Amazonas

Passeio guiado em Manaus: turismo e cultura no Centro

“Uma produtora de experiências AMAzônicas para viajantes nada convencionais”. Essa definição da Uika, agência de viagens com atuação em Manaus e arredores, me conquistou de cara. Aproveitei que tinha uma tarde livre no meu primeiro dia na capital amazonense pra fazer o Perreché Tour, passeio guiado por Manaus oferecido por eles, e achei uma ótima introdução à cidade. Quer ver como é?

Passeio guiado em Manaus: o Perreché Tour

O Perreché Tour é um tour guiado a pé pelo centro de Manaus. Com duração de pouco mais de quatro horas, o passeio é conduzido por um(a) anfitriã(ao) local e percorre alguns dos principais pontos turísticos da cidade e inclui uma boa dose de história, mas também tem uma pegada mais focada no estilo de vida dos moradores.

Passamos por alguns cantinhos que não estavam em nenhum dos guias e posts que li sobre a cidade e deu pra ter um gostinho do que torna Manaus especial pra seus moradores, e não só pra os turistas.

Encontrei Camila Matos, fundadora da empresa, no Largo de São Sebastião, praça onde fica o famoso Teatro Amazonas. Lá, ela contou a história do Monumento de Abertura dos Portos, que fica no centro do largo, e falou sobre o nascimento e crescimento da cidade, incluindo o boom no ciclo da borracha, quando Manaus era a capital mais rica do Brasil.

monumento à abertura dos portos

Também aprendemos um pouco sobre o lindo Teatro Amazonas, que era o epicentro da vida cultural na cidade. Como explicou Camila, as pessoas mais ricas da cidade moravam mais perto do teatro e frequentá-lo era símbolo de status.

Pra ver a construção por dentro, no entanto, é preciso voltar em outra ocasião e fazer uma das visitas guiadas do próprio teatro, que começam a cada meia hora e duram umas duas horas. Confira os valores e horários de funcionamento atualizados no site do Teatro Amazonas. Ah, e aproveite pra checar também a programação de eventos, já que sempre rolam apresentações gratuitas lá.

passeio guiado em manaus

Ao redor do Largo você também encontra lojas de artesanato, galerias de arte, uma sorveteria com vários sabores regionais, o famoso Tacacá da Gisela e alguns bares e restaurantes. Muitos manauaras vão pra lá depois do trabalho tomar uma cervejinha ou curtir com a família ou amigos. Atualmente, o Largo sedia às quartas-feiras o evento Tacacá na Bossa, com apresentações musicais.

 

Saindo de lá fomos até o Casarão de Ideias, espaço cultural onde funcionam um café, um mini cinema de arte e um bar, além de aulas de dança e música. O lugar não tinha aparecido nas minhas pesquisas e adorei!

casarão de ideias

casarão de ideias

Também fomos na galeria Casa das Artes, que abrigava exposições superinteressantes, e na Biblioteca Pública, onde fizemos uma visita guiada, antes de dar um pulo na bonita Igreja Matriz e aprender curiosidades sobre seus arredores.

passeio guiado em manaus

A parada seguinte foi no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos principais pontos turísticos da cidade. Demos uma voltinha por lá pra conferir produtos locais como o tucupi e o jambu (na foto abaixo), mandioca preparada de várias formas e muito artesanato indígena. Camila aproveitou, inclusive, pra dar dicas de onde comprar artesanato que seja realmente feito por comunidades indígenas com métodos tradicionais e cujo lucro vá mesmo pra eles.

mercado municipal no passeio guiado em manaus

jambu e tucupi

Chegamos, então, ao porto, que fica em frente ao mercado e foi uma das minhas partes preferidas do tour. O rio e o porto são muito importantes pra Manaus tanto do ponto de vista histórico quanto no dia a dia dos manauaras atualmente. Foi massa ter um gostinho disso acompanhada por uma moradora, além de ver o bonito fim de tarde por lá.

passeio guiado em manaus

passeio guiado em manaus

De volta ao Largo São Sebastião, terminamos esse passeio guiado em Manaus na Galeria do Largo, que abriga várias exposições gratuitas. Dei sorte de pegar umas bem maravilhosas de artistas como o grafiteiro Raiz, que fez pinturas lindas sobre esteiras indígenas. Vale conferir o trabalho dele!

obras do artista Raiz

O Perreché Tour se parece com os free walking tours que existem mundo afora, trazendo uma abordagem informativa, mas leve. Camila deu várias recomendações de lugares pra visitar em Manaus, de museus a bares, e o passeio passou voando.

A caminhada é moderada, mas em Manaus a umidade é altíssima e o calor pode ser intenso. Por isso, recomendo usar roupas leves e sapatos confortáveis, passar protetor solar e levar óculos escuros e uma garrafa d’água.

O Perreché Tour costuma incluir um almoço, antes ou depois da caminhada, em restaurantes de comida regional como o Tambaqui de Banda ou o Caxiri. Pulei essa parte por causa do horário da minha chegada em Manaus, mas comi nos dois restaurantes em outras ocasiões e gostei muito de ambos. ;)

Pra conferir o valor atual desse passeio guiado em Manaus, tirar dúvidas ou fazer sua reserva, acesse o site da Uika.

Leia também:
Como é se hospedar no Local Hostel, em Manaus

​Sobre a Uika

O nome Uika vem de Wyk, da língua indígena kambeba, e significa “viajante, um habitante da fronteira, que vive em um lugar onde pode ver os dois mundos, mas olha rumo ao desconhecido”. Camila explicou que a Uika foi batizada por um jovem de uma comunidade a cerca de 60 km de Manaus, durante uma visita que ela fez ao lugar.

Foram essas visitas, através de um programa de intercâmbio e voluntariado de que ela participou em 2016, que motivaram a criação da Uika. Seu principal propósito é desenvolver e comercializar experiências protagonizadas por empreendedores locais, valorizando a economia criativa do Amazonas e gerando impacto social, econômico e ambiental positivo.

“Buscamos fazer turismo justo e sustentável, transformando pessoas e realidades a partir de nossas vivências da cidade até a floresta”, resume Camila.

Outros tours por Manaus

O primeiro produto da Uika foi o Perreché Tour (esse que eu fiz), criado a partir da constatação de que havia poucas opções de experiências fora do convencional na cidade e também pela importância de aproximar os próprios manauaras da sua história e cultura.

Com o tempo, o portfólio da empresa ganhou outras experiências focadas no estilo de vida e na natureza manauara, como o Bagaceira Tour, que mostra a vida noturna de Manaus; o Até o Tucupi Tour, experiência pela gastronomia amazônica; e a Trilha Marrapaz, que dá um gostinho da floresta através de visitas ao jardim botânico Museu da Amazônia (MUSA) e ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Vivências na Amazônia

Além disso, a Uika oferece as Vivências Amazônicas, que são viagens de Turismo de Base Comunitária pra comunidades ribeirinhas no Rio Negro. As comunidades com que a empresa trabalha atualmente são Tumbira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Tiririca e ficam na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Tanto as experiências na cidade quanto as vivências nas comunidades podem ser realizadas em datas pré-determinadas ou de forma privativa, de acordo com sua programação e suas preferências. As próximas viagens em grupo da Uika estão marcadas pra agosto e dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. Pra mais informações, escreva pra [email protected].

barco na amazônia

A blogueira fez esse passeio guiado em Manaus a convite da Uika em junho de 2019. As opiniões expressas aqui são pessoais. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias. Saiba mais sobre as políticas do blog.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário