Pará

Onde ficar em Belém: guia de bairros, hotéis e albergues

Pará | 14/07/21 | Atualizado em 24/01/24 | Deixe um comentário

A capital do Pará é uma cidade grande, com cerca de 2 milhões de habitantes e 89 bairros. Mas a maior parte das suas atrações turísticas e muitos dos bares, restaurantes e festas interessantes se concentra numa área relativamente pequena. Por isso, como você vai ver neste post, não é muito difícil decidir onde ficar em Belém com bom custo-benefício.

Vou falar sobre os principais bairros e dar dicas de hotéis, pousadas e albergues em cada um deles. Assim como faço quando pesquiso hospedagem pra minhas próprias viagens, vou selecionar apenas os estabelecimentos avaliados com nota acima de 8 pela maioria dos hóspedes na data de publicação deste texto.

Importante: no período do Círio de Nazaré, a rede hoteleira fica bem concorrida, com preços mais altos e menos disponibilidade de vagas. Essa que é considerada a maior festa religiosa do país acontece no segundo domingo de outubro, então se for planejar uma viagem pra Belém nessa época é bom reservar hospedagem o quanto antes.

basílica de nazaré em belém

Leia também:
Quanto custa viajar para Belém? Gastos detalhados

Melhores bairros onde ficar em Belém

Em resumo, os melhores bairros onde ficar em Belém são Nazaré, Umarizal, Batista campos e Campina, mas também vale ficar na Cidade Velha e outros bairros próximos. No geral, recomendo conferir as avaliações das hospedagens e a distância delas pra Estação das Docas, que serve de referência de ponto turístico mais central.

Se quiser conferir em mais detalhe a distância dos lugares onde pensa em se hospedar pra as atrações de Belém, você pode olhar no mapa a localização dos lugares que mais gostei de conhecer por lá: o Mercado Ver-o-Peso, a Ilha do Combu, o Espaço Apoena e o Complexo Feliz Lusitânia (Forte do Presépio, Museu do Encontro e Casa das 11 Janelas). O Mangal das Garças também é muito legal, mas um pouco mais afastado.

Vale ressaltar que as corridas de Uber costumam sair bem em conta em Belém, então mesmo se você não ficar tão pertinho dos pontos turísticos os deslocamentos não devem pesar tanto no orçamento.

Quando estive na cidade, me hospedei por alguns dias em Nazaré, depois fui à Ilha do Marajó e na volta passei uma noite em Campina. Gostei muito das duas localizações!

onde se hospedar em belém - mapa do centro

Onde ficar em Belém bem perto de quase tudo

Campina

Boa parte das atrações turísticas de Belém fica nesse bairro, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, a Praça da República e o Theatro da Paz. A localização conveniente pra fazer muita coisa a pé faz desse um bom bairro onde ficar em Belém, mas vale ressaltar que essa é uma região mais comercial. O que significa que durante o dia é um bairro movimentado, mas à noite pode ser perigoso.

Por isso, é bom ter uma atenção extra se for voltar pra o hotel à noite e aos domingos. Também é recomendável ficar perto da Avenida Presidente Vargas, que é mais movimentada.

Eu me hospedei em Campina na minha última noite na cidade, no Grand Hostel Belém. O prédio é antigo e as instalações são simples, mas organizadas. Foi o melhor custo-benefício que encontrei pra ficar sozinha num quarto privativo numa localização excelente, e eles também têm quartos coletivos ainda mais em conta.

grand hostel belem

Outras opções de onde ficar em Belém nessa região mais central são os hotéis Rede Andrade Docas e Grão Pará. A Ecopousada Miriti é outra alternativa com ótimo custo-benefício.

Onde ficar em Belém com mais tranquilidade

Nazaré

Uma das melhores opções pra hospedagem em Belém é o bairro de Nazaré, onde fica a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazar. O que faz dela, como você pode imaginar, um ótimo lugar pra quem vai acompanhar o Círio. Caso você vá à cidade na época dessa festa e prefira evitar as multidões, por outro lado, melhor evitar esse bairro.

Eu escolhi Nazaré pra me hospedar em Belém porque o bairro fica perto do Centro Histórico, é muito tranquilo pra caminhar durante o dia e tem opções de restaurante e comércio com bons preços.

Fui andando da minha hospedagem pra alguns lugares, como o Museu Emilio Goeldi (que abriga um jardim botânico bem bonito) e a Basílica, e paguei bem pouco pelo Uber pra o centro histórico e barzinhos e restaurantes que frequentei à noite. Infelizmente, o apartamento onde fiquei não está mais disponível, mas existe bastante oferta de hospedagem no bairro.

Alguns dos melhores hotéis onde ficar em Belém estão lá, como o Grand Mercure Belém. Outras boas opções são o Ibis Styles Belém Nazaré e o Belém Soft Hotel, que também oferecem bastante conforto.

Se você tem um orçamento mais apertado, vale conferir o muito bem avaliado Hotel Marajoara. Pra quem procura albergues, essa região também tem boas opções, como o Jardim Nazaré Hostel, o interessante OVibe Hostel & Arts e o Antonieta Hostel.

jardim botânico em nazaré, boa opção de onde ficar em belém

Umarizal

Outra região muito recomendada pra hospedagem em Belém é o Umarizal, bairro residencial que abriga o Complexo Ver-o-Rio e uma boa oferta de bares e restaurantes, além de ser um dos mais seguros da cidade. Também fica ali o Terminal Hidroviário de Belém, de onde saem os barcos pra Ilha do Marajó (recomendo muito passar uns dias lá!).

Se quiser se hospedar no Umarizal, confira o ótimo Mercure Belém Boulevard e o Bristol Umarizal Belém.

Batista Campos

O bairro de Batista Campos provavelmente é a melhor pedida pra se hospedar em Belém se você quer ficar numa região tranquila e segura. Vizinho a Nazaré, o bairro é mais residencial e “nobre”, mas também fica perto das principais atrações do centro e tem boa oferta de comércio e serviços.

Alguns destaques no quesito hospedagem nessa região são o Ibis Styles Belém Batista Campos e o muito elogiado Radisson Hotel Belém. Uma opção mais em conta, mas com boas recomendações, é o New Inn Batista Campos.

Cidade Velha

Essa região abriga o Mangal das Garças, uma das principais atrações de Belém, mas não é (como o nome poderia indicar) o núcleo do centro histórico turístico.

Ainda assim, a Cidade Velha fica relativamente próxima da maioria dos lugares que você provavelmente vai visitar e abriga um dos melhores hotéis de Belém, o charmosíssimo Atrium Hotel Quinta de Pedras. O hotel fica num prédio antigo muito bonito e tem piscina e SPA. Muita gente que mora na própria Belém se hospeda lá por alguns dias só pra curtir o ambiente.

mangal das garças - onde ficar em belém

Onde ficar em Belém perto do Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Belém fica a 10 km do Centro da cidade. Se você precisa se hospedar perto dele porque tem um voo cedinho ou algo do tipo, uma opção é ficar no Ibis Belém Aeroporto, mas eu optaria pelo Hotel Antiga Roma, que fica a 1km do aeroporto e tem ótimos preços e boas avaliações. No entanto, se a ideia é turistar pela cidade por alguns (ou muitos) dias, não é a melhor região pra se hospedar em Belém.

Hospedagem gratuita em Belém

Também é possível se hospedar em Belém de graça, fazendo um voluntariado pela Worldpackers. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios. As condições de cada vaga estão descritas na plataforma.

Existem ótimas oportunidades de voluntariado em Belém. Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. Dá para explorar a cidade com calma e fazer muitos amigos, entre moradores que conhecem tudo como a palma da mão e outros viajantes que podem ir passear com você. Eu fiz voluntariados assim no Brasil e na Europa e amei.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas (e ter acesso ao suporte da plataforma, que dá uma segurança extra), é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS, paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e em dezenas de outros países, durante um ano.

Para entender melhor como funciona esse tipo de voluntariado em viagens, dê uma olhada no meu guia completo sobre work exchange.

Você tem mais dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Belém? Fala aí nos comentários!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário