O que fazer no Centro de Fortaleza
Da última vez em que fui a Fortaleza, dei o azar de pegar chuva quase todo dia, logo numa cidade onde as praias estão entre as principais atrações. Ainda assim, deu pra curtir a vista nublada da Praia de Iracema e um dia de sol com direito a caranguejo e até massagem na Praia do Futuro! Mas esteja o céu nublado ou ensolarado, tá tranks: tem muito mais o que fazer na capital cearense do que se bronzear.
Já falei neste post sobre as comidinhas delícia que provei por lá, e aqui vai o roteirinho básico pelo Centro da cidade e arredores, começando pela região da Praia de Iracema. Dá pra percorrer todos esses pontos a pé, em uma tarde apressada ou em um dia inteiro com mais calma.
Procurando hospedagem em Fortaleza? Clique aqui e encontre hotéis, pousadas e albergues com os melhores preços.
Clique aqui pra abrir o mapa acima no Google Maps
O que fazer em Fortaleza: roteiro pelo Centro
Centro Dragão do Mar
Começamos o tour por lá porque ele ficava perto do nosso hostel e é um dos points mais concorridos entre turistas e moradores. Confesso que bateu a invejinha por não ter um igual no Recife ;) O Dragão do Mar é um complexo cultural cheio de atrações, como um cinema, um planetário, um teatro, a deliciosa Cafeteria Santa Clara, um teatro a céu aberto, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense e vários barzinhos que ficam super animados no cair da noite (achei a vibe meio adolescente, mas pode ter sido impressão).
Sem falar nos muros pintados lindões e nas feirinhas independentes que rolam no pátio e eu tive a sorte de presenciar. Lá no site oficial você encontra a programação de cada semana, com muita coisa gratuita. Se der, faça o roteiro ao contrário, porque o ideal é ir mais pra o fim da tarde, pra pegar mais atrações abertas. Ou então volte no Dragão depois e fique direto pra night, que nem eu fiz!
Rua Dragão do Mar, 81
Tem tempo sobrando na capital cearense? Veja dicas de passeios de um dia partindo de Fortaleza no blog Vamos por aí. Ou, se tiver ainda mais dias, vá até a charmosa Jeri! Veja no blog Volto Logo o que fazer em Jericoacoara.
Mercado Central
Esse é um mercado público tradicional, cheio daqueles artesanatos lindinhos que você encontra em muitos lugares do Nordeste. A diferença pra outros mercados que já visitei é que ele é enorme, com vários andares, e bem organizado. Isso torna a visita mais prática, mas sem o charme de um mercado como o de São José, aqui no Recife.
Vale a pena a visita, principalmente pra quem procura coisinhas típicas pra levar pra casa, de cachaças a itens de couro. No térreo, você encontra um centro de informações turísticas, onde aproveitamos pra pegar mapinhas e um guia oficial do Estado. Dica: compre castanhas caramelizadas <3
Av. Alberto Nepomuceno, 199
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
Quase em frente ao Mercado você encontra esse forte que tem o mesmo nome pelo qual a cidade era chamada originalmente. A fortificação foi construída em 1649 pelos holandeses em suas tentativas de ocupar o Nordeste. Depois, a Coroa Portuguesa se apossou da construção. Atualmente, o lugar sedia o Quartel-General da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.
Catedral Metropolitana
A Igreja da Paróquia de São José chama atenção por seu estilo gótico. Não entrei, mas vale a pena dar uma olhada, nem que seja de fora mesmo, já que ela se destaca na paisagem e também fica bem pertinho do Mercado e da Fortaleza.
Passeio Público
Caminhando mais uns minutinhos você chega ao Passeio Público, também conhecido como Praça dos Mártires. Falei dele no post de turismo comilônico, porque ele abriga o charmoso Café Passeio, que serve uma feijoada deliciosa aos sábados, no esquema self-service. Mesmo que você não vá comer, o lugar é superagradável e arborizado, tendo sido revitalizado em 2007 depois de muitos anos de abandono. Ah, e ainda dá pra ver o mar :)
Cadeia Pública (Emcetur)
Logo mais à frente você chega à antiga Cadeia Pública da cidade, um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade. As antigas celas hoje abrigam lojas de artesanato e no primeiro andar você encontra o Museu de Arte Popular e o Museu da Mineralogia, que não cheguei a visitar.
Rua Senador Pompeu, 350
Theatro José de Alencar
Saindo de lá, pegue a Rua General Sampaio até chegar no Theatro José de Alencar. Nesse caminho você vai passar pelo centrão mesmo, com lojas populares, feira de roupas e tal. Não é dos percursos mais bonitos, mas é massa pra ver um lado menos turístico da cidade, e o ponto final é uma ótima recompensa: que lindeza esse teatro, viu?
Rolam visitas guiadas em vários horários, mas no dia em que eu fui elas estavam suspensas. Ainda assim, é liberado circular pelas partes externas, e passei um bom tempo passeando e sendo atacada por pássaros, como registra a foto abaixo :P
R. Liberato Barroso, 525
Daí, dá pra visitar também a Praça do Ferreira, o Museu do Ceará, a Praça General Tibúrcio (também conhecida como Praça dos Leões), a Academia Cearense de Letras, a estátua da escritora Rachel de Queiroz… Mas eu confesso: pulei essa parte e fui me arrumar pra ir tomar uma cervejinha ;) Saudades, Fortaleza! <3
Oi, Luisa. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Massa! Valeu, Natalie :)
Massa! :) Valeu, Natalie!
Gostei muito das informações, especialmente o modo estruturado e leve que você fez. Beleza Luísa.
Que bom, Mônica! :D Obrigada!!
Boa dica gostei muito, queria saber se domingo é um bom dia pra fazer esse passeio, pq tenho medo das coisas estarem fechadas ? Obrigado
Oi, Fernando! Eu não moro em Fortaleza e já faz alguns anos que fui lá pela última vez, então não sei te confirmar qual o funcionamento atual dos lugares mencionados no post :/ Tenho quase certeza de que o Centro Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar funcionam aos domingos, mas recomendo buscar as informações através dos sites, redes sociais ou telefones oficiais de cada atração :) Um abraço!