Paraná

Foz do Iguaçu: visitando o Templo Budista

Eu não tenho religião, apesar de acreditar em Deus e em outras formas de energia. Mas dentre as crenças, religiões e filosofias que conheço, o Budismo sempre me chamou mais atenção. Por isso, fiquei curiosa quando soube que em Foz do Iguaçu existe um Templo Budista, considerado o segundo maior da América Latina. O lugar fica meio afastado do Centro, mas é fácil chegar lá de carro ou de ônibus e é uma ótima opção de passeio no caminho pra Usina de Itaipu, que fica lá pertinho. Ah, e a melhor parte: a entrada é gratuita.

Leia mais:

O surpreendente Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Visitando o lado argentino das Cataratas
Tudo sobre o lado brasileiro das Cataratas

Procurando hospedagem em Foz do Iguaçu? Clique aqui e encontre hotéis, pousadas e albergues com o melhor preço.

templo-budista-foz5

Construído em 1996 por comunidades chinesas que vivem por ali, o lugar é basicamente um jardinzão com mais de 120 estátuas (com destaque pra um Buda sentado amarelo e simpaticíssimo) e o templo em si, que é bem modesto.

Os jardins são bem cuidados, as estátuas bonitas e a localização garante um ponto extra, já que ele fica numa região alta e dá direito a uma vista da cidade. Sobre a vista: não espere nada deslumbrante, mas achei interessante ter uma perspectiva diferente da área por onde tinha circulado nos últimos dias. :)

templo-budista-foz6v2

templo-budista-foz4v2

templo-budista-foz3

Dá pra explorar o lugar com tranquilidade em cerca de uma hora, tempo que você provavelmente vai passar caminhando tranquilamente pra lá e pra cá, tirando fotos e, pra entrar na vibe, refletindo sobre a vida. ;) Acho até que tem muito a ver com as energias que eu tava sentindo em Foz, depois de ver aquele mundão de água caindo das cataratas e me lembrar que somos grãos de areia nesse mundo.

E falando em fotos, fique ligado: é permitido fotografar do lado de fora, mas não dentro do templo propriamente dito. Também vale lembrar que esse não é um ponto turístico qualquer e é bom não fazer muito barulho e arruaça, né? Outra coisa: se estiver indo no verão, como eu, capriche no protetor solar, porque o sol não costuma perdoar.

templo-budista-foz11v2

templo-budista-foz12

Achei um passeio agradável, especialmente se você já estiver indo pra o lado de lá ou tiver tempo sobrando, mas senti falta de mais informações sobre as estátuas, por exemplo. Sei que algumas representam diferentes virtudes e vi umas plaquinhas, mas não achei nada que aprofundasse muito o significado de cada figura.

templo-budista-foz2v2

templo-budista-foz8v2

templo-budista-foz7v2

Minha parte preferida foi essa plaquinha aí embaixo, que diz pra recitar o mantra Namo Amituofo pra “eliminar aflições e sofrimentos e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios”. Não custa tentar, né? :P

templo-budista-foz10v2

Tem também uma lojinha de souvenirs, e um dos funcionários foi bem solícito pra falar sobre o significado dos itens vendidos ali, mas acho que fora isso eles não se preocuparam muito em preparar o lugar pra os turistas. Seria interessante fazer um pequeno tour guiado pra entender melhor sobre o que tá exposto no templo e sua relação com filosofia budista, mas talvez a intenção deles seja manter o local como espaço de contemplação mesmo.

Você já foi no Templo Budista de Foz, ou em algum dos outros que existem no Brasil? O que achou? Conta aí nos comentários!

Serviço

Templo Budista de Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3524-5566
Horário: de terça a domingo das 9h30 às 16h30
Ingressos: entrada gratuita
Como chegar: de carro é bem fácil, joga no Waze ou segue as placas e arrasa. ;) Tem estacionamento gratuito. De transporte público você pode pegar o ônibus 103 no Terminal de Transporte Urbano (TTU) no Centro de Foz, que passa a cada 40 minutos e leva uns 30 minutos pra chegar ao templo.

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário