar não têm energia elétrica, apenas luz de velas. Apesar de não ter eletricidade, o lugar conta com wi-fi e espaço para carregar os celulares. O restaurante do hotel funciona durante todo o dia e é muito bem avaliado pelos hóspedes.

Onde ficar em Palomino: melhores albergues

Se você procura um hostel em Palomino, seja para economizar ou conhecer pessoas, saiba que não faltam opções. Existem inúmeros albergues nessa região, para agradar a todos os tipos de viajantes. Vou indicar algumas opções com ótimas avaliações:

Começando pelo Beach Club e Party Hostel, que como o próprio nome já diz, é um albergue de festa à beira-mar. O Beach Club é aberto ao público e as maiores festas de Palomino acontecem nele. Além dos quartos compartilhados, o espaço também possui suítes privadas, bar, restaurante, piscina e sala de jogos.

Outro hostel em Palomino bem badalado e muito elogiado é o Tiki Hut, com nota média 9 no site de reservas Booking. Além da ótima localização a poucos minutos da praia, ele tem uma boa área comum com piscina, mesa de sinuca e restaurante. Você pode ficar em quartos coletivos ou em cabanas/bangalôs (as tais tiki huts).

O Praba Hostel também é “pé na areia” e fica a poucos minutos da rua principal. Esse albergue conta com jardim, piscina, restaurante, bar e um terraço com redes para relaxar escutando o barulho do mar.

O Primaluna Beach Hostel fica na rua principal de Palomino e a poucos metros do mar. O albergue tem um lindo jardim, piscina, restaurante, sala de jogos e quartos privados e compartilhados.

O Kanta Sana também fica na Carrera 10 e é super lindo, com jardim, espaço para fogueira e piscina.

Com uma das melhores avaliações na plataforma da Booking, o Palomino Sunrise é um pequeno oásis na vila de Palomino. O hostel possui piscina, jardim, restaurante, bar e fica a poucos minutos da praia.

O Hostal Luz de Luna é um dos maiores albergues de Palomino. Ele conta com estacionamento privativo, restaurante, bar, piscina, redário, jardim e um espaço para fazer churrasco. Além dos quartos compartilhados, o hostel também oferece suítes para casal e para famílias.

Para quem está viajando e trabalhando remotamente, o El Zoo Hostel, Bar & Pool se destaca por ter um ótimo espaço de coworking. Além disso, o albergue oferece uma grande variedade de jogos, piscina, bar e restaurante. A editora deste blog, Luísa, ficou hospedada no El Zoo e gostou muito: “Ele tem certo agito, mas é um pouco mais low profile que outros mais famosinhos. Gostei da localização, das camas (com mosquiteiro, lençol super macio, pequenos lockers, cortina, luz, tomada e ventilador), da piscininha, do bar e principalmente do café da manhã, que é tipo bufê e tinha frutas frescas, abacate e ovos mexidos”.

onde ficar em palomino

onde ficar em palomino

Para quem busca tranquilidade, o Color Hostel Palomino é uma ótima opção. Ele fica um pouco mais longe da praia e da rua principal, mas tem um grande espaço interno para relaxar e desfrutar.

E se você procura onde ficar em Palomino barato, o Casa Guiwa Hostel e o Hostel Inn Palomino são super econômicos e bem avaliados.

Onde ficar em Palomino: outras hospedagens com bom custo-benefício

Além dos albergues, existem outras hospedagens com bom custo-benefício em Palomino. Como a Pousada Sistarasta, que fica a menos de 20 minutos da praia e a 2 minutos da rua principal. Ela é super simples, mas com tudo que é necessário para uma boa estadia.

El Leon Feliz Palomino também tem um ótimo custo-benefício e ainda conta com piscina, estacionamento próprio, bar e uma linda área de lazer compartilhada. A Posada Gallinas é no mesmo estilo: simples, bem decorada e completa.

A Casa Kai é uma hospedagem econômica e super charmosa, com piscina, jardim e outros espaços de lazer compartilhados. As Cabanas Chez Oliv também são aconchegantes e com um estilo mais rústico.

entardecer nas ruas de terra do povoado

Hospedagem em Palomino de graça

Sabia que existem lugares onde ficar em Palomino sem pagar pela hospedagem? Você encontra essas oportunidades através da Worldpackers, uma plataforma de voluntariado em viagens. O funcionamento é simples: você troca suas habilidades por estadia e outros benefícios, como alimentação, passeios e experiências culturais.

Fazer um voluntariado é uma forma de economizar, visto que a hospedagem é uma das maiores despesas numa viagem. Além disso, você tem a possibilidade de viver uma experiência diferente, fazer amigos do mundo todo e interagir mais profundamente com a comunidade local.

Fazendo um voluntariado você acaba passando mais tempo no mesmo local e tem a chance de conhecer a realidade de cada lugar e visitar lugares menos convencionais.

Em Palomino você pode ajudar na recepção de um hostel, na preparação do café da manhã dos hóspedes ou fazendo drinks para a galera. Há vagas também para dar aulas de yoga ou ajudar num projeto social. E se você leva jeito com as redes sociais, pode fazer um trabalho voluntário numa guest house, apoiando na produção de conteúdo.

Gostou dessas ideias? Já pensou em passar um tempo em Palomino sem gastar nada com a hospedagem? Dá uma olhada aqui em todas as vagas disponíveis na Worldpackers.

Você pode buscar vagas de graça, mas se quiser se inscrever e ter direito ao seguro Worldpackers, deve se tornar membro da comunidade. Com o cupom JANELASABERTAS você ganha 10 dólares de desconto na sua assinatura anual. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, em mais de 140 países, durante um ano.

luísa ferreira em palomino

O que fazer em Palomino, Colômbia

A primeira coisa que você precisa saber sobre Palomino é que o mar é super agitado. A cidadezinha atrai muitos viajantes pela sua vibe ‘hippie-mochileira’ e por estar perto de vários pontos turísticos da Colômbia, como o Parque Tayrona, o Deserto de La Guajira e a Cidade Perdida.

Muita gente vai para Palomino para descansar uns dias, visto que o pueblo é relativamente econômico comparado a outros lugares da costa caribenha. Por isso, é importante escolher bem onde ficar em Palomino, pois provavelmente você vai passar bastante tempo dentro do seu hotel ou albergue.

O que eu mais gostei de fazer em Palomino foi curtir o entardecer na desembocadura do Rio Palomino, que fica a uns 30 minutos de caminhada da rua principal. Há vários restaurantes nesse canto da praia, onde você pode comer um prato típico, tomar uma cervejinha ou apenas se sentar e apreciar a paisagem.

Nesse mesmo rio, muita gente faz uma atividade chamada ‘tubing’, que nada mais é que descer rio abaixo em uma boia que parece um pneu de caminhão. A correnteza não é muito forte, então as boias descem devagar.

tubing

Se você gosta de caminhar, pode ir andando até o Rio San Salvador, que fica mais ou menos a uma hora da rua principal. A paisagem é linda e meio selvagem, com vários coqueiros, bosques e praias desertas.

Em Palomino você também pode contratar um passeio para conhecer uma comunidade indígena, visto que essa região é habitada pelas tribos Kogui, Arhuaco, Wiwa e Kankuamos.

Fazer uma aula de surf ou uma prática de yoga são outras atividades comuns no vilarejo, além de massagens e outras terapias alternativas. Ah, e não deixe de experimentar os pães recheados com queijo e chocolate, que são deliciosos!

viajantes curtem o entardecer na praia

Como chegar em Palomino

Do Mercado Público de Santa Marta saem ônibus para Palomino diariamente, a cada 15 ou 20 minutos. A passagem custa hoje aproximadamente 13.000 COP e a viagem dura em torno de duas horas. Você compra o bilhete na hora mesmo, não precisa reservar ou pagar antecipadamente.

E aí, já sabe onde ficar em Palomino? Ficou com alguma dúvida? Manda aí nos comentários!

Texto por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. Fotos por Bárbara Nicoli e Luísa Ferreira.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário