Onde ficar em Tallinn, Estônia: guia completo
Muita gente vai só passar o dia em Tallinn, saindo de cidades próximas como Helsinki. Até que faz sentido, porque é bem fácil explorar seu charmoso centro histórico em um dia. No entanto, eu recomendo muito passar pelo menos uma noite na capital da Estônia. Assim, dá para curtir a Old Town sem as multidões de turistas de bate-volta e descobrir outras partes muito legais da cidade. Além disso, tem muitas opções interessantes de onde ficar em Tallinn com bom custo-benefício.
Eu escolhi ficar quatro noites em Tallinn. Me disseram que era muito, mas não achei; fui embora querendo ficar mais. Visitei a cidade depois de um intercâmbio na Finlândia e depois de lá fui conhecer Riga, na Letônia, que também é muito interessante.
Neste post, vou te contar quais são os melhores bairros para se hospedar em Tallinn e dar dicas de hotéis, apartamentos e hostels para diferentes orçamentos e perfis de viajantes. Ah, sim: uma curiosidade é que existem muitos apartamentos projetados para aluguel por temporada em Tallinn com boa estrutura, como você vai ver a seguir.
Qual o melhor bairro para se hospedar em Tallinn?
A resposta mais simples sobre onde ficar em Tallinn é: no Centro Histórico (Old Town). Essa é, como mencionei acima, a região mais turística e mais charmosinha da cidade, com prédios antigos bem preservados e vários atrativos legais. Ficar lá é bem gostoso e prático. Mas, pelas mesmas razões, costuma sair mais caro, e os arredores provavelmente estará mais cheios de turistas que de moradores.
Se você quiser vivenciar mais o dia a dia da cidade e considerar outras opções de hospedagem com bom custo-benefício, uma boa localização em Tallinn é no Centro da cidade (Tallinn City Center), que fica juntinho do Centro Histórico e tem mais estrutura “moderna”. Ali você encontra mais opções de restaurantes com bons preços, supermercados e lojas, por exemplo.
Outra boa opção de onde ficar em Tallinn é em Kalamaja, o bairro mais artístico e alternativo. Eu gostei muito dessa região, que é bem vibrante e tem vida noturna animada.
Eu passei os primeiros dias no Centro “moderno” e, como resolvi estender minha estadia, passei a última noite na Old Town. A seguir, vou falar um pouco mais sobre cada um dos três bairros e dar dicas de hospedagens bem avaliadas, pensando em diferentes orçamentos.
Onde ficar em Tallinn: dicas bairro a bairro
Centro Histórico de Tallinn: o núcleo turístico da cidade
Conhecido em estoniano como Vanalinn, o centro histórico de Tallinn é muito bem preservado, apesar dos séculos de conflitos a que o país esteve submetido. Ele começou a ser restaurado nos anos 1980 e hoje suas casas parecem ter sido transportadas no tempo diretamente do século 14.
Assim como acontece em outras regiões parecidas mundo afora, a maior graça por lá é caminhar sem rumo pelas ruelas irregulares, tomando cuidado só para não tropeçar no calçamento de pedras. Mas existem vários lugares que merecem estar no seu roteiro, como expliquei no artigo sobre O que fazer no Centro Histórico de Tallinn.
Vale ressaltar que se você estiver de carro, essa não é uma região tão interessante, porque várias ruas são fechadas para veículos e os hotéis geralmente não têm onde estacionar. Outro ponto é que, como esse bairro é bem antigo, as hospedagens geralmente funcionam em prédios antigos, então fique atento se precisar de acessibilidade ou estiver buscando instalações mais modernas.
Melhores hotéis e apartamentos no Centro Histórico de Tallinn
Tallinn City Apartments – Old Town: apartamentos de diferentes tamanhos com cozinha compacta, todos com ótima decoração e bem funcionais. A média de avaliação por hóspedes anteriores é 9. O acesso é por escadas. Outra opção similar, também muito bem avaliada, é o Tallinn City Apartments Old Town Suites.
Rataskaevu Boutique – 7 Unique Apartments: outra opção de hospedagem em Tallinn em apartamentos belíssimos e bem localizados. Restaurantes e bares nas proximidades e a localização é bem no limite de onde não passam carros, então dá para ir de táxi até lá. A equipe é bem elogiada.
Schlössle Hotel: pequeno e charmoso hotel num prédio histórico, com localização excelente, café da manhã elogiado, decoração muito bonita e funcionários prestativos. A média de avaliação dos hóspedes é 9,3.
Taanilinna Hotell: outra opção de hotel em Tallinn muito bem decorado, num prédio histórico nos limites da Old Town, com decoração remetendo à era medieval e excelente custo-benefício. Tem opções de quartos econômicos e deluxe. O café da manhã não está incluído, mas no hotel há uma pequena cozinha e um espaço com mesas e cadeiras para preparar e comer refeições simples, e existem alguns supermercados por perto.
Hotel Regent Tallinn: os funcionários são super elogiados, a localização é muito boa (rua silenciosa perto da área mais turística do Centro Histórico), o café da manhã é bom e o hotel tem sauna e piscina aquecida. O prédio também é super antigo, mas neste a decoração é mais clean.
Hotel Telegraaf, Autograph Collection: um dos melhores hotéis de Tallinn, ele é 5 estrelas e funciona num prédio de 1878. Tem piscina, jacuzzi, spa, e o bar é muito elogiado. A localização também é ótima; mesmo estando no coração da Old Town, os hóspedes dizem que é silencioso. Nota média 9 no site de reservas Booking.com.
CRU Hotel: esse hotel fica na rua principal da Old Town, o que é ótimo para quem quer estar bem no meio do burburinho. No entanto, pode ficar barulhento aos finais de semana, por causa dos bares na rua. Os quartos também são históricos e o café da manhã é elogiado.
Se você está viajando só e busca algo mais em conta, uma opção é o Imaginary Hostel. que tem quartos privativos e compartilhados.
Veja aqui todas as opções de hospedagem na Old Town.
Centro de Tallinn: custo-benefício e modernidade
Ao redor do Centro Histórico fica o Centro “novo” da capital estoniana (Tallinn City Center). Ali você encontra algumas construções históricas, mas também prédios bem modernosos.
É um bom lugar para ficar em Tallinn se você busca hotéis modernos, quer estar numa região menos cheia de turistas ou busca fácil acesso a transporte público, supermercados, shoppings etc. Tudo isso sem deixar de ter fácil acesso às atrações da Old Town.
Melhores hotéis e apartamentos no Centro moderno de Tallinn
Radisson Collection Hotel: esse sofisticado hotel 5 estrelas é bem moderno, fica a 400 metros da Ópera Nacional e tem restaurante, estacionamento privativo, bar, rooftop e academia de ginástica, além de oferecer a opção de quartos para famílias. A avaliação média dos hóspedes é 9,4.
Palace Hotel Tallinn, a member of Radisson Individuals: sofisticado hotel quatro estrelas com equipe muito simpática, ótimo café da manhã, piscina e spa, fácil acesso ao Centro Histórico e próximo à parada de tramway, que permite ir à rodoviária e outras partes interessantes da cidade. Nota média 9,1.
Revelton Suites Tallinn: outra opção muito boa de hospedagem no centro de Tallinn, esse hotel fica a 10 minutos da Old Town e tem studios com cozinha e área para refeições. Há também estacionamento gratuito no local. Os hóspedes elogiam as instalações amplas e modernas e a praticidade do check-in. Nos arredores há bons restaurantes e bares. A nota média é 9,8.
Tallinn City Apartments Freedom Square: a mesma rede de apartamentos que faz sucesso na Old Town também está presente no Centro moderno de Tallinn. Os apartamentos são bonitos e confortáveis e há opções com vários tamanhos; alguns deles têm cozinha equipada e isolamento acústico. Os hóspedes elogiam o espaço, o conforto e a conveniência da localização, perto do Centro Histórico e a uma curta caminhada da parada de ônibus para o aeroporto e de cafeterias, bares e restaurantes.
MyApartments: outra ótima opção de apartamentos no Centro de Tallinn (e um pouco mais em conta que o acima), com estrutura moderna e confortável, cozinha compacta e máquina de lavar. Tudo renovado recentemente e bem limpo. Também tem ótima localização, perto da Old Town. A nota média dos hóspedes é 9,3.
Hospedagem barata no Centro de Tallinn
Se você está buscando algo mais em conta, ótimas opções de onde ficar em Tallinn no centro “novo” são o Park Inn by Radisson Central Tallinn, o Citybox Tallinn City Center e o Mere Puiestee Apartment.
Kalamaja: bairro alternativo e boêmio
A região trendy de Kalamaja fica a uns 20 minutos de caminhada do Centro Histórico e é muito legal. Eu fui lá duas vezes durante minha passagem pela cidade, porque queria conferir o mercado de pulgas que rola aos sábados no Telliskivi Creative City, complexo que reúne vários empreendimentos criativos.
Esse bairro descolado se estende pela costa de Tallinn e tem bons restaurantes, galerias de arte, murais com grafites e bares. Visitei contêineres transformados em lanchonetes, mercado de antiguidades com vários itens soviéticos, restaurantes com IPAs da casa deliciosas… Achei massa.
Para quem curte essa atmosfera mais alternativa, boêmia e artística, esse é um ótimo bairro onde ficar em Tallinn. E como é pertinho da Old Town, você consegue chegar nos outros atrativos sem problemas também.
Melhores hotéis e apartamentos em Kalamaja
Iglupark: essa hospedagem tem um conceito bem interessante. Você se hospeda em quartos que são como iglus com vista para a marina. Os hóspedes acham a experiência muito legal e elogiam a qualidade da cama, a sauna e a atenção da equipe. Não inclui estacionamento, mas hóspedes relatam que existem opções com bons preços por perto.
Hektor Container Hotel: esse hotel também oferece uma experiência diferente: os quartos são em contêiners dentro de um prédio com decoração moderna e bem bonita. Os hóspedes falam que é limpo, organizado, funcional e confortável, com cozinha coletiva bem equipada. A localização é muito boa, ao lado do mercado público. É todo automatizado, com códigos de acesso.
A maioria das outras opções de hospedagem em Kalamaja são apartamentos, em geral com ótimo custo-benefício. Entre os mais elogiados estão o Apartment in Kalamaja, o Heart of Kalamaja Apartment e o Kalamaja Garden.
Ainda não decidiu onde ficar? Confira todos os hotéis, albergues e apês em várias partes de Tallinn.
Dúvidas frequentes sobre Tallinn, Estônia
Quando visitar Tallinn?
Eu estive em Tallinn numa época que considero ideal: o final do verão, entre fim de agosto e começo de setembro. O clima estava bem agradável e não havia taaantos turistas na cidade.
No auge do verão, entre julho e agosto, quase todas as cidades turísticas da Europa ficam bem cheias (ainda que Tallinn não seja tão popular quanto outros destinos). Por isso, os preços tendem a subir, e é bom reservar hospedagem com mais antecedência. Por outro lado, o clima bom é importante se você quer curtir a cidade em sua versão mais solar e vibrante, com muita gente na rua.
O inverno em Tallinn é bem frio, escuro e cinzento, e o outono e o começo da primavera costumam ser chuvosos e com bastante vento. Por isso, o ideal é ir da metade para o fim da primavera até o fim do verão. Se você curte frio, uma vantagem de ir no inverno é aproveitar o clima natalino em dezembro.
Quanto tempo ficar em Tallinn?
Como falei, passei quatro noites em Tallinn, explorando a cidade e alguns destinos pertinho de lá, e teria ficado mais uma noite se pudesse. Caso você tenha pouco tempo de viagem ou queira só conhecer os principais pontos turísticos, duas noites (com três dias inteiros) ou três noites devem ser suficientes.
O que fazer em Tallinn?
No meu primeiro dia, passei a tarde entre o parque Kadriorg, que fica a uns 20 minutos de caminhada do centro histórico e abriga um palácio bonitão, e a orla de Pirita, praia da cidade.
No dia seguinte, fiz um free walking tour pela Old Town, andei mais um bocado pelas ruelas charmosíssimas, vi a vista desde três mirantes lindos e passeei um pouco por Kalamaja. Veja meu post completo sobre o que fazer na Old Town.
No terceiro dia, peguei um ônibus até Haapsalu, cidade costeira fofíssima conhecida pelos spas. Não visitei nenhum, mas amei andar pela cidadezinha hiper tranquila e arborizada e pela orla linda, além de explorar a charmosa estação de trem desativada (que virou museu, com trens antigos).
No quarto dia, fui até a ilha Prangli, que é daqueles lugares que parecem ter parado no tempo e superou muito minhas expectativas. Tem um post aqui no blog sobre esse bate-volta gostoso.
No quinto dia, antes de ir de Tallin para Riga, fui de novo em Kalamaja para conhecer o mercado de pulgas e curtir um pouco mais o bairro.
Com mais tempo, teria ido até o Lahemaa National Park, que infelizmente não tem fácil acesso por transporte público, mas fica bem pertinho de Tallinn e parece muito legal.
E aí, curtiu as dicas de onde ficar em Tallinn, na Estônia? Ficou com alguma dúvida? Me conta nos comentários!
Curtiu as dicas de onde ficar em São Paulo? Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog. Fotos: Luísa Ferreira/Janelas Abertas e Deposit Photos.
0 Comentários