Onde ficar em Pucón: guia completo e dicas de hospedagens
Procurando onde ficar em Pucón, na região de Araucanía, no Chile? Eu passei duas semanas por lá e simplesmente se tornou o meu lugar preferido do Chile. E a boa notícia é que a cidade é pequena, então não é muito difícil ficar bem localizado por lá.
Outra boa notícia é que além de hospedagens mais tradicionais como hotéis, pousadas e albergues a região de Pucón também conta com vários lugares diferentões para se hospedar, como refúgios de montanha, chalés na beira do lago e até mesmo cabanas na zona rural com vista para o majestoso vulcão mais ativo do chile, o Villarrica.
Nesse texto, vou explicar como a cidade está dividida, citando as melhores regiões para ficar em Pucón, e vou recomendar hospedagens com ótimas avaliações.
Leia também:
O que fazer em Pucón: conheça as cachoeiras, lagos e vulcões
Onde se hospedar em Santiago, Chile: melhores bairros e hotéis
Guia do que fazer em Valdívia, no Chile
Onde ficar em Pucón: melhores regiões
Você já deve saber que a cidade de Pucón fica situada às margens do Lago Villarrica, que é um dos destinos turísticos mais importantes do sul do Chile. Embora lá não exista uma divisão oficial por bairros ou zonas como em grandes cidades, Pucón pode ser dividida de forma geral em três áreas principais: centro, setor oeste (que é o caminho que segue costeando o lago até a cidade de Villarrica) e o setor leste (o caminho internacional que se distancia do lago e vai em direção à fronteira com a Argentina).
Centro
O Centro de Pucón é o coração da cidade, onde se concentram a maior parte dos serviços, comércios, restaurantes, bares e vida noturna. Os principais pontos de interesse são:
- Plaza de Armas, a praça central da cidade.
- Calle O’Higgins, a rua principal e mais movimentada da cidade.
- Playa Grande, única praia urbana onde é possível chegar caminhando a partir do centro.
- Costanera del Lago Villarrica, que é de onde saem os passeios náuticos. Ela onta com ciclovia, calçadão e uma linda vista para o vulcão e para o pôr do sol.
O Centro de Pucón definitivamente é o melhor lugar para se hospedar caso você esteja sem carro, dependendo do transporte público e de passeios privados. Há diversas agências de turismo espalhadas pelo centro, além do terminal rodoviário. O centro também é o ponto de partida das vans que vão para vários pontos turísticos, como o Lago Caburgua e o Parque Nacional Huerquehue.
Setor Oeste
O Setor Oeste de Pucón é a faixa mais cobiçada da cidade. Ela se estende ao longo das margens do Lago Villarrica, com vistas espetaculares para as águas turquesas e o imponente Vulcão Villarrica. Essa região combina paisagens de tirar o fôlego, hospedagens de alto padrão e acesso privilegiado a diversas praias do lago.
Caso você esteja indo com o objetivo de curtir as praias do lago, com certeza esse setor é o melhor lugar onde ficar em Pucón. Mas saiba que é afastado do centro. A boa notícia é que os ônibus que partem da cidade de Villarrica passam por esse caminho para chegar no centro de Pucón e existem vários horários durante o dia.
Setor Leste
O Setor Leste é a parte mais residencial de Pucón. É bastante movimentado e estruturado como o centro, mas menos turístico. Por lá é possível encontrar pousadas rústicas, cabanas e lodges ecológicos, muitos com vista para as montanhas e para as florestas.
É uma excelente opção de onde ficar em Pucón para quem busca conexão com a natureza e preços mais acessíveis que no Setor Oeste. Além disso, o Setor Leste tem fácil acesso ao Lago Caburgua, ao Parque Huerquehue, ao Santuário El Cañi, às Termas Naturais e a diversas cachoeiras da região.
Onde ficar em Pucón: outras boas regiões
Além das três regiões que eu citei acima, existem outros lugares onde você pode se hospedar em Pucón, caso você queira economizar ou caso a sua viagem tenha outros objetivos, como esquiar, por exemplo.
Candelaria
A região da Candelaria fica próxima ao Centro de Ski de Pucón e muita gente que viaja com o intuito de esquiar todos os dias opta por se hospedar perto da estação. O bairro fica a mais ou menos 10 quilômetros do centro da cidade e não existem muitas opções de comércio e serviços por lá.
Villarrica
A cidade de Villarrica também é uma boa alternativa para se hospedar para quem busca por economia. Ela fica a apenas 25 quilômetros de Pucón e costuma ser mais barata em termos de hospedagem, alimentação e alguns serviços. Embora as cidades compartilhem muitas semelhanças por estarem no mesmo lago e região turística, Pucón é uma cidade inflacionada pelo turismo, enquanto Villarrica tem preços mais próximos do padrão chileno.
Conseguiu entender como a cidade está dividida e as características principais de cada região? Agora veja abaixo algumas recomendações de hospedagens, todas com boas avaliações na plataforma de reservas Booking, que eu sempre uso para reservar acomodação mundo afora.
Onde ficar em Pucón: melhores hospedagens no centro
Se você é do time que gosta de ficar em bons hotéis, saiba que Pucón está recheada deles. No centro é possível encontrar hotéis de alto padrão, como o Hotel Inti Kuyen Plaza que fica em frente à praça principal e ao cassino, e o acesso ao Lago Villarrica fica a apenas 2 quarteirões de distância. Alguns quartos têm vista para a praça, enquanto outros têm vista para o imponente vulcão Villarrica.
O Aldea Naukana Posada Boutique também é super sofisticado. Apesar de estar localizado no centro da cidade, ele dá a impressão que você está hospedado nas montanhas, porque fica numa rua tranquila e tem lindas vistas para o vulcão.
O Alpes Hotel e o Vientos del Sur também possuem essa atmosfera rústica e de montanha, e ficam localizados perto de todos os pontos de interesse do centro. Já o Hotel Pucón Indómito tem um ambiente mais moderno, mas ainda assim, é muito aconchegante e com linda vista.
Hospedagens econômicas no centro de Pucón
Além dos hotéis sofisticados, no centro de Pucón também há inúmeros lugares para quem não quer gastar tanto com a estadia, como o Newendo Pucón, uma hospedagem familiar com suítes privativas e o restante dos ambientes compartilhados.
O Hostel Maitahue é uma alternativa econômica a aproximadamente 15 minutos do centrinho de Pucón. Ele possui quartos privativos para até 4 pessoas, cozinha e um terraço compartilhado. O Gecko Hostel também tem um ótimo custo-benefício e fica a 500 metros da avenida principal.
O Ruka Pucón Hostel tem uma boa avaliação com nota média 9 na plataforma da Booking. Ele conta com ambientes aconchegantes, jardim, estacionamento e terraço.
Já o Chili Kiwi Lakefront Backpackers tem uma localização excelente, em frente ao Lago Villarrica. Além dos quartos privativos, você pode ter a experiência de dormir em uma kombi adaptada.
O B&B de German não é tão econômico como os citados acima, mas vale a pena dar uma olhada por tudo o que ele oferece: uma charmosa casa de madeira com piscina, jardim, estacionamento e vista para o vulcão.
Onde ficar em Pucón no Setor Oeste (margens do Lago Villarrica)
Essa é uma das regiões mais caras de Pucón, pois a maioria das hospedagens ficam a poucos passos do lago e algumas possuem acesso exclusivo e praias privadas, como as Cabanas Tunkelen. O espaço conta com cabanas de vários tamanhos que acomodam até 12 pessoas. Elas ficam situadas no meio do caminho entre Pucón e Villarrica, facilitando o acesso para as duas cidades.
O Apart Hotel Sol y Lago tem uma proposta diferente: é um grande espaço com piscinas, parque infantil, estacionamento e vários apartamentos independentes, todos bem estruturados com cozinha, sala e seus próprios lounges.
Com uma atmosfera menos rústica e mais moderna, uma sugestão é o Hotel & Apart Hotel Monte Verde, super charmoso e aconchegante, com piscina ao ar livre e vista do lago e das montanhas. O diferencial é o café da manhã servido diretamente na varanda de cada apartamento. Nesse mesmo estilo também vale conferir o Hotel CasaEstablo by DOT Boutique, que possui clima e decoração de fazenda.
E com um ótimo custo-benefício e uma das melhores avaliações da plataforma Booking (nota 9,6) estão os Los Gualles de La Candelaria, que são apartamentos simples em meio à natureza e à beira do Lago Villarrica.
Onde ficar em Pucón no Setor Leste (caminho internacional)
O Setor Leste é o que se distancia do lago, mas isso não quer dizer que seja ruim. Todos os arredores de Pucón são repletos de natureza e essa parte da cidade não é diferente. O Hostal Treile é um exemplo disso: ele fica a menos de 5 quilômetros do centro e está inserido num ambiente espetacular, rodeado de verde e com vistas incríveis.
Caso você queira silêncio e contato com a natureza, uma boa opção é o Hostal Nahuel Ray, que fica numa das últimas ruas do bairro e não é tão longe do centro. O espaço conta com quartos privativos, café da manhã e espaços compartilhados aconchegantes.
Ainda nesse setor, mas um pouco mais próximo do centro, outra boa escolha é o Refugio en la ciudad, uma casa completa com aquecimento, máquina de lavar e até uma pequena piscina no jardim.
Nessa região também tem muitas cabanas, como a Los Ulmos, que são casas de até 4 quartos independentes uma das outras; as Cabanas el Canelo de 2 quartos, que acomodam até 5 pessoas; a Cabana Quelhue, que é uma opção mais simples e bem econômica; e as Cabanas Pucón, lindos chalés super bem decorados em meio à natureza.
Onde ficar em Pucón na Candelaria (perto do centro de esqui)
Se você vai viajar para o Chile com o objetivo de esquiar em Pucón, hospedar-se perto do centro de esqui pode ser uma ótima alternativa para economizar tempo na estrada.
Há algumas opções no caminho, como o Wine Lodge Pucón, que é uma casa de 1 quarto bem decorada num lindo espaço verde e exclusivo, e o Lake Lodge, uma hospedagem de alto padrão relativamente perto da estação de esqui e também do Lago Villarrica. Piscina de borda infinita e vista para o lago são os diferenciais.
Para quem vai viajar em família, a Casa camino al volcán é uma ótima opção com 2 quartos, estacionamento, cozinha completa e máquina de lavar roupas. E um pouco mais espaçosa, com 3 quartos, a Casa Árbol Pucón é toda estilosa.
A Casona Ser e a Cabana Las Bandurrias também são alternativas legais e situadas na estrada que segue em direção ao centro de esqui.
Onde ficar em Villarrica
Na verdade, Villarrica é outra cidade, mas como comentei acima, se você quer economizar na sua viagem a Pucón, hospedar-se por lá pode ser vantajoso. Você pode escolher ficar num bom hotel por um preço relativamente mais baixo que em hotéis do mesmo nível em Pucón, ou optar por uma hospedagem econômica mesmo.
Por exemplo, o Hotel Casa Marrom é muito bem avaliado na plataforma e tem uma diária de aproximadamente 400 reais. Um apartamento inteiro com vista para o lago custa 475 reais a diária para 2 pessoas (preços atualizados em março de 2025).
A Hospedaje Los Tatis tem quartos a partir de 220 reais e a Omi Kika B&B a partir de 200 reais. E se você quer economizar ainda mais, há cabanas simples e completas com valores a partir de 186 reais a diária (preços atualizados em março de 2025).
Como se hospedar em Pucón de graça
Sabia que é possível se hospedar em Pucón e em outras partes do Chile (e do mundo) de graça? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.
Você pode, por exemplo, ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ser auxiliar de cozinha, dar consultoria de marketing digital e muito mais. Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do mundo, praticar outros idiomas e conhecer o Chile muito além dos pontos turísticos.
Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 59 USD.
Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 49 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano. Se quiser mais informações, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.
Curtiu a ideia? Confira todas as opções disponíveis hoje para trocar trabalho por hospedagem em Pucón e em outras partes do Chile.
Texto e fotos por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas.
0 Comentários