Ceará

Onde ficar em Fortaleza: melhores praias, pousadas, hotéis e hostels

Ceará | 29/03/22 | Atualizado em 02/04/24 | 2 comentários

Quer saber onde ficar em Fortaleza, no Ceará? Neste texto eu te conto! Vou falar um pouco das melhores praias para se hospedar em Fortaleza e detalhar as características de alguns hotéis, pousadas e albergues super bem avaliados por viajantes do mundo todo.

Fortaleza é a segunda capital mais populosa do Nordeste, ficando atrás apenas da capital da Bahia, Salvador. É uma cidade relativamente grande, e por isso você pode ficar um pouco confuso na hora de decidir onde ficar em Fortaleza. Mas a rede hoteleira de Fortaleza está concentrada nos arredores da Avenida Beira Mar, entre as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro, e essas são boas regiões para se hospedar.

Outra boa notícia é que a capital cearense é um dos destinos de praia mais baratos do Brasil, então é possível encontrar opções com bom custo-benefício por lá. Continue lendo para entender o perfil de cada uma das praias e escolher a localização ideal para você.

Veja também:
O que fazer no Centro de Fortaleza
Passeios guiados e excursões em Fortaleza e arredores

melhores praias para se hospedar em fortaleza

Onde ficar em Fortaleza: melhores praias

Onde ficar em Fortaleza na Praia de Iracema

A praia de Iracema é o melhor lugar para se hospedar em Fortaleza próximo ao centro. É na região central da cidade, aliás, onde ficam a maioria dos pontos turísticos de Fortaleza, como o Centro Dragão do Mar, o Mercado Central, a Catedral Metropolitana, o Theatro José de Alencar e o Passeio Público.

A praia de Iracema também é o melhor lugar para ver o pôr do sol em Fortaleza, diretamente da Ponte dos Ingleses ou da Ponte Metálica. É um passeio imperdível: todo dia um espetáculo da natureza.

  • Aloha Hostel Fortaleza

Aloha Hostel, Fortaleza – Preços atualizados

Se você está procurando onde se hospedar em Fortaleza barato, o Aloha Hostel Fortaleza é a melhor opção. Ele fica a 1 minuto do calçadão da praia de Iracema e a 10 minutos de caminhada do Centro Dragão do Mar. A localização é um ponto forte desse hostel também para quem gosta de agito, pois embaixo do albergue funciona um bar com música ao vivo alguns dias da semana e cervejinha gelada todos os dias. Além dos quartos compartilhados, você pode optar por ficar numa suíte privativa.

É um lugar simples, mas atende bem às necessidades de um viajante econômico. Você pode optar por fazer o seu próprio café da manhã na cozinha compartilhada ou pode tomar o café da manhã que a hospedagem disponibiliza para os hóspedes por um preço bacana. No segundo andar do Aloha você encontra churrasqueira e uma piscininha. E no terraço, várias mesas e cadeiras para apreciar o pôr do sol. Eu fiquei lá e adorei, achei o hostel super alto astral e o preço bom demais!

  • Sonho de Iracema Hostel Boutique

Sonho de Iracema Hostel Boutique, Fortaleza – Preços atualizados

A melhor característica do Sonho de Iracema Hostel Boutique é a localização, a 1 minuto da praia de Iracema. Além do ótimo custo-benefício, claro. Esse Hostel Boutique também possui quartos privados e quartos compartilhados, sendo alguns com vista para o mar. Tem uma piscina bem gostosinha de frente para o calçadão de Iracema, um balanço instagramável e a área de café da manhã por si só já é uma delícia.

  • Maredomus Hotel

Maredomus Hotel, Fortaleza – Preços atualizados

O Maredomus Hotel é uma opção na praia de Iracema um pouco mais aconchegante, mas ainda assim com um ótimo custo-benefício. Tem aquele padrão de hotel: ar condicionado, frigobar e televisão nos quartos, além do café da manhã caprichado. O ponto forte do Maredomus é o terraço com piscina e uma vista surreal de linda; dá para ver toda a orla central de Fortaleza e o famoso pôr do sol.

  • Hotel Sonata

Hotel Sonata de Iracema, Fortaleza – Preços atualizados

O Hotel Sonata é uma opção de hospedagem mais requintada na praia de Iracema. O hotel fica ao lado do Jardim Japonês, a 1 minuto da praia e a 4 minutos do calçadão. Possui uma área grande com piscina, bar, restaurante, academia e bicicletas para alugar. Os hóspedes elogiam com frequência o atendimento, a limpeza e o café da manhã.

Onde ficar em Fortaleza na Praia de Meireles

A praia de Meireles é um dos lugares mais seguros para se hospedar em Fortaleza. É nessa parte da orla onde se concentram a maioria dos bares e restaurantes. E é na praia de Meireles que acontece a feirinha de artesanato, ótima para comprar lembrancinhas da cidade e artesanato local.

  • Golden Fortaleza By Intercity

Golden Fortaleza by Intercity, Fortaleza – Preços atualizados

O Golden Fortaleza By Intercity se diferencia por ter quartos bem amplos, alguns até com sala de estar e espaço para trabalhar. O hotel possui sala de reunião para eventos corporativos e é uma ótima alternativa de onde ficar em Fortaleza, principalmente para quem está viajando a trabalho. A vista da piscina não deixa a desejar e o restaurante do próprio hotel serve pratos deliciosos no jantar. O Golden Hotel tem muitas vantagens por um preço bacana.

  • Pauli Boutique Hotel Soft Opening

Pauli Boutique Hotel Soft Opening, Fortaleza – Preços atualizados

O Pauli Boutique Hotel Soft Opening é um hotel rico em detalhes, com uma decoração sofisticada e moderna em todos os ambientes, inclusive nos quartos. A área da piscina é agradável e super arborizada; e o café da manhã é bem variado e completo. Ele tem uma das melhores notas em relação a hospedagem em Fortaleza, sendo avaliado pelos hóspedes com uma média de 9,1.

  • Comfort Hotel Fortaleza

Comfort Hotel Fortaleza, Fortaleza – Preços atualizados

Os quartos do Comfort Hotel Fortaleza são espaçosos, modernos e aconchegantes. Existem várias opções de suítes neste hotel, desde as mais simples até as mais luxuosas. Algumas delas têm terraço privativo com vista panorâmica, jacuzzi, sala de estar e banheira de hidromassagem. Um verdadeiro sonho!

  • Blue Tree Towers Fortaleza Beira Mar

Blue Tree Towers Fortaleza Beira Mar, Fortaleza – Preços atualizados

Com hotéis espalhados pelo Brasil, a Blue Tree é uma rede focada no bem estar dos hóspedes, oferecendo sempre muito conforto, lazer e sofisticação. O Blue Tree de Fortaleza tem uma ótima localização, a 1 minuto da praia de Meireles. Uma ótima pedida para quem busca por onde ficar em Fortaleza com conforto. Além de quartos com vista para o mar, ele tem também uma bela piscina com vista.

Onde ficar em Fortaleza na Praia de Mucuripe

A praia de Mucuripe é a praia mais próxima do Mercado dos Peixes. Já ouviu falar dele? É parada obrigatória em Fortaleza. Lá existem várias barraquinhas que vendem tudo que é tipo de frutos do mar, e o melhor de tudo é que você compra e leva no restaurante do próprio mercado para ser preparado na hora! Tudo fresquinho e com preço bom demais, parece mentira!

  • Iate Plaza Hotel

Iate Plaza Hotel, Fortaleza – Preços atualizados

O Iate Plaza Hotel fica a 1 minuto do mercado dos peixes e a 4km do calçadão de Iracema. É um hotel grande, ótimo para grupos. Possui apartamentos com 2 quartos, sala de convenções, academia e piscina com aquela vista incrível da Beira Mar de Fortaleza.

Onde ficar em Fortaleza na Praia do Futuro

Se hospedar na Praia do Futuro é uma boa opção para quem gosta de passar o dia nas barracas na beira da praia. Aliás, “barracas” é um nome humilde para descrever os bares que tem lá; alguns quiosques da praia do Futuro se parecem mais com grandes clubes. Tem uma infinidade de barracas, uma ao lado da outra, para todos os gostos, desde as mais sofisticadas com piscina, sauna, DJ e música ao vivo, até as mais simples com cerveja de garrafa e cadeiras de plástico.

A praia do Futuro é a melhor praia de Fortaleza para tomar banho de mar. Como é a mais afastada do centro, é a praia mais limpa. O mar verde esmeralda, a areia branquinha e muitos coqueiros tornam o visual paradisíaco. No entanto, algumas pessoas consideram que não é uma região muito segura para caminhar à noite.

  • Pousada Recanto das férias

Pousada Recanto das Férias, Fortaleza – Preços atualizados

Essa foi a hospedagem mais em conta que eu achei na praia do Futuro e com uma avaliação excelente: 9,1. Quartos bem simples, mas com uma ótima estrutura externa: piscina, churrasqueira e a 8 minutos da praia.

  • Crocobeach Hotel

Crocobeach Hotel, Fortaleza – Preços atualizados

O Crocobeach é um complexo que abrange hotel, bar de praia com shows de humor, bandas, piscinas, lounges e até um mini parque aquático. Os lounges são mais reservados, ideais para casais, enquanto o Aquacroco é ideal para famílias, sendo o local predileto das crianças, que adoram se divertir no parque aquático. O complexo proporciona diversão para toda a família, além de oferecer serviços como salão de beleza, loja de conveniência, boutique, sauna e caixa eletrônico.

Onde se hospedar em Fortaleza para ir ao Beach Park

O famoso parque aquático Beach Park fica na praia de Porto das Dunas, localizada a aproximadamente 25km do centro de Fortaleza. Algumas agências fazem o transporte do centro para o parque aquático, para ir e voltar no mesmo dia, mas você acaba pagando um pouco mais caro por esse serviço. Outra alternativa é pedir um Uber ou táxi para ir até o parque e comprar o ingresso por sua conta.

Mas se você quer ficar mais perto do Beach Park para aproveitar mais de um dia de diversão, o melhor lugar para se hospedar em Fortaleza para ir ao Beack Park é na praia de Porto das Dunas, que é tranquila e bem menos movimentada que as outras praias de Fortaleza.

Quer conforto e praticidade? Reserve online uma excursão para o Beach Park.

  • Planet Dunas Residence

Planet Dunas Residence, Aquiraz – Preços atualizados

O Planet Dunas Residence fica a 5 quarteirões da praia de Porto das Dunas e do Beach Park. Tem um ótimo custo-benefício em comparação com as outras hospedagens próximas ao parque aquático. Os hóspedes falam muito bem do café da manhã do hotel e da pizza servida no jantar. O hotel dispõe de bar com drinks e carta de vinhos, piscina e estacionamento privado. Possui também apartamentos completos com cozinha própria, o que pode ser uma opção muito prática para quem viaja em família.

  • Milos Beach Hotel

Milos Beach Hotel, Aquiraz – Preços atualizados

O Milos Beach Hotel fica na beira da praia de Porto das Dunas e a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Beach Park. Tem uma área externa com piscina, espreguiçadeiras e rede, tudo isso de frente para o mar! O Milos Beach Hotel oferece refeições durante todo o dia, não sendo necessário sair do hotel em nenhum momento, o que também é conveniente para famílias.

  • Porto das Dunas Praia Hotel

Porto das Dunas Praia Hotel, Aquiraz – Preços atualizados

Dos lugares para se hospedar próximos ao Beach Park, o Porto das Dunas Praia Hotel é o melhor avaliado, com nota 9,7. É um hotel sofisticado e preza pela experiência dos hóspedes como um todo. Possui um SPA dentro do hotel que conta os serviços de massagem, terapias com pedras quentes e bambuterapia, que você pode fazer no próprio SPA ou na varanda da sua suíte. No ambiente externo o hotel tem piscina, um lindo jardim, bar e restaurante, que é muito bem avaliado pelos hóspedes.

Dica extra: o que fazer em Fortaleza

As atrações mais populares de Fortaleza são as praias. O calçadão da Avenida Beira Mar sempre fica movimentado, com muita gente praticando atividades físicas e passeando de patins, bicicleta e skate, que podem ser alugados em barraquinhas por lá. Você também encontra ali várias barracas com lanches, água de coco e outras bebidas por preços bem em conta. Em Meireles, existe ainda uma Feirinha de Artesanato.

A maioria dos turistas também vai passar um dia numa das barracas da Praia do Futuro, que é boa pra banho e tem uma baita estrutura com mega restaurantes. E aqui no Janelas Abertas você encontra um artigo com dicas de o que fazer no Centro de Fortaleza, que abriga ótimas atrações da capital cearense, e outro sobre onde comer em Fortaleza.

Saindo de Fortaleza, os passeios mais comuns são pra o Beach Park, Canoa Quebrada, Cumbuco e Morro Branco. Mas existem outras opções de passeios em Fortaleza , e encerro este texto com uma dica especial.

Pouca gente conhece a Praia de Sabiaguaba, localizada no final da praia do Futuro, onde o rio Cocó encontra o mar. É uma praia frequentada pelos moradores de Fortaleza. Para quem gosta de um programa fora do turismo convencional, a praia de Sabiaguaba é uma ótima opção do que fazer em Fortaleza. Eu particularmente adoro quando tem encontro de rio com mar, a paisagem fica ainda mais linda!

Hospedagem em Fortaleza de graça

Se você quiser viver uma experiência mais imersiva em Fortaleza e ainda economizar bastante na viagem, uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers. Através dessa plataforma você troca algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de não gastar com hospedagem, você tem a chance de aprender coisas novas, curtir o destino com mais calma e conhecer pessoas interessantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Existem vagas muito legais de voluntariado em Fortaleza e várias outras cidades do Ceará, com funções que vão de recepção de hostel e produção de conteúdo para redes sociais a ajudante em agrofloresta e cuidado de animais.

Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.

Você ainda tem alguma dúvida sobre onde ficar em Fortaleza? Deixa aqui nos comentários! Boa viagem.

Texto escrito por Bárbara Nicoli, viajante experiente e colaboradora do blog Janelas Abertas

Crédito das fotos que ilustram o post: Unsplash e Pexels (Creative Commons – Direitos de uso liberados) e Luísa Ferreira/Janelas Abertas

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga NADA a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Filipe Aimi

    Ótimo texto, certamente me ajudará na programação de viagem 😁😁😁

Deixe o seu comentário