Alemanha

Prinzessinnengärten: um jardim comunitário e oásis urbano em Berlim

Alemanha | 23/06/16 | Atualizado em 29/11/18 | Deixe um comentário

Grandes cidades podem ter espaços verdes, agradáveis, sustentáveis e colaborativos. <3 Uma prova disso é o Prinzessinnengärten, jardim comunitário instalado no meio de Kreuzberg, em Berlim, num espaço que passou mais de 60 anos abandonado e tomado por lixo.

Grades verdes e uma placa rosa-choque separam o caos urbano desse oásis de tranquilidade, que desde 2009 reúne os moradores da região – e quem mais queira contribuir – pra ressignificar o espaço urbano em torno da agricultura orgânica.

Prinzessinnengärten1

Prinzessinnengärten2

Prinzessinnengärten17

Prinzessinnengärten18

Prinzessinnengärten5

Lá, você pode comprar vegetais, flores ou ervas, participar de workshops, trocar uma ideia com a galera pra descobrir como fazer sua horta ou simplesmente aproveitar a vibe do lugar deitado no feno (true story, vide foto abaixo :P), sentado num dos móveis de pallets ou comendo/bebendo nos cafés instalados em contêineres, em meio a árvores e lâmpadas coloridas que devem deixar tudo ainda mais lindinho ao cair da noite. ^^

Prinzessinnengärten7

Prinzessinnengärten6

Os cafés, como era de se esperar, usam como matéria-prima o que é cultivado ali mesmo. Pra quem vive em cidades grandes e é tão desconectado da origem das coisas que consome é massa saber (e ver) de onde vem a comida que vai pra mesa, né?

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Não tinha espaço na minha barriga pra nada, mas achei massa o conceito e fiquei imaginando como seria uma delícia mostrar ao meu sobrinho pequeno o ciclo completo, da produção à comilança, e fazê-lo entender que as coisas não surgem do nada nos supermercados. ;)

Prinzessinnengärten21

Prinzessinnengärten11

Prinzessinnengärten10

Prinzessinnengärten13

O projeto reúne gente de diferentes backgrounds em uma comunidade colaborativa, o que também é difícil nas grandes cidades hoje em dia, né? Ele é importante, por exemplo, pra muitos imigrantes que estavam acostumados a cultivar vegetais nos seus países de origem. Como ressaltam seus criadores, as plantinhas são só o catalisador de vários processos sociais. <3

Procurando hospedagem em Berlim? Clique aqui para comparar preços e reservar os melhores hotéis, albergues e apartamentos

Ah, tem outro ponto interessante: o Prinzessinnen adota um sistema de agricultura móvel, já que cada pessoa recebe da prefeitura o direito de usar o espaço por um ano. Baseado em engradados, esse sistema permite transformar qualquer espaço num jardim de forma rápida e eficiente.

E a reutilização de materiais, que é a cara de Berlim, também é um recurso essencial por lá: caixas de leite, sacos de arroz e até chaleiras e regadores velhos são usados nas plantações, enquanto pallets e pneus formam o mobiliário, resultando num ambiente caótico e charmoso. :D

Prinzessinnengärten3

Prinzessinnengärten14

Prinzessinnengärten16

Prinzessinnengärten8

Prinzessinnengärten9

Prinzessinnengärten4

E tem coisa mais reutilização feelings do que um armário cheio de roupas e sapatos sem uso, pra qualquer pessoa pegar se quiser? No meio do jardim encontramos uma “free box”, e minha amiga Cláudia, que tava incomodada com um tênis que machucava seus pés, acabou achando lá outro sapato do seu número e continuou o dia mais confortável. \o/

Prinzessinnengärten22

Que lindo, né? Também acho. :P Mas infelizmente, nem tudo são flores. Assim como aconteceu com o Tempelhofer Feld, o espaço só continua do mesmo jeitinho graças à pressão popular. Em 2012, o terreno do Prinzessinnengärten ficou ameaçado de privatização, mas uma campanha de crowdfunding e 30 mil assinaturas de moradores conseguiram reverter a situação. Mais um ponto pra Berlim, essa maravilhosa! Hoje, o jardim sobrevive graças à ajuda de voluntários e entidades sociais.

Nessa altura espero já ter te convencido de que vale muito visitar e apoiar esse canto verde e tranquilo, onde o tempo parece passar mais devagar. Então vamos às informações práticas. :)

É bem fácil chegar no Prinzessinnen (tou BFF), que fica juntinho da estação de metrô Moritzplatz (linha U8). Atualmente, ele fica aberto todos os dias a partir das 10h da manhã, exceto em dias de mau tempo. O quiosque de informações e vendas abre de segunda a sábado das 11h às 18h e o café todos os dias às 11h, com almoço a partir das 12h30. Mas é bom confirmar esses horários antes de ir, ok? Você encontra mais informações no site oficial. Endereço: Prinzenstraße 35 – 38, Kreuzberg.

Prinzessinnengärten19

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Tags:

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário