São Paulo

O que fazer em Ilhabela, SP: roteiro completo e dicas práticas

Por Rafaela Beatriz

Um dos destinos mais famosos e cobiçados do litoral norte de São Paulo, Ilhabela encanta os turistas com seu charme e deslumbrantes cenários naturais. Com atrações para todos os gostos, esse destino tem diversas opções de passeios, desde trilhas por meio da mata até roteiros de barco para praias paradisíacas. Sem falar no charmoso centro histórico, repleto de lojinhas, restaurantes e eventos culturais.

Com tantas opções fica até difícil decidir o que fazer em Ilhabela! Neste artigo, vou compartilhar as principais informações, passeios imperdíveis e ideias de roteiro para você curtir tudo que esse destino tem a oferecer.

Mas antes de mais nada, aproveito para reforçar a principal dica sobre a ilha: use e abuse do repelente! Ilhabela é lotada de borrachudos, e suas picadas podem trazer muito incômodo. Para que isso não estrague seu passeio, o ideal é chegar e já comprar o Citroilha. Esse é um repelente produzido por lá, que tem a melhor eficácia contra os mosquitos.

o que fazer em ilhabela

Leia também:

Todos os textos sobre São Paulo
O que fazer em Paraty (RJ) e arredores

Como chegar em Ilhabela

Ilhabela é um município-arquipélago marinho, ou seja, é formado não por uma, mas sim por um conjunto de ilhas e ilhotes na região de São Sebastião. Para chegar lá, é preciso fazer a travessia de balsa.

A balsa é gratuita para pedestres e bicicletas. Para carros comuns, atualmente o valor é R$ 19 em dias úteis e R$ 28,50 aos sábados, domingos e feriados. Em alta temporada, a travessia pode ser um pouco demorada, devido ao alto fluxo de carros, sendo uma boa opção agendar o horário com antecedência. Antes de ir, confirme os valores, porque eles podem mudar.

Os aeroportos mais próximos de São Sebastião são os da capital paulista: o de Congonhas, a 207 km de distância, e o de Guarulhos, a 181 km de distância. De ônibus, partindo do Terminal Rodoviário Tietê, na capital, há diversos horários diariamente para São Sebastião e Ilhabela. O trajeto dura cerca de 5 horas e é operado pela empresa Pássaro Marron.

Onde se hospedar

A ilha é dividida em norte e sul, tendo como referência o píer onde chega a balsa. O lado sul é menos urbanizado e possui menos infraestrutura, porém é a parte mais preservada e onde estão localizadas as praias mais bonitas e famosas de Ilhabela, como a Praia do Curral. Já o lado norte da balsa é mais urbanizado e a infraestrutura é melhor, com diversas opções de restaurantes e hospedagens. É lá que fica o centro histórico da ilha.

Para quem viaja sem carro ou não quer perder tempo com locomoção, o ideal é escolher um lugar estratégico e de acordo com suas preferências, já pensando em qual lado fica mais próximo dos atrativos que pretende visitar.

Dicas de onde ficar em Ilhabela:

  • Barra Velha, onde está localizada a balsa. Boa opção para quem quer aproveitar os dois lados da ilha e gastar menos, pois nessa região é possível encontrar valores mais baixos de hospedagem, por não ser tão turística. Confira as opções de hospedagem na Barra Velha.
  • A Vila, ao norte, é onde está localizado o centrinho da ilha. Por isso, é um ótimo local para se hospedar se você procura uma boa infraestrutura de turismo e quer curtir a vida noturna. No entanto, as praias próximas são mais urbanizadas e não tão bonitas. Veja aqui onde ficar no Centro Histórico.
  • No sul, minha dica é se hospedar na Praia do Curral. Ali você encontra diversas opções de hospedagem e restaurantes, além de estar próximo de outras belas praias como a Praia da Feiticeira e a Praia do Julião. Veja aqui os hotéis, pousadas e hostels na Praia do Curral.
  • Se você procura por uma experiência mais roots e de imersão na natureza, a Praia do Bonete, paradisíaca e isolada, é a opção ideal para sua hospedagem. Clique para reservar sua estadia por lá.

Quer mais opções? Veja aqui todas as possibilidades de hospedagem em Ilhabela, no site de reservas Booking. Nesse site, que sempre uso nas minhas viagens, você confere valores atualizados para as datas da sua estadia e as avaliações de hóspedes e pode fazer sua reserva online, muitas vezes com cancelamento grátis.

onde ficar em ilhabela

Quando ir

É possível curtir Ilhabela em qualquer época do ano, mas cada estação tem suas vantagens e desvantagens. É importante compreendê-las para escolher as datas que podem oferecer aquilo que mais te agrada.

Antes de decidir quando ir para Ilhabela vale a pena dar uma olhada no calendário de eventos. A cidade costuma promover bons festivais, que podem tornar sua viagem ainda mais especial.

Sem dúvida, quando pensamos em praia, o verão é a escolha da maioria dos turistas. Realmente, com sol e a temperatura em torno dos 30 graus, a diversão é garantida. No entanto, nesse período ocorrem as chuvas de verão, que podem dificultar os passeios. Além disso, é a alta temporada na ilha, então se prepare para praias cheias, preços mais salgados e longas filas para a travessia da balsa.

O outono e a primavera são considerados os melhores períodos para visitar a cidade. Nessa época é mais provável encontrar temperaturas agradáveis e dias ensolarados e as chuvas dão uma trégua. O fluxo de turistas aumenta apenas durante os feriados prolongados, mas é possível encontrar praias vazias nessa época.

No inverno, as temperaturas baixam e o clima fica menos convidativo para um banho de mar. Porém, ainda é possível aproveitar, pois é quando ocorrem os principais eventos da cidade, como o Bourbon Festival Ilhabela, a Semana da Vela de Ilhabela e o Festival do Camarão.

passeio de barco

O que fazer em Ilhabela: melhores passeios e atrativos

Agora que você já sabe as principais informações sobre onde ficar e quando ir para esse belo destino, vamos conhecer as principais opções do que fazer em Ilhabela?

Principais praias de Ilhabela

São mais de 40 praias, então se você procura o que fazer em Ilhabela, o que não faltam são opções de belas faixas de areia para esticar sua canga e curtir. Selecionei as principais praias da ilha, que agradam diferentes tipos de viajantes.

Praia do Curral

Uma das mais famosas de Ilhabela, a Praia do Curral é ideal para quem procura boa infraestrutura para curtir o dia. Ela tem restaurantes, bares, quiosques, hospedagem, saídas de passeio de barco e aluguel de caiaques. É uma praia que agrada a quase todos, mas durante a alta temporada pode ficar muito cheia.

Praia da Feiticeira

Outra praia concorrida de Ilhabela é a Praia da Feiticeira. O local não possui opções de restaurantes e bares, mas seu mar calmo atrai famílias com crianças e outros viajantes que buscam tranquilidade.

Praia das Pedras Miúdas e Ilha das cabras

A ilha das Cabras é uma das ilhas que fazem parte do arquipélago de Ilhabela. Ela fica de frente para a Praia das Pedras Miúdas, que se separam por apenas 200 metros de canal, e é um dos atrativos imperdíveis da ilha.

Nessa região está localizado o Santuário Ecológico Submarino, onde é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros animais marinhos, como tartarugas, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos. Por isso, o lugar atrai mergulhadores amadores e profissionais. Diversas escolas de mergulho oferecem suporte para a prática e cursos no local.

Praia do Bonete

Eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete se tornou um dos destinos mais cobiçados do litoral norte, e não à toa.

Considerada de difícil acesso, sendo possível chegar apenas de barco ou por um trilha de 14 km, ela é realmente especial. A faixa de areia com dezenas de chapéus-de-sol, o mar azul e o rio desembocando no canto direito compõem um visual paradisíaco.

Muito além da praia, Bonete é um destino que merece alguns dias para ser curtido. Ao longo da trilha, que já é um atrativo a parte, tem três belas cachoeiras e um mirante de tirar o fôlego. A vila do Bonete, rústica e charmosa, possui restaurantes caiçaras e algumas opções de hospedagem.

praia do bonete ilhabela

Praia de Castelhanos

Mais uma praia isolada e selvagem de Ilhabela, a Praia de Castelhanos só pode ser acessada de barco ou veículo 4×4. Mas fique tranquilo, porque há muitas agências que fazem esse passeio. Com cerca de 1,5 km de extensão, Castelhanos impressiona com sua areia clara e o belo tom azul do mar. Sem falar no famoso mirante, de onde é possível ver sua baía em forma de coração.

Na região há uma comunidade caiçara e uma boa infraestrutura, com restaurantes, quiosques e bares. Também saem de lá diversas trilhas para outros atrativos, como a Praia Mansa e a Praia Vermelha.

Praia do Perequê

Para quem gosta de uma praia mais movimentada e urbanizada, a Praia do Perequê, ao norte da ilha, é uma boa dica do que fazer em Ilhabela. A longa faixa de areia possui muitas opções de quiosques e restaurantes, além de uma ciclovia que segue pela orla até a Vila, convidando a um divertido passeio de bicicleta.

Praia do Jabaquara

Localizada no extremo norte de Ilhabela, a Praia do Jabaquara é uma das mais bonitas e selvagens, entregando um visual paradisíaco. Isolada por uma estrada de difícil acesso, é a opção perfeita para quem gosta de aventura e imersão na natureza.

Um dos passeios mais procurados da ilha é o passeio de barco para a Praia do Jabaquara, passando também pela Praia da Fome. Os tours costumam sair da Praia do Perequê.

praia do jabaquara

Principais cachoeiras e piscinas naturais de Ilhabela

Outra ótima dica do que fazer em Ilhabela é curtir suas mais de 20 cachoeiras e piscinas naturais, em meio uma exuberante natureza preservada.

Cachoeira do Paquetá

A cachoeira de Paquetá é um dos atrativos mais incríveis de Ilhabela. A cachoeira é formada por três poços, sendo o último com a “borda infinita” e vista para o mar, que tornou o local muito famoso por render belas fotos. A trilha para acessá-la é considerada de fácil acesso e se inicia no bairro Bexiga, próximo à Praia Grande.

cachoeira do paquetá em ilhabela

Cachoeira do Veloso

Com mais de 50 metros de altura e três quedas d’água, a cachoeira do Veloso é uma das mais famosas de Ilhabela. O acesso é feito por uma trilha moderada, de aproximadamente 2,3 km, que se inicia próximo à Praia do Veloso.

Cachoeiras da Laje, Areado e Saquinho

Ao longo da trilha que leva até a Praia do Bonete, você encontra três belas cachoeiras. No início da trilha, após 2 km, está a Cachoeira da Laje. Seguindo por mais 4 km está a Cachoeira do Lajeado, e já chegando ao Bonete fica a Cachoeira do Saquinho. Esse é um passeio que leva por volta de 6 horas, então é uma boa deixar um dia reservado para a trilha e passar a noite na vila do Bonete.

Piscina Natural Secret Point

Um pedacinho do paraíso te espera escondido ao sul de Ilhabela: a piscina natural se forma em uma costeira, em um trecho da ilha em que não há praias. O poço é formado por pedras distribuídas ao seu redor e o visual incrível fica por conta das águas calmas e cristalinas, formando uma convidativa piscina no mar.

A trilha para chegar nessa atração é curta, porém a maior parte do caminho é por meio de pedras, o que exige cuidado e atenção redobrados. O acesso à trilha se dá na Av. Governador Mário Covas Júnior, na altura do número 12300, onde há placas sinalizando a entrada.

Centro histórico e Vila

Não só de belezas naturais vivem os turistas em Ilhabela: a Vila, onde está localizado o Centro Histórico, é um passeio imperdível. No centro é possível fazer um passeio cultural pela Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso e conhecer o Centro Cultural da Vila, onde está o museu Waldemar Belisário e onde ocorrem diversas exposições de cultura caiçara.

Além disso, na região há diversas opções de restaurantes, bares, cafeterias e lojinhas de artesanato. E quando chega a noite, é aqui que ocorre todo agito e movimento da cidade, principalmente na Rua do Meio, onde sempre rola música ao vivo. Essa é uma ótima opção do que fazer em Ilhabela à noite ou em dias de chuvas que impossibilitem curtir a praia.

igreja de nossa senhora d'ajuda no centro histórico de ilhabela

Roteiro em Ilhabela de 3 a 9 dias

Já viu que não faltam opções do que fazer em Ilhabela, não é? Para te ajudar, pensei em três opções de roteiros de 3 dias em diferentes regiões da ilha. Assim você pode aproveitar ao máximo caso tenha poucos dias, ou pode unir os roteiros e conhecer de norte a sul.

Roteiro 1: Sul de Ilhabela (3 dias)

Dia 1: Chegada em Ilhabela, check-in na hospedagem e Praia do Curral

Dia 2: Mergulhar na Ilha das Cabras e relaxar na Praia da Feiticeira

Dia 3: Cachoeira do Paquetá e partida da ilha

Roteiro 2: Norte de Ilhabela (3 dias)

Dia 1: Chegada em Ilhabela, check-in na hospedagem e passeio de bicicleta na Praia do Perequê

Dia 2: Passeio de barco para a Praia do Jabaquara e Praia da Fome e curtir a noite na Vila

Dia 3: Passeio pelo Centro Histórico e partida de Ilhabela

Roteiro 3: Bonete (3 dias)

Dia 1: Chegada em Ilhabela, trilha passando pelas três cachoeiras ou passeio de barco até a Praia do Bonete

Dia 2: Curtir o dia na Praia do Bonete

Dia 3: Partida do Bonete e da ilha

Curtiu essas dicas de passeios e atrações em Ilhabela? Conta aí nos comentários!

Crédito das fotos que ilustram o artigo: Unsplash (Creative Commons) e Rafaela Beatriz (Cedidas para publicação no Janelas Abertas)

Fazendo sua reserva de hospedagem através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário