Colômbia

Onde ficar em Santa Marta, Colômbia: melhores regiões e hospedagens

Colômbia | 31/01/24 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Santa Marta é uma das maiores cidades do litoral norte da Colômbia, com cerca de 500 mil habitantes, nove divisões urbanas e quatro distritos: Taganga, Bonda, Minca e Guachaca. Por isso, saber onde ficar em Santa Marta é uma dúvida frequente entre os viajantes que passam por lá.

Eu passei algumas semanas na região durante meu mochilão pela Colômbia e dividi a minha estadia entre os bairros Rodadero e Centro Histórico. Achei que foi uma boa ideia, consegui aproveitar bastante a cidade.

Neste texto vou falar sobre os melhores bairros onde se hospedar em Santa Marta e vou dar dicas de bons hotéis, pousadas e albergues. Também vou compartilhar dicas sobre o que fazer em Santa Marta e como conseguir hospedagem grátis por lá.

Leia também:

onde ficar em santa marta

Onde ficar em Santa Marta: melhores bairros

O melhor lugar onde ficar em Santa Marta depende das suas preferências pessoais e do tipo de experiência que você procura. Por isso, vou comentar as principais características dos bairros mais populares e falar sobre os prós e contras de cada um.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Santa Marta, como na maioria das cidades colombianas, é repleto de construções coloniais, hospedagens, cafeterias, restaurantes, bares e todo o tipo de comércio. Além disso, o bairro fica a poucos metros da beira-mar e de praias centrais.

Uma das vantagens de se hospedar pelo Centro Histórico é a facilidade de locomoção. A maioria dos ônibus para outros lugares turísticos nos arredores sai dali mesmo ou do Mercado Público, que fica bem próximo. Hospedando-se neste bairro você terá fácil acesso a vários destinos da região, como Parque Tayrona, Palomino, Cidade Perdida e Deserto de La Guajira.

Outra vantagem é que há muitas hospedagens econômicas nessa parte da cidade. E ainda, a maioria das acomodações ficam perto da orla, então você consegue assistir ao pôr do sol todos os dias na beira da praia!

A desvantagem é que, como em qualquer cidade grande na América Latina, a região central causa uma certa insegurança. Eu particularmente não senti medo em nenhum momento, visto que as ruas estavam sempre cheias de pessoas circulando. No entanto, não é aconselhável andar em ruas desertas e escuras.

Se você gosta de vida noturna, de ruas movimentadas, de experimentar comidas típicas e de descobrir restaurantes charmosos, você vai gostar do Centro Histórico de Santa Marta, principalmente das ruas próximas do Parque de los Novios.

Rodadero

Rodadero é um bairro mais moderno, localizado a aproximadamente 7 quilômetros do centro de Santa Marta. Ele conta com uma infraestrutura completa, hotéis sofisticados, shoppings, galerias, inúmeros restaurantes, bares e todo tipo de comércio.

É um bairro independente, com um grande calçadão à beira-mar e ao lado de uma das melhores praias de Santa Marta: a Praia Inca Inca. O entardecer nessa parte da cidade também é um espetáculo e há um grande movimento de pessoas e ambulantes vendendo comida e bebida.

Como Rodadero é uma região mais moderna, também é mais valorizada. Ou seja, as hospedagens costumam ser um pouco mais caras que no Centro. Por outro lado, elas oferecem mais comodidades, como grandes áreas de lazer, sala de reuniões, academia, sauna, entre outras.

A desvantagem de Rodadero é a localização, visto que você vai estar mais longe do Centro e do Mercado Público. Porém, se você estiver viajando de carro, Rodadero é uma ótima alternativa, já que é um bairro seguro e muitos hotéis têm estacionamento privado.

rodadero

Taganga

Taganga é uma pequena vila de pescadores a 5 quilômetros do Centro de Santa Marta e conta com as praias mais bonitas da região. A estrutura do vilarejo é simples, com ruas de areia, um centrinho charmoso, bons restaurantes, barracas à beira-mar e muitas lojas de roupas e lembranças.

Se você busca onde ficar em Santa Marta para curtir os dias na praia, Taganga é a melhor escolha. Da Praia de Taganga você consegue ir caminhando até a Praia Grande e a Praia Escondida. Ou então pode optar por contratar passeios para outras praias mais distantes, como Bahia Concha e Chengue.

Em Taganga há muitos albergues, campings e outras hospedagens com bom custo-benefício. E apesar de ser um distrito de Santa Marta, fica super perto do centro, com transporte público a cada 15 minutos.

Com o crescimento do turismo em Taganga, a vila de pescadores que antigamente era segura e pacata se tornou um ponto turístico visitado por milhares de pessoas diariamente. Consequentemente, o povoado deixou de ser um local tranquilo.

taganga em santa marta

Agora que você já sabe os prós e contras de cada uma das principais localizações onde se hospedar em Santa Marta, confira minhas dicas de hospedagem em cada um desses lugares.

Onde ficar em Santa Marta no Centro Histórico

No Centro Histórico de Santa Marta há vários hotéis boutique que funcionam em casas antigas no estilo colonial. Existem também inúmeros albergues, desde os descolados e de festas aos mais familiares e tranquilos. Abaixo, uma seleção dos melhores hotéis e das acomodações mais econômicas no centro:

Melhores hotéis do Centro Histórico

O Hotel Boutique Don Pepe é um dos melhores hotéis do Centro Histórico de Santa Marta. Fica a 150 metros do Malecón e disponibiliza restaurante, spa, piscina, estacionamento, banheiras de hidromassagem e terraço.

O Hotel Boutique & Spa Casa de Leda também é um hotel super elegante, no estilo colonial e com decoração moderna. Alguns quartos possuem vista para o Centro Histórico.

O Placita Vieja Hotel Boutique Spa está localizado no Parque de los Novios, que é uma das melhores regiões de Santa Marta para se hospedar. A propriedade tem piscina, terraço, bar e sauna. O hotel também oferece serviço de aluguel de bicicletas.

Já o Hotel Boutique Casa Carolina está localizado junto ao Mosteiro San Francisco, a 200 metros da Praia Central e da Praça Simón Bolívar.

A Casa Rosa Alma Hotel é uma linda casa colonial e bem localizada, próxima do Malecón, dos restaurantes e do comércio em geral.

A Casa Gaitana  também fica numa propriedade histórica, com instalações modernas, piscina e terraço. Enquanto a Casa Charlotte, do mesmo grupo de hotéis, está numa área mais silenciosa e tranquila, ainda que também fique no centro.

Opções com bom custo-benefício no Centro Histórico

O Hotel Kasaya Real tem um ótimo custo-benefício, a apenas 10 minutos de caminhada do Malecón e com um ambiente acolhedor.

O Hotel Parque de los Novios Inn também é super barato para tudo o que ele oferece, além de ficar na melhor localização do centro.

Se você gosta de hostel de festa, o La Brisa Loca é uma ótima opção. Ele tem 3 andares, e no terraço há festas quase todos os dias. No térreo tem uma piscina e no andar do meio, um restaurante, cafeteria e coworking.

O Baboon Hostel também é super descolado e as camas dos quartos compartilhados são grandes e possuem cortina e tomada.

O Imagine Hostel e o Hostel la casa de Petra são os albergues mais bem avaliados do centro de Santa Marca, e o Distrito Hostel é um dos mais reservados por estrangeiros.

centro de santa marta

Onde ficar em Santa Marta em Rodadero

A maioria dos hotéis de Rodadero possuem boa infraestrutura e ficam próximos da praia e do comércio. Abaixo, listei as melhores hospedagens na região e as acomodações mais econômicas:

Melhores hotéis de Rodadero

Um dos melhores hotéis de Rodadero é o KH Hotel Boutique. Ele é super elegante, fica a 5 minutos da praia e possui bar, restaurante, jardim, piscina e sauna. O Hotel Mandalas House by DOT Boutique é no mesmo estilo, ideal para quem busca uma hospedagem mais sofisticada.

O Tamacá Beach Resort é um hotel tradicional na beira da praia de Rodadero. Ele possui uma grande área de lazer com piscina, academia, estacionamento, restaurante e bar. A 200 metros há outro hotel do grupo, o Blue Hotel by Tamacá, que segue o mesmo padrão de qualidade; a diferença é que a estrutura é um pouco mais simples.

Caso você prefira alugar um apartamento inteiro, o Puro Confort conta com estúdios completos de 1 quarto, estacionamento próprio e piscina no terraço com vista para o mar, além de ficar a poucos metros da praia.

O Apartamento Samaria Club De Playa também tem apartamentos inteiros de dois quartos num edifício moderno e elegante, junto com um clube de praia. No espaço você encontra sala de jogos, academia, jardim, restaurante, estacionamento, sauna, banheiras de hidromassagem e até um pequeno parque aquático.

Opções com bom custo-benefício em Rodadero

Apesar do nome, o Hotel Boutique Deluxe é uma das hospedagens mais econômicas de Rodadero. As suítes são simples e todas possuem televisão e ar-condicionado. O hotel também oferece quartos compartilhados.

O Donde Ruka Hostal também tem quartos privados e compartilhados. Ele fica num local residencial e tranquilo, e a poucas quadras da Praia de Rodadero. O Hotel Mathieu fica nessa mesma zona e ainda possui piscina.

O Hotel Casamart é pequeno, mas super fofo e colorido. Fica no canto direito da praia, numa área comercial, próximo do Hotel Cuchara de Palo, que é um hotel simples com um restaurante caseiro no mesmo espaço.

A Ayenda Casa 12 é uma casa grande e completa numa localização estratégica, perto da praia e do comércio, mas longe do agito e do barulho. Possui piscina e alguns espaços de lazer compartilhados.

O Hotel Tamaca House e o Riveira Hostel têm nota média 9,3 na plataforma de reservas Booking e ambos são bem localizados; são simples, mas com tudo o que é necessário para uma boa estadia.

hospedagem em santa marta - rodadero

Onde ficar em Santa Marta em Taganga

Em Taganga existem muitos albergues e a maioria das hospedagens tem terraço com vista para o mar. Abaixo, separei os melhores hotéis do vilarejo e as hospedagens mais econômicas e bem avaliadas, com notas médias acima de 8 na plataforma da Booking.

Melhores hotéis em Taganga

Se você está procurando onde ficar em Santa Marta perto da praia, o  Hotel Abitti é uma das melhores opções. Ele fica no canto direito da Praia de Taganga, a poucos metros do mar e do início da trilha para a Praia Grande. Ele tem uma ótima estrutura, com piscina, restaurante, bar, jardim, estacionamento privativo e terraço com uma linda vista.

As Cabañas Paraiso possuem uma das melhores notas no Booking, avaliadas em 9,3 pelos viajantes. Todos os quartos têm sacada com vista para o mar e alguns têm jacuzzi.

O Vito Hotel Boutique também é uma hospedagem bem avaliada. A maioria dos comentários, dizem que é um local muito tranquilo e silencioso, bem localizado e que a proprietária é uma pessoa amável, que ajuda com diversas informações e serviços.

Para quem está viajando em família ou em grupo de amigos, o Ocean Lovers Apartamentos é uma ótima alternativa, pois conta com apartamentos privativos completos e fica a apenas uma quadra da praia.

O Hotel Cactus tem um estilo mais rústico, situado no topo de uma colina, no canto esquerdo da praia de Taganga e a poucos metros do mar. Todas as cabanas possuem terraço e vista para o mar.

Opções com bom custo-benefício em Taganga

Se você está procurando por preço, o Hostal Alquimista é um dos albergues mais baratos de Taganga. O Samarian Hostel também é super econômico e com linda vista para o mar. A Casa MITA é no mesmo estilo e conta com terraço e bar.

O Hostal Viña del Mar fica numa ótima localização, em frente à praia e ao lado de vários restaurantes da vila. Conta com quartos compartilhados e suítes com vista para o mar. La Tortuga Hostel também é boa opção perto de tudo, com piscina, terraço com vista para o mar, bar e redes para relaxar.

Para quem prefere ficar longe do agito da vila, o Hostel Hipilandia fica num local mais reservado, a uns 800 metros da praia. Possui um jardim arejado com redes para descansar e serviço de lavanderia.

A hospedagem Casa Italia também fica um pouco mais afastada do centro e é um local super charmoso e com vários tipos de jogos.

O Hostel Palohe é um dos albergues mais bem avaliados em Taganga. Ele possui uma pequena piscina, redário, terraço e sala de estar.

A Casa Taboro também tem uma nota alta na plataforma Booking, fica a 200 metros da praia e conta com uma área de lazer super aconchegante.

hospedagem em santa marta - taganga

Os melhores hotéis de Santa Marta

Em resumo, para quem busca pelos melhores hotéis de Santa Marta, o Hotel Boutique Don Pepe, o Placita Vieja Hotel Boutique Spa e o Santa Marta Marriott Resort Playa Dormida são os que possuem melhores avaliações na cidade.

Hospedagem em Santa Marta de graça

Sabia que existem diversos lugares onde ficar em Santa Marta sem pagar pela hospedagem? Através da Worldpackers, uma plataforma de voluntariado em viagens, você encontra mais de 50 oportunidades nesta região. O funcionamento é simples: você troca suas habilidades por acomodação e outros benefícios, como alimentação, passeios e experiências culturais.

Fazer um voluntariado é uma forma de economizar muito, visto que a hospedagem é uma das maiores despesas numa viagem. Além disso, você tem a possibilidade de viver uma experiência mais autêntica, contribuir com uma causa social, fazer amigos do mundo todo, interagir mais profundamente com a comunidade local e descobrir lugares menos convencionais.

Em Santa Marta você pode ajudar com jardinagem numa ecovila, com bioconstrução num projeto de permacultura ou com pequenos reparos num coliving, por exemplo. Há vagas também para dar aulas de yoga num hostel ou ajudar num projeto social. E se você leva jeito com as redes sociais, pode fazer um trabalho voluntário num beach hostel, apoiando na produção de conteúdo.

Esses são apenas alguns exemplos de trabalho voluntário em Santa Marta. Há mais de 50 oportunidades espalhadas pela região. Dá uma olhada aqui em todas as vagas de voluntariado em Santa Marta disponíveis na Worldpackers.

Você pode buscar vagas de graça, mas se quiser se inscrever para uma oportunidade e ter direito ao seguro Worldpackers, é necessário se tornar membro da comunidade. Com o cupom JANELASABERTAS você ganha 10 dólares de desconto na sua assinatura anual. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, em mais de 140 países, durante um ano.

onde ficar em santa marta, colômbia

O que fazer em Santa Marta

Fazer um tour pelo Centro Histórico, assistir a um pôr do sol no Malecón e curtir uma noite nos arredores do Parque de los Novios são as melhores coisas para fazer pela região. Outros pontos de interesse que você pode conhecer no Centro Histórico de Santa Marta são: Museu do Ouro, Catedral Basílica de Santa Marta, Praça Simón Bolívar e Teatro Santa Marta.

Para quem gosta de história, vale a pena conhecer a Quinta de San Pedro Alejandrino, que fica próxima do Shopping Buenavista. O local conta com três espaços: um museu com a história de Simón Bolívar, um jardim botânico e galerias de arte.

Minca, um povoado no meio das montanhas da Serra Nevada de Santa Marta, é uma das melhores atrações de Santa Marta. Por lá, você vai encontrar cachoeiras, redes gigantes, fazendas de café e muitos mirantes com vista para as montanhas.

Veja aqui no blog um artigo completo sobre o que fazer em Minca

E caso você queira curtir praia, não deixe de visitar Rodadero, Inca Inca e Taganga. Como comentei, Santa Marta também é porta de entrada para vários destinos muito legais na Colômbia, como Parque Tayrona, Cidade Perdida, Palomino e La Guajira.

E aí, já sabe onde ficar em Santa Marta? Ficou com alguma dúvida? Manda aí nos comentários!

praia de inca inca

Texto por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. Fotos por Bárbara Nicoli e e Deposit Photos.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário