O que fazer em Viña del Mar: guia completo
Conhecida como “Cidade Jardim”, Viña del Mar fica a apenas a 130 km de Santiago do Chile e é pura sofisticação e elegância. Fui para lá em 2024, numa viagem em que conheci o Chile de norte a sul, e foi um dos destinos litorâneos que mais me chamaram a atenção no país. Inclusive, me lembrou muito Florianópolis e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Muitos brasileiros fazem bate e volta para Valparaíso, que fica logo ao lado, e acabam não passando por Viña del Mar, ou ficam só algumas horinhas por lá. Mas saiba que em quesitos como praias, conforto e segurança, Viña é uma das melhores alternativas no litoral do Chile. Não à toa é o destino praieiro mais procurado pelos próprios chilenos.
Para ajudar com o planejamento da sua viagem, escrevi esse texto sobre o que fazer em Viña del Mar. Vou falar das melhores praias e de várias outras atrações da cidade e dos arredores, além de montar um roteiro detalhado de 3 dias.
Leia também:
O que fazer em Valparaíso, Chile
Onde se hospedar em Santiago
Guia completo do Deserto do Atacama
Todos os artigos sobre o Chile
O que fazer em Viña del Mar: melhores praias
As praias de Viña del Mar são as principais atrações da cidade, então vou começar esse guia falando sobre elas:
Reñaca
É uma das praias mais famosas e procuradas de Viña del Mar, e também a de que eu mais gostei. Tem uma ótima infraestrutura, com bares e restaurantes à beira-mar, e é ideal para quem gosta de surf, já que as ondas são mais fortes.
A Praia Reñaca tem cerca de 3 km de extensão e há um calçadão para pedestre e ciclovia, o que a torna bastante frequentada por pessoas que gostam de fazer atividade física. Ela fica localizada a aproximadamente 10 km do centro da cidade e é de fácil acesso, tanto de carro quanto de transporte público.
O que eu mais gostei por lá é que você encontra turistas, surfistas e moradores. Por isso, a praia tem um ambiente bem descontraído e descolado. Durante a noite também é uma ótima opção para ir num barzinho ao som dos lobos marinhos que vivem por lá.
Aproveite um dia ensolarado para ver o pôr do sol da praia Reñaca. Você não vai se arrepender. E caso esteja com saudades do Brasil, uma curiosidade: há um quiosque no calçadão da praia que pertence a um brasileiro. Sempre está tocando música brasileira, e de vez em quando rola até uma caipirinha.
Caleta Abarca
A Praia Caleta Abarca fica no centro da cidade, a poucos metros do Relógio das Flores, que é um dos pontos turísticos mais visitados de Vinã del Mar. Por isso, ela também é conhecida como “Praia do Relógio”.
É uma ótima opção caso você esteja hospedado pela região central e queira aproveitar umas horinhas na praia. É uma praia pequena e muito frequentada por moradores. Lá você encontra aluguel de caiaque e stand up, aulas de ginástica na areia, estacionamento e um restaurante com bar e cafeteria.
Las Salinas
A Praia Las Salinas fica entre a região central e a Praia de Reñaca. Por ser um pouco distante do centro e não ter uma grande estrutura comercial, é uma praia menos movimentada.
Eu gosto de lugares com menos fluxo de pessoas, então adorei Las Salinas. No canto esquerdo da praia existem alguns poucos bares e restaurantes, além de um costão de pedras onde se pode caminhar.
Acapulco
A Praia Acapulco é uma das mais populares de Viña del Mar, devido a sua localização privilegiada. Situada entre o final da Avenida Perú e o Muelle Vergara, ela fica bem próxima ao centro urbano da cidade, então atrai muitos visitantes durante todo o ano, e mais ainda na alta temporada.
A Avenida San Martín, que margeia a praia, é uma das mais movimentadas da cidade, oferecendo uma variedade de comércios, como lojas de artesanato, bares, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos.
La Boca
A Praia La Boca na verdade fica na cidade de Concón, a mais ou menos 20 km do centro de Viña del Mar. Mas eu não poderia deixar de falar dela, já que foi um dos lugares de que eu mais gostei e foi lá onde fiz uma aula de surf.
É o paraíso dos surfistas e tem uma ótima infraestrutura, incluindo bares, restaurantes, cafés, escolas de surf, pista de skate e até um espaço para praticar escalada.
Para quem gosta de experimentar a culinária local, essa região também é bem interessante, porque é um lugar de pesca e há diversos restaurantes especializados em frutos do mar.
O que fazer em Viña del Mar: pontos turísticos
Além das praias, Viña del Mar também conta com parques, praças, museus, shoppings e construções históricas. É um ótimo destino para quem gosta de combinar passeios na natureza com rolês mais urbanos. Aqui estão os pontos de interesse que eu recomendo:
Museu Fonck
O Museo Fonck é um dos museus mais importantes de Viña del Mar, especializado na cultura Rapa Nui (Ilha de Páscoa) e na história natural do Chile. Ele fica no centro da cidade e é muito rico em informações.
Em frente ao museu há um Moai original da Ilha de Páscoa com 3 metros de altura. No segundo piso, há uma exposição sobre a fauna e a flora chilena, além de informações e objetos das culturas Mapuche, Atacameña e Diaguita.
O ingresso custa hoje 4.500 pesos chilenos e o museu fica aberto de terça a sábado das 10 às 18 horas e no domingo e na segunda-feira com horário reduzido, das 10 às 14 horas.
Relógio das Flores
Sabe aqueles pontos turísticos super clichês, onde a gente acaba indo só para dizer que foi? O Relógio de Flores é um deles. Apesar de ser um dos lugares mais fotografados da cidade, não é algo muito interessante ou histórico.
Localizado em frente à praia Caleta Abarca e inaugurado em 1962 por ocasião da Copa do Mundo, o relógio foi construído para embelezar a cidade, que era uma das sedes do torneio.
O design floral do relógio é composto por diversas espécies de flores que são renovadas periodicamente, refletindo as diferentes estações do ano e garantindo uma aparência sempre colorida.
Uma curiosidade é a crença popular de que aqueles que tiram uma foto em frente ao Relógio de Flores retornarão a Viña del Mar no futuro.
Castillo Wulff
Para quem gosta de arquitetura antiga, vale a pena visitar o Castillo Wulff. Além de ser uma super obra arquitetônica, ele se destaca também por sua posição privilegiada sobre as rochas à beira-mar, o que proporciona uma bela vista.
O castelo foi construído no século XX por um alemão e posteriormente foi adquirido pela cidade de Viña del Mar. Ele já abrigou o Museu Naval da Armada do Chile, e em 1995 foi declarado Monumento Histórico Nacional.
Atualmente o castelo funciona como centro cultural, sediando exposições de arte e eventos diversos. Em 2024 ele estava em reforma, então não pude visitá-lo internamente, mas só a caminhada do Relógio das Flores até a entrada do Castelo já vale a pena.
Avenida Perú
Numa lista do que fazer em Viña del Mar com certeza caminhar pela Av. Perú é uma das melhores opções. A avenida é uma charmosa via costeira que se estende paralelamente ao Oceano Pacífico.
Além das lindas vistas, ao longo da avenida também há diversos pontos de interesse, como a Roda Gigante, a Praça Colômbia, o Casino de Viña del Mar, o Castillo Wulff e restaurantes e cafés sofisticados.
Muelle Vergara
Após muito tempo deteriorado, o Muelle Vergara foi completamente restaurado e atualmente é um local popular para caminhadas, pesca recreativa e principalmente para apreciação das vistas panorâmicas da costa e da baía de Valparaíso.
Dica: esse é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol! E você ainda pode aproveitar o passeio para conhecer a Feira de Artesanato, que fica a poucos metros dali.
