Santa Catarina

Onde ficar em Florianópolis: melhores praias e dicas de hospedagem

Santa Catarina | 29/04/22 | Atualizado em 17/04/23 | Deixe um comentário

Florianópolis é a terceira maior ilha do Brasil, ficando atrás apenas da Ilha de São Francisco do Sul, também em Santa Catarina, e da Ilha do Marajó, no Pará. Por isso, é muito importante saber onde ficar em Florianópolis, para evitar grandes deslocamentos e acabar perdendo tempo da sua viagem parado no trânsito.

A cidade é dividida entre as regiões centro, norte, sul e leste da ilha. Cada uma dessas regiões tem seu próprio terminal de ônibus, além de toda a estrutura de uma cidade, como mercado, farmácias, bares, restaurantes, e claro, muitos hotéis e pousadas.

A escolha de onde ficar em Florianópolis depende muito do seu objetivo. Por exemplo, se você está procurando hospedagem em Florianópolis com a família, eu sugiro ficar no norte da ilha, onde o mar é mais calmo. Se vai viajar com amigos, sugiro ficar no leste da ilha, onde rolam vários eventos descolados tanto durante o dia como à noite.

Quer mais detalhes? É isso que vou esclarecer neste artigo: qual a melhor região para se hospedar em Florianópolis de acordo com o seu estilo. Também vou dar algumas dicas de hospedagem e indicar também alguns passeios imperdíveis para você fazer na ilha da Magia!

Leia também:
10 motivos para visitar Foz do Iguaçu
Serra Gaúcha: o que fazer em Gramado, Canela e arredores

hospedagem em florianópolis - imagem aérea do campeche

Onde ficar em Florianópolis no Centro

O centro de Florianópolis é muito charmoso, e falo com conhecimento de causa: morei por três anos na ilha, sempre na área central.

Se hospedar no centro tem várias vantagens, como poder ir caminhando até o trapiche da beira-mar e ver o pôr do sol todos os dias, curtir o clima do mercado público, visitar a catedral da Nossa Senhora dos Desterros, passear pelo Parque da Luz e pela Ponte Hercílio Luz (aos domingos ela é exclusiva para pedestres) e fazer um rolê boêmio pelos barzinhos da Rua Victor Meirelles.

Mas se você está procurando onde ficar em Florianópolis perto da praia, sugiro outras regiões. O centro fica distante aproximadamente 25 km das praias do norte da ilha e mais ou menos 20 km das praias do sul e leste da ilha.

Afinal, onde ficar em Florianópolis no Centro? Se você quer economizar na sua estadia, sugiro um hostel (albergue). No centro você encontra várias opções, como o Innbox Hostel, que fica super bem localizado, próximo da rodoviária, da catedral, do comércio e dos barzinhos. Além dos quartos compartilhados, esse albergue possui suítes privativas.

Outra opção econômica é o H70-Hostel, que fica numa outra região do centro, mais próximo ao Shopping Beiramar. O H70 possui camas no estilo cabine, inspirado nos vagões de trens e aeroportos. As cabines possuem tomadas individuais, luz de leitura e cortina para aumentar a privacidade e a qualidade do sono dos hóspedes.

Já o Floripa Hostel fica numa área mais residencial do centro de Florianópolis, a menos de 10 minutos do trapiche da beira-mar norte. E o Esquina 8 Suítes Confort & Hostel é minha última sugestão de hostel no centro de Florianópolis, localizado na rua mais badalada do centro: a rua Hercílio Luz. O diferencial desse hostel é que todos os quartos são privativos e ele tem capacidade de receber grupos de até 10 pessoas num mesmo quarto.

Também existem inúmeras alternativas de hotéis no centro de Florianópolis, como o Majestic Palace Hotel, que tem uma visão incrível da beira mar, quartos luxuosos, quase todos com vista pro mar, piscina de borda infinita e até  uma balada no rooftop. O Novotel Florianopolis e o Blue Tree Premium Florianópolis também são ótimas opções no centro, ambos próximos ao Shopping Beiramar. Como são hotéis de rede, possuem um padrão de qualidade excepcional.

E por falar em qualidade, o LK Design Hotel é um hotel de luxo no centro de Florianópolis, com todos os detalhes projetados para o hóspede ter uma experiência inesquecível. Ele possui academia com vista pro mar, rooftop com piscina, restaurante com chefs renomados e suítes premium com jacuzzi para quem quiser ter a experiência completa.

Para mais opções, veja no Booking (site de reservas de hospedagem que eu sempre uso) todos os hotéis, pousadas e albergues no Centro de Florianópolis.

Onde ficar em Florianópolis no norte da ilha

A praia da Daniela, a praia do Forte e a praia de Jurerê são ótimas opções de onde ficar em Florianópolis com a família, pois nelas o mar costuma ser calmo, principalmente na Daniela e no Forte, que mais parecem uma lagoa, de tão calmo e quentinho.

A praia de Jurerê costuma ser a sede de grandes eventos da capital. Ela também é muito procurada pelos seus beach clubs, que trazem shows nacionais e internacionais e DJs famosos.

A praia de Canasvieiras e a praia dos Ingleses são praias com grande estrutura para os turistas. Elas possuem calçadões com lojinhas de roupas, artesanato e lembranças da cidade, além de várias opções gastronômicas.

onde ficar em florianópolis no norte da ilha

Praia de Canasvieiras

O Palace Praia Hotel em Canasvieiras é privilegiado com uma vista panorâmica da praia, jacuzzi no terraço e piscina pé na areia. Outra opção de frente para o mar em Canasvieiras e um pouco mais em conta é a Pousada Mon Chateau, que tem um ótimo custo-benefício.

Quer ficar em Canasvieiras? Clique e confira todos os hotéis e pousadas disponíveis por lá.

Praia dos Ingleses

Na praia dos Ingleses, o Palm Beach Apart Hotel é muito bem avaliado, com mesas e cadeiras do próprio hotel na areia da praia e bem próximo ao centrinho dos Ingleses. O Ingleses Park Hotel também fica na beira da praia e tem uma estrutura legal para a família toda, como parque para crianças, sala de jogos com mesa de sinuca, ping pong e mesa de pebolim, além de piscina e jardim ao ar livre.

Não curtiu tanto esses dois? Veja todas as ofertas de hospedagem na Praia dos Ingleses.

Praia de Jurerê

O Jurerê Beach Village é um dos maiores hotéis de Jurerê e conta com uma grande área de lazer. NO hotel possui piscina ao ar livre, sauna, sala de jogos, jardim e um deck de madeira que leva você até a areia da praia. Uma opção mais econômica na praia de Jurerê é o Apart Hotel Jurerê, que fica a 500 metros do mar e também tem uma área de lazer bem estruturada com sala de jogos, churrasqueira e uma piscina pequena.

Existem dezenas de opções de hospedagem em Jurerê. Clique aqui para conferir todas as possibilidades.

Onde ficar em Florianópolis no sul da ilha

As praias do sul da ilha são menos badaladas que as praias do norte. Existem mais de 10 praias nessa região, mas se você busca onde ficar em Florianópolis no sul da ilha eu sugiro a praia do Campeche, pois é a que tem mais estrutura de comércio, serviços e hospedagens.

Nessa região de Floripa há bastante nativos e o contato com a natureza é mais intenso, é uma delícia! Aproveite para fazer um passeio de barco até a ilha do Campeche, o famoso “caribe catarinense”, ou fazer uma trilha até a praia da Lagoinha do Leste (foto abaixo).

onde ficar em floripa - lagoinha do leste

Praia do Campeche

A Casa Mar Campeche fica no condomínio Morada do Sol. É uma casa com suítes privativas, no estilo pousada. Ela conta com um jardim maravilhoso, piscina e café da manhã e fica a 150 metros da praia, muito bem localizada na praia do Campeche.

A Pousada Recanto do Neca também é perto da praia e do centrinho do Campeche; um lugar para quem busca tranquilidade e conforto. Outra opção interessante é a Pousada Los Amigos, que é simples, mas bem completa.

Clique aqui para ver a lista completa das hospedagens no Campeche e confira os preços atualizados para as datas da sua estadia.

Onde ficar em Florianópolis no leste da ilha

O leste da ilha de Florianópolis é composto pela Lagoa da Conceição, praia Mole, praia da Joaquina e praia da Barra da Lagoa.

A Lagoa da Conceição é um lugar muito agitado, com inúmeros bares, restaurantes e lojinhas. Além disso, ela fica perto da praia Mole e da praia da Joaquina, que são duas praias muito famosas, principalmente entre os surfistas.

A praia da Barra da Lagoa tem uma vibe diferente, cheia de pessoas alternativas e muitos nativos da ilha. É um ótimo lugar para aprender a surfar: existem várias escolas de surf na beira-mar.

Lagoa da Conceição

Na Lagoa da Conceição tem algumas opções bem em conta para se hospedar. Se você está procurando onde ficar em Florianópolis barato, indico essa região por ter vários hostels, como o Geckos Hostel, que fica na Avenida das Rendeiras e é super descolado.

Confira todas as pousadas, hotéis e albergues na Lagoa da Conceição.

onde ficar em florianópolis na lagoa da conceição

Praia Mole

Para quem quiser ficar na praia Mole, uma ótima é o Selina Floripa, hotel que possui quartos privados e compartilhados e uma área de lazer gigante, incluindo piscina ao ar livre, coworking, bar e restaurante. Ele tem até aulas de yoga e aluguel de pranchas de surf.

Praia da Joaquina

E na praia da Joaquina você encontra o Cris Hotel, um hotel antigo, mas sempre em busca de modernização, e com localização excelente em frente à praia.

Praia da Barra da Lagoa

Um lugar muito legal para se hospedar na praia da Barra da Lagoa é o The Search House, albergue pé na areia com piscina, sala de jogos, pista de skate, bar e um jardim lindo e bem cuidado. Ele tem opção de quartos compartilhados ou privados.

A Pousada Mar Do Leste também é uma ótima hospedagem na Barra, bem avaliada pelos hóspedes com uma nota média de 9,2 no Booking. E para quem quiser um lugar para se sentir parte da natureza, indico o Hostel do Morro, que fica na prainha ao lado do canal da Barra da Lagoa. Só se chega lá caminhando. O visual de lá é maravilhoso e você tem a chance de tomar café da manhã com macaquinhos.

Quer mais? Veja todas as opções de hospedagem na Barra da Lagoa.

Hospedagem em Florianópolis de graça

Se você quiser viver uma experiência mais imersiva em Floripa e ainda economizar bastante na viagem, uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers. Através dessa plataforma você troca algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de não gastar com hospedagem, você tem a chance de aprender coisas novas, curtir o destino com mais calma e conhecer pessoas interessantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Existem vagas muito legais de voluntariado em Florianópolis e várias outras cidades de Santa Catarina, com funções que vão de recepção de hostel e produção de conteúdo para redes sociais a ajudante em agrofloresta e cuidado de animais.

Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.

Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Florianópolis? Escreve aqui nos comentários que eu respondo!

Texto escrito por Bárbara Nicoli, viajante experiente e colaboradora do blog Janelas Abertas

Créditos das fotos que ilustram o post: Bárbara Nicole (Contribuição para o Janelas Abertas), Luísa Ferreira (Janelas Abertas) e Unsplash (Creative Commons/Direitos de uso liberados)

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário