Aprendizado e trabalho

8 razões para aprender inglês e uma ótima dica para estudar online

Aprendizado e trabalho | 12/01/22 | Atualizado em 14/01/22 | Deixe um comentário

Buscando razões para aprender inglês? Além de ser o idioma falado por mais pessoas no mundo, o inglês é a língua padrão pra turismo, negócios internacionais e tecnologia, entre outros setores. Provavelmente você já sabe disso, né? Mas caso esteja precisando de um empurrãozinho pra aprender ou melhorar seu nível de inglês, reuni aqui oito ótimos motivos.

Estudar inglês é muito útil em vários sentidos, e falo com base na minha própria experiência: desde criança, um dos meus hobbies preferidos é estudar idiomas, e já colhi muitos frutos desse hábito. Tive acesso a oportunidades, experiências e relacionamentos transformadores por poder me comunicar com pessoas de diferentes culturas, usando principalmente o inglês.

Vou focar aqui em razões para aprender inglês num ponto de vista mais prático, mas essa também pode ser uma experiência muito divertida. Para isso, basta encontrar os estilos de aprendizado que combinem com você. Lá no final do artigo, vou dar uma dica de plataforma bem legal pra fazer aula de inglês online.

8 razões para aprender inglês

1. Ter acesso a muitas fontes de informação

Sendo o inglês hoje praticamente um idioma universal, existe uma variedade imensa de informações disponíveis na língua, em formatos diversos como livros, vídeos, artigos e cursos. Seja por razões pessoais, acadêmicas ou profissionais, em diversas áreas de conhecimento você vai encontrar muito mais informações disponíveis em inglês que em português.

2. Se comunicar bem durante suas viagens

Dá pra viajar pra o exterior só falando português? Sim, se você contratar agências ou guias, ou tiver boas doses de disposição e paciência. Conheço várias pessoas que já viajaram pra fora do Brasil sem falar idiomas estrangeiros e se viraram bem, mas é claro que é mais difícil. Se você tem a intenção de ter experiências internacionais, essa é uma ótima razão para aprender inglês.

Falando inglês é muito mais fácil resolver questões práticas no dia a dia de uma viagem internacional, especialmente se a ideia for ir além dos roteiros turísticos tradicionais.

3. Fazer amigos de vários países

Além de ser capaz de se virar na viagem, outra das melhores razões para aprender inglês é poder ir além dessas questões práticas. Com o conhecimento do idioma você será capaz de conversar com pessoas de outros países que conhecer nas suas andanças pelo mundo ou mesmo no Brasil – e até pela internet, sem sair de casa.

Se não falasse bem inglês, eu não teria feito grandes amigos de diversas partes da Europa, Ásia e África, que me ensinaram muito sobre suas culturas e visões de mundo.

Ah, e claro que os relacionamentos também podem ir além de amizade, né? Com o inglês você tem muito mais paqueras em potencial, já que pode criar conexões com milhões de pessoas. Imagina deixar de conhecer um grande amor por causa de uma barreira linguística?

4. Incrementar seu currículo

Hoje em dia saber inglês é uma exigência básica pra muitas vagas de emprego e um diferencial pra oportunidades mais concorridas. Tanto porque várias empresas têm negócios internacionais quanto pela disponibilidade de conteúdo em inglês para capacitação em diversas áreas, como já mencionei.

5. Trabalhar fora do país

O inglês também abre a possibilidade de ser contratado por empresas em outros países, inclusive vários que não o têm como idioma oficial. Talvez você nunca tenha pensado em trabalhar fora do Brasil, mas imagina se aparecer a oportunidade e você não puder aproveitá-la por causa da barreira linguística?

E caso seja freelancer, você também pode conseguir clientes internacionais e ganhar em moedas mais valorizadas que o Real.

6. Estudar em outros países

Já consegui oportunidades incríveis pra fazer cursos e participar de eventos no exterior com tudo pago, e a maioria tinha o inglês como pré-requisito. Existem muitas bolsas de estudos em várias partes do mundo, seja para graduação, pós-graduação ou cursos curtos, mas a proficiência no idioma em que as aulas serão ministradas costuma ser uma exigência.

7. Consumir cultura na versão original

Sem desmerecer o trabalho de tradutores, que admiro muito, mas poder assistir filmes e séries, ler livros e ouvir músicas na versão original é muito legal. Afinal, jogos de palavras, metáforas, referências culturais e formulações frasais específicas da língua de origem são difíceis de traduzir. E o melhor é que se você gosta muito de música, cinema ou literatura, ou mesmo de videogames, isso pode te ajudar a praticar o idioma de uma forma divertida.

8. Aproveitar 50% de desconto no Cambly

O Cambly é uma plataforma online de ensino de inglês superlegal, em que você paga uma mensalidade ou anuidade e faz aulas particulares com professores de vários países, na frequência que escolher. E usando o cupom de desconto JANELAS-2022 até 14/01/22 você ganha 50% de desconto em todos os planos anuais.

Razões para aprender inglês usando o Cambly

Já fiz muitos cursos de idiomas durante a vida, tanto presenciais quanto online, e quando experimentei o Cambly vários diferenciais chamaram minha atenção.

As aulas são particulares e é possível escolher o enfoque de acordo com seus objetivos e necessidades, optando por um dos “Currículos” da plataforma: Fundamentos, Desenvolvimento profissional, Expresse-se e Preparação para exames de proficiência.

Outra coisa bem legal é a possibilidade de experimentar vários professores diferentes: você pode variar sempre, pra ter contato com diferentes abordagens e sotaques, ou escolher um ou mais tutores preferidos e reservar as aulas com eles.

razões para estudar inglês

E além de muitos professores nativos de países mais “hegemônicos” como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, também tem gente de outros países como África do Sul, Trinidad e Tobago, Jamaica, Zimbábue… Assim, além de aprender a língua você pode conhecer uma diversidade de culturas.

Também achei massa que dá pra optar entre reservar as aulas com antecedência ou aproveitar qualquer tempo livre no seu dia a dia pra começar uma aula com algum dos professores que estiverem disponíveis no momento.

A plataforma funciona tanto no computador quanto em dispositivos móveis, como tablet e smartphone, o que torna a experiência ainda mais flexível. Por fim, outra coisa que achei muito legal é que suas aulas ficam gravadas e você pode revê-las depois. Vai lá no site do Cambly pra saber mais e experimentar uma aula.

E aí, essas razões para aprender inglês te convenceram? Conta aí nos comentários!

*Este post é um publieditorial, ou seja, um post pago. Ele foi patrocinado pelo Cambly e escrito por mim com base na minha experiência pessoal, sem interferência da empresa. O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores: você não vai encontrar aqui nenhum conteúdo de caráter comercial que não esteja sinalizado como tal. Para saber mais sobre as políticas do blog, clique aqui.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário