Alemanha

Domingo delícia em Berlim: os mercados de pulgas Mauerpark e Nowkölln Flowmarkt

Alemanha | 21/07/16 | Atualizado em 23/11/17 | 2 comentários

Berlim é quase sinônimo de vintage, brechós, ecobags, todo tipo de coisa reutilizada e, é claro, mercados de pulgas – que juntam tudo isso num lugar só. <3 Acho bem maravilhosa essa cultura de Flohmarkts (é assim que esses mercados são chamados em alemão) e na minha última visita à cidade passei boas horas de um domingo de sol explorando dois dos mais legais: o do Mauerpark e o de Neukölln. Pode se preparar pra overdose de fotos!

Mauerpark Flohmarkt

Comecei pelo mercado do Mauerpark, que é o mais visitado da cidade. Aberto aos domingos, ele fica sempre lotado de berlinenses e turistas, e justamente por isso fui pra lá com as expectativas meio baixas, achando que podia ser um programa meio pega-turista. Mas foi só dar alguns passos naquele mundo de coisas antigas, comidas maravilhosas e gente estilosa que já caí de amores.

Leia mais:

Berlim: explorando uma cidade que se transforma
Todos os posts sobre a Alemanha

O nome do lugar – Mauerpark – dá a dica da história que tem por trás dele. Naquela região passava uma parte do muro (Mauer, em alemão) que dividia Berlim oriental e ocidental durante a Guerra Fria. Depois da reunificação, essa antiga zona de tensão virou um espaço de lazer bem legal aberto ao público. Yay!

Hoje, você encontra por lá quase tudo que imaginar, incluindo roupas, sapatos, bicicletas, vinis, antigos itens da época da RDA (República Democrática Alemã, a.k.a. Berlim oriental), louças, móveis, livros, brinquedos, prataria, joias, bijuterias, óculos e bolsas usadas (ufa!) e também produtos novinhos, assinados por marcas descoladas e feitos por simpáticos artistas que te dão informações sobre a criação dos produtos.

mauerpark5

mauerpark6

mauerpark2

mauerpark7

mauerpark3

mauerpark9

mauerpark15

“Por favoooor, me leve pra o Berghain”, pede o recado, fazendo referência à balada mais famosa da cidade

Dá pra passar muitas e muitas horas por lá procurando pechinchas ou simplesmente fuçando as inimagináveis tralhas que vão desde itens colecionáveis tipo caixinhas de fósforo e bolachas de chope a fotos de família. Dá até pra criar um passatempo como o da minha amiga Claudia, que brinca de ficar imaginando a vida das pessoas retratadas nos álbuns de fotos. ;)

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

mauerpark11

mauerpark10

mauerpark12

mauerpark13

E quando você cansar de olhar (ou comprar) e começar a bater aquela fominha, não se acanhe: o lugar também é cheio de barraquinhas de comida alemã e de vários outros cantos – incluindo turca, é claro, porque se não, não seria Berlim. Eu fui muito feliz comendo esse sanduíche com um molho delícia que aparece aí embaixo acompanhado de uma Club-Mate Cola, esparramada na grama onde mais um monte de gente aproveitava o delicioso dia de sol. Ótimo lugar pra observar pessoas de todo tipo sendo felizes, especialmente no verão. ;)

mauerpark17

mauerpark18

mauerpark22

mauerpark4

mauerpark25

mauerpark23

mauerpark16

mauerpark19

mauerpark20

Outra atração popular por lá é o karaokê que começa por volta das 15h, entre a primavera e o outono, no anfiteatro do parque. O responsável pela farra que atrai um montão de gente é um irlandês chamado Joe Hatchiban, que chega por lá com uma bike com caixa de som e microfone acoplados, disponíveis pra quem quiser mostrar seu talento na cantoria (ou a falta dele e excesso de coragem, quem sabe :P). Pra saber se o karaokê vai rolar quando você for lá, vale dar uma olhada nessa fanpage.

O mercado de pulgas funciona aos domingos, das 8h às 18h. Endereço: Bernauer Strasse 63, 10437.

Procurando hospedagem em Berlim? Clique aqui para comparar preços e reservar os melhores hotéis, albergues e apartamentos

Nowkoelln Flowmarkt

Depois do Mauerpark, fui em outro mercado menos concorrido, o Nowkoelln Flowmarkt. Acredito que ele surgiu mais recentemente, enquanto o bairro de Neukölln foi ficando cada vez mais hipster e o Mauerpark mais lotado. Menor do que o irmão famoso, ele se espalha à beira do canal Landwehr, na rua Maybachufer – região que também atrai muita gente pra se esparramar em dias de bom clima, mesmo sem o mercado.

Nowkoelln-Flowmarkt2

Achei menos coisas interessantes pra comprar e olhar por lá, mas ainda assim a variedade de itens de segunda mão e de marcas alternativas é bem boa e os preços me pareceram um pouco mais baixos. Comprei um colarzinho fofo por 1 euro e tinha até roupas sendo doadas, no esquema “pegue o que quiser”.

Nowkoelln-Flowmarkt7

mauerpark21

Nowkoelln-Flowmarkt1

Nowkoelln-Flowmarkt4

Se você não estiver na vibe de gastar, também tem outras coisinhas pra fazer por lá. Pra começar, só sentir a atmosfera é massa, mas também tem artistas de rua que costumam deixar o lugar animado e algumas barraquinhas de bebida e comida (vi muita coisa orgânica e até paella <3). Também tem barzinhos bem simpáticos nos arredores.

Nowkoelln-Flowmarkt9

Nowkoelln-Flowmarkt11

Nowkoelln-Flowmarkt12

Nowkoelln-Flowmarkt13

Nowkoelln-Flowmarkt3

Nowkoelln-Flowmarkt5

Nowkoelln-Flowmarkt6

Nowkoelln-Flowmarkt14

O Nowkoelln Flowmarkt costuma funcionar no primeiro e no terceiro domingos de cada mês das 10h às 17h30, mas é bom checar as datas certinhas no site oficial. Endereço: Maybachufer 36, 12047.

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito sobre viagens?

Inscreva-se na lista de e-mails do Janelas Abertas e receba um e-book de 60 páginas com dicas para viajar só + check-lists para sua viagem + dicas inéditas a cada 15 dias.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Natalie

    Oi, Luisa. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Deixe o seu comentário

Não saia do Brasil sem seguro viagem!

Use o cupom de desconto JANELASABERTAS5 e economize.