Pernambuco

O Recife e suas pontes: passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe

Pernambuco | 16/09/16 | Atualizado em 07/02/18 | 3 comentários

O Rio Capibaribe (Rio das Capivaras, em tupi) foi muito importante no desenvolvimento de Pernambuco. Foi na sua várzea, por exemplo, que a cultura da cana de açúcar começou a se consolidar no Nordeste, por causa do tipo de solo. No Recife, ele passa por vários bairros e tá superconectado à história da cidade. Suas cheias, as revoluções que aconteceram às suas margens e as diferentes facetas que ele já assumiu na paisagem inspiraram poetas e escritores. E você também pode se inspirar um tiquinho fazendo um passeio pelas suas águas. :)

catamarã3

Passeio de catamarã no Recife

A empresa Catamaran Tours oferece diferentes roteiros: tem um que passa por 14 bairros, um que vai até a comunidade Ilha de Deus e tem, atualmente, até passeio pra pegar Pókemons e um tour mal assombrado, baseado na obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre. E tem a opção mais famosa: o tour Recife e Suas Pontes, que percorre as três ilhas do Centro (Santo Antonio, Recife Antigo e Boa Vista) passando por baixo de cinco pontes (Ponte 12 de Setembro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Manuel Buarque de Macedo, Ponte Princesa Isabel e Ponte Duarte Coelho).

Leia mais:

Todos os posts sobre Pernambuco
20 atrações gratuitas no Recife

Eu já tinha feito o passeio à noite, em dezembro, pra ver a cidade decorada pra o Natal. Acho legal essa opção, especialmente com a iluminação de dezembro. Mas em julho a agência onde eu trabalho promoveu um passeio saindo às 16h pra celebrar o Dia do Amigo e achei ainda mais interessante.

Principalmente pra quem vem de fora e pode, com a luz do dia, ver vários pontos turísticos como o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, o restaurante Casa de Banhos (falei dele aqui) e a própria Praça do Marco Zero, no coração do Recife Antigo, de um ângulo diferente. <3

catamarã12v2

catamarã2

catamarã1v2

catamarã4

Procurando hospedagem no Recife? Clique aqui e encontre hotéis, albergues e pousadas com os melhores preços

Ao som de frevo e outras pernambucanidades, o catamarã também passa por edifícios históricos como o Ginásio Pernambucano, a Assembleia Legislativa e a parte de trás do Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual), com um monte de pássaros simpáticos. (Obs: veja aqui como visitar esse prédio lindão de graça).

catamarã7v2

catamarã8v2

catamarã9v2

Durante o percurso, um guia vai contando curiosidades sobre a cidade e explicando a história por trás de cada ponte e de muitos dos prédios que são vistos desde o rio. E o guia também dá a instrução mais importante de todas: enquanto passa por baixo de uma ponte, você deve bater palmas e fazer um desejo. :P

catamarã5v2

É bobinho, mas não custa tentar, né? Meu problema é que nunca lembro do que pedi pra depois conferir se rolou, haha. Na pior das hipóteses, se você for no passeio das 16h pode aproveitar o pôr do sol lindão pra fechar o dia e ficar sonhando com o que desejou. <3

catamarã6v2

catamarã11v2

SERVIÇO: O passeio funciona diariamente às 11h, 16h e 20h e no fim de semana também às 14h30 e 17h30. A saída é a partir do restaurante Catamaran, no bairro de São José, e você pode comprar o ingresso (que custa R$ 45 pra adultos e R$ 25 pra crianças de 6 a 10 anos) online ou na hora mesmo. É bom ligar antes de ir pra confirmar horários e preços. Se quiser economizar, vale ficar ligado também na programação do Olha! Recife, projeto da prefeitura que oferece alguns passeios gratuitos de catamarã, a pé, de bike e de ônibus.

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Maria Auxiliadora Cavalcanti de Souza

    Quero agradecer a Nir, fomos bem recebida pela funcionária dadas todas as informações necessárias, adoramos fomos um grupo de 15 pessoas, obrigada Nir pela recepção, parabéns ao Catamarã 👏👏👏👏

Deixe o seu comentário