Rio Grande do Sul

Serra Gaúcha: guia de Gramado, Canela e arredores

Rio Grande do Sul | 24/11/17 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

Seja no friozinho do inverno, no clima mágico do Natal ou em qualquer época do ano, Gramado e Canela são uma delícia. Esses destinos na Serra Gaúcha oferecem atrações bem variadas pra agradar casais apaixonados, famílias com crianças e também viajantes solo buscando um lugar cheio de charme, belas paisagens e boa gastronomia. Confira alguns posts já publicados aqui no blog, com uma sugestão de roteiro dia a dia. Clique nos títulos pra ler os textos completos!

Procurando hospedagem em Gramado ou Canela? Clique nos links e encontre as melhores opções de hotéis, pousadas e albergues

Dia 1

Centro de Gramado

O centrinho de Gramado é uma graça, especialmente com decoração de Natal. Quando chegar lá, aproveite pra comprar comidinhas na Casa do Colono, passear pela Rua Coberta, admirar a Igreja São Pedro e lanchar n’O Pasteleiro.

Gramado: Lago Negro e Mini Mundo

O lindo Lago Negro fica a menos de 10 minutos do Centro de Gramado e é perfeito pra um passeio de pedalinho ou uma caminhada sem pressa. Pertinho dele você encontra ainda o Mini Mundo, um passeio divertido principalmente – mas não só – pra crianças.

Chocolates e mais chocolates

Passeando por Gramado e Canela vai ser quase impossível você não esbarrar em várias lojas de chocolate, mas é legal chegar já com uma ideia do que vai encontrar. Entre as marcas mais tradicionais estão Florybal, Prawer, Caracol, Lugano e Planalto. No post linkado acima você descobre um pouco mais sobre elas, incluindo lojas “especiais” que ficam mais afastadas do centro e podem ser visitadas no caminho de ida e volta de outras atrações.

Vai viajar em Família? Veja o que fazer em Gramado com crianças no blog Vamos por aí

Dia 2

Canela: Mundo a Vapor e Alpen Park

O Alpen Park é um parque de diversões pequeno e pode parecer bem pobrinho pra quem já foi em parques mais renomados. Ainda assim, vale a visita se você estiver com crianças ou adolescentes, ou apenas pra ir na tirolesa e curtir a vista, já que ele fica pertinho do centro de Canela. Outro programa popular é o Mundo a Vapor: mais ou menos no caminho entre o Alpen Park e o Parque do Caracol, ele mostra de forma lúdica o funcionamento das máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial.

Canela: Parque do Caracol

Apenas 7 km separam o Parque do Caracol do centro de Canela e é fácil chegar lá de carro, além de ser possível ir de ônibus a partir da Rodoviária de Canela. A principal atração do parque é a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura, mas separe mais algumas horas pra explorar outros cantinhos.

Dia 3

Canela: Catedral de Pedra e loja Mãos do Mundo

No centro da cidade vizinha, Canela, um dos principais destaques é a interessante Catedral de Pedra. Aproveite também pra admirar as belezinhas à venda na loja Mãos do Mundo, uma importadora de produtos vindos da Indonésia, Tailândia, Índia, China e Nepal. Esse é um passeio rápido, que pode ser feito antes ou depois da Maria Fumaça, dependendo da hora em que você for pegar o trem.

Passeio de Maria Fumaça

Vale a pena pegar duas horas de estrada até Bento Gonçalves, “capital nacional da uva e do vinho”, pra curtir uma das principais atrações turísticas da Serra Gaúcha: o passeio de Maria Fumaça. A viagem, que dura uma média de duas horas num percurso de 23 quilômetros pela região da uva e do vinho do Rio Grande do Sul, dá uma pequena amostra da influência da cultura italiana na região (e inclui degustação, oba!).

Bônus: bares e cervejarias

Deixei as noites livres nos itinerários acima pra você escolher como encaixar alguns dos bares, restaurantes e cervejarias que descobri por lá. São lugares muito charmosos e um pouco diferentes do clichê dessa região, surgindo como ótima opção pra quem aprecia boas cervejas ou não perde a chance de realizar o ritual sagrado que é bater papo ao redor de uma mesa. Clique aqui pra se inspirar. ;)

Dia 4

Manhã ou tarde em Porto Alegre

Se, assim como eu, você tiver umas horinhas na capital antes de voar pra casa, dê uma olhada nesse roteiro pra descobrir como ver algumas das principais atrações da cidade em pouco tempo. :)

E você, já foi pra Serra Gaúcha? O que incluiria nesse roteiro? Conta aí nos comentários!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário