Finlândia

Comidas típicas finlandesas: o que comer na Finlândia

Finlândia | 15/05/19 | Atualizado em 30/11/23 | 1 comentário

As culinária da Finlândia tá longe de ser renomada, mas não deixa de ser interessante. Peixes e carnes exóticas estão entre os destaques, além de muitas batatas, cereais integrais, frutas vermelhas e produtos lácteos. Depois de passar um mês no país comendo superbem (não consigo lembrar de nenhuma refeição ruim!), fiz esse guia com algumas das principais comidas típicas finlandesas pra você provar por lá.

Características da culinária finlandesa

Mas antes de falar sobre pratos específicos, vamos conhecer alguns dos principais aspectos da culinária da Finlândia?

Durante minha visita ao país como parte do Foreign Correspondents’ Programme, a convite do Ministério de Relações Exteriores, tive a oportunidade de conversar com um chef que treina os cozinheiros das embaixadas finlandesas mundo afora.

Ele comentou que a culinária do país muda um pouco de uma estação pra outra. Afinal, a mudança de clima é extrema. No verão eles têm mais acesso a peixes frescos e muitas frutas vermelhas, enquanto no inverno recorrem mais a ingredientes que se conservam por mais tempo.

Um traço marcante da culinária finlandesa é o uso de derivados do leite, que tá presente em várias formas, desde cremes a manteiga e o leite em si – como contei no texto com curiosidades sobre a Finlândia, alguns dados apontam que eles são o povo que mais consome leite per capita no mundo.

Veja também:
Todos os posts sobre a Finlândia
Passeios guiados na Finlândia

foto: Business Finland

Outras características que dizem muito sobre a cozinha finlandesa são a simplicidade e a preocupação com a origem dos alimentos. O país é um dos mais livres de agrotóxicos no mundo e existem incentivos pra que os animais sejam criados em espaços abertos e comendo alimentos naturais.

Desde 2009, eles não usam antibióticos na criação de aves, por exemplo. A agricultura orgânica também vem crescendo por lá, e eles são grandes consumidores de produtos classificados como “fair trade”. Massa, né? Mas o que você deve tentar experimentar enquanto estiver na Finlândia? Olha só:

Comidas típicas finlandesas

Carnes de rena e alce

Pra quem vem de fora, as carnes “exóticas” provavelmente são as comidas típicas finlandesas que chamam mais atenção. As principais são de rena e alce, mas também vi carne de urso importada da Lapônia, no norte do país, à venda em alguns mercados.

É fácil achar essas carnes em forma de almôndega em barraquinhas de rua e até em supermercados, em pratos prontos congelados. Mas essas não são, como é de se imaginar, as versões mais saborosas.

Se não for vegetariano ou vegano, vale a pena provar um bom filé de rena ou alce num restaurante de qualidade. Quando bem preparadas, essas carnes são muito macias e saborosas. Geralmente elas são servidas com legumes, batatas, purê ou frutas vermelhas.

comidas típicas finlandesas - carne de alce

comidas típicas finlandesas

comidas típicas finlandesas

Leipäjuusto

O leipäjuusto é uma das comidas típicas finlandesas mais comuns. Podendo ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha ou até rena, ele é um queijo com sabor suave. Uma forma tradicional de servi-lo é assado e acompanhado com frutas vermelhas ou creme.

foto: Business Finland

Eu comi tanto a versão quente e com creme, como uma sobremesa, quanto cortadinho em pedaços, tipo nessa salada abaixo (que fiz com minha anfitriã finlandesa depois de pegarmos essas frutinhas no quintal da casa). Achei gostoso, meio parecido com queijo coalho.

comidas típicas finlandesas

Salmão

A Finlândia tem muitos lagos e, consequentemente, muitos peixes. Mas um dos que mais vi por lá foi o salmão, servido nas mais diversas formas. Um dos pratos típicos que provei é a sopa de salmão com batatas, bem típica e bem gostosa. Também vi muito salmão defumado, servido com pão de centeio e cream cheese, ou grelhado mesmo.

comidas típicas finlandesas - sopa de salmão

comidas típicas finlandesas - pão de centeio com salmão

comidas típicas finlandesas - salmão

Tortinhas da Carélia

Outro item que você vai encontrar com frequência é a Karjalanpiirakka, ou Torta da Carélia. Esse pastelzinho aberto se chama assim porque é originário da região da Carélia, que a Finlândia perdeu pra Rússia. Recheado de arroz ou batata, ele pode ser comido no café da manhã, no lanche ou no jantar.

Achei a torta em si meio sem graça, mas gostosinho; uma boa companhia pra um café com leite, que os finlandeses tomam tanto. Às vezes, rola também uma “cobertura” com alguns outros ingredientes, como na segunda foto.

foto: Business Finland

comidas típicas finlandesas - karelian pie

Pães de centeio

Quando fui pesquisar mais informações pra esse post, descobri que uma das comidas típicas finlandesas que mais comi por lá foi eleita como o “alimento nacional da Finlândia”: o pão de centeio. Enquanto aqui no Brasil temos como “pão nacional” o francesinho, branco e fofinho, lá na Finlândia a galera gosta mesmo é desses pães escuros, meio duros e com sabor forte.

A escolha foi resultado de uma pesquisa feita em comemoração aos 100 anos de independência do país, em 2017, e demonstra a popularidade desse alimento. “A importância desta iguaria culinária é tal para eles que, muitas vezes, ao viajar para o exterior, o chamado ruisleipä é parte essencial da bagagem a ser levada”, diz esse texto.

O pão pode ser redondinho ou achatado, em forma de disco, com um furo no meio. Ele costuma ser comido só com manteiga, como acompanhamento pra um prato quente ou como sanduíche (muitas vezes com salmão, é claro).

pães finlandeses. foto: Business Finland

Pães doces

Falando em pão, adorei encontrar na Finlândia os ‘cinammon rolls’ que também parecem onipresentes na Suécia. Chamados de Korvapuusti, esses pães de canela são feitos com uma pitada de cardamomo e combinam perfeitamente com um cafezinho. Na grande maioria das cafeterias e padarias do país você vai encontrar essas delicinhas.

Como conta esse artigo, “Produtos de confeitaria de trigo chegaram da Alemanha à Finlândia, via Suécia, no século XVIII, mas no início eram disponibilizados apenas para a classe alta. Até o final do século XIX, os korvapuusti também alcançaram as cozinhas das pessoas comuns.” O pãozinho é tão importante pra os finlandeses que tem até seu próprio dia: o Dia do Korvapuust é comemorado em 4 de outubro.

Além do Korvapuust, você também vai ver frequentemente outros pães doces parecidos, com diferentes coberturas tipo açúcar, canela, geleia e creme. Chamados de Pulla, esses pães têm um significado afetivo pra culinária finlandesa.

Existe até uma palavra especial pra tomar café com um Pulla: Pullakahvit. E esse momento, segundo o site do This is Finland, é pra muitos o melhor do dia, trazendo de volta memórias da infância.

comidas típicas finlandesas - pão de canela

Frutinhas e cogumelos

Outras comidas típicas finlandesas por excelência são as muitas variedades de frutas vermelhas que, assim como os cogumelos, crescem nas florestas do país. Nada menos que três quartos do território finlandês são cobertos por florestas e a cada ano, aproximadamente 500 milhões de quilos de frutas crescem nelas.

Todo verão, milhares de pessoas se põem a catar mirtilos, framboesas, amoras silvestres e outras frutinhas que não sei traduzir. Boa parte vira geleia, outros tantos são congelados pra serem usados no resto do ano e um MONTE dessas frutinhas vai pra mesa dos finlandeses.

Vi frutas vermelhas sendo usadas em pudins, sorvetes, tortas, como acompanhamento pra carnes, em sucos, saladas ou comidas purinhas mesmo. Uma delícia!

comidas típicas finlandesas - frutas vermelhas

comidas típicas finlandesas - torta de frutas vermelhas

Outras comidas típicas finlandesas

É claro que a lista não para por aí. Tem várias comidinhas específicas que não cheguei a conhecer e outras que, apesar de não serem tão “particulares” da Finlândia, comi bastante por lá.

Tipo salsichas assadas no fogo e os tradicionais chocolates da marca Fazer, que são queridinhos dos finlandeses e você encontra facilmente (e baratinho).

comidas típicas finlandesas - salsichas

comidas típicas finlandesas - chocolate karl fazer

O que eu só comi uma vez e não curti nem um pouco, mas é bem típico da Finlândia, é o salmiakki: uma bala de alcaçuz preta, salgada e doce ao mesmo tempo.

Achei horrível e não entendo como alguém pode gostar, mas uma visita a qualquer supermercado vai comprovar que os finlandeses são fãs desse troço. Deve ser porque depois de comer isso, qualquer coisa parece uma delícia… :P

E você, conhece outras comidas típicas finlandesas? Conta aí nos comentários!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

 

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. lourdes araujo

    GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS PASSO MAIS ACHO QUE NA FILANDIA TB TEM BOLOS LINDOS E GOSTOSOS TORTAS E OUTRAS COMIDAS ,GOSTARIa de saber mais sobre esse pais

Deixe o seu comentário