Quinta Vergara
Quinta Vergara é um espaço muito bem cuidado, como a maioria dos lugares no Chile. Ele conta com um museu, um anfiteatro, um jardim e um parque. Fica localizado no centro de Viña, bem próximo ao Relógio das Flores. A entrada é gratuita e muitas vezes há exposições e eventos acontecendo por lá.
Vinhedos
Para quem vai viajar para o Chile para experimentar bons vinhos, saiba que em Viña del Mar é possível visitar alguns vinhedos. Na verdade, eles não ficam exatamente em Viña, mas sim nas proximidades, como o Vale de Casablanca, que abrange algumas das vinícolas mais renomadas do Chile.
Localizado a aproximadamente 40 km de Viña del Mar, o Vale de Casablanca é reconhecido por suas condições climáticas ideais para a produção de vinhos brancos, especialmente Sauvignon Blanc e Chardonnay, além de tintos como Pinot Noir.
Você pode ir por conta própria, se estiver de carro, ou contratar um tour em alguma agência da cidade.
O que fazer em Viña del Mar: natureza
Além das praias, parques e museus, a região de Viña del Mar também é cheia de belezas naturais, como as Dunas de Concón e o Cerro Mauco.
Dunas de Concón
As Dunas de Concón ficam a 11 km do Centro de Viña e a menos de 5 km da Praia de Reñaca. Vale a pena passar o dia na praia e ir até as dunas para ver o entardecer, que é a coisa mais linda.
Além de curtir o visual das dunas e do oceano, é possível alugar uma prancha e fazer sandboard. É um local frequentado tanto por turistas como por moradores. E se bater a fome, é só atravessar a avenida; do outro lado há um supermercado e uma pequena praça de alimentação.
Cerro Mauco
Para os caçadores de aventura como eu, o Cerro Mauco é uma pequena montanha localizada a mais ou menos 30 km de Viña, na região de Quintero. É um trekking considerado de nível médio e a subida até o topo leva em torno de duas horas.
Há estacionamento no início da trilha e um pequeno comércio que vende bebidas e comidas. Se o céu estiver limpo, lá de cima dá para ver o mar e os picos nevados da Cordilheira dos Andes. Lindo passeio para quem gosta de mesclar atividade física e natureza.
O que fazer em Viña del Mar: roteiro de 3 dias
Bom, agora que você já leu sobre o que fazer em Viña del Mar, vou te ajudar com um roteiro detalhado caso você vá passar 3 dias na cidade.
Dia 1
- Praia Caleta Abarca
- Relógio das Flores
- Castillo Wulff
- Avenida Perú
- Playa Acapulco
- Muelle Vergara
- Praça O´Higgings e Shopping
Parece muita coisa para o primeiro dia, mas todos esses locais ficam relativamente perto. Dá para fazer uma caminhada iniciando na Praia Caleta Abarca e passando por todos esses pontos de interesse em mais ou menos uma hora.
Há restaurantes para almoçar/petiscar na Praia Caleta Abarca, na Avenida Perú ou na Praça O´Higgings, que seria o ponto final da caminhada. Ao lado dessa praça também se encontra um grande shopping, caso você precise de caixa eletrônico, loja de celular, casa de câmbio, entre outros serviços que às vezes necessitamos quando estamos viajando.
Dia 2
- Praia La Boca
- Praia Reñaca
- Dunas de Concón
No segundo dia você pode conhecer a praia La Boca pela manhã, e inclusive tomar o café da manhã por lá e fazer uma aula de surf. Em seguida, recomendo ir curtir a tarde e almoçar na Praia Reñaca, e depois ver o pôr do sol das Dunas de Concón. Dá para ir de Uber, de ônibus ou até mesmo caminhando pelas escadarias.
Dia 3
- Museu Fonck
- Quinta Vergara
- Visita a uma vinícola
No terceiro dia você tem a opção de conhecer o Museu Fonck e o espaço Quinta Vergara pela manhã e à tarde fazer um passeio até alguma vinícola no Vale Casablanca.
Esse roteiro é apenas uma sugestão para otimização do seu tempo na viagem, mas caso você goste mais de curtir o dia na praia, por exemplo, você pode incluir a Praia Las Salinas ou a Acapulco. Caso você prefira fazer um trekking, pode tirar um dia inteiro para ir até o Cerro Mauco.
Outras informações sobre Viña del Mar
Onde ficar em Viña del Mar?
Viña del Mar oferece diversas opções de hospedagem para todos os estilos e orçamentos. A escolha da região ideal para se hospedar depende do tipo de experiência que você busca na cidade. Por exemplo, você prefere ficar próximo de centros comerciais, perto da praia ou em um bairro mais nobre e residencial?
Centro de Viña del Mar: Esta área é ideal para quem procura praticidade e facilidade de locomoção. No centro você encontrará uma variedade de hotéis, desde opções econômicas até estabelecimentos de luxo, além de restaurantes, cafés, lojas e serviços essenciais, como bancos e farmácias.
Bairro Población Vergara: Conhecido por abrigar diversos pontos turísticos, como o Anfiteatro Quinta Vergara, o Museu Artequin e o Palácio Vergara, este bairro combina uma atmosfera residencial tranquila com uma ampla oferta de comércios, restaurantes e serviços.
Playa Reñaca: Se você prefere ficar perto da praia, Reñaca é uma excelente escolha. A orla é movimentada e tem um ambiente agradável, com infraestrutura completa. No entanto, esteja ciente de que Reñaca está a cerca de 6 km do centro de Viña del Mar e dos principais atrativos turísticos da cidade.
Clique aqui para conferir as melhores opções de hospedagem em Viña del Mar e faça sua reserva online.
Dica: use o filtro para ver apenas acomodações com nota acima de 8.
Voluntariado em Viña del Mar
Sabia que é possível se hospedar em Viña del Mar e em outras partes do Chile (e do mundo) de graça? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.
Você pode, por exemplo, ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ser auxiliar de cozinha, dar consultoria de marketing digital e muito mais. Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do mundo, praticar outros idiomas e conhecer o Chile muito além dos pontos turísticos.
Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 59 USD.
Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 49 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano. Se quiser mais informações, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.
Curtiu a ideia? Confira todas as opções disponíveis hoje para trocar trabalho por hospedagem em Viña del Mar e em outras partes do Chile.
Qual a melhor época para visitar Viña del Mar?
A cidade pode ser visitada o ano todo, mas cada estação tem suas particularidades.
No verão, que vai de dezembro a março, é alta temporada, então tudo vai estar um pouco mais caro. No entanto, é a melhor época para aproveitar as praias, devido às temperaturas elevadas.
Se você busca um clima mais agradável, menos turistas e bons preços, a primavera (outubro a novembro) e o outono (abril a junho) são as melhores opções.
E o inverno? Neva na cidade? Muita gente pensa que sim, por Viña ser tão perto da Cordilheira. Mas apesar de as temperaturas caírem significativamente no inverno, que vai de julho a setembro, não cai neve em Viña del Mar. Eu fui em agosto de 2024 e tive o prazer de pegar uma semana de bastante sol e calor; deu até para ir à praia (sem banho de mar, claro).
O que fazer em Viña del mar à noite?
Viña del Mar oferece uma vida noturna animada e diversificada, com opções para todos os gostos. Desde cassinos e bares até restaurantes sofisticados e festas na praia, há muitas atividades para aproveitar a noite.
Caso você seja como eu e prefira um programa mais leve, sugiro uma caminhada noturna pela Avenida Perú e pelo Muelle Vergara. São lugares ideais para admirar o mar sob a iluminação da cidade.
Se você prefere curtir a noite num barzinho ou em algum restaurante mais sofisticado, sugiro a Avenida San Martín e a Rua Valparaíso. Para um agito até o amanhecer, o Casino de Viña del Mar e os arredores da Praia Acapulco são boas opções.
Espero que você tenha gostado deste guia do que fazer em Viña del Mar. Boa viagem!
Texto por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. Fotos por Bárbara Nicoli e Deposit Photos.
0 Comentários