Aprendizado e trabalho

Como estudar idiomas online de graça: recursos variados

Aprendizado e trabalho | 15/01/14 | Atualizado em 02/05/24 | 23 comentários

Não sei tocar nenhum instrumento musical e corro de qualquer tipo de bola como o diabo foge da cruz. Talvez pra compensar minha inaptidão pra tantas outras atividades, aprender línguas estrangeiras sempre foi um hobby pra mim. Seja fazendo aulas num cursinho, viajando ou aproveitando a facilidade de estudar idiomas online de graça, sempre mantive o hábito de explorar outras culturas pelas vias idiomáticas. E você também pode fazer isso, sem precisar nem sair de casa.

Afinal, a maravilhosa rede mundial de computadores oferece uma infinidade de opções gratuitas pra facilitar nossa vida. Quer ver? Dá uma olhada nessa lista com vários recursos legais pra estudar idiomas online, seja desde o comecinho ou quando você já tem certa fluência.

E depois de ler este post, confira também minhas dicas pra estudar alemão, espanhol e francês online de graça, caso esteja estudando um desses idiomas.

Leia também:
Guia completo sobre estudos no exterior
Guia completo sobre aprendizado de idiomas

Como estudar idiomas online de graça

Cursos online

Acho que essa é a opção mais óbvia quando a gente pensa em estudar idiomas online, né? Ainda assim, é a que eu menos uso, hehe. Os que já testei se concentram mais em formas lúdicas de memorização, que podem dar uma mãozinha nos primeiros estágios do contato com um idioma, ou quando você quer ampliar o vocabulário.

Babbel

No Babbel, por exemplo, há cursos pra iniciantes em vários idiomas. Eles cobrem o bê-a-bá da língua, memorização de vocabulário e cursos específicos como exercícios de escrita e de pronúncia. No entanto, só é possível ter acesso gratuito à primeira lição de cada parte; fora isso, é preciso pagar.

Pra mim, o mais legal é que dá pra baixar o aplicativo pra Android e iOS e ficar memorizando vocabulário onde estiver: no ônibus, na sala de espera do consultório, na fila do pão… Nesse ponto, o interessante do sistema é que ele lhe faz revisar seus conhecimentos de tempos em tempos.

O Babbel é legal pra quem tá nos níveis A1 e A2 (iniciante); pra mais avançados, não acho que seja o ideal.

estudar idiomas online de graça

Busuu

Já o Busuu  separa os cursos em iniciante, intermediário, para negócios e para viagens (podendo variar dependendo da língua). Ele também tem testes de nível e guias de gramática, sendo que depois da primeira semana esses guias só ficam disponíveis pra usuários Premium.

Na parte de vocabulário, uma coisa legal é que ele mostra não só a palavra e imagem correspondente, mas também frases que exemplificam o uso da palavra num contexto (e, pra usuários pagantes, inclui também áudio).

O Busuu tem também diálogos pra praticar escuta e leitura, e o mais legal: exercícios de escrita que são corrigidos por outras pessoas inscritas na plataforma que sejam nativas na língua. É claro que essas correções não são superconfiáveis, mas num nível iniciante elas ajudam. O Busuu também tem aplicativo mobile.

Duolingo

Outra opção interessante pra estudar idiomas online é o Duolingo, que é grátis. Ele mostra o significado das palavras em uma frase e depois lhe pede pra escrevê-la na língua-alvo, ou apresenta um áudio e pede pra você escrever o que foi dito, por exemplo. Acho isso mais legal do que apenas escolher a resposta certa entre as alternativas apresentadas, como acontece em outras plataformas.

O próprio sistema traz explicações pra os erros comuns, mas também existe embaixo de cada frase um mini-fórum pra tirar dúvidas sobre a questão. Quando você termina uma lição, ele acrescenta as palavras vistas a uma lista de vocabulário no seu perfil.

Ele funciona como um jogo, em que você vai ganhando e perdendo corações de acordo com seus acertos e erros, e se errar muito tem que repetir a lição.

Leia mais:
Dicas pra estudar alemão online de graça
Dicas pra estudar francês online de graça
Dicas pra estudar espanhol online de graça

Intercâmbio linguístico

Uma das formas mais eficazes de desenrolar um idioma é conversando com falantes nativos. E você não precisa esperar até alcançar um nível avançado no idioma pra começar! O ideal é já ir falando assim que possível e tentar deixar de lado o medo de errar. Afinal, um dos maiores entraves pra o aprendizado de idiomas é nosso perfeccionismo. Lembre-se que o grande objetivo é se comunicar e que é só errando que se aprende.

Enquanto fazia intercâmbios, eu tive vários parceiros de tandem. Eram estrangeiros que estavam estudando português e se encontravam comigo pra falar uma hora na língua deles e uma hora em português.

Mas sabia que mesmo aí da sua casa você pode encontrar um gringo pra bater um papo, corrigir seus erros e de quebra lhe ensinar sobre a cultura do país onde se fala sua língua-alvo?

Eu usava um site chamado Sharedtalk pra encontrar pessoas de diferentes países pra conversar, mas infelizmente ele saiu do ar. Outra opção que ainda funciona é o Livemocha, que também oferece um curso. Outras opções de sites que promovem esses intercâmbios de conversação pra quem quer estudar idiomas online são o Tandem.net e o Speaky.

Além disso, você pode procurar amigos estrangeiros em outras plataformas, como o Couchsurfing e o FriendMatch.

E se quiser pagar, uma forma legal de estudar idiomas online é através do italki. A plataforma reúne professores profissionais, com experiência e certificados, que dão aulas pagas. Tem também a opção de tutores não profissionais, que ensinam a língua nativa deles por um preço mais baixo.

Vídeos, séries e filmes

Quando você já tem pelo menos um nível básico da língua, outra dica pra estudar idiomas online de forma mais dinâmica é assistindo a vídeos. Você pode procurar vídeos educativos mesmo, que simplificam a linguagem, ou vídeos “normais”, feitos pra falantes nativos do idioma.

Se você gosta de aquarela, futebol ou viagens, por exemplo, que tal acompanhar um youtuber que fale sobre o assunto no seu idioma-alvo? Você também pode assistir a séries e filmes com legenda no idioma ou mesmo sem legenda, caso já consiga entender. Tem muitos filmes estrangeiros na Netflix e em outros serviços de streaming, como Amazon Prime Video e Stremio.

Pra iniciantes, uma série de vídeos legal é a Extr@, formatada em estilo sitcom. Os episódios são meio toscos, mas em termos educativos acho bem legal. Vi alguns episódios da versão em alemão e achei massa porque dá pra entender muita coisa, mesmo com meu nível superbásico, e pra mim isso é um grande estímulo ao aprendizado.

Os episódios tão disponíveis no Youtube; não vou colocar o link aqui porque os canais que encontro acabam saindo do ar depois de um tempo, mas é só colocar na busca “Extra en español”, “Extra en français” e assim por diante.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Rádio e podcasts

Além de vídeo, outra opção pra praticar a escuta é, obviamente, áudio. Que é ainda mais prático porque dá pra integrar na sua rotina, enquanto vai pra o trabalho ou lava os pratos em casa, né?

Você pode ouvir rádios de vários lugares do mundo em serviços como o Tunein Radio, tanto pelo site quando no app. Outra opção é procurar podcasts na língua-alvo sobre assuntos que você curte: cinema, tecnologia, séries de TV, pescaria, zumbis, borboletas… No Spotify e outros players de música, é fácil encontrar centenas de podcasts do mundo todo! Aqui no blog eu dei dicas de podcasts de viagem em inglês, por exemplo.

estudar idiomas online de graça

Prática de leitura

Outra habilidade importante pra se praticar ao estudar idiomas online é a leitura. Isso é bem fácil, com toda a web aí cheia de sites em várias línguas. Mas um “truque” que eu gosto de usar é salvar os textos pra ler no Kindle, o leitor de e-books da Amazon. Assim, se você tiver feito download do dicionário do idioma, basta clicar numa palavra pra ver a definição.

E tem uma dica meio óbvia que vale pra qualquer língua: vá no Google e digite, na língua-alvo, coisas como “histórias para crianças”, “contos infantis” ou qualquer tema que você tenha interesse de ler. Tem também muitos livros clássicos, que já estão em domínio público, disponíveis pra download integralmente em vários idiomas.

E, é claro, vá nas páginas dos principais jornais do(s) país(es) onde a língua é falada. Escolha os textos que mais lhe interessam, salve-os e leia-os marcando as palavras que não conhece. Só não precisa ficar parando pra checar o significado de cada palavra, pra leitura não ficar chata. Tente entender pelo contexto, sempre que possível.

Dicionários online

Eu adoro dicionários, essas maravilhas cheias de palavrinhas curiosas. Pra algumas línguas, como inglês, tenho um monte: inglês-português, inglês-inglês, dicionário de sinônimos, dicionário ilustrado… Mas hoje em dia, com a internet onipresente e os aplicativos de celular, deixei de comprar as versões em papel.

Pra português-inglês e português-espanhol, indico o WordReference, que usava muito pra tirar dúvidas ao revisar traduções. Ele é bem detalhado e inclui muitos sentidos pra mesma palavra, acho ótimo. Ah, também tem inglês-inglês e dicionário de sinônimos.

Outro legal é o bab.la, que tem português-inglês, português-espanhol e português-alemão. Ele dá exemplos de frases com as palavras buscadas (pra mim, esse é o ponto alto da plataforma) e a opção de ouvir um áudio pra conferir a pronúncia, além de incluir vários sinônimos nos resultados. Pra o celular (Android) eu uso o app de dicionário do PONS, que é grátis e bem completinho.

Fóruns de idiomas

Como se diz “professor titular” e “professor assistente” em inglês? É igual nos Estados Unidos e na Inglaterra? Quais são as gírias pra dizer que uma coisa é legal na Espanha? E no México? Se o dicionário não foi suficiente, não se preocupe: é bem provável que você encontre as respostas às suas dúvidas em um fórum online.

O que eu mais uso é o Wordreference, onde sempre acho o que não encontrei no dicionário. Pra pesquisar, costumo digitar minha dúvida + wordreference no Google mesmo. Se não encontrar, você pode abrir um novo tópico com sua dúvida, mas recomenda-se pesquisar direitinho antes, pra evitar repetir o mesmo assunto.

Além dele, outro fórum legal é o do How to Learn Any Language, onde o pessoal tira dúvidas e também compartilha materiais e fontes de estudo.

estudar idiomas online de graça

Sites de paquera

Quem quer mesmo aprender arruma os jeitos mais inusitados, né? :P Uma estratégia usada por uma amiga que conheci no curso de alemão era entrar em redes sociais de paquera, como Badoo, pra praticar o idioma. Não é uma forma muito convencional de estudar idiomas online, mas ela garantiu que ajudou muito! É só deixar claro desde o início que sua ideia é apenas bater papo (ou não, né? Vai que sair um crush aí de quebra…).

Por enquanto é isso! Os recursos mencionados acima são apenas os que eu já usei em algum momento da vida pra estudar idiomas online e que servem pra várias línguas diferentes. Também dei dicas aqui no blog sobre sites, músicas, filmes, apps etc. específicos pra quem estuda francês, espanhol e alemão.

Quais são suas ferramentas preferidas pra estudar idiomas online? Conta nos comentários!

Posts Relacionados

23 Comentários

  1. Maria

    Nossa amei seu post, me ajudou muito.
    Obrigada.

  2. luiz salomao

    Excelente sua dica !!! PARABÉNS pra nós que encontramos esse tesouro, e parabéns também para você Luiza que me ajudou muito.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Luiz! Que alegria ler esse comentário :) Bom saber que o post foi útil! Um abraço.

  3. Igor

    Parabéns pelo post Luisa!
    Sempre que inicio um estudo de um novo idioma, acabo desistindo por falta de estímulo, mas posts como esse servem para nos dar motivação.
    Fiz 6 meses de inglês e 6 meses de alemão em cursos presenciais, mas agora voltei a estudar pela internet.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Igor! Obrigada ^^ Espero que você se motive mesmo! Também tou parando de fazer aulas presenciais de alemão por um tempo e aproveitando a internet pra manter o que já aprendi ;) Um abraço e boa sorte com os idiomas!

  4. RFK

    Amei!!!! Vai ser super útil pros alunos do meu programa. Eu gosto de melhorar e manter meu inglês lendo tudo sobre filmes e atores na internet!!!! Obrigada!

    • Luísa Ferreira

      Que bom! :D Obrigada pelo comentário! ^^

  5. Intercâmbio linguistico é uma maneira otima para praticar linguas e ganhar confianca em essa lingua.
    O unico problema que eu encontre é que a maioria das pessoas nos web sitios deste tipo, são interessados intercambiar so as linguas mais populares.
    Então se voce quiseres praticar Ingles o Alemão, por exemplo, vai ser bastante facil encontrar uma pessoa interessada aprender Português, para fazer este intercâmbio.
    Infelizmente no meu caso que minha lingua materna não é tão popular (Grego) é quase impossivel encontrar um parceiro linguístico, para praticar Portugues (ou Espanhol…)

    • Luísa Ferreira

      Oi! Realmente, com idiomas mais populares é mais fácil :( Na França não tive tanta facilidade de encontrar alguém pra um intercâmbio quanto teria se falasse espanhol ou inglês, por exemplo… Mas por outro lado, deve haver menos gregos nesses sites, então se alguém quiser aprender sua língua imagino que você não teria muita “concorrência”… Não sei se estou certa :P E se você falar bem algum outro idioma que não seja o grego talvez dê pra “trocar” o português ou espanhol por ele, não? De qualquer forma, bpa sorte! :)

  6. Julia

    Achei seu site simplesmente incrível, e sua escrita esplendorosa. Vou te acompanhar!!

    • Que comentário mais lindo, Julia! :) E ainda tens o nome da minha irmã <3 hehe. Acompanha mesmo, é um prazer tê-la como leitora! :) Um abraço

  7. Luisa Macedo

    Muito legais todas as dicas. Atualmente voltei para as aulas de espanhol e uso muito o Duolingo para praticar vocabulário e escrita. Para as gramatica, infelizmente achei insuficiente o conteúdo desses sites e apps.

    Eles não dão explicações, e quando tem, não são claras. Estou tomando aula de espanhol pelo Skype com um professor que achei pelo Preply https://preply.com/pt/espanhol-por-skype e agora sim estou assimilando as diferenças gramaticais.

    • Oi, Luisa! Sim, acredito que esses apps são melhores pra vocabulário mesmo, e pra manter a língua viva na sua mente de alguma forma naqueles momentos de ócio no dia a dia (no ônibus, sala de espera, fila do banco…). Mas realmente, a gramática precisa ser estudada com mais calma e profundidade :) Não conhecia o Preply, vou dar uma olhada. Valeu pela dica! :)

  8. Carlos Antonio Silva

    Oi Luisa, estou usando o duolingo para aprender Espanhol, mas suas dicas foram muito legais. Valeu!!!!!

  9. Leoncio

    Muito bom o seu texto, muito boas as dicas…
    Estava querendo aprender russo, e estou indeciso entre o Babbel e o Busuu. Qual deles você me recomendaria? Abraço.

    • Oi, Leoncio! Acho o Busuu mais completo, mas você pode usar o app do Babbel pra praticar vocabulário também :) Eu experimentaria as versões gratuitas dos dois, já que cada pessoa tem mais afinidade com um método… Sucesso no aprendizado!

  10. Leoncio

    Oi, Luísa. Agradeço pela resposta.
    Então, estou pensando se vale a pena pagar por um dos planos do Busuu ou se só a versão gratuita é suficiente. O que vc acha? Quanto ao Babbel, poderia utilizar mesmo somente para aprender vocabulário.

  11. Alex

    Sinceramente, nem todos conseguem aprender sem professor! E digo mais, eu mesmo estudei russo pelo duolingo e tudo, eu acho que até ajuda mas nada que substitui o auxílio de um professor estar ali para sanar suas dificuldades!
    Acredito que esses sites são para dar um extra, agora aprender mesmo só com professor!

    • Concordo que nem todos conseguem aprender sem professor, Alex! Por isso disse no post que essas ferramentas podem “ajudar o aprendizado de idiomas a ir além das salas de aula” ;) Cada um tem seu método e muita gente consegue ser autodidata sim, até porque além de professores você pode buscar recurso audiovisuais, fóruns, intercâmbios de idiomas (tandem)… Mas com certeza um bom professor faz muita diferença. Um abraço!

  12. Valeria Fontes

    Recomendo a página languagetools.io, para autodidatas em várias línguas. Uso muito a correção de redações por nativos e o fórum de duvidas.

Deixe o seu comentário