Onde ficar em São Paulo: os melhores bairros
Não é fácil escolher onde ficar em São Paulo. É uma cidade enorme, com tantos bairros e hospedagens em estilos diferentes que quem vem de fora fica perdido na hora de escolher. Por isso convidei a paulista Lanna Sanches, autora do Elas Viajam Sozinhas e colaboradora do Janelas Abertas, para escrever este artigo e facilitar sua vida ao decidir sua hospedagem na megalópole. Obrigada pelo texto, Lanna!
Antes de começar, é importante dizer que a cidade paulista tem uma boa malha de metrôs, trens e ônibus que podem te levar de canto a canto. Por isso, escolher onde se hospedar em São Paulo não te limita para explorar outras áreas da cidade. Claro, não se esqueça das temidas horas do pico de manhãzinha e no final da tarde.
Como São Paulo é conhecida por ser uma cidade cara, selecionei também preços diferentes para que você veja qual melhor se encaixa no seu bolso. Cada bairro selecionado aqui vai ser melhor para diferentes tipos de viagem, e vou explicar os prós e contras deles. Com base nisso, escolha o que mais combina com você e boa viagem!
São Paulo é uma cidade perigosa?
Antes de falar dos bairros onde ficar em São Paulo, vamos responder à pergunta que sempre me fazem quando querem viajar para lá: a cidade é perigosa? A minha resposta é “sim, mas depende”. Sendo essa uma grande capital brasileira e uma das maiores cidades do mundo, é preciso ter atenção.
É preciso cuidar dos seus pertences, não ficar dando bobeira com bolsas e celulares na rua, estar atento quando estiver em lugares públicos e lotados, por aí vai.
Para evitar ficar com o celular na mão na rua (pois têm acontecido muitos furtos), é bom checar antecipadamente o caminho por onde quer ir. Caso tenha que voltar tarde e não se sinta segura, opte por um carro de aplicativo.
Recomendo atenção em todos os bairros, mas a região central é a que mais requer cuidados. Porém, se você for de uma grande cidade brasileira, certamente já está acostumada a se preocupar com sua segurança e não vai mudar tanto a sua rotina. Caso você seja de uma cidade pequena, pode ser que precise ter mais atenção que o normal.
Lembrando que não vale a pena economizar no quesito segurança. Vale a pena conferir as avaliações de pessoas que já ficaram nas hospedagens (em sites de reservas como o Booking você encontra essa opção) para ver se mencionam algo em relação a isso.
Onde ficar em São Paulo: guia dos melhores bairros
Avenida Paulista, entre Bela Vista e Jardim Paulista: perto de atrações turísticas
Aqui ficam vários dos pontos turísticos mais famosos da cidade, sendo uma ótima região onde se hospedar em São Paulo. Entre eles, o MASP (foto abaixo), o mirante do SESC, o Itaú Cultural, a antiga Casa das Rosas, o Instituto Moreira Salles (IMS), a Rua Augusta e outras atrações. Se você é mais do time shopping, vai encontrar três por aqui.
A região da Bela Vista e Jardim Paulista também tem restaurantes a perder de conta, de distintas nacionalidades e valores. No entanto, por ser uma área turística e comercial, nem sempre é fácil encontrar opções tão em conta.
Existem três estações de metrô ao longo da avenida que facilitam o acesso a diversos lugares da cidade.
Se quiser um respiro dos prédios, na Avenida Paulista tem o Parque Trianon e o Parque Prefeito Mário Covas. Além disso, você fica perto do queridinho Parque Ibirapuera e do Parque Augusta, que também é uma delícia.
Essa é uma região considerada segura para se hospedar em São Paulo, porém é sempre importante ter atenção, principalmente com ciclistas que passam rápido levando celulares e bolsas.
Onde se hospedar na Avenida Paulista e arredores
Vou deixar aqui algumas sugestões de onde ficar em São Paulo na região da Avenida Paulista, nos bairros Bela Vista e Jardim Paulista:
Hotel Trianon Paulista – Essa é uma opção de hotel quatro estrelas com muitas comodidades, como piscina, vista da cidade, café da manhã, área para trabalho, restaurante e academia.
Apart Hotel – Nessa hospedagem você tem um apartamento só para você. A casa é toda equipada e conta com uma área exclusiva para trabalho. Além disso, no prédio tem piscina e sauna.
Paulista Acomodação – Se você busca um lugar com cara de casa em meio aos prédios paulistas, esse é o lugar. A casa florida de dona Carmen recebe viajantes em suítes e quartos privados e ainda tem uma rede num jardim para descansar.
Hostel Trilhas e Rotas – A apenas 150 metros da Avenida Paulista, com um preço acessível para a região, essa hospedagem conta com cozinha compartilhada e café da manhã incluído.
Veja todas as as hospedagens em São Paulo na região da Avenida Paulista ou confira as opções na Bela Vista e Jardim Paulista.
Vila Madalena e Pinheiros: bairros boêmios e alternativos
As opções mais famosas de onde se hospedar em São Paulo são Vila Madalena e Pinheiros. Para quem gosta de boteco, música ao vivo, arte de rua e diversidade cultural, essa área é uma ótima escolha. Conhecidos como bairros boêmios, eles têm ruas arborizadas, muitas cafeterias, bares e restaurantes com grama e cadeira de praia que podem até te fazer esquecer que está entre tantos prédios.
Quem se hospeda aqui costuma gostar de vida noturna. Além dos bares e restaurantes com música ao vivo, também tem algumas festas, baladas e pubs agitados. Se você é um viajante que quer ficar mais tranquilo e não fazer tanto rolê noturno, a região também tem atrações para você bater perna durante o dia. Alguns exemplos são o Beco do Batman (foto abaixo), Praça do pôr-do-sol, Feira Livre, Museu da Pessoa, Instituto Tomie Ohtake, CineSala, e muito mais.
Existem dezenas de restaurantes nessa região, desde opções mais sofisticadas até praças de food trucks. Aliás, há muitas opções veganas e vegetarianas na Vila Madalena. Por aqui não tem tantas opções de metrô, mas tem muitas linhas de ônibus que não vão te deixar na mão.
Por fim, essa é uma área considerada segura, bem movimentada, mas dependendo da região e da hora pode ficar mais vazia, então tenha atenção. Caso prefira, o bairro Sumaré é um lugar mais residencial, calmo, e está perto da Vila Madalena.
Onde ficar na Vila Madalena e Pinheiros
Noon Vila Madalena – o hotel Noon tem quartos confortáveis e espaçosos, com piscina e academia privativas, e um café da manhã muito bem avaliado.
Uniclass Hotel Pinheiros – o hotel Uniclass conta com recepção 24h, quartos para casais e família, bar e lanchonete, serviço de quarto, lavanderia e outras comodidades.
By Way Studios Completos Vila Madá – Estúdios equipados com tudo o que você precisa, além de uma linda vista da cidade, piscina e academia.
Apartamento em Pinheiros – Apartamento aconchegante de 35m² com cozinha equipada, sala, banheiro e quarto. Oferecem também recepção 24h, piscina e estacionamento gratuito.
Ô de Casa Hostel – Perto do Beco do Batman, esse hostel é conhecido pela atmosfera acolhedora. Tem piscina, restaurante, e instalações acessíveis para pessoas com deficiência.
Villa Hostel – Hostel com uma boa área de convivência, varanda espaçosa, cozinha compartilhada, dormitórios e quartos individuais.
Veja todas as opções de hospedagem em São Paulo em Pinheiros e arredores.
República e Santa Cecília: centro histórico de São Paulo
Se você gosta de turismo histórico, o centro de São Paulo vai te oferecer diversas opções para conhecer mais o passado dessa cidade. A lista do que conhecer no centro de São Paulo é tão grande que não vai caber nesse tópico, então vou focar nos bairros República e Santa Cecília e arredores, os mais indicados para hospedagem nessa região.
Por aqui você vai encontrar praças, bibliotecas, a famosa galeria do Rock, o tradicionalíssimo Teatro Municipal, o mirante Sampa SKY, a Sala São Paulo, o Museu das Favelas e muito mais. Perto da República tem a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, ótimas pedidas de passeio na capital.
Essa região tem boa rede de ônibus, metrôs e trens que conectam a todos os cantos da cidade. Aos finais de semana você vai encontrar feirinhas e eventos culturais. Um lugar interessante para visitar em São Paulo é o Minhocão, via expressa elevada que nos últimos anos se tornou um espaço de lazer muito procurado, ficando fechado para carros e aberto para pessoas nos finais de semana e feriados.
Para os viajantes que amam botecos, vale saber que muitos bares e restaurantes tradicionais ficam nessa região, e neles você pode encontrar pratos mais em conta que nas demais regiões indicadas aqui.
Além disso, recomendo fazer o free walking tour que começa na região mais central, como Praça da Sé, ou Vale do Anhangabaú. Também conferir a caminhada negra que acontece no bairro da Liberdade, que é muito conhecido pela imigração asiática, mas tem uma história negra que poucos conhecem.
Os bairros que mais indico para se hospedar na região central de São Paulo são República e Santa Cecília, por terem certo movimento boêmio. No entanto, é recomendado redobrar atenção ao caminhar por lá à noite, principalmente se estiver só. De todas as regiões indicadas aqui, essa é a que mais requer atenção do turista.
Onde se hospedar no centro de São Paulo
Vem para o Copan – Imagine se hospedar em um dos prédios mais icônicos da cidade de São Paulo? Esse é um estúdio muito charmoso no emblemático Edifício Copan, projetado por Niemeyer, com uma vista espetacular da cidade (foto acima).
Hotel Slaviero São Paulo Downtown – Pertinho da estação da República, esse Hotel oferece piscina, café da manhã, academia, bar e restaurante.
Aurora Paulistana – Um edifício com apartamentos mobiliados, com cozinhas e banheiros privados, piscina ao ar livre, academia e até lavanderia.
Selina Hostel – A franquia Selina é muito conhecida por oferecer uma boa estrutura com espaço de trabalho, transfer para aeroportos, restaurante, recepção 24h e uma decoração bem bonita.
Veja todas as opções de onde se hospedar no Centro de São Paulo ou bairro República.
Ainda não decidiu onde ficar? Confira aqui toda a oferta de hospedagem em São Paulo e faça sua reserva online.
Dúvidas comuns sobre hospedagem em São Paulo
Onde ficar em São Paulo barato?
Se você está buscando uma hospedagem barata em São Paulo, existem muitas opções por toda a cidade. Perto da Vila Madalena e Avenida Paulista tem muitos hostels (albergues) com ótimas avaliações e perto de pontos turísticos da cidade. Ficando em quartos compartilhados você economiza bastante e ainda pode fazer amigos.
Além dos hostels já indicados acima, confira esses daqui também:
Soul Hostel no bairro Bela Vista, perto da Avenida Paulista – perto da estação Trianon MASP, tem dormitórios mistos e femininos, um jardim, espaço de convivência, bar e um bom café da manhã.
Zen Hostel na Vila Madalena – um hostel arborizado com cara de casa, com jardim acolhedor e opções de quartos privativos e coletivos.
Vilarejo Hostel Pinheiros – Perto da estação Fradique Coutinho, esse hostel tem cozinha compacta com micro-ondas, geladeira e torradeira, espaço para trabalhar e área de convívio com os demais hóspedes.
São Paulo Wanderlust Hostel – Perto do Metrô Santa Cecília, o hostel conta com uma recepção 24h, cozinha equipada, lavanderia, um café da manhã bem avaliado e uma área com churrasqueira.
Se quiser economizar ainda mais, dá uma olhada no tópico sobre a Worldpackers no fim deste artigo para descobrir como se hospedar em São Paulo de graça.
Onde ficar em São Paulo perto do aeroporto?
São Paulo tem dois aeroportos: o internacional, que fica em Guarulhos, e o Congonhas, de onde partem mais voos domésticos. O Aeroporto Internacional de Guarulhos fica mais afastado; se você quiser ficar mais próximo da cidade para passear, mas não tão longe do aeroporto, pode optar por se hospedar na Zona Norte.
Um exemplo é o bairro de Santana, que tem uma boa infraestrutura de restaurantes, lazer, parques e fácil acesso ao metrô que leva até o aeroporto.
Caso você queira se hospedar mais perto do aeroporto, na cidade de Guarulhos, há dezenas de opções. Mas fique atento porque nem sempre a opção mais próxima do aeroporto tem fácil acesso por transporte público.
Onde se hospedar em São Paulo perto do aeroporto de Guarulhos:
Sleep Inn Aeroporto de Guarulhos – 6 km do aeroporto
Pousada Guarulhos – 10 km do aeroporto
Apartamento perto da estação – 4 km do aeroporto
Hostel Brasil Gru – 4 km do aeroporto
Por outro lado, o aeroporto de Congonhas fica dentro da cidade de São Paulo, na Vila Congonhas. Ali perto tem o bairro Moema, que também é uma ótima localização, com boa rede de restaurantes, perto do Parque Ibirapuera, com estação de metrô, e a apenas 3 km do aeroporto de Congonhas.
Onde se hospedar em São Paulo perto do aeroporto de Congonhas:
Studio House Hotel – 2 km do aeroporto
Aeroporto Congonhas Hotel – 2 km do aeroporto
Charlie Aeroporto Congonhas CGH – 2 km do aeroporto
Micasa Hostel– 1,7 km do aeroporto de Congonhas
Onde ficar em São Paulo de graça
Sabia que é possível se hospedar em São Paulo de graça? É só fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Você ajuda o anfitrião com tarefas que ele necessite e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.
Existem várias oportunidades de voluntariado em São Paulo bem legais. Você pode ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ser assistente na cozinha, dar uma mãozinha com marketing digital e muito mais.
Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite conhecer o destino como um morador. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do Brasil e do mundo, praticar outros idiomas e descobrir muitos lugares interessantes além dos pontos turísticos mais tradicionais.
Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Clique aqui para conferir as opções disponíveis em São Paulo.
Caso queira se inscrever em uma delas, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser durante um ano, pelo Brasil e mais de 140 países.
Para mais informações, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.
Escrito por Lanna Sanches, criadora do Elas Viajam Sozinhas e viajante do continente latino-americano há 6 anos.
Curtiu as dicas de onde ficar em São Paulo? Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog. Fotos: Deposit Photos.
0 Comentários