Aprendizado e trabalho

Cursos da Domestika são bons? Vale a pena? Como funciona?

Aprendizado e trabalho | 13/07/21 | Atualizado em 14/09/21 | 2 comentários

Assim como eu, talvez você tenha ouvido falar nos cursos da Domestika pela primeira vez num anúncio online numa busca do Google, e esteja se perguntando: esses cursos são bons? Valem a pena? Como o site funciona e o que ele tem de diferente de outras plataformas de cursos online?

Pesquisando, descobri que a Domestika já tem muito destaque em outros países, mas começou a crescer no mercado brasileiro recentemente. Por isso, é normal que muita gente se questione se a Domestika é confiável e se os cursos têm bom custo-benefício. Depois de pesquisar sobre a empresa, resolvi experimentar alguns cursos e agora venho compartilhar minhas impressões e explicar como funciona a plataforma.

O que é a Domestika?

A Domestika foi criada na Espanha. A empresa teve início como um fórum de discussão para profissionais de diferentes áreas ligadas à criatividade, mas acabou se transformando numa plataforma de cursos online.

Hoje, a sede da empresa fica em São Francisco (EUA), mas eles têm escritórios em outros países. Um deles foi inaugurado em São Paulo em 2019, e desde então eles têm oferecido cada vez mais cursos em português e prestado mais suporte para o público brasileiro.

Como são os cursos da Domestika?

Todos os cursos da Domestika são online e ficam disponíveis para assistir em qualquer dia e horário. Eles não expiram, então se você comprar e precisar deixar pra depois, não perde o dinheiro.

Em geral, os cursos da Domestika têm entre 2 e 4 horas de conteúdo e seguem uma metodologia similar, com vídeo-aulas, materiais complementares pra download e exercícios “mão na massa”, incluindo um projeto final. Cada curso tem também um fórum, em que os alunos podem fazer upload dos exercícios e ver os trabalhos dos colegas (se quiserem).

Existem cursos na Domestika pra diferentes níveis de conhecimento. Na página de cada curso, você encontra a indicação do tipo de público: iniciante, intermediário ou avançado. Vale ressaltar que algumas aulas pra iniciantes também são interessantes pra quem já tem experiência, porque permitem conhecer os processos de outros profissionais.

Os cursos da Domestika ministrados por professores brasileiros ainda são minoria, mas eles já têm dezenas de cursos dublados e a maioria tem legendas. Os idiomas do áudio e das legendas de cada curso são indicados nas respectivas páginas de apresentação.

Um dos principais diferenciais dos cursos da Domestika é que a empresa produz os próprios cursos internamente. Eles escolhem profissionais de destaque nas suas respectivas áreas em diferentes países, com experiência prática no assunto que ensinam, e gravam os cursos num estúdio próprio, com a equipe e as orientações da empresa. Isso faz com que os cursos mantenham um padrão de qualidade técnica e de conteúdo.

exemplo de curso da domestika

Quais são os cursos disponíveis na Domestika?

Os cursos da Domestika são focados na economia criativa. As principais áreas são ilustração, fotografia, vídeo, marketing, negócios, design, animação, artesanato (craft), arquitetura, caligrafia e tipografia e tecnologia.

Pra conferir todos os cursos disponíveis atualmente, é só clicar aqui. Se preferir pesquisar por segmento, clique na categoria que mais lhe interessar na lista abaixo:

Ilustração
Fotografia e vídeo
Marketing e negócios
Design
3D e animação
Craft
Arquitetura e espaços
Caligrafia e tipografia
Tecnologia

Exemplos de cursos da Domestika

Fuçando a plataforma, separei alguns dos cursos mais vendidos de cada área, pra dar uma ideia do que você vai encontrar de interessante por lá:

Ilustração:
Sketching diário para inspiração criativa
Desenho para principiantes
Técnicas modernas de aquarela
Introdução ao Procreate

Fotografia e vídeo:
Introdução ao Adobe Première Pro
Adobe Photoshop avançado
Fotografia e vídeo profissional com celular

Marketing e negócios:
Fotografia promocional para Instagram
Google Ads e Facebook Ads do zero
Introdução ao e-mail marketing com MailChimp

Craft:
Crochê: crie roupas com apenas uma agulha
Marcenaria profissional para principiantes
Bullet jornal criativo: planejamento e criatividade

Design:
Design de logos: do conceito à apresentação
Iniciação ao design de interiores
Introdução ao design de moda

3D e animação:
Introdução ao After Effects
Desenho de personagens para animação e videogames
Projeto arquitetônico 3D e modelagem com Revit

Arquitetura e espaços:
Design de iluminação de interiores
Introdução ao AutoCAD
Design de interiores do início ao fim

Caligrafia e tipografia
Caligrafia e lettering para Instagram com Procreate
Caligrafia com pincéis de água para iniciantes
Adobe Illustrator para caligrafia, lettering e tipografia

Tecnologia
Criação de um site profissional com WordPress
Introdução à programação em JavaScript
Introdução ao UX Design

Vale a pena fazer os cursos da Domestika?

No momento em que escrevo esse post, já fiz três cursos na Domestika e estou inscrita em mais dois. E gostei muito de todos os que experimentei até agora. Fiquei até meio viciada, confesso! Comecei a explorar técnicas e assuntos que nunca tinha pensado em aprender e estou adorando.

Achei os cursos práticos, objetivos e leves, sem aulas enfadonhas ou prolixas, sabe? Sem falar que conhecer as práticas que bons profissionais de várias partes do mundo usam em seus projetos na vida real é super interessante.

Adorei, por exemplo, ter acesso aos bastidores do trabalho de artistas que já admirava, como a ilustradora holandesa Sarah Van Dongen. Ela ministra o curso Sketchbook experimental: encontre seu estilo de desenho, o primeiro que assisti na plataforma (e amei!). Outros cursos de que gostei muito foram Sketchbook pictórico com guache e De iniciante a superdesenhista.

cursos de ilustração da Domestika

Os cursos da Domestika de ilustração, que foram os que explorei melhor até agora, sempre começam com uma apresentação do professor, seguida por uma aula em que ele compartilha suas referências. Só aí já peguei várias ideias e dicas legais.

Depois vêm as aulas propriamente ditas, em que os professores mostram o passo a passo de tudo que fazem e propõem vários exercícios divertidos. No final, eles passam as instruções de um projeto pra colocar em prática tudo que aprendemos.

O que outras pessoas dizem sobre a Domestika?

No Reclame Aqui, principal site de queixas sobre empresas aqui no Brasil, a Domestika ainda tem poucas reclamações: eram 91 na data em que escrevi este artigo. Todas elas foram respondidas, com um índice de solução de 80%.

Além do site, a Domestika funciona em forma de aplicativo, por isso fui olhar também as avaliações na App Store e na Play Store, que usam notas de 0 a 5. Na primeira, o aplicativo tem 1.200 avaliações com nota média de 4.8, e na segunda tem 4.8, com 27 mil avaliações.

No próprio site ou app você também tem acesso a avaliações dos alunos que fizeram cada curso específico. Dá pra ver não só a nota que cada usuário deu, mas também comentários que apontam o que aquela pessoa achou bom ou ruim no curso. Acho esses feedbacks muito úteis pra avaliar se as aulas vão oferecer o que espero.

Quanto custam os cursos da Domestika?

Os valores variam de um curso pra outro e de acordo com a campanha de descontos que está em vigor no momento, mas geralmente eles vão de R$ 39,90 a R$ 75. Inserindo o cupom LUISAFSANTOS-10PROMO na página de pagamento, você ganha mais 10% de desconto. Uma ótima oportunidade de experimentar algo novo sem comprometer o orçamento, né?

Ah, outra forma de economizar é comprando um combo com mais de um curso – são os chamados “packs”. Você pode criar seus próprios packs ou escolher um dos que são sugeridos pela própria Domestika. Eu adoro olhar as opções que aparecem lá pra ter ideias de novos cursos que complementem outros que já fiz ou já me interessei. Pra conferir todos packs, é só clicar aqui.

exemplos de packs de cursos

Outras dúvidas sobre como funciona a Domestika

Como se matricular num curso?

Pra se inscrever num curso da Domestika é só criar um perfil no site, ir na página de apresentação do curso que lhe interessa e clicar no botão de compra. O processo é bem intuitivo.

Basta seguir os passos indicados pelo site pra escolher um método de pagamento e concluir o pedido. Assim que o pagamento for registrado pela plataforma, você vai ter acesso ao curso e pode assistir a primeira aula. E como você criou um perfil, no futuro é só fazer o log-in pra acessar uma página que reúne todos os seus cursos.

O site da Domestika é seguro?

Além da reputação de muitos anos da empresa, considero a Domestika segura porque o site está todo em HTTPS, certificado de segurança identificado por um ícone de cadeado que aparece do lado esquerdo na barra do navegador.

O site também tem uma política de privacidade bem visível, e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito através de sistema criptografado ou por Paypal ou boleto.

A Domestika dá certificado?

Ao concluir um curso, você pode fazer download de um certificado de participação em formato PDF. Pra isso, é só assistir aos vídeos e marcar as atividades como concluídas.

Os certificados incluem seu nome completo, o nome do curso realizado, um QR code que levará ao seu projeto final (se você tiver feito o upload dele no site) e o nome e assinatura do professor. No entanto, eles não especificam a duração do curso ou carga horária, já que você pode fazê-los no seu próprio ritmo e o tempo dedicado aos exercícios varia pra cada pessoa.

exemplo de certificado de cursos da domestika

O que é Domestika Basics?

Os cursos chamados de Domestika Basics são focados em alguns dos principais softwares usados por profissionais de áreas criativas, como Adobe Illustrator, Photoshop, After Effects, InDesign, Lightroom, SketchUp, Première e Final Cut.

Assim como em outras áreas da Domestika, existem cursos voltados pra iniciantes e outros mais avançados.

O que é Domestika Pro?

Domestika Pro é o plano de assinatura da plataforma, que é opcional. Nele, você paga um valor anual pra ter acesso a 20% de desconto adicional em todos os cursos (cumulativo com outros descontos), além de poder fazer dois ou mais cursos de graça a cada mês e receber suporte personalizado.

Vale a pena assinar o Domestika Pro se você pretende fazer vários cursos na plataforma durante o ano. Na data de publicação deste artigo, o valor da assinatura está temporariamente reduzido de é R$ 249 pra R$ 79. Seria preciso, então, fazer as contas pra ver se os descontos de 20% em vários cursos que você queira fazer compensam o investimento no seu caso.

Depois de fazer três cursos da Domestika e decidir recomendá-los aqui no blog, me tornei afiliada da plataforma. Isso significa que recebo uma pequena comissão caso você se inscreva em algum curso através dos links presentes neste post. Você não paga nada a mais por isso (pelo contrário: se usar o cupom LUISAFSANTOS-10PROMO ganha desconto!) e me ajuda a manter o blog no ar. Só recomendo empresas que conheço e gosto. Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. JOsi Teodoro

    Luísa, minha dúvida sobre o Pro, é se esse desconto de 20% é em cima do valor integral, ou se ele já está com desconto, mesmo pra quem não for PRo, se é em cima do valor com desconto, deu pra entender? Tô com dificuldade em explicar essa dúvida, mas estou na dúvida sobre adquirir o PRO

    • Oi, Josi! Não sei se entendi sua dúvida… Assinar o Pro dá direito a 20% de desconto em todos os cursos acima de qualquer desconto que já esteja em vigor nos cursos no momento :)

Deixe o seu comentário