Paraná

Onde ficar em Foz do Iguaçu: de resorts a opções gratuitas

Paraná | 03/01/23 | Atualizado em 01/02/24 | Deixe um comentário

Quer saber onde ficar em Foz do Iguaçu, no Paraná, pra curtir ao máximo seus passeios pelas Cataratas e outros atrativos da cidade e arredores? Vou compartilhar aqui as melhores localizações e dicas pra você decidir onde se hospedar, com opções que vão desde resorts a pousadas econômicas e albergues.

Se estiver em dúvida sobre ficar no Centro ou na estrada, vou trazer os prós e contras de cada opção. E no final, vou dar até uma dica de como se hospedar em Foz de graça.

cataratas do iguaçu

Melhores localização para ficar em Foz do Iguaçu

Antes de falar sobre as recomendações específicas de hospedagem, vamos entender quais são as melhores localizações pra se hospedar em Foz do Iguaçu?

Em resumo, os melhores lugares onde ficar em Foz são no Centro e na Avenida das Cataratas, a principal da cidade.

Na região central você encontra hotéis com bom custo-benefício e tem fácil acesso ao transporte público e a lojas, bares e restaurantes. Na Avenida das Cataratas, a maioria dos hotéis tem infraestrutura muito completa, incluindo resorts no esquema all-inclusive, e o acesso de carro pra os principais atrativos é bem fácil.

Mas, a depender das suas prioridades, também pode ser uma boa se hospedar dentro do Parque Nacional do Iguaçu (seja no lado brasileiro ou no argentino) ou na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina.

A seguir, vou dar mais detalhes sobre cada uma dessas regiões e indicar as opções de hospedagem em Foz do Iguaçu com boas avaliações. Além, é claro, de falar onde eu me hospedei quando estive lá.

Antes de continuar, uma dica: esse é um destino bem concorrido em feriados e férias. Se for viajar na alta temporada, recomendo fazer a reserva de hospedagem com antecedência, pra garantir um lugar com bom custo-benefício.

Se for alugar carro, também vale reservar online antes. Quando eu estive lá, entre o Natal e o Ano Novo, as locadoras já não tinham mais quase nada disponível.

Leia também: Guia completo para sua viagem a Foz do Iguaçu

usina de itaipu

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Hospedagem no Centro de Foz do Iguaçu

Se você estiver sem carro e quiser se deslocar de transporte público, ou se estiver a fim de curtir a vida noturna com praticidade, a melhor opção de onde ficar em Foz do Iguaçu é o Centro da cidade. Ali você vai estar pertinho de muitos restaurantes, lojas, farmácias, bancos etc.

A partir do TTU (terminal de ônibus urbanos), que fica nessa área, você tem fácil acesso de ônibus aos principais pontos turísticos de Foz e arredores, incluindo os que ficam no Paraguai e na Argentina. Por isso, buscar uma hospedagem perto do terminal vai facilitar sua vida.

Muitos hotéis dessa região central de Foz também se concentram ao redor de uma avenida chamada Jorge Schimmelpfeng (é, eu também não consigo pronunciar direito!). Nela e nas suas imediações existem vários bares e restaurantes, então é uma boa localização pra quem valoriza a vida noturna. Também dá pra pegar ônibus de lá pra o TTU e pra o Parque Nacional.

Entre as boas recomendações de hospedagem no Centro de Foz do Iguaçu estão o Ibis Foz do Iguaçu, que tem excelente custo-benefício, o ótimo Bogari e o elogiadíssimo Nadai Confort Hotel e Spa. Outra boa opção é ficar no Tarobá, a 5 minutos a pé do terminal de ônibus.

Também vale conferir o JL Hotel By Bourbon, que tem média de avaliações acima de 9 no site de reservas Booking, e o Del Rey Quality Hotel, que me recomendaram bastante.

Pra quem procura um hostel em Foz do Iguaçu, seja pra economizar ou pra conhecer pessoas, recomendo dar uma olhada no Tetris, que tem uma proposta muito legal: ele é formado por contêineres! Ah, e tem opções de quartos compartilhados ou privativos.

Tem também o CLH Suítes, que antes era um hostel da rede internacional Che Lagarto e hoje oferece quartos privativos com ótimo custo-benefício.

Quer mais? Veja todas as opções de acomodação no Centro de Foz.

Onde ficar na Avenida das Cataratas

Como falei acima, outra ótima opção de onde ficar em Foz do Iguaçu é a Avenida das Cataratas, que dá fácil acesso ao Parque Nacional de Iguaçu, ao aeroporto e ao Parque das Aves, entre outros atrativos.

É a escolha ideal pra quem está de carro e prefere ficar num hotel com estrutura mais completa, já que ali a maioria conta com uma boa área de lazer.

Pra quem não viajou de carro próprio nem pretende alugar um, é bom saber que não existem tantas opções de lojas e serviços na rodovia das Cataratas quanto no Centro. Por outro lado, como muitas hospedagens nessa área contam com bons restaurantes, alguns deles no esquema all-inclusive, é possível que você nem queira sair.

Eu viajei para Foz em família, e ao decidir se ficávamos no Centro ou na estrada escolhemos a segunda opção. Ficamos no Vivaz Cataratas, que tem restaurante, bar, piscina e serviço de recreadores, sendo ótimo pra quem busca onde ficar em Foz do Iguaçu com crianças. Os hóspedes também têm acesso ao parque aquático Aquamania, que fica logo ao lado.

Outra indicação de hotel por ali para quem busca algo no estilo resort é o Mabu Thermas Grand Resort, que é mais caro, mas tem sistema all-inclusive e piscinas aquecidas.

Também ouvi falar muito bem do Wish, que tem muita área verde e estrutura excelente. Outras boas dicas são o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, o Eco Cataratas Resort By San Juan e o Recanto Cataratas.

Caso esteja buscando uma casa de temporada em Foz do Iguaçu que acomode sua família ou grupo de amigos, vale conferir o San Martin Family House.

templo budista em foz do iguaçu

Hospedagem dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Caso seu orçamento permita, sem dúvidas a melhor dica de onde ficar em Foz do Iguaçu é dentro do Parque Nacional das Cataratas. É isso mesmo: é possível passar a noite no interior do parque, num único hotel: o Belmond Hotel das Cataratas.

Ele é 5 estrelas, e além das ótimas instalações e do serviço bem elogiado, quem se hospeda lá tem o privilégio de visitar as cataratas em horários em que o parque está fechado para o público em geral. Sem falar que dá pra ver algumas das quedas a partir do próprio hotel e de um dos seus restaurantes. Muito especial, né?

hotel no parque nacional de iguaçu

No lado argentino do Parque das Cataratas também é possível ter uma experiência desse tipo: o Gran Meliá Iguazú, antigo Sheraton, fica dentro do parque.

Ouvi dizer que ele não é tão incrível quanto o brasileiro, mas ainda assim é um hotel de alto nível e oferece uma dose imbatível de conveniência pra quem quer aproveitar o parque intensamente.

Onde ficar em Puerto Iguazú

Vale a pena ficar em Puerto Iguazú, a cidade vizinha a Foz que fica do lado argentino da fronteira? Depende. A cidade é pequena e não tem tantos atrativos, contando também com menos estrutura que a irmã brasileira.

Mas pode ser uma boa se você gosta de conhecer lugares menos explorados pelo turismo de massa, se quer aproveitar pra ter mais contato com a cultura dos hermanos ou se pretende visitar o lado argentino das Cataratas em dois dias seguidos – o que vale a pena, se você tiver tempo (confesso que preferi a parte deles que a nossa!).

Dormindo em Puerto Iguazú, você chega mais cedo ao parque argentino e pode curtir com calma, já que não tem que se deslocar até lá, nem passar pela imigração.

No entanto, essa opção é melhor pra quem está de carro. Dá pra ir de ônibus de lá pra as Cataratas, tanto do lado argentino quanto do brasileiro, mas acredito que fica mais complicado ir até a Usina de Itaipu ou ao Paraguai, por exemplo.

E, claro, se você for se hospedar do lado argentino, assim como acontece ao ir só visitar a parte deles das Cataratas, você precisa do RG atualizado ou passaporte, além da Carta Verde se estiver de carro.

Puerto Iguazú fica a 17 km do aeroporto de Foz do Iguaçu e também a cerca de 17 km do Parque Nacional Iguazú, e a 14 km do centro de Foz.

fronteira entre foz do iguaçu e puerto iguazú

Alguns hotéis bem recomendados por lá são o Saint George, que tem uma atmosfera gostosa e fica pertinho da rodoviária; o Mercure, que fica no meio da mata e segue o padrão da rede; e o Iguazu Jungle Lodge, bem maravilhoso, que fica num local tranquilo, mas próximo ao centro.

Quer economizar e fazer amigos? Opções de hostels em Puerto Iguazú com boa reputação são o Iguazu Falls e o Cataratas Jazz Hostel, ambos com quartos privativos e coletivos.

Você também encontra por lá algumas pousadas e hotéis mais simples, mas bem avaliados, como o Arapy Bed and Dream, e outros de nível intermediário, como o El Descanso Iguazú by DOT Cabana e o Rincón Escondido B&B.

Veja também todas as opções de hospedagem em Puerto Iguazú.

Onde ficar em Foz do Iguaçu de graça

Sabia que é possível se hospedar em Foz do Iguaçu de graça? Pra isso, a dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Em Foz do Iguaçu existem oportunidades de voluntariado bem legais: você pode ser ajudante de cozinha numa padaria artesanal, colaborar como bartender num hostel ou ajudar a receber hóspedes. Você pode ver todas elas aqui.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. Já fiz alguns voluntariados desse tipo e acho ótimo pra quem quer fazer amigos de várias partes do Brasil e do mundo e conhecer o destino indo além dos pontos turísticos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada no meu guia completo sobre work exchange (como se chama esse tipo de voluntariado em viagens).

cataratas do iguaçu

Créditos das fotos que ilustram o texto: Luísa Ferreira (Janelas Abertas), Unsplash e Pixabay/Creative Commons (direitos de uso liberados).

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário