Chile

Onde se hospedar em Santiago: melhores bairros e hotéis

Entre tantas opções de onde se hospedar em Santiago, no Chile, você pode ficar sem saber o que combina mais com você e a sua viagem. Por isso, convidei a viajante e jornalista Lanna Sanches, que já passou por lá algumas vezes, para fazer uma lista com os 5 bairros mais interessantes para sua estadia na capital chilena.

Os bairros indicados são Lastarria, Bellavista, Providencia, Las Condes e Vitacura. Para entender as vantagens e desvantagens de escolher cada um deles para ficar hospedado em Santiago, leia os tópicos abaixo.

Ah, um detalhe: os bairros no Chile são chamados de comunas, então não estranhe se ouvir esse nome por lá.

Leia também:
Onde se hospedar em Valparaíso
Onde se hospedar no Deserto do Atacama
Todas as dicas de viagem para o Chile

Onde se hospedar em Santiago: dicas bairro a bairro

Bairro Lastarria e Bellavista: o centro histórico

Vamos começar falando sobre os bairros centrais de Santiago: Lastarria e Bellavista. Essa é uma das regiões mais em conta para se hospedar e com boa estrutura para transporte público. Se essa for a sua primeira vez na cidade, essa é uma ótima área para ficar em Santiago, conhecer o dia a dia e visitar os pontos turísticos do centro.

A região central fica próxima da maioria das atrações mais tradicionais da capital, como a Plaza de Armas, o Palacio de La Moneda, o Museo de Arte Precolombino, o Cerro Santa Lucía, a casa de Pablo Neruda (La Chascona), o Patio Bellavista e o Mercado Central. Além disso, esses bairros têm uma ótima estrutura de restaurantes e bares para todos os bolsos, desde comida de rua a cinco estrelas.

O centro costuma ser o coração de uma cidade, e aqui não é diferente. Muitos eventos culturais e sociais acontecem por todo lado. Você encontra ali feirinhas, arte de rua, galerias e grafites com críticas e protestos, principalmente em épocas de instabilidade política.

A partir dos bairros Lastarria e Bellavista você consegue visitar outras regiões da capital sem dificuldades. As principais linhas de metrô que passam por ali são a 1 e a 5, e também há dezenas de linhas de ônibus. Para ver como se locomover com transporte público, recomendo usar o aplicativo Moovit.

A principal diferença entre os dois bairros é que o Bellavista tem uma vida noturna mais agitada, com bares e músicas ao vivo, baladas e shows. Já o Lastarria é um pouco mais histórico, com museus, cafeterias, e uma vida mais diurna.

Por fim, assim como qualquer bairro de centro em capitais latino-americanas, é importante ter cuidado com seus pertences ao andar pela rua. Por mais que seja uma região muito movimentada e policiada, é sempre bom se manter atento para não ter dor de cabeça na sua viagem.

Leia também: Visitando La Chascona, Cerro San Cristóbal e Patio Bellavista

Onde ficar nos bairros de Lastarria e Bellavista em Santiago

Hotel Pasko – Perto da estação Belas Artes, o Pasko oferece um terraço com bar e um café da manhã bem avaliado.

Infinity Park Hotel – Pertinho do Museu de Belas Artes de Santiago (foto abaixo), esse hotel conta com dois restaurantes.

UH ApartHotel Lastarria – Flat equipado no centro da cidade, perto do Cerro Santa Lucía, e com paisagem do pátio interno.

Private apartment in Santiago – Um aconchegante apartamento com vista, piscina e academia.

Pariwana Hostel Santiago (bellavista) – Franquia de hostels conhecida pelas festas e socializações dos hóspedes, com áreas comuns grandes e boa localização.

Quer mais? Veja todas as opções de hospedagem em Santiago nos bairros Lastarria e Bellavista e faça sua reserva online.

museu de belas artes em santiago, chile

onde ficar em santiago - patio bellavista

Las Condes e Vitacura: tranquilidade e luxo

Os bairros de Las Condes e Vitacura ficam mais afastados do centro, mas também são boas opções de onde se hospedar em Santiago. Essa é uma região nobre, de classe média alta, e abriga polos econômicos, com avenidas cheias de prédios comerciais. Aqui costumam se hospedar executivos e pessoas que vêm à cidade a trabalho.

Essa área é apelidada de “Sanhattan”, em uma comparação com Manhattan, em Nova York (EUA). É uma boa localização para quem quer aproveitar a alta gastronomia e a requintada vida noturna e também fazer algumas comprinhas nos shopping centers.

As ruas modernas e arborizadas dão a sensação de estar em uma região mais tranquila de uma grande capital. A Avenida Isidora Goyenechea é a mais movimentada, muito gostosa de passar o dia caminhando e desbravando as cafeterias, restaurantes e sorveterias.

Nessa mesma Avenida fica o Museu Interativo de Las Condes, um cinema 4D interativo que vai te proporcionar uma experiência de imersão interessante. Aos finais de semana tem feirinhas na Plaza Peru, e no domingo também tem a feira de antiguidades.

Um ponto negativo dessa região é que não existem tantas opções de metrô quanto nos bairros mais centrais. Por outro lado, tem muitas linhas de ônibus; por mais que não sejam tão práticos, você não vai ficar na mão. A opção mais cômoda é apostar em carros de aplicativo.

Onde ficar em Las Condes

Hotel Eurotel El Bosque – Além da atmosfera tranquila, os hóspedes desse arborizado hotel podem curtir um delicioso café da manhã no terraço.

Icon Hotel – Com uma paisagem hipnotizante da Cordilheira dos Andes, esse hotel tem translado para o aeroporto, piscina, academia e restaurante.

Select Elegant Apartments by Time Hotel & Apartments – Com boa acessibilidade, esse complexo de apartamentos equipados oferece um excelente café da manhã e academia.

Rent apart Las Condes – Esse apartamento com cozinha tem um grande jardim e uma piscina, um achado na cidade grande.

Depto reserva en Nueva Las Condes – Perto do Metro Manquehue, o apartamento é todo equipado e ainda tem balcão com vista da cidade.

Veja todas as opções de hospedagem em Santiago em Las Condes e em Vitacura.

onde ficar em santiago - las condes

Bairro Providência: pertinho das atrações turísticas

Providência fica entre o centro histórico de Santiago e Las Condes, ou seja, é uma posição estratégica de hospedagem para curtir as outras duas comunas. Uma mistura entre bairro arborizado e residencial com boas opções de vida noturna, restaurantes, lojas e acesso para todas as partes da cidade. Por isso, é uma boa escolha de onde ficar em Santiago.

Um dos mirantes mais icônicos da cidade fica nesse bairro: o Sky Costanera, o prédio mais alto de toda a América Latina. Pode parecer sem graça, mas te garanto que admirar a paisagem da Cordilheira dos Andes em contraste com os prédios da capital vale a pena.

Ali você também encontra um lugar que vai te fazer esquecer que está em uma das maiores cidades do continente: o Parque Metropolitano de Santiago. Lá fica o Cerro San Cristóbal, um monte no coração da capital, com direito a teleférico. Você pode caminhar no parque, visitar mirantes com vista para a cidade e conhecer um santuário.

Por fim, outro ponto interessante por ali é La Chascona, a casa-museu do poeta escritor Pablo Neruda. Essa é uma das três casas do autor chileno (as outras ficam em Valparaíso e Isla Negra) e é um passeio bem legal para conhecer mais sobre a vida do poeta.

Se você escolher ficar nessa região, opte por se hospedar perto de estações de metrô como Los Leones, Tobalaba e Pedro de Valdivia. Algumas partes desse bairro ficam mais afastadas e dificultam a locomoção para outras partes da capital.

Onde se hospedar em Santiago no bairro Providência

Mito Casa Hotel – Com instalações aconchegantes e um lindo jardim, esse hotel fica perto da estação de metrô Baquedano.

Park Plaza Santiago – Com um restaurante e bar bem avaliados, o Park Plaza também tem academia, sauna e piscina.

Apart hotel Fraga – Esses apartamentos contam com uma pequena cozinha, balcão com vista e uma piscina na cobertura.

Hostal Providencia – Um dos diferenciais desse hostel é que ele tem um bar e academia para os hóspedes, além de ótimo café da manhã.

Ventana Su Hostal – Perto da estação Santa Isabel, esse hostal é bem arborizado e tem piscina e um lindo jardim com um terraço.

Veja todas as opções de hospedagem em Santiago no bairro Providência.

cerro san cristóbal em providencia

Dúvidas comuns sobre hospedagem em Santiago

Onde se hospedar em Santiago na lua de mel?

A escolha de onde ficar em Santiago para a lua de mel varia de acordo com o perfil do casal, mas vou dar algumas sugestões. Se for inverno e vocês quiserem ver neve, foquem em se hospedar perto das estações de esqui. Lá vocês encontrarão vilas charmosas para curtir um tempo longe da grande cidade.

Caso vocês busquem mais agito, o bairro de Providência pode ser uma boa, por ser um misto de ótimos restaurantes, lojas, bares, vida noturna e mais. Se gostam de histórias e lugares mais tradicionais, o centro histórico é uma excelente escolha. Ou então, podem ter uma experiência mais requintada de Santiago em Las Condes.

Uma dica para quem está buscando hospedagem de alto nível é usar o filtro “Mais bem avaliados primeiro” na busca do site de reservas Booking.com.

Confira os melhores hotéis de Santiago para uma experiência inesquecível:

Hotel Eco Boutique Bidasoa, em Vitacura (nota 9,3)

Hotel Magnolia Santiago, no Centro (nota 9,1)

Hotel Regal Pacific Santiago, em Las Condes (nota 9,0)

AC Hotel by Marriott Santiago Costanera Center, em Providência (nota 9,1)

Matildas Hotel Boutique, no Centro (nota 9,0)

Hotel Views Cordillera, em Las Condes (nota 9,0)

Onde ficar em Santiago para ver neve?

Se você está indo para Santiago no inverno e quer saber onde se hospedar pertinho das estações de ski, recomendo ficar nas regiões Valle Nevado, Farellones, El Colorado ou La Parva. Veja algumas opções de hospedagem bem avaliadas:

Hotel Chalet Valluga

Departamento en Centro de ski Valle Nevado

Apart Hotel Bianco

Colorado Apart Hotel

Agência de turismo em Santiago

Procurando uma agência de turismo de confiança para te dar todo o suporte na capital chilena? Recomendo a Fui Gostei Trips, uma agência brasileira com muito conhecimento sobre o Chile, com guias brasileiros e suporte para todas as suas dúvidas. Eles oferecem passeios tanto em Santiago e arredores quanto no Deserto do Atacama, onde contratei os serviços deles e foi tudo perfeito.

Faça um orçamento de viagem para o Chile com a Fui Gostei Trips!

Onde ficar em Santiago barato?

Se você está buscando opções de hospedagem barata em Santiago, o centro histórico geralmente tem o melhor custo-benefício. Veja uma lista de lugares interessantes com preços mais em conta nos bairros Lastarria, Bellavista e Providência:

Aji Hostel (Em Providência) – Esse hostel com cara de casa oferece um café da manhã muito bem avaliado, recepção 24h e áreas de convivência.

Yogi hostel boutique (Em Providência) – Essa grande casa em Providência tem um grande jardim, traslado para o aeroporto e cozinha bem equipada.

Hostal Rio Amazonas (Em Lastarria) – No coração da capital, esse hostel tem quartos compartilhados, privativos e para famílias.

Hostal Forestal (Em Lastarria) – Esse hostal fica perto do Parque Forestal Rubén Dario e tem recepção 24h e espaço para fazer churrasco, além de alugar bicicletas.

Guanako Hostel (Em Bellavista) – Esse hostel tem uma linda vista da cidade do terraço, áreas comuns para conhecer outros viajantes e área para fazer churrasco.

Se quiser economizar ainda mais, dê uma olhada no tópico da Worldpackers no fim deste artigo e descubra como se hospedar em Santiago de graça.

Lastarria é um bom bairro onde se hospedar em Santiago

Onde ficar em Santiago perto do aeroporto?

Como o Aeroporto de Santiago (Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez) fica afastado da cidade, não tem tantos atrativos turísticos por ali. Porém, se você quiser se hospedar lá perto, veja algumas sugestões:

Holiday Inn Santiago Airport Terminal – 0 km (fica dentro do aeroporto!)

City Express by Marriott Santiago Aeropuerto – 5,6 km do aeroporto

La Quinta by Wyndham Santiago Aeropuerto – 4,5 km do aeroporto

Tu espacio Re Departamento con encanto – 10,6 km do aeroporto

Hostel Enea Homes – 5,4 km do aeroporto

Onde ficar em Santiago de graça

Sabia que é possível se hospedar em Santiago e em outras partes do país de graça? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Existem várias oportunidades bem legais de voluntariado no Chile. Você pode, por exemplo, ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ser auxiliar de cozinha, dar consultoria de marketing digital e muito mais.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do mundo, praticar outros idiomas e conhecer o Chile muito além dos pontos turísticos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD.

Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e dezenas de outros países, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.

Escrito por Lanna Sanches, criadora do Elas Viajam Sozinhas e viajante do continente latino-americano há 6 anos.

Curtiu as dicas de onde se hospedar em Santiago? Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog. Fotos: Luísa Ferreira (blog Janelas Abertas) e Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário