O que fazer em Cambridge em um bate-volta desde Londres
Adoro planejar viagens, mas gosto mais ainda quando o planejamento toma vida própria de acordo com as circunstâncias e acaba revelando ótimas surpresas :) Foi o que aconteceu na última vez em que fui a Londres: acabei passando um dia delícia em Cambridge, porque queria economizar uma noite de hospedagem na capital e lembrei que uma amiga da minha mãe morava lá. Nada mal, né? ;) A cidade é linda e só de andar por lá já me senti mais inteligente. hahaha
Acabei passando um dia, dormindo lá mesmo e indo direto pra o aeroporto. Viajei via Stansted, de onde partem os voos da Ryanair, e organizei meu roteiro dessa forma depois de perceber que o aeroporto fica mais perto de Cambridge (30 min) do que de Londres (50 min). De todo jeito, o passeio pela cidade universitária é uma ótima opção de bate-volta pra quem tá na capital, já que é só uma horinha de trem.
Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.
E o melhor: dependendo do horário, você encontra passagens bem baratinhas! Conferi agora e pra viajar às 8h30, como eu fiz, a ida custa só 9 libras <3 Comprei o bilhete pelo site da National Rail, saindo da estação London Liverpool Street. Outra opção é ir de ônibus, por 5 libras, mas a viagem leva 2 horas, então não acho uma economia válida. Você pode conferir os horários e comprar a passagem no site da National Express.
O que fazer em Cambridge
Além de fofa, a cidade é bem compacta, então dá pra ver muita coisa num só dia, usando e abusando das suas perninhas. Antes de ir, pesquisei o que fazer por lá, mas na hora H a amiga da minha mãe foi uma fofa e serviu de guia me levando pra lá e pra cá :)
Um dos primeiros pontos que visitamos foi a praça central da cidade, a Market Square – onde, como o próprio nome diz, tem um mercado. Ele não é tão grande, mas tem barracas de todo tipo, incluindo frutas, verduras, roupas e minha parte preferida: bolos, doces e as típicas cornish pasties, tipo um pastel assado com recheio salgado. Parênteses: também comi uma pasty delícia na West Cornwall Pasty, rede que tem várias lojas pelo país. Recomendo!
Fecha parênteses. Junto do mercado fica a Great Saint Mary Church, uma atração interessante pra o começo do seu passeio. Isso porque ela tem uma torre com 123 degraus onde você pode subir e ter uma vista bem legal da cidade :) A entrada é grátis, mas pra subir paga-se £3. Eu, que não resisto a um lugar alto com boa vista, me esbaldei \o/ De lá de cima, dá pra ver o mercado e se situar um pouco sobre a distribuição das coisas por lá.
Depois, fomos até o Queen’s College, que fica a uns 10 minutos de caminhada. São vários “colleges” (faculdades) na cidade, e às vezes eles tão abertos pra turistas – depende da época, já que em período de provas, por exemplo, só quem pode entrar no campus são alunos e professores. Nele, uma atração é a ponte conhecida como “Mathematical Bridge”, que cruza o Rio Cam e conecta as duas partes do College.
Uma lenda diz que Isaac Newton construiu a célebre ponte, mas isso não é verdade, simplesmente porque o brother Newton morreu 20 anos antes da construção :P Dizem também que ela foi feita sem o uso de pregos e que vários alunos tentaram desmontá-la e reconstruí-la no passar dos anos e nunca conseguiram – mas PAM, isso também é mentira. Ah, nós turistas, tão facilmente enganáveis… :B Aqui neste link você encontra os períodos em que é possível visitar a faculdade, pagando £3.
Depois, voltamos na direção do mercado e passamos pelo King’s College, onde o destaque é a grande capela, uma das construções medievais mais famosas da Inglaterra, inaugurada em 1547. As informações sobre visitação estão aqui. Também ali por perto, você encontra o Trinity College, o maior de todos. Entre seus ex-alunos tem nomes humildes como Isaac Newton, Niels Bohr e Bertrand Russell e dezenas de ganhadores do Nobel. E perto dela ficam a Saint John’s College e a Bridge of Sighs (Ponte dos Suspiros), chamada assim por causa da famosa Ponte dos Suspiros de Veneza.
Falando em Veneza, Cambridge tem também sua versão das gôndolas ;) Vários estudantes da universidade levam turistas em passeios de barco pelo Rio Cam, aproveitando pra contar mais sobre a cidade. Como o rio é bem raso, em vez de remar eles navegam fazendo “punting“, ou seja, “empurrando” o solo com uns bastões compridos. Os passeios costumam ser oferecidos por jovens pelas ruas e funcionam o dia todo. Queria ter feito, mas tava bem frio e até nevando um pouco (apesar de já ser primavera!), então os carinhas tavam até brincando que a gente podia ver ursos polares e pinguins hehe. Preferi evitar o risco de congelamento e deixei pra próxima ;)
E além da universidade, do rio e das ruelas charmosas, tem outros pontos de interesse na cidade, como o The Eagle Pub. Esse bar fica na Bene’t Street, em frente à Bene’t Church, e poderia ser só mais um pub inglês, não houvesse sido o local escolhido por Francis Crick pra anunciar a descoberta da estrutura do DNA, em 1953 ^^ A visita foi especial pra mim porque meu avô era cientista e publicou (aos 25 anos!) um artigo na Nature na mesma edição em que saiu o artigo de Watson e Crick sobre a estrutura do DNA, além de ter escrito um livro sobre o assunto, que me levou a fazer um projeto de genética na oitava série. hehe <3
Ok, deixando minha árvore genealógica de lado e voltando pra Cambridge: quando estiver pelas bandas do Eagle Pub, não deixe de passar pelo Corpus Clock, que fica do lado de fora do Corpus Christi College. Instalado em 2008 com a presença de Stephen Hawking, esse relógio mega estranho é chamado de “comedor de tempo”. Ele não tem ponteiros nem números; as horas são marcadas por luzes de LED que se iluminam em 60 fendas distribuídas em círculos concêntricos, mostrando as horas, minutos e segundos. Mas o que mais chama a atenção é o gafanhoto gigante que fica em cima do relógio. Seu objetivo, de acordo com o criador da máquina, era ilustrar como o tempo é um destruidor: uma vez que um minuto passa, não podemos tê-lo de volta. E não é isso mesmo?
Mais algumas fotinhas pra fechar o post <3
Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade
Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.
Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)
Posts Relacionados
12 Comentários
Deixe o seu comentário
você comprou o ticket no aeroporto mesmo para Cambridge ou pela internet com muita antecedência?
Comprei pela internet com algumas semanas de antecedência, mas acredito que dá pra comprar na estação de trem no dia mesmo. Recomendo tentar antes pra garantir o horário que você quer e a melhor tarifa :)
Também fui a Cambrige em um bate volta saindo de Londres, da King’s Cross Station e depois voltando a mesma station. Valeu a pena.
Um ótimo passeio, né, Malla? :) Um abraço!
Fui para Londres em 2012 nas Olimpíadas e fiz um bate e volta para Oxford, outra dica boa !! Cidadezinha muito simpática adorei…
Na próxima com certeza irei para Cambridge !
Também quero conhecer Oxford no futuro, Eliane! :D E que delícia ir pra lá nas Olimpíadas! ;) Um abraço!
Até que horas fica aberto para subir na Great Saint Mary Church?
Oi, Luana!
Atualmente, a torre tá aberta de segunda a sábado das 10h às 16h30 no inverno e 17h30 no verão (a última entrada é 30 minutos antes) e aos domingos das 12h45 às 16h30/17h30. Você pode ver mais informações no site oficial: http://www.gsm.cam.ac.uk/visitors/church-and-tower/
Olá,
Do aeroporto de gatwick a cambridge é quanto tempo, tem trens em vários horários? Posso comprar o bilhete por esse site mesmo que você indicou?
Oi, Marcos! Sim, você pode comprar pelo site da National Rail :) São cerca de 3 horas. Essas informações sobre frequência e horários você encontra no próprio site, assim como os preços. Boa viagem!
De Cambridge para o aeroporto de Stanted vc foi de trem ??
Oi, Libia! Pelo que me lembro, sim :) Você pode conferir as informações sobre os trens aqui: https://www.greateranglia.co.uk/
E sobre os ônibus aqui: http://www.nationalexpress.com
Boa viagem!