Pernambuco

Onde comer no Recife e arredores: dicas de moradora

Pernambuco | 02/01/20 | Atualizado em 31/10/23 | 6 comentários

Onde comer no Recife? Sabendo que sou nascida e criada na capital pernambucana e que adoro umas comilanças, muitos leitores me perguntam isso. No entanto, essa pergunta não tem resposta curta. Felizmente!

Afinal, o cenário gastronômico da cidade e arredores anda cada vez melhor. Por isso, qualquer lista de onde comer no Recife vai deixar de fora muitos lugares legais. Mas a gente tenta, né?

Neste texto, vou mostrar alguns dos melhores lugares pra comer bem no Recife com base no roteiro do Creators PE, press trip que organizei pra divulgar atrações turísticas criativas e “autênticas” no Recife e cidades vizinhas.

Fiz a curadoria desse roteiro priorizando lugares não só deliciosos, mas também conectados à cultura local e repletos de afeto. São cantinhos que gosto de frequentar e aonde adoro levar amigos que vêm de fora. Quer se considerar meu amigo e vir também? Continua lendo aí! ;)

Leia também:
Turismo alternativo no Recife e arredores
Todos os posts sobre Pernambuco
Onde se hospedar no Recife e em Olinda
25 atrações gratuitas no Recife

Onde comer no Recife

Antes de mais nada, vale ressaltar: as dicas de onde comer no Recife que você encontra aqui não incluem restaurantes chiques, estrelados ou de grandes redes. São lugarzinhos especiais, muito queridos por nós moradores, mas também cheios de charme e sabor pra encantar os visitantes.

Além disso, a maioria não fica em Boa Viagem, que é onde se localiza a maioria dos hotéis e albergues do Recife. Apesar de ser uma região que atrai turistas pela praia e que conta com boas opções gastronômicas, o Centro e a Zona Norte da cidade têm muito mais restaurantes autorais, com bom custo-benefício e conectados à cultura local. Sem mais delongas, vamos a eles:

Restaurante São Pedro

Especializado em frutos do mar, esse restaurante pequenino tem menu enxuto, com destaque pra o arroz de patola de caranguejo e o arroz de camarão, ambos saborosíssimos. O São Pedro só funciona de segunda a sexta-feira e tem poucas mesas, então é bom chegar cedo.

A casa foi criada pelo chef Thiago das Chagas pensando em contribuir pra revitalização do Pátio de São Pedro, espaço emblemático no Centro do Recife que andava esquecido.

A maioria dos insumos é comprada de pequenos vendedores no Mercado de São José, ali perto, respeitando a sazonalidade dos ingredientes. O mercado é, inclusive, uma ótima pedida pra visita pós-almoço. Conheça o Recife dos recifenses!

restaurante no recife - são pedro

Endereço: Pátio de São Pedro – R. das Águas Verdes, 52 – São José, Recife

No Instagram: @saopedrorestaurante

Reteteu Comida Honesta

Um dos campeões no ranking de gostosura de acordo com os participantes da press trip Creators PE, o Reteteu Comida Honesta também é um dos meus queridinhos entre os lugares onde comer no Recife.

Quem assina o menu é o mesmo Thiago das Chagas lá do São Pedro, que abriu o Reteteu numa casa que pertenceu à sua avó. O simpático empreendimento é um dos expoentes da onda de “restaurantes de quintal” que tá na moda por aqui (adoro essa moda, aliás).

Localizado na Encruzilhada, numa área totalmente residencial, o espaço costuma lotar aos finais de semana, de tão popular que se tornou. A dica, então, é chegar cedo ou com paciência.

Nunca comi nada ruim por lá, mas meu prato preferido (e acredito que da maioria dos clientes) é o Cupim cozido à baixa temperatura com molho escuro. Essa carne bovina deliciosa fica por horas e horas sendo cozida até ficar ridiculamente macia. Ela é servida com macaxeira frita, arroz, farofa na manteiga e vinagrete.

restaurante reteteu no recife

Também vale muito a pena provar o bolo de chocolate “denso e tépido” que não durou dois minutos na nossa mesa. Ele vem com areia de cacau e sorvete de doce de leite feito na casa e meudeusdocéu, salivo só de pensar.

restaurante reteteu no recife

Endereço: R. Prof. Otávio de Freitas, 256 – Encruzilhada, Recife

No Instagram: @reteteucomidahonesta

Bistrô da Ilha de Deus

A jovem conhecida como Negra Linda trabalhou por muito tempo como marisqueira, assim como a imensa maioria das mulheres da Ilha de Deus. Hoje, ela é chef de cozinha e ficou famosa por sua mariscada. Tanto se destacou que virou até ilustração na campanha de comunicação da Secretaria de Turismo do Recife.

Negra Linda é um dos orgulhos da Ilha de Deus, lugar especial que vale a visita. Lá, ela mantém um restaurante simples, onde emprega jovens da comunidade e atua como um dos motores da transformação local.

E que transformação, viu? A Ilha de Deus foi totalmente abandonada pelo poder público por muitas décadas, sendo conhecida como Ilha Sem Deus. Mas obras do Estado e a luta da população local transformaram as palafitas em casas de alvenaria e as ruas de lama em vias pavimentadas e saneadas.

Atualmente, o bistrô só funciona regularmente no primeiro sábado de cada mês, mas também abre por agendamento. Vez ou outra, rolam também uns eventos bem legais por lá, com chefs convidados, sommeliers de cerveja, coisa e tal.

Ah, e lá na Ilha de Deus você também pode participar de um projeto massa de Turismo de Base Comunitária, e até mesmo se hospedar num hostel no local.

mariscada de negra linda na ilha de deus no recife

Endereço: R. Vila Neto, 29 – Pina, Recife

No Instagram: @negralindaa_oficial e @_ilhadedeus

Forno Morosi

Instalada num belo casarão na charmosa Praça de Casa Forte, a Morosi Pizza e Forno divide espaço com a gelateria Bellucci, ambas italianíssimas. Comandada pela chef Cecilia Bellucci, a casa tem pizzas consideradas por muitos (incluindo essa que vos fala) como as melhores do Recife.

As pizzas de estilo romano são feitas com massa de fermentação natural, usando um mix de farinhas italianas de alta qualidade. O molho de tomate é caprichadíssimo e todos os ingredientes são selecionados com muito cuidado.

O resultado é uma pizza diferente de todas as que já comi aqui no Brasil. Ah, eles têm opções pra veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose. E aproveita pra tomar um gelato da Bellucci depois!

Ah, vale aproveitar também pra dar um rolê pelo tradicional bairro de Casa Forte. Localizada na Zona Norte da cidade, essa região foi lar de intelectuais como Ariano Suassuna e Gilberto Freyre. Ela abriga o Museu do Homem do Nordeste, o Poço da Panela, entre outros atrativos.

onde comer no recife - morosi

onde comer no recife - morosi

Endereço: Praça de Casa Forte, 426, Recife

No Instagram: @fornomorosi

Borsoi Café

O Borsoi Café tem esse nome porque fica instalado no térreo do Edifício Califórnia, um dos mais icônicos projetos assinados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi no Recife, em 1958. A poucos passos da praia, a casa contribui pra manter vivo esse prédio que já foi um dos únicos do bairro, hoje mega verticalizado.

A casa é comandada pela fotógrafa recifense Paloma Amorim e o carioca George Gepp, considerado um dos melhores baristas do Brasil. O xodó deles é mesmo o café, mas a comida não deixa a desejar.

Os sanduíches de pão de queijo ou os próprios pãezinhos são uma delícia, assim como as mini coxinhas e os “pratos do dia”. Mas meus queridinhos são os bolos da casa, que também têm sabores diferentes a cada dia, mas costumam ser igualmente fofinhos – e bem generosos em cobertura.

Em relação ao café, não sou especialista, mas curti muito. A equipe é muito solícita e preparada pra explicar sobre os diferentes grãos e métodos de extração, além de sugerir as opções ideais pra harmonizar com as comidinhas.

O Borsoi tem mais uma unidade no Pina, bairro coladinho em Boa Viagem, mas recomendo a visita ao original lá no Edf. Califórnia.

onde comer no recife e em olinda

onde comer no recife e em olinda

Borsoi Café Clube – Edifício Califórnia – R. Artur Muniz, 82 – Boa Viagem, Recife

No Instagram: @borsoicafeclube

consultoria de viagem

Vapor Cozinha Afetiva

Inspirado em memórias afetivas gastronômicas das criadoras, o menu do Vapor Cozinha Afetiva mistura “a leveza do mar e a quentura do Sertão”. Localizada em Santo Amaro, na região central do Recife, a casa tem ótima trilha sonora e um menu com opções tão apetitosas que é difícil escolher.

Comi a “picanha com molho de uva do quintal de casa” com espaguete à carbonara feito com nata do sertão, paçoca de bacon e purê de macaxeira. Achei uma delícia! Eles também têm opções vegetarianas e arrasam muito na apresentação dos pratos e nas combinações inusitadas de sucos.

onde comer no recife e em olinda

Endereço: Vapor Cozinha afetiva: R. Rocha Pita, 108 – Santo Amaro, Recife

No Instagram: @vaporcozinhaafetiva

Boi Voador

Já comeu pizza de bolo de rolo? Eu também nunca tinha provado essa iguaria até visitar o Boi Voador, restaurante que fica no Recife Antigo. As pizzas salgadas da casa também são bem gostosas, com massa fina e recheio caprichado. Mas foi essa pernambucanidade em forma de sobremesa que nos conquistou.

Além disso, a localização é legal, no miolinho do bairro mais turístico da cidade, mas sem preços pega-turista. E, como se não bastasse, o nome da casa tem uma história legal por trás, que o dono (guia de turismo) quer contribuir pra manter viva.

O Boi Voador é um episódio que aconteceu no Recife na época do domínio holandês. Conta-se que entre as muitas obras desenvolvidas pelos holandeses na urbanização da antiga Cidade Maurícia estava uma ponte cruzando o Rio Capibaribe. No entanto, faltaram recursos pra obra.

Por isso, o administrador da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, conde Maurício de Nassau, cobrou pedágio das pessoas que cruzassem a ponte. E, pra atrai-las, disse que no dia da inauguração da obra ia fazer um boi voar. Com um boi falso recheado de palha e umas engenhocas, ele cumpriu a promessa e pôde pagar pela ponte.

restaurante no recife - boi voador

onde comer no recife

Endereço: Rua da Guia, 93, Bairro do Recife, Recife

No Instagram: @boivoador

Motche

Por último, mas não menos importante, um dos meus lugares preferidos onde comer no Recife é o Motche Bistrô. Localizado numa rua tranquila em Casa Forte, na Zona Norte da cidade, ele dificilmente será descoberto por algum turista desavisado. Mas é uma das minhas principais recomendações caso você esteja pelas bandas de cá e queira comer ótimos pães artesanais, um dos melhores croissants da sua vida, bolos deliciosos ou tartines caprichadas.

Minhas principais recomendações são o enrolado de canela, o croissant (tradicional ou vegano, ambos maravilhosos), o bolo de maçã e as tartines de porco ou de húmus. Pra beber, sugiro o cappuccino vegano, com leite de amêndoas.

A casa também tem almoço, com um cardápio que muda a cada dia e inclui ao menos uma opção vegana. Aos sábados, funcionam pra café da manhã.

onde comer no recife - motche restô

onde comer no recife - motche restô

Endereço: R. Silveira Lôbo, 294 – Poço da Panela

No Instagram: @motche

E é claro que tem MUITOS outros lugares deliciosos pela minha terrinha. Essa lista de onde comer no Recife é só um aperitivo! Também vale a pena conferir cantinhos como o charmoso Cá-Já, o simples e delicioso Cozinhando Escondidinho, o regional temático Parraxaxá, a hamburgueria Mafalda e o bar descoladinho Pitaco, entre outros tantos.

Onde comer em Olinda

Lagostinho Boteco

Uma das melhores partes da press trip Creators PE foi conhecer a Casa Criatura, um espaço massa no Sítio Histórico dessa cidade-irmã do Recife. Lá, os arquitetos Isac e Ju têm criado um cantinho inspirador. Além de receber exposições e eventos, eles estão mobilizando outros atores da economia criativa olindense pra dar ainda mais vida à Cidade Alta.

E lá você encontra também uma cafeteria e as delícias do Lagostinho Boteco, especializado em frutos do mar. A foto em destaque no topo do post é de lá! É pra se deliciar enquanto valoriza o patrimônio e a cultura da cidade.

onde comer em olinda

Endereço: Casa Criatura – R. do Amparo, 83 – Amparo, Olinda

No Instagram: @lagostinhoboteco e @casacriatura

Tapiocas da Sé

E como não falar nas tradicionais e caprichadíssimas tapiocas do Alto da Sé, também em Olinda? Consideradas patrimônio da cidade, essas tapiocas valem por uma refeição completa e ficam ainda mais delícia com a simpatia das tapioqueiras. Elas são treinadas pela prefeitura e trabalham fazendo tapioca há décadas!

Instaladas em barraquinhas nesse que é um dos melhores lugares pra ver o pôr do sol por aqui, as tapioqueiras chegam perto do final da tarde. Entre as dezenas de opções, tem desde o tradicional coco com queijo a sabores mais extravagantes, sejam salgados ou doces.

Endereço: Alto da Sé, Olinda

E além desses, outros lugares legais onde comer em Olinda são a pizzaria Donna Massa, com massa finíssima e um cardápio enorme com opções vegetarianas e veganas, e os tradicionais Oficina do Sabor, Beijupirá e Casa de Noca.

Bônus: caldeirada em Itapissuma

Além de todos esses lugares incríveis onde comer no Recife, você encontra também muitas delícias nos arredores da cidade. Um destaque no nosso roteiro do Creators PE foi a famosa caldeirada de Itapissuma, município no Litoral Norte de Pernambuco. A cidade fica vizinha à Ilha de Itamaracá, ótima opção pra pegar uma prainha, e Igarassu, que abriga um centro histórico surpreendente.

Esse prato leva a maior mistura de frutos do mar fresquinhos já vista nessa galáxia e é praticamente uma instituição da cidade. A tal da caldeirada é um cozido feito com ostra, siri mole, arraia, marisco, sururu, camarão, polvo e lagosta (ufa!) e refogado com azeite, temperos verdes e leite de coco, servido com arroz e pirão feito a partir do caldo.

São várias as cozinheiras que o preparam, todas reunidas numa espécie de praça de alimentação à beira do rio no centrinho da cidade. É só chegar por lá e perguntar.

caldeirada de itapissuma

Leia também:
O que fazer no Litoral Norte de Pernambuco

Você também tem dicas de onde comer no Recife e arredores? Conta aí nos comentários!

Crédito da foto em destaque: Willy Barros – @eimaetovivo. Crédito das fotos da Morosi e do Motche: Linda Meléndez – @lindam.fotos

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Rodrigo Mello

    Tô chegando!!! Depois de mais de uma década sem voltar à Recife, visitarei a cidade que mais amo nesse mundo. Retorno como sommelier para conhecer essas coisas bacanas que você indicou!Parabéns e sucesso!

  2. Ricardo Alexandre Lira Beltrão

    Parabéns por todas as dicas, vou receber amigos nesse mês e agora tenho os locais certos sem o preço ” pega-turista “

    • Boaa! :) Espero que eles curtam! Só sugiro confirmar antes se todos estão em funcionamento, porque podem ter havido mudanças devido à pandemia. Um abraço!

  3. Olá! Vou chegar em Recife às 3h da madrugada. Sabe se tem algum lugar aberto no aeroporto (ou fora) onde possa comprar um sanduíche e um café? Depois sigo de carro até Maragogi, então pode ser algo na estrada também. Obrigada!

    • Oi, Marina! Infelizmente não sei te informar sobre horários de funcionamento de estabelecimentos no aeroporto atualmente, mas acredito que haverá algo aberto, sim :) Sugiro ligar pra o aeroporto pra confirmar, e se possível levar um sanduíche com você. Um abraço e boa viagem!

Deixe o seu comentário