Espírito Santo

Onde ficar em Vitória ou Vila Velha: melhores bairros e hotéis

Espírito Santo | 31/07/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Planejando uma viagem para a capital do Espírito Santo e sua cidade irmã? Antes de escolher onde ficar em Vitória ou Vila Velha, você precisa entender um pouco das duas cidades e o que elas oferecem aos visitantes. Este artigo vai te ajudar com isso! Passei quase um mês na região e pude me hospedar em diferentes lugares e entender quais são as partes boas e ruins de cada um.

Como a escolha de onde se hospedar vai depender do que você quer ver na cidade, o que é importante para você, e também do seu orçamento, eu vou sugerir diversas opções de hospedagens em Vitória e em Vila Velha. Assim você consegue escolher o que mais faz sentido para você e pode aproveitar mais a sua viagem.

No final do texto ainda deixei uma dica de como se hospedar de graça e viver uma experiência incrível em Vitória ou outras cidade do Espírito Santo.

Onde ficar: em Vitória ou Vila Velha?

Muita gente se pergunta se é melhor se hospedar na capital, Vitória, ou em Vila Velha. As duas cidades ficam coladas uma na outra. Ambas têm praias, museus, mirantes, comida boa e agito, mas elas se sobressaem em áreas diferentes.

Vitória tem as melhores atrações históricas, enquanto Vila Velha tem lindas praias que são ótimas para banho. Vitória oferece mais opções de vida noturna, enquanto Vila Velha proporciona uma experiência mais tranquila e residencial.

No fim das contas, vai depender do que você busca na sua viagem. Mas não se preocupe: mesmo escolhendo se hospedar em uma, ainda é fácil curtir a outra. As duas cidades ficam a poucos minutos de distância e é possível conhecer ambas na mesma viagem, aproveitando o melhor de Vitória e de Vila Velha.

onde ficar em vitória ou vila velha

Onde ficar em Vitória

Centro Histórico: marco turístico

A melhor localização para quem gosta de bater perna durante o dia conhecendo a história dos lugares é o centro de Vitória. Lá é onde está a maior parte das atrações turísticas, como as típicas escadarias de lá, igrejas, museus e até mesmo o início da trilha do Parque Estadual da Fonte Grande.

Dá para visitar todos os lugares históricos sem ter que usar transporte, apenas caminhando e encarando algumas subidas e descidas. O preço das estadias e dos restaurantes costuma ser mais em conta no centro histórico se comparado aos outros bairros que vou indicar aqui. Uma outra vantagem, além de todo o peso histórico da região, é que esse é o lugar mais perto do bairro Ilha Caieiras.

A maior desvantagem é a falta de segurança: não é recomendado sair andando por ali à noite. Durante o dia, no entanto, foi tranquilo caminhar pela região. Talvez esse também seja um dos motivos de não ter tantos restaurantes abertos à noite nessa área, o que por vezes dificultou minha viagem.

palácio anchieta vitória

Hotéis e pousadas para ficar no Centro Histórico de Vitória

Alice Vitoria Hotel By Nobile – Pertinho do Porto de Vitória, oferece um café da manhã muito bem avaliado.

Hostel Alto do Rosário – A apenas 500m da Catedral de Vitória, com wifi gratuito e quartos para a família.

Guanaaní Hostel – O hostel mais barato e com ambiente mais familiar da região, conta com áreas comuns e cozinha compartilhada para os hóspedes.

Bairro Jardim da Penha: clima residencial e praia

Depois de alguns dias no centro de Vitória, resolvi mudar de região para ficar mais perto da Praia de Camburi. Escolhi o bairro de Jardim da Penha por indicação de um capixaba, que me disse que era uma região residencial, mais segura e com boas opções de bares e quiosques. De fato, me senti mais segura por ali e voltava a pé à noite sem nenhum problema.

Fiquei a apenas 4 quarteirões da orla da Praia de Camburi, onde caminhei várias vezes até o Píer de Iemanjá. Mas não só isso: você pode ir a pé até o Parque da Cebola e visitar as Paneleiras do bairro de Goiabeiras, um Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN. Ali você também encontra muitas padarias, mercados e restaurantes; não tive problema nenhum para comer bem.

Se você ainda está na dúvida de onde ficar em Vitória, vou te dar mais duas vantagens do Jardim da Penha: por ser uma zona residencial, é mais silenciosa, mas mesmo assim tem a Rua da Lama, que vai te dar opções de agito. E a outra é que o Jardim da Penha é perto do Aeroporto de Vitória.

onde ficar em vitória perto da praia de camburi

Onde ficar no Jardim da Penha em Vitória

Veja algumas sugestões de onde ficar em Vitória na região do Jardim da Penha:

Vitoria Praia Hotel – Com linda vista para a praia de Camburi, o hotel oferece restaurante e academia.

Alameda Vitória Hotel – Pertinho do Pier de Iemanjá, esse hotel é bem avaliado e tem restaurante e bar.

Guesthouse Mata da Praia – Se você busca um lugar para esquecer que está numa capital, a pousada Mata da Praia é uma ótima escolha: ela tem muito verde, piscina ao ar livre, e fica a 400m da orla.

Apartamento no Jardim da Penha – Um apartamento completo e equipado para você curtir a cidade, perto do Parque da Cebola, varanda e 900m da orla de Camburi.

Onça da Praia Hostel – Perto do Rio Santa Maria, o hostel fica a 400m da orla da Praia de Camburi.

Veja todas as opções de hospedagem em Vitória no bairro Jardim da Penha

Praia do Canto: agito e mar

Se você é do time que gosta de sair à noite, então se hospedar no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, vai ser o ideal para você. Opções de festas, bares-baladas e restaurantes não vão faltar. Outro ponto positivo é que essa também é uma região considerada segura.

Além do agito, você também pode relaxar ali pertinho, na Praia do Canto. Ou então aproveitar a feirinha de artesanato na Praça dos Namorados aos finais de semana, e até curtir o Shopping Vitória. Também vai ser fácil conhecer a Ilha do Frade, que fica do ladinho da Praia do Canto, e ainda tem a Praia Curva da Jurema logo ao lado.

Existem outras vantagens da Praia do Canto: uma delas é que o bairro está entre o centro histórico de Vitória e a Praia de Camburi, localização estratégica para conhecer os diferentes pontos da cidade. Além disso, está pertinho da ponte que leva até a Praia da Costa, em Vila Velha.

Onde se hospedar na Praia do Canto

Se você está pensando em se hospedar no Triângulo das Bermudas, fiz uma seleção de hotéis bem avaliados para te ajudar:

Triângulo Apart Hotel – Entre a praia e o fervo do Triângulo das Bermudas, esse ótimo hotel em Vitória tem café da manhã muito recomendado e piscina.

Comfort Suítes Vitória – São só 100m de lá até a rua mais agitada, e o Comfort também oferece restaurante e bar.

Hotel Costa Victória – A apenas 200m da Praça dos Namorados, o hotel conta com estacionamento gratuito.

Thuis I Apê na Praia do Canto – Se você busca um lugar todo para você, vale conferir esse apê charmoso, perto da praia e com piscina.

Quer mais dicas de hospedagem na capital capixaba? Veja todas as opções de hospedagem em Vitória.

Onde ficar em Vila Velha

Como falei, Vitória e Vila Velha são tão próximas que dá para ir de uma para outra várias vezes ao dia. Se optar por se hospedar em Vila Velha, recomendo ficar na região da Praia da Costa.

O mar ali é um pouco mais agitado que o de Vitória, mas tem boas opções de quiosques e restaurantes à beira mar. Outro ponto positivo é que fica perto da ponte que leva até a capital.

A Praia da Costa oferece uma localização incrível para conhecer os principais pontos turísticos de Vila Velha, como o Convento da Penha, o Centro Histórico, o Morro do Moreno, o Farol Santa Luzia e a Praia da Sereia. O bairro também é seguro e lá você encontra ótimos restaurantes à beira-mar.

onde ficar em vila velha - praia da costa

Separei quatro boas indicações de onde ficar em Vila Velha:

Quality Suites Vila Velha – Com uma vista incrível para toda a orla da Praia da Costa, o Quality Suites tem piscina no terraço e estacionamento grátis.

Apartamento Loft – Se você está buscando um apartamento só para você, esse pertinho da orla da praia, todo equipado, é uma excelente escolha.

Champagnat Hotel – Localizado a apenas dois quarteirões da praia, o hotel oferece transfer de e para o aeroporto, ótimo café da manhã e piscina.

Casa do Morro do Moreno – Como o nome já diz, essa hospedagem em Vila Velha fica perto do Morro do Moreno e da Praia da Sereia. Eles têm piscina e um ótimo café da manhã.

Ainda não escolheu? Veja todas as opções de onde ficar em Vila Velha.

Bônus: dicas de hospedagem em Guarapari

A apenas 53 quilômetros de distância, a famosa cidade de Guarapari, no sul do Espírito Santo, também tem praias lindíssimas. A cidade é grande e são muitas as opções de onde ficar em Guarapari, mas vou separar aqui em centro, sul e norte.

No centro estão as praias mais perto da cidade, como a Praia do Morro, Namorados, Castanheira e outras. A vantagem dessa área é que tem muito comércio, ótimos restaurantes, galerias de artesanato, quiosques e outras atrações.

As praias mais ao sul, como Meaípe e Bacutia (duas praias mais lindas e afastadas) costumam ficar mais agitadas na alta temporada. Ao norte, Setiba oferece mais tranquilidade aos visitantes.

Confira abaixo algumas opções de onde se hospedar em Guarapari:

Pousada Solar | Meaípe – À beira-mar, tem ótimo café da manhã e opção de quartos para famílias.

Hotel Quatro Estações | Praia do Morro – Hotel à beira-mar com piscina no terraço e uma linda vista da orla.

Pousada Praias de Setiba | Setiba – Pousada familiar a apenas um quarteirão da praia, com café da manhã bem avaliado.

Veja também todas as opções de hospedagem em Guarapari e faça sua reserva online.

onde ficar em guarapari

Onde ficar em Vitória de graça

Sabia que é possível se hospedar em Vitória e outras cidades do Espírito Santo sem pagar? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem em viagens, também chamado de work exchange. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros possíveis benefícios, como refeições e passeios.

Esse tipo de viagem é uma ótima forma de economizar, já que hospedagem costuma ser um dos itens mais pesados no orçamento. E também permite uma imersão cultural mais profunda. Já fiz voluntariados muito legais pela Worldpackers e acho ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do Brasil e do mundo e conhecer o destino muito além dos pontos turísticos.

Existem oportunidades de voluntariado em Vitória, Vila Velha, Guarapari e outras cidades do Espírito Santo. Você pode ajudar com jardinagem, fotografia, recepção, limpeza, entre outras tarefas.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano. Vale a pena demais!

Se quiser mais informações, dê uma olhada neste guia completo sobre work exchange.

O que fazer em Vitória e Vila Velha

Se você acha que o turismo da região se limita às praias vai se surpreender com a quantidade de atrações de Vitória e Vila Velha. Existe muito turismo histórico, com museus, igrejas diferentes e escadarias carregadas de lendas. A parte cultural das cidades, além dos museus, fica por conta principalmente das Paneleiras de Goiabeiras.

Isso sem falar na culinária, que é regada a peixes e frutos do mar: recomendo provar no bairro Ilha Caieiras. Se gostar de trilhas, recomendo as do Morro do Moreno, Parque Estadual Fonte Grande. E se quiser escapar um pouquinho da cidade, vale ir conferir um Templo Zen Budista na Serra Capixaba. Para saber mais, vem ler meu artigo completo sobre o que fazer em Vitória e Vila Velha.

o que fazer em vitória e vila velha

Escrito por Lanna Sanches, criadora do Elas Viajam Sozinhas e viajante do continente latino-americano há 6 anos.

Fotos por Lanna Sanches, cedidas para publicação no Janelas Abertas, e Deposit Photos.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário