Colômbia

10 curiosidades sobre a Colômbia: muito além de Pablo Escobar

Colômbia | 08/10/18 | Atualizado em 10/10/22 | 5 comentários

Narcotráfico, Farc, Shakira e Gabriel García Márquez. Pra muita gente, a Colômbia se resume a clichês como esses. Mas é claro que, assim como qualquer outro país, ela é muito mais complexa e tem muito a oferecer.

Além das belezas naturais e do povo caloroso (frequentemente comparado com o nosso, aliás <3), o terceiro maior país da América Latina tem uma cultura riquíssima e uma história complexa e de superação.

Por coincidência, enquanto eu começava a planejar uma viagem pra lá, a Editora Contexto me mandou o livro “Os Colombianos“, lançado recentemente. Depois de ler, fiquei ainda mais animada pra viver por conta própria o que o autor do livro, o historiador Andrew Traumann, descreve. :)

Atualização em fevereiro de 2019: passei um mês na Colômbia e gostei ainda mais do que esperava! Veja todos os posts sobre o país.

Aproveitei pra anotar algumas curiosidades sobre a Colômbia que me chamaram atenção e compartilhar com vocês:

bandeira da colômbia

10 curiosidades sobre a Colômbia

1. O país tem uma grande variedade de climas separados por poucas horas de distância: picos nevados, praias caribenhas, florestas tropicais… Mas cada região tem praticamente o mesmo clima o ano todo. Em Cartagena, o clima é sempre tropical; em Bogotá, frio e chuvoso; em Medellín, temperado.

2. Entre 1821 e 1831, os atuais territórios da Colômbia, Equador, Venezuela e Panamá formavam um só país, a Grã-Colômbia. Acredito que na maioria das escolas brasileiras essa parte da história latino-americana não é vista em profundidade, mas é muito interessante e diz muito sobre nós.

3. A Colômbia é responsável por 50% da produção mundial de esmeraldas. Lindo, né? Pena que a exploração dessas pedras feita com dinamite e mercúrio é uma das maiores ameaças pra o meio ambiente por lá.

4. E falando em meio ambiente: eles tão atrás apenas do Brasil em termos de biodiversidade. Sabia que 10% de toda a flora e fauna existentes no mundo podem ser encontrados lá? O país é especialmente interessante pra quem gosta de observar pássaros, já que ele concentra mais espécies de aves do que toda a América do Norte e Europa juntas.

Leia também:

Guia da ilha de San Andrés: como chegar, o que fazer, onde se hospedar e dicas práticas

5. O espanhol é o idioma oficial da Colômbia e é falado por 99,2% da população, mas a Constituição de 1991 reconhece como cooficiais os mais de 60 dialetos indígenas que existem por lá. De acordo com o censo de 2005, 49% da população colombiana se identifica como mestiça, 37% como branca, 10,6% como negra e 3,4% como indígena.

6. A cidade de Medellín ficou conhecida mundialmente por causa do cartel que levava seu nome e pelos tempos de intensa violência, em que ataques à bomba aconteciam diariamente. Hoje, ela vive uma realidade muito diferente e é um exemplo de superação. Além de ser considerada referência em mobilidade urbana, ela foi eleita em 2013 pelo Wall Street Journal como a cidade mais inovadora do mundo. E todos os meus amigos que já foram lá amaram. :)

curiosidades sobre a colômbia

7. Dos 32 departamentos (estados) colombianos, 20 são cafeeiros. Uma das principais razões pra que o café de lá seja tão bom é a estabilidade climática que mencionei lá em cima, que é ótima pra o cultivo dos grãos. Além disso, o clima de montanha e o clima equatorial favorecem o desenvolvimento da variedade arábica, que é a mais consumida no mundo todo.

8. O Carnaval é uma festa importante na Colômbia, mas só rola feriado no departamento do Atlântico, onde ficam as cidades de Cartagena, Barranquilla e Santa Marta. O Carnaval barranquillero é muito famoso e seu evento mais importante é a Batalha das Flores, que tem origem na Guerra dos Mil Dias (1899-1902).

Na época, como ato de respeito a quem tinha perdido pessoas queridas no conflito, o prefeito da cidade cancelou o Carnaval. Quando a paz foi assinada, os festejos voltaram e foi instituído esse desfile, em que dois grupos encenam uma batalha usando como “armas” flores, confetes e serpentina.

9. A Amazônia ocupa mais de 50% do território colombiano, mas só 3% da população vive lá. Isso porque boa parte dessa área tem florestas tão densas ou relevos tão montanhosos que têm difícil acessibilidade. E justamente por causa disso, essa região se tornou um lugar procurado por guerrilheiros e por grupos paramilitares, o que também contribuiu pra que o resto da população ficasse longe.

10. A cúmbia, um dos principais ritmos musicais colombianos, teve sua origem em Cartagena, que era a principal porta de entrada de escravos africanos. As influências musicais dos escravos se misturaram às danças indígenas e dos colonizadores espanholes – achei essas mesclas da Colômbia bem vibes Nordeste, aliás. :)

Inicialmente o ritmo não fez sucesso no resto do país, já que no início do século 20 o que vinha da região litorânea era considerado vulgar. Isso só mudou quando Lucho Bermúdez reuniu vários bons músicos nos moldes das big bands norte-americanas e fez a música negra se tornar “aceitável” pra classe média e alta das grandes cidades. Ainda bem que deu certo, porque cúmbia é um dos meus ritmos musicais preferidos. <3

Quem aí já foi pra lá e descobriu in loco outras curiosidades sobre a Colômbia? Conta aí nos comentários!

Sobre o livro Os Colombianos

O livro “Os Colombianos“, de Andrew Traumann, faz uma introdução à Colômbia a partir de pesquisas e observações pessoais do autor, que é brasileiro e visita o país com frequência.

Escrito em linguagem fluida e didática, ele é dividido em temas como geografia, idioma, festas, esportes, novelas, literatura, artes plásticas, cinema, questões LGBTs, culinária, economia e história. Obviamente ele fala de Escobar, Shakira, Farc e vários outros clichês, trazendo um pouco do contexto por trás deles, mas também vai além disso.

capa do livro os colombianos

Algumas observações do autor partem de percepções pessoais e, como tais, não podem ser consideradas verdades inquestionáveis. Ainda assim, achei um ótimo ponto de partida pra quem tiver viagem marcada pra lá e quiser conhecer outras curiosidades sobre a Colômbia e começar a entender o país. O livro tá disponível tanto em formato físico quanto em e-book.

índice do livro os colombianos

livro os colombianos, da editora contexto

Ah, e “Os Colombianos” faz parte da coleção “Povos e civilizações”, da Editora Contexto. Além desse, eles já lançaram títulos sobre a Alemanha, Argentina, China, Irã, Itália, Japão, Líbano, México e Rússia, entre outros países. :)

Com exceção das fotos do livro, que são de minha autoria, as imagens desse post são do site Unsplash e têm direitos de uso liberados.

O livro foi enviado pela editora como cortesia, mas as opiniões expressas aqui são pessoais e não sofreram interferência alguma da empresa. Se você comprar o livro pelos links do post, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios. Saiba mais sobre as políticas do blog.

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Camila

    Muito bom,
    esta me ajudando muito com o meu projeto!
    Fora que é bem legal saber dessas curiosidades sobre o país.

  2. Ana Julia Heiber

    atendeu super! Precisava pra um trabalho de geografia e ajudou muito.

  3. angelo

    nossa eu amei essa pagina supeeeeer euuu #lovecolombi
    a

Deixe o seu comentário