Dicas Práticas

Viagens de mergulho e de aventura em grupo: Maré Expedições

Dicas Práticas | 20/10/23 | Atualizado em 20/11/23 | 1 comentário

Antes de pularmos do barco, Mariela me lembrou: “Não se esqueça das três regras principais: respirar, se comunicar e se divertir”. A frase, que se tornou um mantra no meu dia a dia, resume o que significou participar de uma das viagens de mergulho da Maré Expedições: muito mais do que explorar o universo subaquático, uma experiência assim traz aprendizados para a vida.

Talvez você tenha chegado a este artigo pesquisando sobre viagens de mergulho em grupo porque já está acostumado com o universo subaquático, ou pode ser que você nunca tenha mergulhado antes.

Eu estava no segundo grupo: queria mergulhar de cilindro pela primeira vez, mas tinha muito medo. Achava que ia me sentir claustrofóbica, ter uma crise de ansiedade, me enrolar e fazer tudo errado, entre outros cenários catastróficos. Já tinha tentado fazer mergulho de batismo duas vezes, em viagens pelo Brasil, e sempre precisei cancelar por algum motivo externo. Pensava que talvez não fosse mesmo para mim.

Até que conheci Mariela Vasconcelos, que junto com Juliana Starling criou a Maré Expedições. Na verdade, eu já conhecia Mariela, mas só virtualmente. A seguia no Instagram há alguns anos, acompanhando as viagens dela pelo mundo.

Doutora em biologia, instrutora de mergulho PADI e líder de viagens da National Geographic Student Travel, Mari foi viver uma sonhada volta ao mundo aos 28 anos e hoje é nômade. Numa viagem de mergulho na paradisíaca Abrolhos, na Bahia, ela conheceu a sócia Juliana, DiveMaster e fotógrafa subaquática que fez cursos de mergulho na Tailândia, Malásia e Indonésia.

viagens de mergulho

A coragem de mergulhar nos medos

No nosso primeiro encontro ao vivo, durante uma passagem dela pelo Rio de Janeiro, Mariela me ouviu falar do meu medo e me convidou a superá-lo junto com ela numa expedição que ia fazer em breve em Arraial do Cabo. Senti muita confiança e tomei coragem. Ainda bem!

Passamos um fim de semana delicioso em Arraial. Ainda na pousada, ela me explicou os princípios básicos do mergulho de cilindro, deu várias instruções de segurança e fez alguns exercícios na piscina. Depois, partimos para um mergulho embarcado, junto com outros mergulhadores já certificados que completavam nosso grupo.

expedição de mergulho

Eu não poderia ter desejado um “batismo” melhor que esse. Fiquei meio nervosa, me enrolei um pouco no começo e pedi para subir à superfície porque comecei a ficar aflita. Mas Mariela tinha me explicado tudo tão direitinho e teve tanta paciência, cuidado e empatia que não foi difícil respirar fundo e tentar de novo. E aí tudo fluiu!

Desbravar o universo submarino pela primeira vez foi incrível. Quase chorei quando vi tartarugas marinhas, enormes cardumes e outros animais marinhos lindos. O mergulho em si foi muito bonito, mas a melhor parte foi a sensação de superação.

Tenho algumas amigas que fizeram seu primeiro mergulho de batismo com profissionais nada atenciosos e pacientes. Em vez de viverem um momento mágico, elas desperdiçaram dinheiro ou até tiveram experiências traumáticas.

Por isso, faço questão de recomendar a Maré para todo mundo que me fala que gostaria de fazer seu primeiro mergulho, ou teve uma experiência que não curtiu, ou já é certificado e não tem com quem mergulhar.

barco em que fizemos o mergulho

A Maré Expedições: viagens de mergulho e de aventura

Criada em março de 2021, a Maré Expedições defende que através do mergulho, além de nos divertirmos, derrubamos barreiras pessoais, superamos medos, vencemos desafios e nos conhecemos melhor. Minha experiência foi um bom retrato disso.

Elas promovem viagens de mergulho e de aventura em grupos de cerca de 12 pessoas, conectando gente que quer explorar novos lugares, fazer novas amizades e viver experiências únicas pelo mundo, em cima e embaixo d’água.

Enquanto escrevo este texto, em outubro de 2023, elas se preparam para a 17ª expedição. Nos últimos dois anos e meio, já levaram grupos para destinos como Paraty, Toque Toque, Arraial do Cabo, Fernando de Noronha e Amazônia (o único destino que não inclui mergulho). Ah, e tem também as viagens live aboard em Abrolhos (Bahia) e Alcatrazes (São Paulo), em que os participantes dormem no barco por alguns dias.

Atualmente, elas estão preparando os primeiros grupos internacionais. A Maré vai promover agora viagens de mergulho para o Sudeste Asiático, onde Mariela morou por algumas temporadas.

viagens em grupo

A maioria dos participantes viaja só e se junta ao grupo, que costuma ser formado por pessoas que curtem praia, sol e aventura.

Em termos de nível de experiência, normalmente não existem restrições. Tem gente já certificada, mas quem não mergulha também é super bem-vindo, seja para experimentar pela primeira vez ou para fazer snorkel.

Só o caso das viagens live aboard, em que o grupo fica embarcado por dois ou três dias, costuma ser diferente, contando só com a participação de quem já é certificado.

E aí, curtiu a ideia de participar de uma das viagens de mergulho e aventura da Maré Expedições? Dá uma olhada no site, no YouTube e no Instagram delas e entra em contato para pedir mais informações.

Este não é um post patrocinado e não recebo nada pela recomendação. Fiz a experiência de mergulho a convite de Mariela, curti muito a experiência com a Maré e desejo que mais pessoas tenham a oportunidade de viajar com elas também. :)

Créditos das fotos que ilustram o artigo: Luísa Ferreira/Janelas Abertas e Juliana Starling/Maré Expedições (cedidas para publicação no blog).

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. Adriana

    A Mare eh mesmo tudo isso!
    Ju e Mari são super gente boa, experientes, empáticas, e cuidadosas.
    Conheci a Maré no Insta, qdo procurava uma viajem com Mergulhos e Praia.
    Ai, fiz minha primeira expedição em Out/23 pra Noronha, e foi surreal.
    Eu já era certificada mas não mergulhava a 2 anos. E tb já tinha passado por algumas experiências bem chatas, tanto em batismos, como em mergulhos já certificada.
    Primeira quedinha na água deu aquele medinho apos tanto tempo sem mergulhar, mas Mari estava por perto, encorajando e tranquilizando. E foram maravilhosos os mergulhos. Inclusive, mergulhar com mulheres eh muito mais acolhedor e empático. Nunca tinha feito com instrutoras, só homens.
    A parte terrestre, tambem. Me senti viajando entre amigas queridas, mesmo não conhecendo ninguém de início.

    Se vc curte praia, Sol, trilha, Mergulho e fazer amigas, vem com a Maré.

    Estou ansiosa e de olho pras seguir nas próximas expedições.

    Deixo beijos pra Mari e pra Ju, com saudade

Deixe o seu comentário