Aprendizado e trabalho

7 newsletters para se informar e se inspirar

Aprendizado e trabalho | 29/10/18 | Atualizado em 08/06/23 | 2 comentários

Atualmente, um dos maiores vilões das nossas rotinas é o excesso de informação desordenada que recebemos durante o dia. Pra lidar com isso, venho tentando concentrar esse conteúdo disperso em “blocos”, que consumo em horários específicos.

E uma das formas mais produtivas de fazer isso tem sido através das newsletters, que reúnem inspiração e informação de maneira concisa. Perco muito menos tempo e aprendo muito mais lendo um desses e-mails do que rolando o feed das minhas redes sociais, sabe?

Já assinei e cancelei a assinatura de muitas newsletters, mas hoje tou bem feliz com a qualidade do conteúdo que recebo por e-mail. Tem notícias do dia, tem debates sobre temas complexos, tem dicas de empreendedorismo e tem curadorias de assuntos variados que me fazem pensar. Às vezes rolam temas diretamente relacionados a viagens em algumas delas, mas o importante é que todas me ajudam a entender melhor o mundo.

Atualmente, essas são as melhores newsletters que chegam na minha caixa de entrada:

7 das melhores newsletters da internet

1. Nexo

A newsletter a_nexo chega todo dia de manhã cedo, com um compilado de notícias publicadas no site Nexo e em outras fontes. Gosto muito do conteúdo do site, que faz coberturas aprofundadas e críticas sobre assuntos fundamentais pra compreensão do mundo em que vivemos. E acredito que essa é uma das melhores newsletters pra quem quer estar bem informado. Assine aqui.

2. Meio

O Meio também é uma newsletter focada em notícias. Ela costuma trazer alguns dos mesmos assuntos compilados na Nexo, mas se alonga um pouco mais. Além dos fatos mais “quentes” do dia anterior, eles abordam novidades das áreas de cultura, ciência e tecnologia. Assine aqui.

3. Marie Curie

Descobri a Marie Curie quando uma amiga-mentora encaminhou um e-mail da lista pra mim e pra outras mulheres da vida dela. Desde então, já fiz o mesmo com várias amigas.

É que essa newsletter maravilhosinha traz, semanalmente, entrevistas ou reflexões/reportagens sobre assuntos que impactam a maneira em que nós mulheres trabalhamos e nos relacionamos com a sociedade. E o layout e as ilustrações são uma lindeza! Assine aqui.

landing mage da marie curie, uma das melhores newsletters que assino

4. Espaçonave

O curso online de empreendedorismo criativo Decola! Lab, de Rafa Cappai, me ajudou bastante a entender meus objetivos e traçar estratégias pra alcança-los. Se você tem ou quer ter um negócio criativo, vale assinar a newsletter e ficar de olho no conteúdo gratuito que ela compartilha. Assine aqui.

Leia também:

8 vídeos inspiradores do TED sobre viagens

5. Austin Kleon

Essa é pra quem lê bem em inglês. O autor do famoso livro “Roube como um artista” envia semanalmente uma lista com 10 links que ele recomenda. É uma curadoria sobre assuntos bem variados, mas geralmente tem muita coisa sobre arte. Assino algumas outras listas gringas, mas atualmente essa é minha preferida. Assine aqui.

6. Luciano Braga

Conheci o publicitário Luciano Braga quando tava escrevendo um post sobre projetos paralelos, assunto que foi tema de um livro escrito por ele. Ele é um dos fundadores da Shoot the Shit, estúdio de comunicação pra impacto social, e também tem uma newsletter de curadoria como a de Austin Kleon.

Luciano envia e-mails mensais com links e referências interessantíssimos sobre os assuntos mais diversos, de aquecimento global e economia a criatividade, comunicação e felicidade. Assine aqui.

7. Chicken Wings

Experiências místicas, arte e Instagram, conservadorismo e extremismo, comida e felicidade. Esses foram alguns dos assuntos presentes nas edições mais recentes da newsletter Chicken Wings, do site Chicken or Pasta, que provoca debates sobre temas importantes.

“Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu. Seja em gastronomia, arte, esportes, cultura ou viagens, viemos para tirar da caixa”, dizem eles na sua descrição. Assine aqui.

Bônus: Janelas Abertas

Por fim, peço licença pra fazer aquele auto-jabá e avisar que agora essa blogueira que vos fala tem uma newsletter pra chamar de sua. <3 Duas vezes por mês, envio um e-mail escrito com todo o carinho. Além dos melhores posts do blog, os assinantes recebem conteúdo exclusivo com dicas, links e reflexões sobre viagens pra dentro e pra fora.

Quem se cadastra na lista também ganha dois presentinhos: uma check-list com coisas pra fazer antes de viajar e outra com itens pra levar na bagagem. Assine aqui. :)

É claro que essa lista não é exaustiva; é apenas uma recomendação com base em interesses que acredito ter em comum com muitos de vocês. Quais são as melhores newsletters atuais na sua opinião? Me conta aí nos comentários!

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Andrea Melo

    Amei as dicas! obrigada!

Deixe o seu comentário