Espírito Santo

O que fazer em Vitória, ES: roteiro completo e dicas

Espírito Santo | 24/07/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Vitória é uma capital meio esquecida pelo turismo, mas que vale demais uma visita. Por estar entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, o Espírito Santo acaba sendo ignorado por muitas pessoas quando pensam em viajar pelo Brasil. Mas se você está lendo este artigo, imagino que não seja seu caso! Vou compartilhar aqui o que fazer em Vitória com base na minha experiência passando uma temporada lá, para você aproveitar muito a capital capixaba.

Uma das vantagens de não ser uma cidade tão turística é que Vila Velha é mais tranquila e você consegue visitar os lugares com calma e com poucas filas. Se você gosta de museus, centros históricos, trilhas, igrejas, praias, bares e comida boa, saiba que a capital tem um pouco de tudo isso.

E é claro que não vou falar somente de Vitória. Com Vila Velha ali do lado, cruzando a ponte, vou também dar dicas de como curtir as duas cidades juntas. Elas ficam tão perto que fiz um roteiro de 3 dias para você aproveitar as duas cidades – veja o itinerário dia a dia no final do artigo. Mas se puder ficar mais tempo, fique, porque vale a pena!

o que fazer em vitória e vila velha - praia da costa e praia da sereia

O que fazer em Vitória, Espírito Santo

Centro Histórico

Um dos lugares com maior concentração de pontos turísticos em Vitória é o centro histórico. Lá você vai encontrar o Palácio Anchieta, um dos cartões postais da cidade. O Palácio foi construído para ser um colégio no século XVI, mas hoje é a sede do governo executivo estadual. É uma ótima opção de passeio cultural, com visitas guiadas de terça a domingo das 09h às 17h em dias de semana e até as 16h aos finais de semana (confirme os horários atualizados na época da sua visita).

palácio anchieta vitória

Além de andar pelo centro e ver a arquitetura da cidade alta, você pode também conhecer as igrejas. Tem o Convento São Francisco, uma das construções franciscanas mais antigas do Brasil; a imponente Catedral Metropolitana de Vitória; a arquitetura diferente da Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo; e a antiga Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Além do Palácio e dos templos religiosos, uma curiosidade arquitetônica do centro histórico de Vitória são as escadarias. Como o centro foi construído perto do morro, a cidade tem escadarias que são atalhos para ir de uma rua a outra a pé.

Tem a Escadaria Bárbara Lindenberg em frente do Palácio Anchieta, a Escadaria de São Diogo do lado da Praça Costa Pereira e a Escadaria Maria Ortiz perto da Catedral Metropolitana.

Se você gosta de ter mais contato com a rotina das pessoas dos lugares que visita, indo além dos lugares turísticos, vai se interessar pelo Parque Moscoso e pelo Mercadão da Vila Rubim.

O primeiro é um bonito Parque no centro para ter contato com a natureza e ver o movimento da cidade. E o mercadão tem aquele clássico caos de mercados de rua, com lojas de artesanato, roupas, sapatos, carnes, temperos, flores e mais, tudo junto e misturado.

Para te ajudar a se localizar por ali, a Prefeitura de Vitória fez um Mapa do Centro Histórico com os principais pontos turísticos.

Praias de Vitória

Ao buscar o que fazer em Vitória, muita gente pensa logo nas praias, e elas são mesmo bem legais. A mais famosa é a Praia de Camburi. Com uma orla de 6 quilômetros, a mais extensa da cidade, tem diversas opções de restaurantes, quiosques, lojas e praças, além de uma ótima ciclofaixa.

Dica: alugar uma bicicleta e conhecer a praia de ponta a ponta. Na ponta direita de Camburi fica o Píer de Iemanjá, com uma estátua da divindade do mar.

praias de vitória - camburi

orla da praia de camburi

praia de camburi

A Praia do Canto fica perto do Triângulo das Bermudas e da Praça dos Namorados, a região mais badalada da cidade. Do lado do Iate Clube do Espírito Santo, essa praia não é recomendada para banho, mas é uma ótima opção para fazer um piquenique com vista para a cidade.

Por último, a Curva da Jurema também tem uma linda paisagem da cidade e das Ilhas do Frade e do Boi. Com boas opções de quiosques, os capixabas lotam essa praia aos finais de semana. As praias de Vitória são mais calmas que as de Vila Velha, costumam ter poucas ondas e correnteza; ali é um bom lugar para fazer stand up paddle.

Se quiser conferir se uma praia de Vitória é própria para banho ou não, veja os índices de balneabilidade no site da prefeitura. As três que indiquei são próprias, pode mergulhar à vontade!

Paneleiras de Goiabeiras

Quando for montar seu roteiro com o que fazer em Vitória, não deixe de conferir um dos melhores lugares na cidade: a Associação das Paneleiras de Goiabeiras. É um grande galpão com todo o processo até o barro virar uma panela. E o melhor é que você pode aprender e fazer também. A técnica é de origem indígena, com queima na fogueira e pintura com tinta de tanino.

O barro que chega é despejado num lugar que é como uma piscina. Em cada tenda uma pessoa molda o barro de acordo com seu próprio estilo. Na parte de fora, fogueiras queimam as panelas que já ficaram alguns dias secando. No fundo fica o mangue, de onde é extraída a casca que é esmagada até sair a tinta preta, de tanino, que vai ser usada para pintar a panela.

Nessa experiência de imersão na cultura local, você aprende sobre a história dessa arte. Se quiser, tem como pedir para ter uma oficina de panela e ainda levar um pequeno brinde para casa. Inclusive, o ofício foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN em 2000.

paneleiras

paneleiras

paneleiras em vitória

Chegar até lá não é tão simples, porque o lugar fica um pouco afastado das demais atrações, mas você pode ir de Uber ou pegar um ônibus e andar até a Associação. No tópico “como se locomover por Vitória” vou dar dicas de transporte pela cidade.

Caieiras

Existe um bairro em Vitória que se chama Ilha Caieiras. Ele fica na ponta norte e seu acesso não é tão fácil, mas vale a pena. Com paisagem do rio Santa Maria, a ilha (que na verdade é um bairro mesmo) garante um pôr do sol lindo com vista para o rio, barquinhos e garças.

Além da vista, em Caieiras você também encontra uma das melhores culinárias da cidade, reunindo comidas típicas, caseiras e deliciosas. As mais famosas são a moqueca de peixe ou de banana da terra e a torta capixaba. As instalações são simples e os preços variam bastante, mas costumam ser um pouco acima da média.

Ilhas em Vitória

Existem algumas ilhas perto de Vitória que também valem a visita. A primeira é a Ilha do Frade, um bairro nobre da capital que tem acesso por uma ponte.

Por lá, a praia mais frequentada é a Praia das Castanheiras, que tem uma faixa de areia pequena, sendo rodeada de pedras, e mar calmo. Existem várias outras praias e você pode explorá-las, mas essa é a mais visitada por um bom motivo: é realmente uma delícia!

A outra ilha que quero comentar é a Ilha do Boi. Ela fica perto da Ilha do Frade e é bem tranquila e sossegada, com vista para a ponte que leva até a cidade de Vila Velha. O mar ali também é bem tranquilo e na faixa de areia espaçosa tem poucas barracas, mas tem ducha para quando você sair da praia. A parte ruim é que não tem banheiros por perto.

Parques de Vitória

Para quem busca trilhas e contato com a natureza além das praias, vale colocar também alguns parques na lista de o que fazer em Vitória.

Um deles é o Parque Municipal Pedra da Cebola – que, como você pode imaginar, tem esse nome devido a uma pedra com formato de cebola. Com alguns mirantes, o Parque tem campos de futebol e beisebol, mas não é tão arborizado quanto os demais. Aberto de terça a domingo das 5h às 22h.

Outra recomendação é o Parque Estadual da Fonte Grande, que fica no coração da cidade de Vitória, logo atrás do centro histórico. Com uma grande área de floresta preservada, ele conta com mirantes lindos, animais silvestres e lanchonetes e banheiros. Tem como chegar por trilha ou de carro ou moto. Atualmente, o parque fica aberto de terça a domingo das 8h às 17h.

Comidas do Espírito Santo para provar

Entre as dicas do que fazer em Vitória, uma das melhores atrações é a comida. Como era de se esperar em um destino litorâneo, opções com frutos do mar não faltam para você se deliciar.

A famosa briga da moqueca capixaba versus moqueca baiana é levada a sério aqui. A diferença entre os pratos é que em Vitória eles não usam óleo de dendê e colocam menos coentro, deixando o prato bem mais leve e também delicioso. Se preferir, tem a opção de moqueca de banana da terra em vez de peixe.

o que comer em vitória

Outra comida típica da região é a Torta Capixaba, feita com camarão, siri, bacalhau, badejo e outras delícias do mar. Pode parecer estranho uma torta com frutos do mar, mas vale a pena dar uma chance a essa iguaria histórica. Além disso, outro prato capixaba que vale provar é o camarão no coco, uma versão do bobó de camarão que vai te fazer lamber os dedos.

E por que parar nos pratos salgados? Duas sobremesas de Vitória conquistaram meu coração: o picolé de abóbora com coco, que já amava e lá encontrei em todo lugar, e o doce de jaca cristalizado. O picolé é uma ótima opção para se refrescar na praia, enquanto o doce de jaca é bem doce mesmo e cai bem depois do almoço.

O que fazer em Vitória à noite

Depois de um dia inteiro nas praias, trilhas e centro histórico, agora chegou a hora de conhecer a vida noturna em Vitória. Se você gosta de curtir a noite e não sabe o que fazer em Vitória, vai adorar a região do Triângulo das Bermudas. Essa área concentra a maior quantidade de bares e baladas da cidade. Há opções para todos os gostos, mas os restaurantes costumam ser um pouco mais caros que em outras regiões.

Aos finais de semana também tem a feira noturna de artesanato e comidas de rua na Praça dos Namorados, pertinho da Praia do Canto. Ou você pode simplesmente sair para uma longa caminhada na Praia de Camburi, escolher um restaurante e aproveitar uma noite mais calma.

Para planejar sua visita à capital do Espírito Santo, confira também o Mapa Turístico de Vitória feito pela prefeitura.

O que fazer em Vila Velha

Vitória e Vila Velha são cidades vizinhas, separadas por algumas pontes. Não é à toa que os turistas costumam conhecer as duas numa mesma viagem. Por isso, vou deixar algumas dicas do que fazer não só em Vitória, mas também em Vila Velha.

O principal ponto turístico de Vila Velha é o Convento da Penha, um lugar de importância não somente religiosa, mas também histórica e cultural. Recomendo curtir o entardecer no campinho do Convento. A paisagem da cidade com a ponte e o pôr do sol são de tirar o fôlego.

Perto da entrada para o Convento fica a Casa da Memória, casarão antigo com uma exposição permanente de fotos que contam a história da cidade, da região e do estado.

Se você não é muito fã de história e gosta mesmo é de uma trilha, pode conferir o Morro do Moreno. Esse lugar lindo tem natureza preservada, trilhas e mirantes com vistas lindas.

Outra atração turística famosa de Vila Velha é o Farol Santa Luzia, um monumento na ponta da cidade que até hoje orienta embarcações com sua luz.

Ali perto fica a charmosa Praia da Sereia, mais calma que as praias vizinhas da Costa e Itapoã. As praias têm uma grande faixa de areia, algumas amendoeiras fazendo sombra, quiosques, barraquinhas e restaurantes e bares na orla.

o que fazer em vila velha

O bom de combinar a viagem para fazer as duas cidades é que a maior parte dos atrativos de Vila Velha fica na região da Praia da Costa, então é fácil curtir um dia por lá e os demais na capital capixaba. Mas se tiver mais tempo, dedique mais de um dia a explorar Vila Velha também.

Bônus: Mosteiro Zen Morro da Vargem (Ibiraçu)

Muitas pessoas que se hospedam em Vitória também aproveitam para fazer um bate-volta no Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu, a 70km da capital. Ele é o primeiro Mosteiro Zen da América Latina, construído em 1974, e ajudou na recuperação da Mata Atlântica na região.

O legal de visitar o Mosteiro é fazer a visita guiada em que eles explicam não só o funcionamento do lugar, mas também falam sobre a origem e história do budismo em si. Ali tem também um mirante com vista para a natureza que rodeia o lugar, além de estátuas que se misturam com a floresta. Eles oferecem também oficinas, vivências, retiros e outras atividades.

mosteiro em vitória

o que fazer em vitória ES

Vou deixar três dicas importantes para você visitar o Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu. A primeira é que lá só pode entrar de carro, porque é uma subida gigantesca e as pessoas não conseguiriam subir e descer no horário em que eles ficam abertos.

A segunda é que eles oferecem oficinas de meditação, então recomendo procurar os horários e se programar para participar.

A última dica é provar o Gingebirra, um refrigerante forte de gengibre que eles fazem ali mesmo. Se você gosta de gengibre, vale a pena! É delicioso.

O melhor jeito para ir até lá é com uma excursão ou carro alugado. Caso você decida ir de transporte público, fique sabendo que eles levam só até a Estátua do Grande Buda na rodovia, e o mosteiro fica a 3 quilômetros de distância.

Atualmente, o Mosteiro Zen Morro da Vargem fica aberto das 8h às 12h, mas só pode entrar até as 10h. É cobrada uma taxa de manutenção da reserva ambiental de 15 reais por pessoa.

mosteiro em vitória

turismo em vitória, espírito santo

Roteiro em Vitória e Vila Velha dia a dia

Agora que você já sabe o que fazer em Vitória, Vila Velha e arredores, confira uma sugestão de roteiro para uma viagem de três dias.

Dia 1: Vitória

  • Andar de bicicleta pela Praia de Camburi e Píer de Iemanjá
  • Centro histórico
  • Pôr do Sol na Ilha das Caieiras

Dia 2: Vitória

  • Paneleiras de Goiabeiras
  • Parque da Cebola
  • Ilha do Frade, Praia do Canto ou Curva da Jurema
  • Feirinha na Praça dos Namorados (se for final de semana) ou curtir a noite no Triângulo das Bermudas

Dia 3: Vila Velha

  • Convento da Penha
  • Morro do Moreno
  • Farol de Santa Luzia
  • Praia da Sereia
  • Praia da Costa

roteiro em vitória e vila velha

Voluntariado no Espírito Santo

Quer viver experiências novas e descobrir lugares fora do convencional em Vitória e outras cidades do Espírito Santo? Uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do Brasil e do mundo e conhecer o destino indo além dos pontos turísticos.

Existem oportunidades de voluntariado em Vitória, Vila Velha, Guarapari e outras cidades do Espírito Santo. Você pode ajudar com jardinagem, fotografia, recepção, limpeza, entre outras tarefas.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada neste guia completo sobre work exchange.

o que fazer em vitória

Dúvidas comuns sobre viagens a Vitória

Quanto tempo ficar em Vitória?

O mínimo indicado para ficar em Vitória seriam 3 dias, mas se tiver mais tempo, aproveite! Como a cidade tem muitas praias, é uma delícia ficar aproveitando o sol e o mar; dá facilmente para passar o dia todo em cada uma. Aproveitando as opções históricas, trilhas, culinária, vida noturna e demais atrações, dá para ficar semanas em Vitória sem se entediar.

Onde ficar em Vitória?

A cidade de Vitória não é tão grande quanto as demais capitais do Sudeste. Por isso, indico três bairros: o Centro Histórico, Jardim da Penha e Praia do Canto. O primeiro é bom pela facilidade de acesso a lugares históricos, o segundo pela proximidade da Praia do Camburi e o último pela vida noturna.

Para procurar hotéis, pousadas, albergues com o melhor custo-benefício para as datas da sua viagem, recomendo conferir as opções de onde ficar em Vitória no site de reservas Booking.

Quando ir para Vitória e Vila Velha?

Se você for para Vitória no auge das férias no verão (dezembro e janeiro), se prepare para encontrar a cidade mais cheia. Também é bom saber que os meses mais secos são entre maio e setembro Fora isso, no geral dá para visitar a capital capixaba durante o ano inteiro.

Como se deslocar por lá?

O jeito mais barato e fácil de se locomover pela Grande Vitória é de ônibus. Para entender as linhas e os pontos de ônibus, você pode usar o aplicativo Moovit, que informa inclusive os horários de cada linha e por quais pontos passa. Se preferir mais comodidade, você pode usar apps de transporte, táxis ou alugar um carro.

Escrito por Lanna Sanches, criadora do Elas Viajam Sozinhas e viajante do continente latino-americano há 6 anos.

Fotos por Lanna Sanches, cedidas para publicação no Janelas Abertas, e Deposit Photos.

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário