Hungria

Como foi que vim fazer um estágio em Budapeste

Hungria | 20/07/13 | Atualizado em 15/05/18 | 7 comentários

Boa notícia: adiei minha volta ao Brasil e vou passar o verão em Budapeste! :) Vim pra cá dois dias depois de defender a dissertação (Tirei 10, êêêê! Ainda não tou acreditando!) e se tudo der certo fico até a metade de setembro, quando volto à Espanha pra pegar o resto das minhas malas e voar pro Brasil.

Nunca tinha pensado em morar – mesmo que por um curto período – na Hungria. Mas a ideia acabou surgindo depois da study session de que participei aqui, em abril. Durante o curso, conheci o diretor da Minority Rights Group Europe, que tem sua sede internacional em Londres e a sede europeia na capital húngara. E acabei vindo fazer um estágio em Budapeste, trabalhando com eles por dois meses. :)

Vir pra cá foi um pouco difícil em termos burocráticos: liguei e mandei e-mails pra mil consulados e escritórios de imigração pra conseguir informações sobre visto, porque meu caso era meio complicado. Cada pessoa me dizia algo diferente, mas no fim consegui dar entrada no pedido de permissão de residência na imigração daqui. Agora é ver se aceitam ;)

Fui atendida por gente que não falava inglês, mas minha amiga húngara tava comigo e me ajudou muito. A sensação de impotência por não entender nada do que tá acontecendo é bizarra, mas o pessoal da imigração foi até gente boa e aparentemente vai dar tudo certo :) De todo jeito pelo menos tenho o tempo até eles darem a resposta, hehe.

Leia mais:

Todos os posts sobre Budapeste

Além dessa incerteza burocrática, deu um friozinho na barriga por outros fatores, como vir pra um país cuja língua eu não falo. E a reputação da dita cuja não ajuda, né? Segundo Chico, é a única língua que o Diabo respeita! Por enquanto sei dizer oi, rua, praça, cinema, correio, sim, não e café. haha. Tento pensar que pelo menos o alfabeto é derivado do latino ;) Mas apesar das incertezas, não quis que nenhum obstáculo me fizesse desistir. Afinal, são justo essas coisas que tornam as vivências mais enriquecedoras, né? E o que vier tá valendo! :)

Um dos pátios do meu prédio :)

Um dos pátios do meu prédio :)

Tou morando num apê simpático bem central, de onde posso ir andando tanto aos bares charmosos quanto ao escritório. O prédio é antigão, com pátio no meio e um elevador assustador :P Mas o apartamento foi renovado e é bem legal. Por enquanto, meu flatmate é um italiano (nesse momento vem à mente Monica, de Friends: “I have to live with a boy!” haha), mas são quatro quartos e em agosto chegam também um alemão e um taiwanês.

Tive uma sorte grande porque o universo colocou na minha vida a tal húngara de quem falei dois parágrafos acima: Klaudia tá fazendo intercâmbio em Valladolid, veio passar o verão em casa e tá sendo um anjo por aqui :) E felizmente, tenho encontrado sempre gente que fala um mínimo de inglês na rua e em lojas. Só fico pensando num gringo perdido no Brasil, meu Deus…

Acho que esse período vai ser bem intenso, então não sei se vou conseguir postar com a frequência que estava planejando, mas prometo compartilhar tudo que aprender sobre esse país fascinante. Torçam por mim e até logo!

Procurando hospedagem em Budapeste? Clique aqui e encontre as melhores opções de hotéis e albergues na cidade

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. RFK

    Boa sorte e aproveite tudo!

  2. Klismann Vianna

    Hungria! *—* Show de bola! Aproveite o máximo aí, tente aprender pelo menos o básico de húngaro e divirta-se. ^^

    • Obrigada, Klismann! Tou tentando aprender o básico sim! :) Um abraço.

  3. Rita Vieira

    Cheguei há dias a Budapeste com um amigo e ainda não temos onde morar.
    Preciso de alugar um apartamento com dois quartos de preferência perto da Corvinus.

    Podes ajudar-me?

  4. Fernanda

    Olá Luiza,

    Qual foi o procedimento para o visto de estágio? Me interessei por uma vaga mas primeiro quero saber os documentos e tempo necessário. Nao acha nada útil na internet. Se puder me ajudar, ficarei muito grata!

    Otima semana!

    • Oi, Fernanda! Meu estágio era voluntário, então era um visto de curta duração pra trabalho voluntário. Infelizmente não sei te informar os documentos exatos porque faz muito tempo; não salvei todos os requisitos e acredito que eles podem ter mudado desde então :/ Um abraço!

Deixe o seu comentário