Aprendizado e trabalho

Bolsas de estudos no exterior com convocatórias abertas

Que tal começar o ano tentando realizar o sonho de estudar fora? Juntei aqui algumas opções de bolsas de estudos no exterior que estão com inscrições abertas agora (janeiro de 2018). Veja na lista abaixo se alguma delas se encaixa nos seus objetivos e clique nos links para obter mais informações sobre o programa, a ajuda financeira e a forma de seleção.

Ah, e fique ligado: muitas convocatórias exigem certificados de proficiência em idiomas estrangeiros, cartas de recomendação de professores e/ou empregadores e tradução juramentada de documentos. Você pode precisar de um tempo (e grana) pra conseguir tudo isso, então talvez não role de se inscrever pra convocatória atual. Se for o caso, não desanime: a maioria desses programas abre seleção todo ano, então vale a pena se organizar com antecedência pra aplicar na próxima chance.

Leia também:

Como se preparar para o TOEFL
Onde encontrar bolsas de estudos no exterior
Como escrever uma carta de motivação
Tudo sobre meu mestrado em comunicação na Espanha
Todos os posts do blog sobre estudos no exterior

Bolsas de estudos no exterior

Graduação, mestrado ou MBA na Holanda

O que é: O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 70 oportunidades de bolsas pra brasileiros, pra cursos ministrados em inglês em 33 universidades holandesas. As ofertas são pra graduação, MBA e mestrado nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e  Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas.

Quem pode participar: cada instituição tem pré-requisitos específicos, mas os gerais são possuir apenas cidadania brasileira (quem tenha cidadania de um país europeu não pode participar), ter excelente desempenho acadêmico, ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio; mestrado requer diploma de bacharelado), não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda, ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido) e estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma (s) instituição de ensino superior holandesa(s) participantes do programa.

O que a bolsa cobre: algumas pagam 100% do valor do curso, outras dão descontos na anuidade e algumas oferecem também ajuda de custo.

Prazo: depende de cada universidade, mas no geral o limite para inscrição é entre fevereiro e maio de 2018.

Pós-graduação na Nova Zelândia

O que é: o programa New Zealand Development Scholarships dá bolsas na Nova Zelândia pra estudantes da América Latina. As ofertas são pra cursos de pós-graduação (6 meses), diploma de pós-graduação (1 ano), mestrado (1 a 2 anos) e doutorado (até 4 anos). Os aprovados no processo seletivo se comprometem a voltar ao Brasil e passar pelo menos dois anos no país depois de concluir os estudos. Diversas instituições espalhadas pela Nova Zelândia são contempladas.

Quem pode participar: Candidatos de todas as áreas podem se inscrever, mas será dada preferência para estudantes que escolham cursos nas áreas de agricultura e energia renovável. É preciso ter pelo menos 18 anos no início do período na Nova Zelândia e ser cidadão do país onde se fez o pedido da bolsa e ter vivido ali nos últimos dois anos. Mais detalhes sobre o processo seletivo são encontrados aqui.

O que a bolsa cobre: passagem de ida e volta, custos do curso, seguro saúde e uma ajuda de custo mensal.

Prazo: o edital já foi divulgado, mas as inscrições acontecem de 1 de fevereiro a 14 de março.

Mestrados Erasmus Mundus

O que é: talvez você já tenha ouvido falar no Erasmus, programa de intercâmbio universitário focado na Europa. Mas sabia que existe também o Erasmus Mundus, que oferece vários mestrados com bolsas pra não europeus? E os chamados de Joint Master Degrees são promovidos numa parceria entre universidades de diferentes países, ou seja, você estuda em vários lugares durante o curso. Incrível, né? Ah, e as opções abarcam diferentes áreas, incluindo saúde, exatas, ciências sociais, comunicação…

Dê uma olhada na seção de bolsas do Erasmus Mundus ou na lista de Joint Master Degrees (programas conjuntos entre diferentes universidades), escolha os que têm mais a ver com você e procure se estão com inscrições abertas agora. Ah, mas tenha em mente que só é permitido aplicar pra até três programas por vez.

Alguns exemplos de cursos com edital aberto no momento são o mestrado em Urban Climate and Sustainability (MUrCS), o European Master in Health Economics and Management (Eu-HEM) e o Erasmus Mundos: Global Studies (EMGS). Todos esses incluem períodos de estudo, pesquisa ou estágio em diferentes países europeus, e em alguns casos em outras partes do mundo também.

Quem pode se inscrever: você deve verificar os requisitos específicos de cada programa, mas em geral é preciso ao menos ter graduação completa e não ter recebido bolsas Erasmus para mestrado ou doutorado antes, além de não ter estudado ou trabalhado em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O que a bolsa cobre: varia de um mestrado para outro, mas em muitos casos são oferecidas bolsas que isentam o aluno de todas as taxas do curso e incluem ainda um valor mensal pra cobrir os custos de vida.

Qual é o prazo: também varia de um programa pra outro; esses que mencionei acima têm inscrições abertas até fevereiro ou março.

consultoria para bolsas de estudos no exterior

Curso de Marketing ou Administração nos EUA

O que é: The University of Akron oferece cursos de duas semanas com foco em Marketing e Administração, acompanhados de aulas de Business English e Business Communication. O Latin America Institute of Business (LAIOB) está oferecendo 40 bolsas para as turmas de 8 a 20 de julho de 2018.

Quem pode se inscrever: executivos e jovens profissionais latino-americanos com bom desempenho acadêmico e bom nível de inglês.

O que a bolsa cobre: as bolsas oferecidas pelo LAIOB cobrem 50% do valor dos cursos (7.400 dólares), que inclui translado do aeroporto para a universidade, aulas de segunda a quinta-feira, visitas a empresas da região, café da manhã, almoço nos refeitórios da universidade, acomodação, jantar de formatura e certificados. Não estão incluídos passagem aérea, seguro saúde, taxas de emissão de visto e a taxa de matrícula de 120 dólares.

Qual é o prazo: 1 de fevereiro

bolsas de estudos no exterior

Programa de bolsas da Fundação Estudar

O que é: criado em 1991, o programa Líderes Estudar seleciona jovens brasileiros considerados “promissores” para receber o suporte necessário para acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de apoio financeiro para estudar nas melhores universidades do Brasil e do mundo. As inscrições não estão abertas no momento, mas estarão em breve, e no site você pode pedir para ser avisado assim que isso acontecer. Esse programa é especialmente interessante por não ter restrições de cursos, países ou universidades.

Quem pode se inscrever: jovens brasileiros de até 34 anos, de todos os cursos, que se identificam com os valores da Estudar, apresentam excelência acadêmica e querem deixar um grande legado para o país. O candidato deve estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa: Graduação completa no Brasil, Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, Graduação completa no exterior ou Pós-graduação no exterior.

O que a bolsa cobre: o valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, e sua condição familiar, profissional e socioeconômica. O valor da bolsa pode variar (de 5% à 95%) em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.

Qual é o prazo: ainda não foi divulgada a data de início da seleção, mas sabe-se que ela é composta por sete etapas: as quatro primeiras são online e as três últimas são presenciais. A divulgação dos aprovados da convocatória deste ano está prevista para ocorrer em junho de 2018.

Mestrado e doutorado na Universidade de Sydney

O que é: a University of Sydney International Scholarship (USydIS) é oferecida para todas as áreas de pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, para alunos estrangeiros de mestrado e doutorado.

Quem pode se inscrever: estudantes internacionais interessados em cursos com dedicação integral, que ainda não possuam a qualificação desejada, tenham conhecimento da língua inglesa comprovado e experiência em pesquisa. É preciso seguir as diretrizes da instituição para se candidatar ao curso desejado, assinalando no formulário de inscrição que gostaria de ser considerado para a bolsa.

O que a bolsa cobre: isenção das taxas do curso e uma ajuda de custo por até três anos, com possibilidade de extensão por mais um semestre no caso dos alunos de doutorado.

Qual é o prazo: o programa está aberto o ano todo, sem prazo específico para inscrições, mas o início das aulas acontece em março e julho e a avaliação das candidaturas pode demorar até quatro meses.

Mestrado e Doutorado nos EUA e na Inglaterra

O que é: o Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas para brasileiros cursarem mestrado ou doutorado em universidades de ponta dos EUA e da Inglaterra. Atualmente, oito universidades nos EUA e na Inglaterra fazem parte do programa.

Quem pode se inscrever: os candidatos devem demonstrar claro comprometimento em trabalhar em áreas de crucial importância para o desenvolvimento do país: saúde pública, educação, políticas públicas, segurança pública, governo, responsabilidade social empresarial, entre outras. Para se candidatar, é preciso ser admitido em uma das universidades e escolas do programa, cumprindo todo o processo regular de candidatura. Dependendo da faculdade, o interessado deve se candidatar conjuntamente à vaga no programa e à bolsa de estudos ou então deve, uma vez aceito para o programa, pleitear a bolsa (também junto à universidade). Profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar. No processo seletivo para o Lemann Fellowship, os candidatos devem demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

O que a bolsa cobre: os valores das bolsas dependem de cada universidade, mas a maioria é parcial, com valores analisados caso a caso. A lista de instituições participantes e suas respectivas bolsas pode ser conferida aqui.

Qual é o prazo: os prazos também variam de acordo com cada universidade e devem ser checados nos sites das instituições.

Mestrado e Doutorado na Dinamarca

O que é: o Ministério de Educação Superior e Ciência da Dinamarca oferece bolsas para estudo ou pesquisa por um período de 5 a 10 meses. O foco são alunos brasileiros de mestrado e doutorado, além de alunos de graduação que estudem língua e literatura dinamarquesas há pelo menos dois anos.

Quem pode se inscrever: alunos matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que pretendam realizar estudos ou pesquisas na Dinamarca em tempo integral. Será dada prioridade a acadêmicos com projetos de pesquisa relacionados ao país. Alunos indicados por um professor de dinamarquês ou que estudem a língua terão prioridade, assim como aqueles já convidados para realizar pesquisas numa universidade do país ou que estudem em instituições brasileiras que tenham alguma parceria com a universidade anfitriã na Dinamarca.

O que a bolsa cobre: uma ajuda de custo mensal de 6,5 mil coroas dinamarquesas.

Qual é o prazo: 1 de março.

Mestrado em Comunicação na Alemanha

O que é: o Mestrado em International Media Studies é um programa bilíngue (inglês e alemão) com quatro semestres de duração em dedicação integral. Ele é oferecido em conjunto pela Universidade de Bonn, a Universidade de Ciências Aplicadas Bonn Rhein-Sieg e a Deutsche Welle, emissora pública internacional da Alemanha. O currículo inclui disciplinas sobre mídia e desenvolvimento, jornalismo, comunicação e gestão de mídia. A convocatória para esse curso costuma ser aberta anualmente em novembro para início dos estudos no inverno do ano seguinte.

Quem pode se inscrever: jovens de países “em desenvolvimento” e “em transição” com diploma de bacharelado ou equivalente e pelo menos um ano de experiência profissional em uma área relacionada a comunicação após a conclusão da graduação. Por se tratar de um programa bilíngue, é preciso comprovar proficiência em inglês e em alemão (mais detalhes aqui).

O que a bolsa cobre: o curso custa 6 mil euros, que podem ser pagos de uma só vez ou mensalmente (250 euros por mês), além de uma taxa semestral de 238 euros. A bolsa completa, concedida a 10 alunos por ano, inclui o reembolso das taxas do curso e das passagens aéreas e uma ajuda de custo mensal de 750 euros por mês. Também é possível solicitar uma bolsa parcial, que apenas isenta o aluno dos 6 mil euros do curso.

Qual é o prazo: 31 de março.

Mestrado para professores de inglês na Inglaterra

O que é: o A.S.Hornby Educational Trust contempla 12 professores de inglês de vários países com bolsas para cursar mestrado em English Language Teaching na Universidade de Warwick, na Inglaterra. As bolsas são financiadas com o lucro arrecadado a partir das vendas do dicionário Oxford Advanced Learner’s, de autoria de A.S. Hornby.

Quem pode se inscrever: os inscritos devem ter pelo menos dois anos de experiência com ensino de inglês em tempo integral e um diploma de graduação. Também é necessário comprovar proficiência em inglês (com uma pontuação geral mínima de 6.5 no IELTS, sendo obrigatório ter 6.5 em writing e no mínimo 6.0 em todas as categorias).

O que a bolsa cobre: todas as taxas do curso, uma quantia mensal para cobrir os custos de vida na Inglaterra, passagens de avião de ida e volta e custos para obtenção do visto e do IELTS.

Qual é o prazo: 16 de fevereiro.

Mestrado em Administração nos EUA e na Europa

O que é: o Instituto Ling oferece bolsas de mestrado em Administração em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa. No Programa Start MBA/MPA estão incluídas bolsas parciais para MBA (Mestrado em Administração de Empresas) e MPA (Mestrado em Administração Pública).

Quem pode se inscrever: para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada, que deve ser um “programa de excelência reconhecida”. Liderança, espírito empreendedor, excelência acadêmica e identificação com os valores do Instituto Ling completam o perfil desejado. Também é necessário ser brasileiro e comprovar a necessidade de apoio financeiro.

O que a bolsa cobre: o valor de cada bolsa varia entre 10 e 35 mil dólares, de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. Os valores são depositados aos vencedores em conta corrente no Brasil após a conclusão de 50% do curso.

Qual é o prazo: 4 de maio.

Mestrado em Direito nos EUA e na Europa

O que é: outra bolsa oferecida pelo Instituto Ling é para em cursos de mestrado em Direito. São bolsas parciais para LLM (Legum Magister ou Master of Laws), grau de especialização que proporciona ao advogado ou bacharel em Direito um estudo mais prático sobre uma área específica do campo jurídico, preparando-o para trabalhar em grandes escritórios ou empresas. O programa abrange cursos em universidades de primeira linha dos EUA e Europa.

Quem pode se inscrever: para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada, que deve ser um “programa de excelência reconhecida”. Aproximadamente 85% das bolsas de LLM concedidas foram para universidades classificadas entre as 10 melhores do ranking em seus cursos. Liderança, espírito empreendedor, excelência acadêmica e identificação com os valores do Instituto Ling completam o perfil desejado. Também é necessário ser brasileiro e comprovar a necessidade de apoio financeiro.

O que a bolsa cobre: o valor de cada bolsa varia entre 5 e 25 mil dólares, de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. Os valores são depositados aos vencedores em conta corrente no Brasil após a conclusão de 50% do curso.

Qual é o prazo: 4 de maio.

Atenção: Para mais detalhes sobre qualquer um dos processos seletivos, consulte o site de cada instituição clicando no título de cada item. Se necessário, envie um e-mail ou ligue para os responsáveis pela convocatória. Importante: se você atende aos pré-requisitos e o curso corresponde aos seus objetivos, não deixe o medo ou a preguiça o impedirem de tentar!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. Joao vasco joao

    Joao vasco. Endereco os meus cumprimentos. Gostaria de ter uma oportunidade de fazer um curso de licencistura. Mas nao sei como fazer.

  2. Magda Patrícia

    Estou em Angola e procuro incrições de bolsas de estudo para a licenciatura

  3. Super interessante! Eu conheço o programa Erasmus, mas não sabia que brasileiros podiam se candidatar. Estou escrevendo um post sobre bolsas de estudo no meu blog e certamente referenciarei o teu blog.

    • Oi, Luiza! Pois é, eles têm essa “versão” Erasmus Mundus que é muito competitiva, mas super legal. Obrigada pela referência e pelo comentário! :)

  4. Matcha Silva Nancanha

    Bom dia,
    Sirvo do presente, para informar e solicitar o se segue:
    1º Fui admitido para frequentar curso do Mestrado em Estudos do Desenvolvimento em Portugal , com a media de 14,75 valores
    2º Ja fiz a matricula e inícios das aulas estão prevista para Setembro.
    3º estou pedindo as informações e orientações para obtenção de financiamento deste curso de metrado

    • Oi, Matcha! Parabéns pela admissão :) Infelizmente não sei te informar sobre financiamento em Portugal. A própria instituição talvez possa dar uma orientação, não? Um abraço e boa sorte

  5. Eusébio nobre Bati

    Eu quero muito este opurtunidade de estudar lá fora,espero os senhores possam compreender a minha situação.

Deixe o seu comentário