Rio Grande do Sul

O que fazer em Porto Alegre: melhores passeios e roteiro dia a dia

Rio Grande do Sul | 07/08/22 | Atualizado em 02/04/24 | 2 comentários

A capital do Rio Grande do Sul é a segunda cidade mais populosa do sul do Brasil, ficando atrás apenas de Curitiba. Tem muito o que fazer em Porto Alegre, desde o pôr do sol encantador na orla do Guaíba aos muitos parques e praças, museus e centros culturais. Sem falar nos atrativos do centro histórico, onde se concentram igrejas e prédios antigos.

Neste artigo vou falar dos melhores passeios da capital gaúcha e dar dicas de o que fazer em Porto Alegre, incluindo um roteiro de 3 dias na cidade.

Leia também:

Onde se hospedar em Porto Alegre
Roteiro de viagem pela Serra Gaúcha
O que fazer em um dia em Porto Alegre

mercado público de porto alegre

O que fazer em Porto Alegre no Centro Histórico

Museus, igrejas e prédios antigos

Grande parte das atrações de Porto Alegre fica no centro histórico. É necessário pelo menos dois dias para conhecer com calma todos os pontos interessantes do centro.

Há mais de 10 museus no centro histórico de Porto Alegre, mas os mais visitados são: Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte de POA, Museu Júlio de Castilhos e Espaço Força e Luz. O Farol Santander também é excelente para quem quer conhecer a história da cidade.

Ainda no centro histórico, nos arredores dos museus, vale a pena uma caminhada pela Praça da Matriz, onde estão concentrados belos prédios antigos como o Palácio da Justiça e o Palácio Piratini.

Repare também no Monumento a Júlio de Castilhos, na Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus e na Catedral Metropolitana. Em direção à orla do Guaíba, vale conferir ainda a Basílica Nossa Senhora das Dores.

catedral de porto alegre

Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público é um dos melhores passeios de Porto Alegre. Você pode iniciar o dia tomando um café da manhã na Banca 40, uma das mais famosas do mercado. Ou então almoçar no restaurante mais antigo da cidade, o Gambrinus. Ou apenas caminhar pelos corredores do mercado e observar o movimento de visitantes e trabalhadores.

Recomendo experimentar as frutas típicas da região, provar um doce e uma cachaça artesanal ou comprar alguma lembrancinha da cidade.

mercado público de porto alegre

cenas do mercado público - barbeiro e cliente

mercado público no centro histórico de porto alegre

Casa de Cultura Mario Quintana

Antigamente, a Casa de Cultura era um hotel. O prédio serviu como residência do poeta Mario Quintana, além de hospedar diversos nomes da política brasileira.

Hoje, funcionam ali exposições, um lindo jardim a céu aberto com peças do antigo hotel, cinema, oficinas e eventos ligados à música, artes visuais, dança, teatro e literatura.

No terraço da Casa de Cultura Mario Quintana há um barzinho com música boa, comidinhas e cerveja artesanal da região. Na parte de baixo, tem um café bem charmoso com mesinhas na rua.

centro cultural mário quintana

centro cultural mário quintana

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro é tombado como patrimônio histórico municipal, estadual e nacional. É referência em teatro não apenas nacionalmente, como internacionalmente, pelo fato de ter uma estrutura excelente oferecida para os espectadores e para os artistas, e também pela sua programação artística.

Ele é realmente incrível! Vale a pena dar uma olhada na programação quando estiver em Porto Alegre.

O que fazer em Porto Alegre na Orla do Guaíba

Cais Embarcadero

Na Orla do Guaíba (que alguns dizem ser lago e outros, rio) se concentram diversos atrativos.

Começando pelo canto direito da orla há o Cais Embarcadero, espaço gastronômico e boêmio que funciona o dia inteiro. Lá você encontra vários tipos de comida, desde o famoso Xis Gaúcho ao Churrasco.

É um ótimo lugar para almoçar em família, casal ou entre amigos. O fim de tarde e a noite também são lindos no Cais.

Usina do Gasômetro

Ao lado do Cais Embarcadero fica a Usina do Gasômetro, antiga usina termoelétrica de carvão que no final da década de 1980 passou por uma reforma e se tornou um centro cultural.

A Usina é dividida em diversos espaços destinados a manifestações artísticas e culturais. Na praça em frente ao Gasômetro fica uma estátua da cantora gaúcha Elis Regina e o banco vazio ao seu lado é um convite para um registro fotográfico.

usina gasômetro porto alegre

estátua de elis regina

360 POA Gastrobar

Ainda no canto direito da orla do Guaíba você encontra um restaurante todo de vidro em formato 360 graus. A vista do pôr do sol é deslumbrante e quase todos os dias rola música ao vivo. Os preços são condizentes com o estilo do lugar.

Quiosques da orla

A orla do Guaíba é um lugar super democrático, o que faz dela muito especial. Todo tipo de gente se reúne por lá para tomar chimarrão, beber cerveja ou saborear um caldo de cana.

Ao contrário do Gastrobar, os quiosques concentrados na orla do Guaíba são lugares mais simples. Tem pastel, cachorro-quente, petiscos e em algumas barracas têm até música ao vivo. Sem falar na vista linda do Guaíba e do pôr do sol, é claro.

orla do guaíba em porto alegre

Pista de skate e quadras esportivas

Recentemente, foi inaugurada uma pista de skate na orla do Guaíba, considerada a maior pista da América Latina. O espaço, que antes estava abandonado, hoje é palco de muitas manobras e faz a alegria dos atletas. Junto com a pista, também foram inauguradas quadras de vôlei, futebol e outras modalidades esportivas.

O espaço conta também com parque infantil e possui boa iluminação, sendo possível ir se exercitar também durante a noite. Vale a pena caminhar até essa parte orla, a estrutura ficou realmente incrível!

Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo é um centro cultural que tem o objetivo de preservar e divulgar as obras do artista. Iberê Camargo foi um pintor, gravador, desenhista e professor brasileiro. Ao longo de sua carreira, produziu mais de sete mil obras.

O prédio onde funciona a Fundação é uma obra do arquiteto português Álvaro Siza. Além das obras do artista Iberê Camargo, o museu abriga salas expositivas de outros artistas, auditório, lojas, cafeteria e estacionamento. E é outra boa opção de lugar para ver o pôr do sol em Porto Alegre.

Em frente à Fundação há uma pequena faixa de areia na orla do Guaíba, conhecida como a Prainha do Iberê, onde grupos se encontram para tomar chimarrão, fazer piquenique e curtir o fim de tarde.

Passeios em Porto Alegre na Cidade Baixa

Parque Farroupilha (Redenção)

O Parque Farroupilha, conhecido como Redenção, está localizado no bairro Cidade Baixa. É uma enorme área verde no meio da cidade. Ótimo lugar para caminhar, pedalar e até mesmo para sentar sob a sombra de uma árvore e relaxar. Aos domingos acontece ali uma famosa feira de artesanato e antiguidades e o parque fica lotado.

Casa Baka Arte e Cultura

A Casa Baka é um centro cultural localizado na Cidade Baixa. Apesar de ser um espaço pequeno, a programação é bem diversificada. Na casa, acontecem desde aulas de idiomas, dança e música a exposições de arte. Confira a programação nas redes sociais deles.

MEME Estação Cultural

Ainda na Cidade Baixa, o MEME Estação Cultural é um espaço democrático movido a dança. Aulas de dança, workshops, cursos e apresentações acontecem no centro. Em alguns finais de semana rolam eventos de música com gastronomia.

Museu Joaquim José Felizardo

Joaquim José Felizardo foi um professor, autor de vários livros de história e secretário municipal da cultura de Porto Alegre. O Museu em sua homenagem expõe o patrimônio cultural da cidade numa linda casa com um jardim imenso.

Quem passa na frente do museu não tem ideia do tamanho do jardim que tem nos fundos. Se você tiver sorte, ainda pode participar de alguns dos eventos que acontecem ao ar livre, envolvendo música, arte, cultura e história!

Travessa dos Venezianos

A Travessa dos Venezianos é uma ruela que fica na Cidade Baixa, onde existem várias casinhas tombadas como patrimônio histórico. Casas coloridas e pessoas de todas as tribos dão vida a essa pequena rua no meio do bairro.

Os moradores transformaram suas casas em pequenos comércios que abrem no final da tarde. No final da rua, há uma pizzaria com preços atrativos e cerveja de qualidade.

O que fazer em Porto Alegre no bairro Moinhos de Vento

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, certamente é um dos melhores parques de Porto Alegre. É um grande espaço verde que conta com área de atletismo, biblioteca infantil, lagoa e uma réplica de um moinho açoriano. Tem lugar para alugar bicicleta e ambulantes vendendo comidinhas e bebidas.

Atrações de Porto Alegre em outros bairros

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

O Museu da PUC fica a uns 7 quilômetros do centro de Porto Alegre. É um museu interativo, sendo um ótimo passeio para quem está com crianças. Muitas escolas levam os alunos para conhecer o museu, porque ele desperta a compreensão de conceitos e teorias da ciência.

Passeio de barco no Guaíba

Existem alguns tipos de passeio de barco pelo Guaíba. O mais comum é o que tem uma hora de duração e passa pelas principais ilhas. É um passeio turístico e durante o percurso, um guia narra a história de Porto Alegre. Outro passeio acontece nos finais de semana, com duração de uma hora e meia e música ao vivo.

passeios de barco em porto alegre

O que fazer em Porto Alegre à noite

A Cidade Baixa tem a noite mais boêmia e tradicional de Porto Alegre. Os bares por lá têm um estilo mais descolado e eclético, alguns com mesas nas calçadas, grafites nas paredes e decoração diferentona.

Na parte de cima do Viaduto da Borges, ainda no centro da cidade, há alguns bares nesse mesmo estilo. Eu particularmente adorei tomar uma cerveja e ver todo o movimento da cidade lá de cima.

viaduto da borges

A Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, também é referência na noite de Porto Alegre. Mas ao contrário da Cidade Baixa, essa rua tem um estilo mais sofisticado. Na maioria dos locais tem estacionamento e até manobristas.

Nos bares e restaurantes da Rua Padre Chagas não vai faltar boa gastronomia, ótimos drinks, vinhos e tudo que é tipo de cerveja.

Outro lugar que está badalado na noite de Porto Alegre é o bairro Quarto Distrito.

Antigamente era um bairro industrial e com o tempo foi se transformando num bairro boêmio.

Os bares do Quarto Distrito montaram uma decoração bem moderna aproveitando os pavilhões industriais. Cada bar tem um estilo único, por isso vale a pena percorrer vários deles.

Roteiro de 3 dias em Porto Alegre

Gostou dessas dicas de o que fazer em Porto Alegre, mas quer um roteiro já mastigadinho para facilitar sua viagem? Aqui está!

Se você for passar um final de semana em Porto Alegre, chegando na sexta-feira e indo embora no domingo, indico começar os passeios turísticos pelo centro histórico. Iniciando pelos arredores da Praça da Matriz, onde estão localizadas a Catedral Metropolitana, a Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus, o Palácio Piratini e o Palácio da Justiça.

Caso queira visitar um museu, acho interessante entrar no MARGS ainda pela manhã e em seguida almoçar no Mercado Público, no restaurante mais antigo da cidade, o Gambrinus.

À tarde, você pode visitar o Farol Santander, passar pela praça da Alfândega, conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana e tomar um café no térreo do espaço cultural.

Por fim, finalize o dia com o pôr do sol na orla do Guaíba, no Cais Embarcadero ou no Bistrô 360 graus. Caso ainda tenha pique, vá até o viaduto da Borges tomar um chopp e observar o movimento urbano.

pôr do sol no guaíba

Roteiro em Porto Alegre: 1º dia

  • Praça da Matriz
  • Catedral Metropolitana
  • Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus
  • Palácio Piratini
  • Palácio da Justiça
  • Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS)
  • Almoço no Gambrinus – Mercado Público
  • Farol Santander
  • Praça da Alfândega
  • Casa de Cultura Mario Quintana
  • Pôr do sol no Cais Embarcadero
  • Viaduto da Borges

Caso a sua hospedagem não tenha café da manhã, uma boa pedida é experimentar as delícias da Banca 40 no mercado público e logo partir para a orla do Guaíba.

Depois, recomendo visitar as exposições na Usina do Gasômetro e ir caminhando ou pedalando até as quadras esportivas e pista de skate, até chegar na prainha do Iberê. Se estiver com a bicicleta do Itaú, tem uma estação para deixá-la bem na frente da Fundação Iberê.

Vale muitíssimo a pena entrar no centro cultural. Você pode estender o passeio até o estádio Beira Rio, que fica a pouco mais de 1 quilômetro da prainha do Iberê, ou então voltar até o início da orla. Na ‘Rua da Praia’, como é chamada a Rua das Andradas, no centro histórico, há diversos restaurantes tradicionais para almoçar.

À tarde, você pode passear pelo Parque Farroupilha (Redenção) e finalizar o dia em algum bar ou restaurante da Rua Padre Chagas.

o que fazer em porto alegre

Roteiro em Porto Alegre: 2º dia

  • Café da manhã na Banca 40, no Mercado Público
  • Usina do Gasômetro
  • Passeio pela Orla do Guaíba
  • Fundação Iberê Camargo
  • Estádio Beira Rio
  • Almoço na Rua da Praia
  • Parque Farroupilha (Redenção)
  • Noite nos bares e restaurantes da Rua Padre Chagas

Domingo em Porto Alegre é uma delícia, porque todo mundo vai pra rua. As praças e parques ficam cheios, principalmente se o dia estiver ensolarado.

A dica é começar o dia na tradicional Lancheria do Parque. Em seguida, todos os caminhos te levam para a Feira da Redenção. Na feirinha, você encontra artesanato, antiguidades e comidas e bebidas.

Apresentações teatrais, de dança e de música também acontecem durante a feira. Depois de passar um bom tempo curtindo a feirinha da Redenção, você pode caminhar até a Travessa dos Venezianos, que fica a menos de 20 minutos de lá.

Provavelmente no horário do almoço você já vai ter experimentado diversas delícias da feira ou da travessa e nem vai querer saber de almoçar. Mas caso ainda tenha fome, Porto Alegre tem inúmeras churrascarias tradicionais abertas aos domingos.

À tarde, uma opção divertida é embarcar no passeio de barco, que sai do Cais Mauá. E finalizar o final de semana fazendo um tour pelos bares do Quarto Distrito ou da Cidade Baixa.

Roteiro em Porto Alegre: 3º dia

  • Café da manhã na Lancheria do Parque
  • Feira da Redenção
  • Travessa dos Venezianos
  • Almoço numa churrascaria
  • Passeio de barco
  • Bares do Quarto Distrito ou da Cidade Baixa

Depois de visitar todos esses pontos do roteiro de 3 dias em Porto Alegre, você já pode dizer que conhece a capital gaúcha!

mercado público de porto alegre

Voluntariado em Porto Alegre

Se você quiser viver uma experiência mais imersiva em Porto Alegre e economizar bastante na viagem, uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers. Através dessa plataforma você troca algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de não gastar com hospedagem, você tem a chance de aprender coisas novas, curtir o destino com mais calma e conhecer pessoas interessantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Existem vagas de voluntariado em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul com funções bem variadas, de recepção de hostel a agroecologia. Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.

Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre? Deixa aqui nos comentários!

Texto escrito por Bárbara Nicoli, viajante experiente e colaboradora do blog Janelas Abertas

Crédito das fotos que ilustram o artigo: Luísa Ferreira/Janelas Abertas, com exceção da imagem de destaque (Jonathan Armani, via Unsplash – Direitos de uso liberados) e das duas imagens em que aparece a autora do artigo, Bárbara Nicoli (cedidas por ela para publicação no Janelas Abertas)

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Marlise

    Olá, gostei muito de ver minha cidade aqui! Só uma correção: o parque Farroupilha é tb chamado de redenção e o parque moinhos de vento é chamado de parcão!

Deixe o seu comentário