Argentina

O que fazer em Jujuy, Argentina: guia completo

Você está pensando em conhecer Jujuy, na Argentina? Então prepare-se para uma viagem no tempo. Eu passei um mês inteiro na região, fazendo um trabalho voluntário, e fiquei impressionada com a beleza do lugar, com a receptividade das pessoas e principalmente com a cultura andina tão viva.

A província de Jujuy fica localizada no extremo Norte da Argentina e faz fronteira com a Bolívia e o Chile. É um dos destinos mais autênticos do país e um lugar de contrastes: lá você encontra desde desertos e montanhas coloridas até florestas e rios abundantes, passando por vilarejos coloniais e comunidades ancestrais.

Durante a minha estadia por lá, fiz diversos passeios, dos mais procurados pelos viajantes aos mais alternativos, e vou detalhar tudo neste texto. Então se você quer saber o que fazer em Jujuy, confere abaixo muitas dicas de alguém que realmente viveu o lugar!

O que fazer em Jujuy: principais cidades e pontos turísticos

Tilcara

Apesar de não ser a capital da província de Jujuy, Tilcara é a cidade que mais atrai viajantes, por estar em uma ótima localização, perto da maioria dos pontos turísticos. Além disso, a cidade é encantadora, culturalmente rica e possui uma boa estrutura de hospedagem, lazer e gastronomia.

No Mercado Municipal, que fica a poucos metros da Praça Principal, há diariamente uma feira de carnes e verduras, além de diversas lojinhas vendendo roupas novas e de segunda mão e outros tipos de produtos, como um camelódromo no Brasil. É um ótimo local para encontrar pessoas nativas do lugar e para experimentar a culinária da região.

Nos arredores da praça existem alguns museus super interessantes, como o Museu Arqueológico Eduardo Casa Nova e o Museu Ernesto Soto Avendaño, que são complementos do famoso Pucará de Tilcara, e o Museu José Terry, que era a casa desse pintor argentino. O autor retratava o modo de vida da sociedade e as paisagens de Tilcara através de suas obras de arte.

o que fazer em jujuy

O que visitar em Tilcara?

  • Pucará de Tilcara e Jardim Botânico

Trata-se de um sítio arqueológico rodeado de cactos gigantes, no alto de um morro a 2500 metros acima do nível do mar e a menos de 1 km do centro da cidade. Abre de terça-feira a domingo das 9 às 18 horas e o ingresso pode ser comprado na hora. Tente ir no final da tarde para ver o entardecer; a vista lá de cima é sensacional.

  • Garganta del Diablo

Localizada a 4 km do centro de Tilcara, a Garganta del Diablo possui esse nome devido às suas paredes profundas e estreitas, esculpidas pela erosão fluvial durante milhares de anos. No fim da trilha há uma cachoeira que costuma ter bastante água na temporada das chuvas (dezembro a março). Dá para ir de carro ou táxi até a entrada do cânion e seguir caminhando até a cachoeira.

garganta del diablo

  • Castillos de Huichaira

Um lugar pouquíssimo visitado e de uma beleza surpreendente. Muitas montanhas, formas, texturas e cores; parece que você está em outro planeta. Fica a aproximadamente 5 km do centro de Tilcara. Dá para ir de ônibus até o início da caminhada e também há a opção de fazer cavalgadas por lá.

o que fazer em jujuy

o que fazer em jujuy

  • Museo en los Cerros

Um lindo museu no meio de um vale e das montanhas coloridas. Se você tiver tempo livre e gostar de arte, não deixe de visitá-lo. O ambiente é tranquilo e intimista, com exposição de fotos, biblioteca, uma sala de música e até um café. Sugiro ir de táxi. O local fica a 5 km de Tilcara.

  • Mirador Paleta del Pintor

Esse mirante fica na cidade vizinha, Maimara, a mais ou menos 8 km de Tilcara. O nome já diz tudo: as montanhas realmente parecem a paleta de um pintor. Vale a pena conhecer o centrinho da cidade Maimara, caminhar até o mirante e visitar a Cervejaria Artesanal AYMARA, uma pequena venda de cerveja e outros produtos artesanais feitos pelos próprios locais.

Purmamarca

Purmamarca é um dos vilarejos mais charmosos de Jujuy, aos pés da Montanha de 7 cores, com ruas de terra, casinhas de adobe e uma atmosfera que parece parada no tempo. Por lá você encontra todo tipo de artesanato e muitas comidinhas típicas, como tortillas, humitas e tamales.

A Praça 9 de Julho é o ponto principal da cidade e é onde tudo acontece: feira de artesanato, festas tradicionais, apresentações de artistas e comidas de rua. A vila é realmente pequena e é possível conhecê-la em um dia, mas eu recomendo passar pelo menos uma noite por lá para sentir a magia da noite em Purmamarca.

O que visitar em Purmamarca?

  • Paseo de los Colorados

Esse passeio é o mais procurado de Purmamarca. Trata-se de uma curta caminhada que dá a volta na Montanha de 7 cores. É gratuito e fica a poucos metros da praça principal de Purmamarca.

  • Salinas Grandes

A 66 km de Purmamarca (pela estrada que passa pela espetacular Cuesta de Lipán), as Salinas Grandes são um dos cenários mais surreais do norte argentino. Com mais de 12.000 hectares de sal branco, esse imenso deserto salgado fica a 3.450 metros de altitude e parece um espelho gigante refletindo o céu. Ele é praticamente uma versão compacta do famoso Salar de Uyuni, na Bolívia, mas de acesso mais fácil a partir de Purmamarca, na Argentina.

salinas grandes

cuesta del lipán

Humahuaca

Com suas ruas de pedra, casarões coloniais coloridos e tradições ancestrais, este povoado a quase 3.000 metros de altitude é um museu a céu aberto da identidade andina. Não é à toa que a vila de Humahuaca foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

No centro histórico de Humahuaca se concentram várias atrações que podem ser facilmente exploradas em um dia, como o Mercado Municipal. Esse é um ótimo lugar para provar comidas típicas e visitar lojas de artesanato com peças tradicionais da cultura andina, como tecidos de lã de lhama e instrumentos musicais artesanais, como o erke, uma espécie de flauta.

Seguindo por apenas duas quadras, chega-se ao coração da cidade: a Praça Municipal e o famoso Cabildo, um edifício histórico que hoje abriga a prefeitura e o escritório de turismo.

Na mesma quadra da praça ainda fica situada a Iglesia de la Candelaria e a escadaria monumental que conduz ao Monumento a los Héroes de la Independencia.

humahuaca

O que visitar em Humahuaca?

  • Mirador del Cerro 14 Colores

O Cerro de 14 Colores, também chamado de Hornocal, é uma das principais atrações da maioria das listas do que fazer em Jujuy. É um lugar realmente impressionante, uma obra de arte natural que fica a quase 5.000 metros de altitude. Leve roupa extra mesmo em dias ensolarados, pois o clima costuma ser frio e com bastante vento.

A Serranía de Hornocal fica a 25 km do centro de Humahuaca. É possível ir de veículo próprio ou contratando um transporte privado. Na rodoviária da cidade eles vendem o passeio.

montanha de 14 cores

  • Quebrada de las Señoritas

A Quebrada de las Señoritas fica na cidade de Uquía, a 12km de Humahuaca, e é mais um desses lugares impressionantes. O destino mistura montanhas, muitas cores, cactos, areia e até água, se você for no verão.

Existem dois tipos de passeio: a caminhada mais curta e a mais longa, que passa por um pequeno e estreito cânion e por cavernas no meio das rochas. Há cobrança de ingresso e um guia lhe acompanha em todo o trajeto.

uquía - jujuy

las señoritas

San Francisco

Não sei se você sabe, mas além dos desertos de altitude e das montanhas coloridas, em Jujuy também há florestas super verdes e rios abundantes. Se você olhar o mapa da província vai ver que a metade do território é árida e a outra metade é verde.

Da capital do estado, San Salvador de Jujuy, até San Francisco, são 160 km de estrada, sendo possível ir de veículo próprio ou de ônibus. A rodovia é toda asfaltada e bem sinalizada.

San Francisco é uma pequena vila no meio da selva jujeña e o ponto de partida para conhecer o Parque Nacional Calilegua e suas diversas atrações. Não é um lugar tão turístico, mas possui toda a estrutura para ter uma boa estadia. Por lá existem pequenos comércios, bares, restaurantes, agências de turismo de aventura e algumas hospedagens.

O que visitar em San Francisco?

  • Termas del Río Jordán

Esse é um dos lugares mais bonitos da selva de Jujuy e o passeio para chegar lá dura praticamente o dia todo. É necessário contratar um guia no centro da cidade de San Francisco e fazer uma trilha de nível médio por um percurso de mais ou menos 13 km (ida e a volta).

Além da piscina termal de águas turquesas no final da trilha, que compensa a caminhada, todo o trajeto é pela floresta, sendo possível observar a fauna e a flora local.

  • Refugio del Tapir, Fuente del Jaguar e Cañón de los Loros

Esses três circuitos são destinos pouco explorados que valem estar em sua lista do que fazer em Jujuy. São ideais para quem busca aventura e natureza intocada, fora do roteiro tradicional.

O circuito todo leva mais ou menos duas horas e é obrigatório contratar um guia, como em todos os lugares da Selva Jujeña. Você pode contratá-lo no centro da cidade ou na entrada da trilha. O interessante é que todos os guias são da própria comunidade de San Francisco e todos os recursos arrecadados com o ecoturismo vão para as famílias da região.

  • Mirador la Ladera

Para os viajantes aventureiros e que buscam lindos visuais, o Mirador la Ladera é uma trilha toda em subida que leva aproximadamente duas horas de ida. A paisagem da selva e da cidade de San Francisco vale cada gota de suor!

  • Parque Nacional Calilegua

Dentro do Parque Nacional Calilegua existem diversas trilhas, desde caminhadas tranquilas para fazer em família, como o Sendero Seres Fantásticos e o Sendero El Alejo, a trekkings mais exigentes, como La Lagunita, La Junta e Tataupá.

Iruya

Além dos lugares e das atrações que eu citei acima, há um outro destino incrível para você colocar no seu roteiro do que fazer em Jujuy. Na verdade, ele fica na província de Salta, mas a melhor maneira de chegar lá é através de Jujuy, pela Quebrada de Humahuaca.

O destino se chama Iruya e fica situado a pouco mais de 70 quilômetros de Humahuaca, mas o caminho para chegar lá não é nada fácil. São muitas curvas, penhascos e estrada de terra para chegar no povoado mais impressionante do norte argentino. Dá para ir de veículo próprio, mas recomendo ir de ônibus desde Humahuaca ou Tilcara, para ir curtindo as paisagens sem estresse.

Entre montanhas coloridas, becos e escadarias, Iruya fica a 2.780 metros de altitude e conta com vistas panorâmicas do rio e do cânion. As hospedagens são bastante simples, assim como os restaurantes e lojas do vilarejo.

O que fazer em Iruya?

  • Mirador del Cóndor

Se você quer ver condores, não deixe de fazer essa caminhada. É íngreme e desafiadora, mas é certo que você vai ver muitos condores e será uma experiência inesquecível. Lá de cima você tem uma vista panorâmica de todo o vale, das montanhas e do vilarejo. E ao descer, você apreciará Iruya por outra perspectiva.

mirador del cóndor

  • San Isidro

San Isidro é outro povoado no meio das montanhas, a 6 quilômetros de Iruya e a 2.900 metros de altitude. Você pode ir caminhando e apreciando as paisagens ou ir de passeio privado em caminhonetes 4×4.

san isidro

O que fazer em Jujuy: trekking

Nesse mês que eu passei em Jujuy, conheci algumas pessoas locais e fiquei sabendo de um trekking pouco conhecido que atravessa os dois extremos de Jujuy, conhecido como ‘de la Puna a las Yungas’.

‘La puna’ são desertos de altitude, onde o clima é seco, frio e com grandes amplitudes térmicas (dias quentes, noites geladas), e ‘Las Yungas’ são selvas com clima quente e úmido, além de florestas densas, cachoeiras, rios e biodiversidade.

  • Trekking de la Puna a las Yungas

A travessia começa na cidade de Tilcara e termina em San Francisco. São aproximadamente 70 km de caminhada e é recomendado fazer em 4 dias e 3 noites. No primeiro dia, você chega ao ponto mais alto do trekking: 4.200 de altitude. Nos dias seguintes, você vai descendo até chegar na cidade de San Francisco, a 1.500 metros de altitude.

Caso você goste desse tipo de aventura, não deixe de ter essa experiência. No decorrer dos dias você vai vendo toda a mudança da vegetação e do clima. Você vê as nuvens de cima, passa por dentro delas e finaliza o trekking debaixo delas, num lugar úmido, totalmente diferente de onde você estava quatro dias antes. É mágico!

trekking em jujuy

o que fazer em jujuy

Dicas úteis sobre Jujuy

  1. O aeroporto mais próximo da Quebrada de Humahuaca fica na capital da província, San Salvador de Jujuy. O aeroporto de Salta também é uma boa opção; ele fica a 200 km de distância de Tilcara. Caso você combine a sua viagem com o Deserto de Atacama, no Chile, saiba que o aeroporto de Calama é o que costuma ter as passagens mais baratas e voos diretos do Brasil.
  2. A melhor época para ir a Jujuy é na temporada seca, que vai de abril a novembro. Os dias costumam ser ensolarados e com pouca incidência de chuva. Entre junho e agosto pode nevar nos lugares mais altos.
  3. O carnaval da Quebrada de Humahuaca é uma das festas mais autênticas da Argentina, com música, dança e rituais andinos. Se você gosta de imergir na cultura do local, vale a pena planejar a sua viagem nessa época, mas vá preparado para pegar alguns dias de chuva.
  4. A Festa de Pachamama é outro evento tradicional da região dos Andes e acontece no primeiro dia do mês de agosto.

Voluntariado em Jujuy

Sabia que é possível se hospedar em Jujuy de graça e curtir a região com calma, conhecendo todos esses atrativos? Assim como eu, você pode fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Você pode, por exemplo, ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ser auxiliar de cozinha, dar consultoria de marketing digital e muito mais. Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do mundo, praticar outros idiomas e conhecer o Chile muito além dos pontos turísticos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 59 USD.

Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 49 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano. Se quiser mais informações, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.

Curtiu a ideia? Confira todas as opções disponíveis hoje para trocar trabalho por hospedagem em Jujuy e em outras partes da Argentina.

jujuy - argentina

E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Jujuy? Boa viagem!

Texto e fotos por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário