Chile

Onde ficar no Atacama com o melhor custo-benefício

Chile | 06/07/23 | Atualizado em 13/11/23 | Deixe um comentário

Em termos de localização, não é difícil escolher onde ficar no Atacama. Afinal, apesar desse lindo deserto chileno ter uma área bem grande, quase todos os turistas fazem base num vilarejo bem pequeno chamado San Pedro de Atacama. Lá, a dica é procurar uma hospedagem próxima à Rua Caracoles, onde você encontra quase todos os restaurantes, bares, lojas e agências turísticas do povoado.

Poucos viajantes vão para o Atacama de carro, mas se for seu caso, vale considerar hospedagens mais distantes. Também dá para ficar mais longe da Caracoles se você optar por uma pousada ou hotel com restaurante e fechar os passeios com uma agência que possa pegar e deixar você lá.

Mas, de modo geral, recomendo ficar perto do centrinho mesmo, para ter mais autonomia. Afinal, quanto menos você tiver que andar sob o sol do deserto ou no frio e escuridão da noite atacamenha, melhor. Ainda assim, vale ressaltar que o povoado é muito seguro, então mesmo que as ruas fiquem mal iluminadas à noite, isso não costuma ser um problema.

dicas de hospedagem em san pedro de atacama

Apesar de San Pedro ser pequenina, a oferta de hotéis, pousadas e albergues é grande, já que é um destino muito turístico. A má notícia é que o Chile em geral tem um custo de vida alto, e o Atacama não é exceção. Por isso, pode ser difícil avaliar quais acomodações têm um custo-benefício realmente interessante. Por isso escrevi esse artigo para te ajudar!

Estive no Deserto do Atacama recentemente, por uma semana, e gostei muito da minha hospedagem. Vou contar aqui sobre a pousada onde fiquei e também compartilhar outras dicas de onde ficar no Atacama para curtir muito a viagem.

onde ficar no atacama

Leia também:
Guia de viagem para o Atacama: dicas práticas
O que fazer no Deserto do Atacama: roteiros e passeios 
Todos os posts sobre o Chile

Onde ficar no Atacama: dicas de pousadas, hotéis e albergues

A seguir, vou compartilhar minhas dicas de hospedagem no Atacama, começando pelos hotéis e pousadas de mais alto nível. São opções com uma dose extra de conforto, indicadas para quem viaja com orçamento mais folgado e para ocasiões especiais. Se você quer uma experiência de hospedagem inesquecível no deserto, aposte numa dessas indicações!

Depois vou falar de opções confortáveis, mas um pouco mais simples, para quem prioriza um bom custo-benefício. Essas pousadas têm, atualmente, diárias em quarto duplo por menos de R$ 500 – é o caso do Hostal Montepardo, onde fiquei (e adorei).

E pensando em quem viaja só ou quer fazer amigos na viagem, incluí também albergues (hostels), que têm uma atmosfera mais voltada à socialização. Eles têm opções de quartos privativos (com banheiro privado ou compartilhado) e quartos coletivos mais em conta.

Clicando nos links no nome da cada hospedagem você pode conferir fotos da hospedagem e os valores para as datas da sua viagem e fazer sua reserva online pelo Booking, plataforma que sempre uso para reservar hotéis, pousadas e albergues. Na maioria dos casos, as reservas por lá dão direito a cancelamento gratuito, o que é ótimo para quem quer garantir lugar numa das melhores acomodações com antecedência.

Dicas sobre hospedagem no Atacama

Antes de seguir para as recomendações de hospedagens, algumas informações importantes: a primeira é que muitas acomodações no Chile se chamam “hostal”, mas não se tratam necessariamente de hostels (albergues). Um “hostal” geralmente é como uma pousada, ou seja, uma hospedagem mais simples, mas com quartos individuais.

Outro ponto é que muitas hospedagens no Deserto do Atacama têm uma arquitetura rústica, com paredes de adobe que são típicas da região. Mas isso não significa que sejam instalações precárias. Pelo contrário: eu acho um charme! Ainda bem que, apesar do turismo de massa, ainda se preservam essas características.

E a última dica é reservar sua hospedagem no Atacama com antecedência, especialmente se for viajar na alta temporada (de dezembro a fevereiro e também julho) ou feriados. Como o fluxo de turistas é alto, as melhores opções provavelmente não estarão disponíveis na última hora.

Não vá para o exterior sem seguro viagem! Veja aqui como comparar preços e contratar o seu com desconto

hospedagem no deserto do atacama

Os melhores hotéis e pousadas no Atacama

Hotel Desertica

Para quem busca um hotel de alto nível e com a localização mais central possível, o Desertica é uma aposta certa de onde ficar no Atacama. Ele fica bem na Rua Caracoles, tem piscina, o ambiente é lindo, os quartos são bangalôs muito charmosos e o atendimento é elogiadíssimo. Para quem tem orçamento mais folgado, é uma das melhores opções de onde ficar no Atacama.

Olha o comentário da hóspede brasileira Patrícia, que ficou lá e deu seu feedback no Booking: “Sem palavras para descrever o quanto a hospedagem foi maravilhosa. Acomodação e localização perfeitas, atendimento IMPECÁVEL dos funcionários: Silvia, Fred, Estrella e Felipe, além dos outros que não sabemos o nome. Camareiras limpavam 2 vezes por dia a acomodação. Nos sentimos mimadas. MELHOR experiência que já tivemos pelo ambiente, comodidade, limpeza, localização e super tratamento dos funcionários.”

Terrantai

O Terrantai é outra opção maravilhosa de hospedagem em San Pedro. Bem no centrinho, ele tem uma pequena piscina, jardim e um bufê de café da manhã caprichado, com frutas, sucos naturais e itens de confeitaria caseiros. Eles promovem degustação de chás e de vinhos, o que também favorece a interação entre os hóspedes.

“Hotel muito bem localizado, com o café da manhã delicioso. Não dá vontade de levantar da cama de tão gostosa. Os funcionários super atenciosos. O hotel fino e requintado com uma decoração de muito bom gosto.. E a degustação de vinhos a noite…Que clima gostoso. E ao chegarmos ganhamos 2 garrafinhas de metal para usar nos passeios! Um mimo!! Gente, a água é de graça! Disponível em todo o hotel! Adorei estar lá! Foi uma surpresa!”, disse a hóspede Léa.

La Casa de Don Tomás

Uma senhora que pegou comigo o transfer do aeroporto de Calama até San Pedro estava hospedada no hotel La Casa de Don Tomás e o motorista disse que esse é um dos melhores hotéis do Atacama. Pareceu ótimo mesmo! O café da manhã é bem elogiado, assim como o atendimento.

As avaliações de hóspedes falam muito da gentileza e atenção da equipe. “Os funcionários são maravilhosos, quartos confortáveis, vista linda da varanda. Silêncio total. Até a playlist que tocava na recepção é ótima. Água, chás e café 24h e à vontade para os hospedes. Para os passeios antes do café da manhã, eles disponibilizam um box com lanches”, diz um dos comentários, da brasileira Caroline.

Nayara Alto Atacama

Se você quer saber onde ficar no Atacama para uma ocasião especial, vale conferir o hotel all inclusive Nayara Alto Atacama. Ele fica a 3km do centro de San Pedro, mas dá direito a translado para o aeroporto e para o centro, café da manhã, almoço, jantar, bebidas e petiscos, passeios, uso de SPA e bicicletas.

Os quartos têm vista panorâmica e na área comum tem banheiras de hidromassagem, piscinas cobertas e ao ar livre, sauna seca e a vapor, observatório astronômico, entre outros diferenciais. Além da estrutura, os hóspedes elogiam a comida e a eficiência dos funcionários.

“Eu e meu marido escolhemos o Hotel Nayara Alto Atacama para comemorar nosso aniversário de 30 anos de matrimônio. Escolhemos o hotel por ser mais afastado do centro, ser mais romântico com uma vista fantástica da montanha e com serviços de 5 estrelas. Amamos o SPA, as acomodações, a comida do restaurante e o assado à beira da piscina”, escreveu a hóspede chilena Elenice.

Explora

Outra opção de hotel all inclusive no Atacama é o Explora, que tem mínimo de 3 diárias e uma baita estrutura com quatro piscinas, quatro banheiras e saunas quentes ao ar livre, refeições com ingredientes locais e vinhos chilelos, e acesso exclusivo às Termas de Puritama. Considerando as avaliações de hóspedes anteriores e o valor das diárias, não me parece uma das melhores opções, mas vale conferir.

Planeta Atacama Lodge

A cerca de 20 minutos de caminhada do centro, o Planeta Atacama oferece bicicletas para os hóspedes se deslocarem com mais facilidade, contornando assim a questão da distância. Os hóspedes elogiam muito a vista, o conforto dos quartos e o atendimento. É uma ótima opção de onde ficar no Atacama se você busca uma atmosfera de tranquilidade, mas sem deixar de lado a praticidade.

“O Lodge é perfeito. Eu e minha esposa não temos o que falar. O quarto é muito confortável e aconchegante. E a vista da janela, então?! Perfeita! Ir dormir e acordar com a visão do Vulcão Licancabur é maravilhoso. A estrutura de cozinha e sala de jantar também são excelentes. O Lodge conta com redes que ficam entre as árvores para descansarmos durante o dia/noite e, também, com bicicletas para os hóspedes se deslocarem até o povoado”, disse o hóspede brasileiro Lucas.

Casa Lickana B&B

Outra dica para quem busca onde ficar no Atacama numa localização central, na Rua Caracoles, é o Hostal Lickana. Apesar de ficar bem juntinho de todo o agito, essa pousada está mais para a ponta da rua, por isso é silenciosa. O ambiente é simples, mas os quartos são confortáveis.

“Adorei o hotel! Quarto espaçoso, frigobar no quarto, varanda atrás do quarto, ducha quente e relaxante. Tem umas mesinhas pra fora pra sentar e esperar as agências de passeios. O jardim é muito espaçoso. Os quartos dão muita privacidade, não se ouve os hóspedes do lado. Os funcionários são muito atenciosos”, disse a hóspede Daciele.

Pascual Andino

A 100 metros da Caracoles, o hotel Pascual Andino tem média 9,4 nas avaliações de hóspedes no site de reservas Booking. O hotel é charmoso e novinho, e várias avaliações dizem que é muito limpo e confortável, com roupas de cama de qualidade, banheiros grandes e com ducha gostosa, e funcionários muito atenciosos.

“O hotel é simplesmente PERFEITO! Eles pensam em absolutamente TUDO, a cama é gigante com edredom de penas, travesseiros e almofadas maravilhosos, ainda tem um cobertor de pelos caso seja necessário, o que pra nós não foi porque o quarto é super térmico, tem aquecedor e o edredom é muito quentinho. O chuveiro nem se fala, ducha super forte e quente, o que é muito difícil de encontrar em San Pedro pelo relato das pessoas que conhecemos. Banheiro enorme, tem água quente na pia, secador que funciona bem e toalhas ótimas. A área externa que o quarto possui é maravilhosa, ficamos lá várias noites observando o céu. É simplesmente o melhor e mais charmoso hotel que já ficamos”, relatou a hóspede Rafaela.

san pedro de atacama

Hospedagem barata no Atacama

Hostal Montepardo

Fiquei nem feliz com a minha escolha de onde ficar no Atacama. O Hostal Montepardo atendeu a tudo que precisávamos; para ser melhor, só se fosse um pouco mais perto do Centro, mas a caminhada de uns 15 minutos era tranquila, e lá perto tem restaurantes mais acessíveis que na Caracoles.

O hostal é muito bem cuidado, com decoração charmosa e um evidente cuidado nos detalhes. Tem um terraço com vista bonita, duas bicicletas disponíveis pra os hóspedes (usamos para dar uma volta), chuveiro com água quentinha, quarto confortável, funcionárias simpáticas, cozinha coletiva muito boa… Eu e meu pai ficamos super satisfeitos.

Ah, e o café da manhã era gostoso, com ovos mexidos preparados na hora, frutas, pães, bolos, geleias, chás e café. E nos dias em que tínhamos passeios muito cedo, eles deixavam na geladeira um pacotinho com um lanche simples para levarmos (sanduíche, banana e suco de caixinha), assim como fazem em outras hospedagens por lá.

Achei uma excelente opção de hospedagem no Atacama para quem busca algo sem luxo, mas com conforto e um preço bem razoável para a média local.

onde ficar no atacama

hostal montepardo

terraço do hostal montepardo

vista do terraço

Ckoi Lodge

O Ckoi Lodge fica pertinho da Rua Caracoles e tem alguns detalhes bem legais, como água quente e chás liberados, assim como água mineral à vontade para encher suas garrafas antes dos passeios. A área externa é linda, os chuveiros são bons e tem piscina. Vale ressaltar que apesar de ficar pertinho da rua principal, o acesso é estreiro e algumas empresas de transfer não vão até lá.

“Café da manhã muito gostoso. Equipe toda muito atenciosa no atendimento, as Lhamas são um atrativo a parte, mas para mim a melhor parte foi a cama maravilhosa na quarto e poder tomar um banho quentinha de banheira no fim do dia após os passeios. Os quartos eram limpos e arrumados todos os dias, as toalhas trocadas e estavam sempre super cheirosos! Amei tudo!”, disse a hóspede Adriana.

Casa Algarrobo

Uma brasileira que conheci no Atacama estava no Casa Algarrobo, e como fiz vários passeios com ela, passei para buscá-la com a agência e dei uma espiada no hotel. Achei bem bonito e aconchegante. Tem piscina, o que é uma delícia para quem tem um intervalo no roteiro para descansar, especialmente no verão. Ele está numa área um pouco mais afastada do centrinho, mas são uns 10 a 15 minutos de caminhada da Rua Caracoles.

Mamatierra

O Hostal Mamatierra é outra opção com ótimo custo-benefício no Atacama, localizado a uns 5 minutos a pé da Rua Caracoles. Eles têm quartos duplos com banheiro privativo ou compartilhado e também camas em dormitório coletivo, o que vale muito a pena para quem viaja só. Os hóspedes elogiam bastante a limpeza, a simpatia da funcionária e a cozinha bem equipada.

“Café simples e ótimo, eles deixam sacolinhas para você levar nos dias que precisa sair muito cedo! Quartos pequenos mas confortáveis. Cama limpinha, chuveiro quente… Fui no verão, alguns dias senti calor a noite, mas eles deixam ventilador nos quartos o que foi suficiente. Área externa simples mas com mesinhas para conversar com outros hóspedes e tomar café. Recomendo!”, disse a hóspede brasileira Brenda.

Anka Hostel

O Anka Hostel tem ótima localização e uma área externa lindinha com direito a redes de descanso, e o café da manhã é bem elogiado. Eles têm quartos em dormitórios compartilhados e também suítes privativas.

“Local excelente, equipe sensacional – próximo da Calle Caracoles e toda a ferveção de San Pedro do Atacama. Aquecedores e cobertores já disponíveis na chegada, equipe acolhedora à qualquer hora. Café da manhã que te proporciona uma experiência com as iguarias locais e disponibilização de vários itens como bônus (Chás e Lanches). Excelente cuidado com os hóspedes que saem para os passeios antes do horário do café, disponibilizando lanches individuais e que permitem sair alimentados. Roupas de cama e toalhas esterilizadas todos os dias, sendo trocadas e um zelo impecável. Internet funciona muito bem, e os banhos sempre terão água quente pois contam com aquecedores à gás”, disse o hóspede Geraldo.

Casa Voyage

Conheci uma inglesa muito querida que estava viajando sozinha e ficou no hostel Casa Voyage. Ela disse que o lugar é ótimo e fez toda a diferença na experiência dela por lá, porque oferecem jantares coletivos toda noite e assim ela fez muitos amigos. Além dos quartos coletivos, eles também têm quartos duplos e triplos.

O hostel fica a 10 minutos de caminhada do centrinho e tem um ambiente bem acolhedor, com piscina e funcionários muito elogiados. A estrutura é simples e alguns hóspedes relatam problemas com água quente nos chuveiros, mas ainda assim a média de avaliações é acima de 9. Todo mundo fala bem da atmosfera do lugar, em que você se sente em casa.

“Casa Voyage foi com certeza um dos melhores hosteis onde já fiquei. O que mais gostei é que o ambiente mantém a verdadeira essência de um hostel que é ficar numa acomodação mais econômica e interagir com outros viajantes. Sendo assim o lugar é ideal pra viajantes solo. O hostel conta com várias áreas de convívio e atividades noturnas pra integrar os viajantes. A piscina também é um super plus! Todos os funcionários são muito simpáticos e prestativos e a limpeza também é impecável!”, disse a hóspede brasileira Carol.

Hostel Campo Base

O Campo Base é outro bom hostel para se hospedar no Atacama. Além dos quartos coletivos, tem também a opção de quartos privativos com banheiros compartilhados. Ele também fica a menos de 10 minutos da Rua Caracoles. Vários hóspedes elogiam o atendimento, reforçando que o funcionário Rodrigo é extremamente prestativo, e o café da manhã, que inclui ovos mexidos, panqueca, frutas e frios. Nos quartos coletivos tem luz e tomada individual, espaço para mala e locker, e a agência parceira também é bem elogiada.

“Amei os funcionários extremamente solícitos e querem e conseguem tornar nossa estadia maravilhosa. Tem shampoo e sabonete nos banheiros, toalha disponível na nossa chegada e um cafe da manhã perfeitooo. Amei e super recomendo.”, disse o hóspede Vinícius, que viajou sozinho e ficou num dormitório misto com 6 camas.

Las Casas Hostel Atacama

Outra dica de hospedagem com opção de quarto coletivo ou privativo com bom custo-benefício no Atacama é o Las Casas Hostel. Ele fica a cerca de 15 minutos da Caracoles, mas vale a pena conferir porque muita gente elogia a cozinha bem equipada, as áreas comuns para interagir com outros hóspedes e a atenção dos funcionários. É outra boa opção de onde ficar no Atacama para fazer amigos.

“O grande destaque fica por parte do casal Carlos e Kit. A hospitalidade, simpatia, bom humor e atenção aos mínimos detalhes fizeram toda a diferença. Sem dúvidas, foram os melhores anfitriões que já tivemos. Quanto a hospedagem foi tudo perfeito. Localização boa, ducha quente, camas confortáveis e chip local entregue para uso da Internet, além do clima de muita cordialidade entre os outros hóspedes com muitas trocas de experiencias”, escreveu o hóspede Danilo, que ficou num quarto duplo com banheiro privativo.

vila de san pedro à noite

Passeios no Deserto do Atacama

Fechei todos os meus tours no Atacama antes de sair do Brasil, com uma agência criada por brasileiros que moraram lá em San Pedro durante anos. Os fornecedores deles são locais e todos os guias foram excelentes. Resolvemos tudo por Whatsapp e e-mail antes de ir, e chegando lá ficamos muito satisfeitos com a experiência e não tivemos nenhuma dor de cabeça.

A agência se chama Fui Gostei Trips, e consegui um cupom de 5% de desconto para quem fechar com eles por minha indicação: é só pedir seu orçamento sem compromisso por este link e informar o cupom JANELASABERTAS5 quando entrarem em contato com você. Eles também têm tours em Santiago e em Uyuni, na Bolívia.

Essa não é uma menção patrocinada: eu paguei pelos passeios e pela hospedagem no Atacama e indico porque realmente gostei. Mas se você fizer uma reserva pela minha indicação, tanto na Fui Gostei Trips quanto nos hotéis e hostels recomendados aqui, eu ganho uma pequena comissão para continuar produzindo conteúdo gratuito aqui, e você não paga nada a mais.

E aí, curtiu essas dicas de onde ficar no Atacama? Tem alguma dúvida? Manda aí nos comentários!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário