Rio de Janeiro

Onde ficar em Arraial do Cabo: guia completo

Rio de Janeiro | 19/10/23 | Atualizado em 03/01/24 | Deixe um comentário

Quer saber onde ficar em Arraial do Cabo com um bom custo-benefício? Minha primeira dica: se possível, reserve hospedagem com antecedência. Esse “Caribe brasileiro” localizado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, fica lotado em feriados e durante o verão. Por isso, caso vá viajar na alta temporada, é bom garantir sua vaga numa hospedagem legal o quanto antes.

Mas quais são os melhores hotéis e pousadas em Arraial do Cabo e as melhores regiões onde se hospedar? Vou compartilhar aqui as dicas das minhas localizações preferidas, com base nas viagens deliciosas que fiz para lá, e indicar hotéis e pousadas com boas avaliações em cada lugar.

Onde ficar em Arraial do Cabo: melhores localizações

Na minha opinião, o melhor lugar onde ficar em Arraial do Cabo é a Praia dos Anjos, se você prioriza uma localização acessível. Ficando lá, dá para fazer muita coisa a pé. Outras boas opções são a Praia Grande e a Prainha, e também dá para se hospedar no Centro e no lindo Pontal do Atalaia.

Também dá para se hospedar em outras cidades da região, como Cabo Frio ou Búzios, e ir só passar o dia em Arraial. Mas a não ser que você esteja muito corrido e faça questão de combinar as várias praias numa mesma viagem, eu recomendo passar no mínimo uma noite por lá.

Além disso, você pode já ter ouvido falar que em geral, as hospedagens em Arraial do Cabo não são muito luxuosas. Existem boas opções com conforto, mas se você busca algo de alto nível, é mais fácil encontrar em Búzios e Cabo Frio.

Vamos, então, às dicas de melhores regiões para ficar em Arraial do Cabo? Vou falar os prós e contras de cada uma e dar recomendações de hospedagens para diferentes perfis de viajante e orçamentos.

hospedagem em arraial do cabo

Praia dos Anjos: localização central

Nas minhas duas visitas à cidade, escolhi me hospedar na Praia dos Anjos. Ela não é própria para banho, servindo como porto para barcos de pescadores e de passeios, mas ainda assim considero uma ótima opção de onde ficar em Arraial.

A Praia dos Anjos é muito central, tem uma oferta de hospedagem bem ampla e por ali você encontra todo tipo de loja, bares e restaurantes. Também dá para ir caminhando de lá até alguns dos principais atrativos locais, como a Praia do Forno e a Praia Grande. E é de lá que saem os passeios de barco para as praias mais afastadas, como as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Entre as pousadas na Praia dos Anjos, alguns destaques são a rústica e simpática Estalagem do Porto; a bonita Arraial Inn, que tem uma pequena piscina e quartos com varanda; a Solar dos Anjos, com uma vista bonitona; e a Costa Dourada, que tem um estilo bem básico, mas ótimas avaliações (nota 9,2 no Booking).

A Thalassa Pousada é outra boa dica de onde ficar em Arraial do Cabo com bom custo-benefício, assim como a Paraíso do Atlântico. A Canto da Canoa tem suítes com vista para o mar e a equipe é muito elogiada.

onde ficar em arraial do cabo - praia dos anjos

Praia Grande: agito e pôr do sol

Como o nome indica, a Praia Grande é bem grandona; é a maior da cidade. Ela é também a mais movimentada, mas como a faixa de areia é bem extensa, é uma boa opção para quem viaja em alta temporada e quer um pouco mais de espaço, já que lugares pequenos como a Praia do Forno ficam superlotados. É uma praia oceânica, com mar mais agitado.

Lá também tem uma boa estrutura de lojas, quiosques, bares, restaurantes, que costumam ficar agitados à noite. E ficando lá dá para ir caminhando até o centro. O pôr do sol visto de lá é bem bonito; um ótimo bônus na volta para a pousada ou hotel depois de um dia de sol.

Na Praia Grande a oferta de hospedagem é reduzida, mas uma opção com ótima reputação é a pousada Caminho do Sol, que conta com piscina e restaurante. Outras boas dicas por ali são a Pousada do Timoneiro, com piscinas e ótima localização, e a Acuario Pousada, em frente à praia.

praia grande

Prainha: águas calmas

A Prainha fica mais afastada do centro, mas ainda é uma opção de onde ficar em Arraial do Cabo relativamente perto de outros atrativos. A praia em si é muito bonita e com águas calmas, e tem muitos quiosques e barracas.

Na Prainha você encontra a charmosíssima Pousada da Prainha, que foi reformada há alguns anos e tem piscina e restaurante, sendo hoje uma das melhores da cidade; e hotéis como o Mediterranée e o Ocean View.

prainha

Pontal do Atalaia: vistas panorâmicas

Um dos lugares mais lindos de Arraial do Cabo, o Pontal do Atalaia fica mais distante do centro da cidade. Ele fica dentro de um condomínio, mas o acesso ao público é permitido, só que geralmente não é possível entrar com seu próprio carro – a não ser que você esteja hospedado lá.

Se quiser visitar as Prainhas do Pontal do Atalaia, você pode ir de barco ou então pela escadaria com acesso pelo Pontal. Também é por lá que se chega à Praia Brava. Sem falar nas vistas lindas lá do alto, com destaque para o pôr do sol.

Essa é uma boa localização para se hospedar em Arraial se você busca um lugar mais isolado, “exclusivo” ou romântico. E se estiver de carro, já que a pé vai ter que encarar umas boas ladeiras.

Por ali, a proposta é ficar numa casa de temporada, com mais privacidade e a possibilidade de cozinhar. Entre as hospedagens deliciosas no Pontal do Atalaia, alguns destaques são a incrível Casa Mar da Grécia, que tem três quartos e é toda branquinha e azul, a Casa Santorini Terrace, também lindíssima, e a Casa Corazul, mais em conta.

onde ficar em arraial do cabo - pontal do atalaia

Cabo Frio e Búzios

Como já mencionei, acho mais interessante passar pelo menos uma ou duas noites em Arraial mesmo. Mas se você estiver de carro e quiser ter mais opções de atividades noturnas e ficar numa hospedagem mais chique, vale dar uma olhada em hospedagem em Cabo Frio ou em Búzios.

Leia também:
Guia completo de onde ficar em Búzios
O que fazer em Búzios: passeio de escuna, praias e bares
Arraial do Cabo e Búzios sem carro: como chegar e como se deslocar

onde ficar em búzios

Planejando uma viagem para Arraial do Cabo: o que saber antes de ir

Como chegar em Arraial do Cabo?

Do Rio de Janeiro (capital) até Arraial do Cabo são uns 160 km e não tem muito mistério para chegar de carro. Se for de ônibus, tem saídas da Rodoviária Novo Rio e, na alta temporada, do aeroporto Galeão também. Você vai chegar no terminal no Centro da cidade, e dá para ir andando até a Praia dos Anjos.

Quantos dias ficar em Arraial do Cabo?

Recomendo passar pelo menos dois dias inteiros, para poder fazer um passeio de barco, conhecer as principais praias e curtir sem pressa a sua preferida. Se tiver mais tempo, existem outros atrativos como trilhas e mergulho. Eu fiz meu primeiro mergulho de cilindro lá em Arraial e adorei.

Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo?

Se possível, evite o alto verão, feriados e finais de semana. Na minha opinião, a melhor época é o outono, em especial abril e maio: as temperaturas ainda são altas, mas chove pouco e tem menos gente. No inverno e na primavera também pode ser bom, mas vale conferir a previsão do tempo. A partir de meados de outubro costuma chover.

Quais são as melhores praias de Arraial do Cabo?

Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia, Prainha, Praia do Pontal e Praia Grande são as mais gostosas. Dá para conhecer algumas delas num passeio de escuna, e outras são acessíveis a pé a partir do centro e da Praia dos Anjos.

Quer saber mais sobre os atrativos? Confira meu artigo completo sobre o que fazer em Arraial do Cabo.

onde ficar em arraial do cabo

Espero que tenha curtido essas dicas de onde ficar em Arraial! Boa viagem :)

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário