Amazonas

Onde ficar em Manaus com o melhor custo-benefício

Amazonas | 16/03/23 | Atualizado em 09/09/23 | Deixe um comentário

Procurando onde ficar em Manaus com bom custo-benefício? Estive lá duas vezes, dividindo minhas estadias entre a capital do Amazonas e uns dias na floresta. Se tiver tempo, recomendo fazer o mesmo. Mas mesmo que fique só pela capital, dá para conhecer e curtir bastante a cultura amazônica.

Neste artigo, vou explicar quais são as melhores localizações para se hospedar em Manaus, além de compartilhar dicas de hotéis, pousadas e albergues para diferentes orçamentos.

A depender do perfil da sua viagem, pode ser melhor ficar no Centro Histórico, em Adrianópolis ou em Ponta Negra. Além disso, você pode fazer um cruzeiro fluvial ou ir se hospedar na selva, como eu fiz. Confira as opções a seguir!

Onde ficar em Manaus: melhores localizações

Centro Histórico

Se você procura onde ficar em Manaus para uma viagem a turismo, o melhor custo-benefício é o Centro. Afinal, a maior parte das atrações turísticas da capital fica por ali.

No entanto, como em muitas grandes cidades latinas, essa região é mais comercial que residencial. Por isso, à noite algumas áreas ficam meio desertas, podendo ser inseguras.

A dica, então, é se hospedar o mais perto possível do Largo São Sebastião, onde fica o Teatro Amazonas, grande cartão-postal manauara. Essa é a parte histórica do Centro, mais charmosa e mais segura.

Se hospedando por ali você vai conseguir ir andando para o Teatro, que fica numa praça rodeada por bons restaurantes e lojas, e para outros atrativos muito legais, como galerias de arte, o Relógio Municipal, a Igreja Matriz e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Por ali você encontra também muitas agências de turismo, caso queira reservar tours na cidade ou arredores. E também fica perto do porto, de onde saem os passeios de barco.

onde ficar em manaus

Leia também:

O que fazer em Manaus: guia completo com roteiro dia a dia
Passeio guiado em Manaus: turismo e cultura no Centro

Essa foi a região que escolhi para me hospedar em Manaus nas minhas duas visitas à cidade, e ficaria lá novamente numa próxima viagem. Sozinha ou acompanhada, não me senti insegura caminhando durante o dia e à noite por lá.

Eu fiquei no Local Hostel, a cinco minutos de caminhada do Teatro Amazonas, e gostei muito. Esse é o albergue mais conhecido de Manaus e tem quartos compartilhados e privativos, além de uma boa área comum, incluindo cozinha e piscina. Falei em mais detalhe sobre minha experiência no post completo sobre o Local Hostel em Manaus.

local hostel em manaus

Caso você busque um hotel no Centro de Manaus, confira o Seringal Hotel, a 50 metros do Teatro. O café da manhã é um dos pontos altos do local, que tem quartos confortáveis e um excelente custo-benefício.

Se você procura algo de mais alto nível, uma dica é ficar no Juma Ópera. O hotel é da mesma empresa do Juma Amazon Lodge, onde me hospedei na selva, e é um ótimo 5 estrelas. Tem suítes muito confortáveis, piscina, academia, restaurante e localização perfeita, na lateral do Teatro Amazonas.

O hotel boutique Villa Amazônia é outra escolha incrível de onde se hospedar em Manaus. Também é 5 estrelas e tem academia, restaurante muito elogiado (aberto ao público externo), piscina e um ambiente super gostoso. A localização também é ótima, juntinho do Teatro.

Ainda não se decidiu? Veja todas as opções de acomodações perto do Teatro Amazonas.

o teatro amazonas é uma ótima referência de onde ficar em manaus

Adrianópolis e Vieiralves

Caso esteja buscando um hotel em Manaus para uma viagem a negócios, ou estiver buscando um hotel de padrão médio ou alto, uma boa opção pode ser o bairro de Adrianópolis.

Essa é uma “área nobre” de Manaus. Ali você não vai ficar tão perto das atrações turísticas, mas é uma área agradável. O bairro abriga o shopping Manauara, considerado o melhor da cidade, e bons restaurantes.

Opções bem recomendadas de onde ficar em Adrianópolis são o Quality Hotel Manaus, o Blue Tree Premium Manaus e o Mercure Manaus.

Outra opção de onde ficar em Manaus com um perfil parecido é o bairro vizinho, Vieiralves, onde existem também dois shoppings. O destaque de Vieiralves é a ótima oferta de bares e restaurantes.

Lá você encontra bons hotéis como o Millennium e o Ibis Budget. E o Express Vieralves, uma boa opção econômica de onde ficar em Manaus.

Para chegar às atrações turísticas, uma curta corrida de Uber resolve.

Ponta Negra

Se você quiser ficar perto da praia (de rio) ou fizer questão de se refrescar do calor manauara numa bela piscina, vale olhar também as hospedagens em Ponta Negra.

Esse bairro residencial fica a 15 km do Centro Histórico, mas ali perto você encontra algumas outras atrações, como o Museu do Seringal, a Praia da Lua e a Praia Dourada. Além disso, a orla foi renovada para a Copa do Mundo de 2014 e tem quiosques e restaurantes. Ah, e essa região é mais próxima do aeroporto.

Eu não recomendo muito essa região para quem busca onde ficar em Manaus, mas vai que é mais conveniente para os objetivos da sua viagem, né?

Em Ponta Negra, hotéis com boa reputação são o Tropical Executive, com uma vista linda para o rio e piscina, e o Uiara Amazon Resort.

Cruzeiro fluvial, hotéis de selva e comunidades indígenas

Ao se hospedar em Manaus e curtir a cidade com calma, você já vai estar vivenciando muito da cultura amazônica. Mas se quiser uma experiência mais imersiva, você pode ficar num hotel de selva ou fazer um cruzeiro fluvial pelo Rio Amazonas.

Essas não são, como você deve imaginar, as escolhas mais econômicas. Mas os pacotes costumam incluir traslado, refeições e passeios, então vale conferir se compensa para você. Além de ser uma experiência diferente, você não tem que se preocupar com quase nada.

Um cruzeiro fluvial bem conhecido por lá é o Iberostar Heritage Gran Amazon, que tem uma super estrutura e funciona no esquema all inclusive. A estrutura dos quartos, as refeições e os passeios são super elogiados.

O hotel de selva onde me hospedei foi o Juma Amazon Lodge, que proporciona uma experiência muito legal. Falei em detalhe sobre o que vivi lá neste artigo sobre o hotel de selva Juma Amazon Lodge.

juma amazon lodge

hotel na selva

Também vale conferir a Pousada Uacari, que funciona na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma unidade de conservação entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná.

Eles fazem muitos trabalhos de pesquisa e promovem Turismo de Base Comunitária, permitindo aos hóspedes vivenciar a cultura das comunidades tradicionais e contribuir para a conservação da biodiversidade local.

Outras opções de hospedagem na selva são Anavilhanas Jungle Lodge, Mirante do Gavião Amazon Lodge e Manati Lodge.

E se quiser contribuir diretamente com a comunidade local e viver o dia a dia de povos amazônicos, isso não só é possível, como é muito legal. Você pode buscar comunidades indígenas que recebem turistas para pernoite através de projetos de turismo de base comunitária.

Na minha primeira vez no Amazonas, eu passei alguns dias com uma família do povo Baré na comunidade de Nova Esperança, na região do Baixo Rio Negro, a algumas horas de barco de Manaus. E amei! Falei sobre minha vivência no meu post sobre essa viagem para a Amazônia.

comunidade ribeirinha na amazônia

O que fazer em Manaus: melhores passeios

Agora que você já sabe onde ficar em Manaus, veja quais foram meus passeios preferidos por lá. Uma dica para fechar a hospedagem ideal para você é ver quais são os atrativos que você mais quer conhecer e conferir no Google Maps a distância deles para os hotéis. No artigo sobre o que fazer em Manaus, falei sobre esses passeios em detalhe.

  • Perreché Tour pelo centro com a Uika
  • Tour do Teatro Amazonas
  • Visitar a Feira Manaus Moderna
  • Tomar uma cerveja no Bar do Armando
  • Passeio de barco pra o encontro das águas e a reserva Janauari
  • Ver o pôr do sol no bar flutuante Abaré
  • Explorar o Jardim Botânico MUSA – Museu da Amazônia
  • Ver um espetáculo gratuito no Teatro Amazonas
  • Visitar a cafeteria-cinema-bar Casarão de Ideias
  • Conferir as exposições gratuitas da Galeria do Largo
  • Shows no Tacacá na Bossa, toda quarta à noite no Largo São Sebastião

E aí, curtiu essas dicas de onde ficar em Manaus? Se tiver dúvidas, fala aí nos comentários!

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário