Alemanha

Uma tarde de hambúrguer e cerveja artesanal em Berlim

Alemanha | 01/02/17 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

comentei aqui que na minha última visita a Berlim me apaixonei ainda mais pela cidade ao explorar os bairros Neukölln, Kreuzberg e Friedrichshain, que são cheios de boas surpresas. É bem capaz de você já ir pra essas bandas de todo jeito pra dar uma olhada na East Side Gallery e também vale a pena ir conhecer outros lugares como o RAW Tempel e o Prinzessinengarten, mas se você ainda não se convenceu a chegar por lá, eu dou mais dois bons motivos: hambúrguer e cerveja. <3

Parte 1: hambúrguer

Saco vazio não para em pé, né? Com essa desculpa, aproveitei pra incluir no meu roteiro uma parada estratégica na Burgermeister, uma hamburgueria que já começa a ser interessante pela localização: ela fica em um antigo banheiro público, embaixo dos trilhos do U-bahn (estação Schlesisches Tor). Sim, hamburgueria onde era banheiro – parece estranho, mas juro que é higiênico :P

burgermeister1

É, como você deve estar imaginando, um lugar sem frescura: os poucos itens do menu são preparados num espaço meio apertado, enquanto toca hip hop, e pra comer você tem duas opções: conseguir um lugar numa das mesinhas altas que têm grades em vez de bancos (ou seja, não dá pra sentaaar de verdade, tá mais pra se encostar) ou, em dias de clima bom, ir sentar na grama do outro lado da rua – opção que eu escolhi, obviamente (#preguiçosa). Mas essa vibe informal não significa falta de qualidade, viu? O lugar bomba de gente e não é só pelo hype: os hambúrgueres são gostosos de verdade, com preços justos.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

burgermeister2

Pedi um Meisterburger, que vem com cebola frita, molho barbecue, mostarda e bacon, além de alface e tomate. Tudo delícia: carne suculenta, vegetais fresquinhos, bacon crocante, pão supermacio… E por 4,80 euros, que me pareceu um bom valor por toda essa gostosura.

burgermeister3

Pra completar, pedi – usando o blog como desculpa, já que precisava provar mais coisas pra falar pra vocês, né? – batatas fritas com molho de queijo (cheese fries), que tavam super sequinhas e custaram 2,20. Se pudesse, teria voltado lá pra pedir as mesmas batatas com acréscimo de bacon (mais 60 centavos) ou a versão com chili e jalapeños (3,10 euros) <3 Ah, e pra os vegetarianos: também tem hambúrger de tofu.

Leia mais:

Todos os posts sobre a Alemanha
Homem viaja de carona pelo Brasil explorando cervejarias locais
Turismo cervejeiro: 6 blogs pra planejar seu roteiro
Bares em Gramado e Canela

O Burgermeister fica junto à estação Schlesisches Tor da linha U1, no número 8 da Oberbaumstraße 8, e costuma funcionar até 3h da manhã (ou 4h na sextas e sábados). Também tem outra unidade em frente à entrada da estação Kottbusser Tor, mas lá é uma lanchonete normal (comparando fica sem graça, né? :P).

Parte 2: cervejas

Mais adiante na minha caminhada, veio aquela desculpa pra uma cervejinha: tava calor e já era hora de dar uma descansada… Nada melhor, então, do que as mesas de piquenique que ficam na calçada da Hops & Barley. Encontrei a indicação dessa microcervejaria em vários sites que falavam sobre o renascimento da cena cervejeira berlinense, sempre com ótimas recomendações. E não me decepcionei: com uma atmosfera meio rústica, o lugar é aconchegante e as cervas produzidas lá não deixam a desejar.

hops&barley1

hops&barley2

Entre as opções, você encontra as tradicionais Weiz (de trigo), Dunkel (escura) e Pilsner não filtradas, além de variedades que mudam de uma semana pra outra e Apfelwein (cidra). Dizem que o lugar costuma ser superconcorrido, especialmente em dias de jogo, mas cheguei lá à tarde durante a semana e tava super tranks.

Procurando hospedagem em Berlim? Clique aqui para comparar preços e reservar os melhores hotéis, albergues e apartamentos

hops&barley3

Os preços também são razoáveis: 3,50 euros por 500 ml ou 2,50 por 300 ml das cervejas ou cidra da casa, com exceção das especialidades do dia, que ficam expostas junto com o preço no quadro negro dentro do bar. Não tem muitas opções pra comer, mas li que eles deixam você levar seus próprios petiscos – e também tem uma hamburgueria em frente, caso você tenha ignorado minha dica e não tenha ido na Burgermeister primeiro.

O Hops & Barley fica na Wühlischstraße 22/23, e se você quiser ir pra balada depois de umas cervejinhas tem várias opções por ali. #partiu?

hops&barley4

hops&barley5

Olha aqui o mapinha com os dois endereços:

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Tags:

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário