Aprendizado e trabalho

Aulas de aquarela online: 10 cursos incríveis com diferentes temas

Aprendizado e trabalho | 30/11/23 | Atualizado em 24/01/24 | Deixe um comentário

Assim como tantas outras pessoas mundo afora, durante a pandemia eu me reconectei ao meu “lado artístico” e comecei a experimentar diferentes hobbies manuais. Fiz colagens (e até vendi vários prints), resolvi aprender a desenhar, descobri diferentes materiais de pintura e fiz aulas de aquarela online. O hábito permaneceu pós pandemia e sigo fazendo cursos de aquarela, desenho e lápis de cor. Esse contato com a arte faz muita diferença no meu dia a dia.

Boa parte das aulas de aquarela online que tenho feito, e também de outros materiais como guache e lápis de cor, são da Domestika. Essa plataforma de cursos online foi criada na Espanha e tem professores brasileiros e de várias partes do mundo.

Eu gosto muito das aulas de artes da Domestika porque geralmente são com profissionais excelentes (muitos deles famosos e renomados) e são bem filmadas, didáticas e muito práticas. Você sempre termina o curso com um projeto concluído, o que dá uma sensação de satisfação e mais motivação para continuar. E eles vivem lançando promoções, então dá para comprar cursos por valores muito acessíveis como R$ 25 ou R$ 39.

Por isso, selecionei 10 dos melhores cursos de aquarela online oferecidos pela plataforma. Existem muitos outros, que você pode conferir clicando aqui, mas esses são alguns dos que eu fiz, ou alguma amiga me recomendou, ou que já comprei e estão na minha “biblioteca” para fazer em breve.

A maioria das aulas de aquarela que vou mostrar aqui tem áudios em inglês ou espanhol, porque a maior parte dos professores são estrangeiros, mas todas têm legendas em português.

Leia também:
Cursos da Domestika são bons? Como funcionam?
Domestika Plus vale a pena? Quais as vantagens?

Aulas de aquarela online

1. Caderno de viagem em aquarela

Ama viajar e quer aprender a aquarelar, ou evoluir na prática? Então o curso Caderno de viagem em aquarela é perfeito para você.

A professora é Alicia Aradilla, designer gráfica e ilustradora que deixou o emprego para viajar pelo mundo documentando tudo em aquarela (e mostrando no Instagram @a.aradilla). Eu já acompanhava o trabalho dela e achei massa quando vi que ela tinha um curso de aquarela online na Domestika.

Nele, ela explica técnicas básicas de pintura em aquarela com foco em ilustração de um caderno de viagens. O projeto final é justamente pintar uma página do caderno. As aulas incluem temas como composição, enquadramento, estilo pessoal e ideias para completar a página além da pintura.

curso de aquarela

2. Ilustração botânica em aquarela

Existem aulas de aquarela online focadas nos mais diversos assuntos, mas um dos mais comuns é a botânica. Esse é também um dos meus temas preferidos, então o curso de Ilustração botânica com aquarela é um dos que mais quero fazer. Depois que comecei a desenhar flores e folhas passei a enxergar as plantas de outra forma; a natureza é incrível demais.

Ele é ótimo para quem está começando, porque as aulas partem desde a introdução à aquarela, abordando como criar texturas opadas e brilhantes, cabelos e espinhos e texturas ásperas e secas, que vão ser usadas para pintar flores, folhas, árvores etc. Ela também fala da morfologia das plantas e de composição botânica e apresenta diferentes estilos de ilustração botânica e suas aplicações na aquarela.

aulas de aquarela online - ilustração botânica

3. Ilustração de pássaros com aquarela

Outro tema que você vai encontrar com frequência são os pássaros. Nas aulas de aquarela online do curso Ilustração de pássaros com aquarela, a professora inglesa Sarah Stokes fala sobre valores tonais, teoria da cor, controle de pigmento, pintura sobre papel molhado, tipos de pinceladas e composições.

Como é de se imaginar, o projeto final do curso é pintar pássaros em um galho, usando técnicas de pintura em aquarela. No site da Domestika dá para ver os trabalhos das centenas de alunos que já fizeram as aulas e tem muita coisa linda.

curso de aquarela online

4. Desenho de pessoas em aquarela

Se você procura um curso de aquarela online em português, sem ter que se preocupar com as legendas, vale conferir as aulas de Sketching de pessoas em aquarela com o ilustrador brasileiro Marcus Penna, que já trabalhou para a DC Comics, Editora Abril e UEFA.

Nas aulas ele fala sobre desenho de observação e proporções básicas, exercícios de mistura de cores, exercícios de rosto, estudos de pintura em monocromia (com uma só cor), estudos de cor com paleta limitada, entre outros assuntos muito interessantes não só para quem quer desenhar figuras humanas.

desenho de pessoas - aulas de aquarela online

5. Sketching criativo para iniciantes em aquarela

Caso você não queira fazer um curso de aquarela com um tema específico e ainda esteja começando na técnica, vale conferir as aulas do curso Sketching criativo para iniciantes em aquarela. Nelas, a professora fala sobre pincéis, cores, transparências e propõe exercícios mais abstratos. Ela também é inglesa e dá aulas na Universidade de Artes de Londres.

Essas aulas de aquarela exploram técnicas lúdicas e menos convencionais, numa pegada mais de diversão, explorando o processo criativo enquanto você se familiariza com esse tipo de tinta. Se você curtir a professora e quiser fazer depois uma aula diferente, vale conferir o outro curso dela que é focado em Ilustração da natureza.

6. Urban sketching com aquarela

Se você é fã de aquarelas e desenhos de paisagens urbanas, vai adorar o curso Urban sketching: crie paisagens urbanas expressivas, com a ilustradora estadunidense Eleanor Doughty. Nessas aulas de aquarela online você vai aprender não só técnicas de aquarela, como também lições de composição e perspectiva.

Ela ensina a fazer o esboço, definir os detalhes e colorir tudo com aquarela, e o projeto final é uma arte retratando uma paisagem de uma cidade que você escolher. Ela também ensina como compartilhar seu projeto nas redes sociais.

urban sketching

7. Pintura de paisagens aquáticas em aquarela

Não por acaso, a aquarela é uma técnica maravilhosa para fazer efeitos de água. Por isso, o curso Pintura de aquarela em paisagens marinhas, com o artista plástico argentino Daniel “Pito” Campos, é muito interessante. Ele também tem aulas de aquarela online focadas em paisagens urbanas e paisagens naturais em aquarela.

Nesse curso você vai aprender como usar a aquarela para retratar os reflexos de objetos na água, mas uma amiga que já viu as aulas gostou muito do incentivo a expressar seu estilo e criatividade. A proposta do professor é sair da cobrança por algo “perfeito” e buscar um resultado com personalidade.

paisagens aquáticas em aquarela

8. Retrato ilustrado em aquarela

Numa proposta mais diferente, a ilustradora e artista plástica espanhola Ana Santos ensina, no curso de Retrato ilustrado em aquarela, como combinar técnicas tradicionais e retoque digital com o Photoshop para fazer lindos retratos. A mesma professora tem um curso de Técnicas experimentais de aquarela para principiantes, que pode ser legal fazer antes.

Para as aulas de aquarela online com foco em retratos ela aborda o desenho de rostos, as técnicas de pintura em aquarela, como usar técnicas secas para enriquecer o trabalho, digitalização, composição e retoques digitais. O curso tem mais de 4 mil avaliações na plataforma e 100% são positivas.

retrato ilustrado

9. Ilustração de alimentos em aquarela

Outro tema muito legal para um curso de aquarela é comida. Sigo vários artistas no Instagram que ilustram coisinhas de confeitaria, frutas, pães e outras comidinhas usando aquarela e acho a coisa mais linda. E você pode aprender a fazer isso com o curso de Ilustração de alimentos em aquarela com a professora Enya Todd (@enya_todd no Instagram).

Nas aulas ela fala sobre tipos de papel, as texturas dos alimentos, paletas de cores, referências e esboços, técnicas de aquarela e como fazer alguns retoques simples no Photoshop. Literalmente uma delícia, hehe.

ilustração de alimentos

10. Ilustração em aquarela com influência japonesa

Para finalizar esta lista de aulas de aquarela online, escolhi um curso com uma abordagem diferente: nas aulas de Ilustração em aquarela com influência japonesa, a professora Flor Kaneshiro (argentina de ascendência japonesa) aborda a técnica de desenho e pintura Sumi-ê, originária da pintura chinesa e introduzida no Japão no século XIV.

A professora é especialista nessa técnica e explica como criar ilustrações com pinceladas em estilo japonês. Não fiz esse curso, mas uma aluna que deixou um comentário no site (o usuário dela é molliemmoorhead) disse “Aprendi mais neste curso que em 20 anos pintando aquarela sozinha”.

aulas de aquarela online em estilo japonês

Quer mais opções de aulas de aquarela online? Veja todos os cursos de ilustração disponíveis atualmente na Domestika.

E aí, curtiu essa seleção de cursos de aquarela online com diferentes temáticas e abordagens? Tem outras dicas de aulas para aprender ou refinar a técnica? Me conta nos comentários!

Depois de fazer vários cursos da Domestika e decidir recomendá-los aqui no blog, me tornei afiliada da plataforma. Isso significa que recebo uma pequena comissão caso você se inscreva em algum curso através dos links deste post. Você não paga nada a mais por isso (pelo contrário: se usar o cupom LUISAFSANTOS-DESCONTO ganha desconto na maioria dos cursos e planos) e me ajuda a manter o blog no ar. Só recomendo empresas que conheço e gosto. Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas.

Crédito das fotos: Domestika/divulgação e Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário