Pernambuco

Onde ficar em Olinda: seleção das melhores hospedagens

Pernambuco | 04/12/20 | Atualizado em 01/02/21 | Deixe um comentário

A opção de hospedagem mais comum pra quem visita a capital pernambucana é o bairro de Boa Viagem, no Recife, onde fica a praia urbana. Mas a cidade-irmã, Olinda, também é uma escolha muito interessante e fica a apenas 7 km do Centro do Recife. Nesse artigo, vou dar algumas sugestões de onde ficar em Olinda com base na minha experiência de recifense e frequentadora dessa nossa charmosa vizinha.

Leia também:
Onde se hospedar no Recife

Onde ficar em Olinda: Centro Histórico

Olinda é uma cidade bem grande e a maior parte dela não é muito interessante pra turismo. Mas o Centro Histórico, região cheia de ladeiras que fica logo no começo da cidade e também é conhecida como Cidade Alta, é um charme!

Dá pra ficar no Recife e ir passar um dia por lá conhecendo as principais atrações? Dá demais, como mostrei neste post sobre o que fazer em Olinda. Mas dormir por lá também tem várias vantagens. A primeira é a oferta de pousadas charmosas, que vão fazer você se sentir bem longe dos centros urbanos (que na verdade estarão logo ao lado).

Outra razão pra se hospedar na Cidade Alta de Olinda é a atmosfera boêmia. Se você ficar por lá num final de semana, pode sair a pé da sua hospedagem e passar por vários bares. Nos meses que antecedem o Carnaval, costumam rolar também ensaios de maracatu e blocos de frevo pelas ruas (em tempos não-pandêmicos, é claro).

Clique aqui e veja onde ficar em Olinda no site Booking.com
Ou clique aqui e veja as opções disponíveis no Airbnb

Pousadas e hotéis em Olinda

Existem algumas pousadas e pequenos hotéis bem charmosos e já tradicionais em Olinda. Entre os mais conhecidos, um destaque é o Hotel Sete Colinas. Ele equilibra o décor colonial com quartos modernos e tem uma área comum ampla e arborizada com piscina e mini playground, sendo uma ótima opção pra famílias e casais.

onde ficar em olinda - sete colinas

Outra opção bem conhecida e charmosa é a Pousada dos Quatro Cantos, que fica num casarão com quartos mais clássicos e também conta com piscina. A localização dela é juntinho de uma encruzilhada conhecida como Quatro Cantos, que é mencionada na música Me Segura Senão eu Caio, de Alceu Valença.

pousada dos quatro cantos em olinda

Também muito tradicional, a Pousa do Amparo fica ali perto, numa rua conhecida como “rua dos artistas” e que abriga bares e restaurantes que são praticamente patrimônio local como o Bodega de Véio e a Oficina do Sabor. Ela também tem arquitetura e decoração numa pegada mais colonial e me parece uma boa escolha pra casais.

hospedagem em olinda na pousada do amparo

Se você faz questão de uma boa piscina pra aplacar o calor pernambucano, outra opção é o Hotel Pousada São Francisco, que não tem o mesmo charme colonial das anteriores, mas é bem simpático e mais em conta.

pousada são francisco em olinda

Na mesma faixa de preço, outra sugestão é a Pousada Convento da Conceição, que rende uma experiência interessante. Construído no século XVI, o prédio é um dos recolhimentos de freiras mais antigos do Brasil. Em 1631, foi saqueado e incendiado pelos holandeses. Após a Restauração Pernambucana, em 1676, foi reconstruído e passou a funcionar como casa religiosa de recolhimento para mulheres abandonadas. Em 1972, o Noviciado se transferiu e atualmente o espaço funciona como pousada e espaço pra eventos. Os quartos têm estrutura simples, mas organizada. Pra chegar lá, é preciso subir uma boa ladeira, mas a vantagem é que você fica bem juntinho do Alto da Sé, onde ficam as mais famosas tapioqueiras do Estado, vários bares e restaurantes, a Igreja da Sé e um mirante com vista pra o Recife (uma lindeza no pôr do sol).

onde ficar em olinda - convento da conceição

Outras opções baratinhas e bem avaliadas são a Pousada Alto Astral, que tem piscina e fica perto dos Quatro Cantos; a Pousada Villa Olinda, muito linda e juntinho da Pousada do Amparo, e a Pousada Alquimia, que é mais simples, mas também tem boa localização e nota acima de 8 no Booking.

Casas para alugar em Olinda

Se você procura onde ficar em Olinda com mais privacidade, uma opção é alugar uma casa por temporada no Centro Histórico. Pesquisando no Airbnb e selecionando só a área do Centro Histórico, encontrei várias opções de quartos ou apartamentos e casas inteiros. Você pode conferir aqui essa seleção de onde se hospedar em Olinda.

Entre as ofertas de casa inteira, me apaixonei por essa casa muito fofa com 2 quartos que abrigam até 4 pessoas (o anfitrião é “superhost”, ou seja, tem muitas avaliações boas); por essa outra muito bem localizada com 4 quartos pra até 6 hóspedes; por esse casarão maravilhoso com piscina e espaço pra 9 pessoas em 3 quartos; e por essa com cozinha linda e moderninha.

casa de temporada em olinda

Pra quem busca algo mais em conta, essa kitnet tem ótimo custo-benefício: ela fica fora do Sítio Histórico, mas bem pertinho e com vista pra o mar. Também vale conferir esse apartamento pra até 8 pessoas com preço ótimo.

Albergues em Olinda

Onde ficar em Olinda viajando no estilo mochileiro? A Cidade Alta abriga alguns albergues com quartos compartilhados e privativos, mas nem todos estão funcionando atualmente (suponho que por causa da pandemia).

Uma opção bem legal é Hostel da 13 e Suítes, que tem camas com cortininha pra mais privacidade e uma bela piscina. Já o Girassol Olinda Hostel fica à beira-mar, fora do Centro Histórico, mas a uma curta caminhada. A estrutura parece bem simples, mas pode atender bem a quem busca algo econômico.

hostel da 13 em olinda

Você tem outras dicas de onde ficar em Olinda? Conta aí nos comentários!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário