Viagem pra Dentro

Aniversário na quarentena: dicas para comemorar e presentear

Viagem pra Dentro | 08/04/20 | Atualizado em 13/07/21 | 28 comentários

Você vai fazer aniversário na quarentena do Coronavírus, ou alguma pessoa que você gosta? É claro que nada substitui o olho no olho, abraços e uma boa farra com quem a gente ama. Mas isso não significa que a data precise passar em branco por causa do isolamento. Que, aliás, é essencial pra que a gente tenha ainda muitos outros aniversários, né?

Caso seja você fazendo aniversário na quarentena, saiba que existem várias formas de se divertir sozinho, com quem está em isolamento com você ou, virtualmente, com amigos e familiares que não estão pertinho. E se a questão for a vontade de se fazer presente na vida daquela pessoa que você não pode encontrar por enquanto, as possibilidades também são inúmeras.

Como viajo bastante e tenho amigos em diferentes países, tenho certa prática com isso. Já passei alguns dos meus aniversários sozinha longe de casa e já celebrei, a distância, aniversários de amigos e familiares que não podia encontrar pessoalmente. Reuni, então, algumas ideias pra você se inspirar e tornar esse aniversário na quarentena o melhor possível!

Leia também:
Como lidar com a ansiedade na quarentena
Dicas de produtividade no home office

Aniversário na quarentena: como comemorar

Minha principal dica pra quem vai fazer aniversário na quarentena é simples: dedique um tempo a si mesmo. Pense nas coisas que mais gosta de fazer em casa, ou que possa adaptar pra esse espaço, e faça!

Se você ama exercícios, faça um treino divertido. Se é fã de cinema, maratone seus filmes preferidos. Se está apaixonado por um novo hobby, dedique-se a ele. Se adora cozinhar, separe as melhores receitas. Se vem se sentindo cansado, tire o dia pra não fazer nada. Se está com saudade de alguém, peça pra fazer uma chamada de vídeo.

Deu pra entender a ideia, né? Faça o que for lhe fazer feliz, lembrando que essa situação é temporária e que você não está só (mesmo que esteja, fisicamente). Lembre-se: você está vivo e isso já é um grande presente. As coisas podem estar difíceis no momento, mas certamente existem muitos motivos pra celebrar.

“Ah, mas eu quero ideias mais específicas do que fazer nesse aniversário na quarentena”. Então toma aqui algumas:

Festa virtual

Muito usados pra reuniões online profissionais, aplicativos de teleconferência como o Zoom estão mais populares do que nunca em tempos de isolamento. Uma forma bem legal de celebrar seu aniversário na quarentena é encontrar virtualmente com seus amigos ou família, marcando um horário pra que todos acessem a plataforma.

Pra deixar o encontro com mais cara de festa, algumas dicas são pedir que todos se arrumem como se fossem sair de casa e criar uma playlist pra que todo mundo escute ao mesmo tempo. Você também pode enviar sugestões de drinques e petiscos pra o pessoal fazer em casa.

festa virtual durante a quarentena

Maratona de ligações

Outra forma de comemorar o aniversário na quarentena usando chamadas de vídeo é marcar várias conversas individuais com pessoas que você ama. Se não precisar trabalhar durante o dia, agende horários com diferentes pessoas durante o dia e aproveite pra atualizar os papos, especialmente com quem você não fala há um tempo. Conexões com amigos e familiares têm o poder de recarregar nossas energias!

Comidinhas especiais

Quer desculpa melhor que seu aniversário pra comer tudo que você mais gosta? Monte um menu especial de aniversário na quarentena, com suas comidinhas preferidas pra o café da manhã, almoço e jantar. Deixe tudo preparado na véspera, peça ajuda pra quem mora com você ou peça delivery.

Se tiver uma área aberta em casa, aproveite pra colocar a mesa de jantar lá, ou fazer um piquenique. Se não, arrume a mesa de um jeito especial, coloque luzinhas ou velas pela sala e perfume o ambiente. Crie uma atmosfera aconchegante, mesmo que seja só pra você, e delicie-se. ;)

café da manhã especial de aniversário

Dança e música

Lembre-se que nossa principal casa é nosso corpo, que nos permite fazer tantas coisas incríveis. Celebre seu dia celebrando a si mesmo! Faça uma seleção das suas músicas preferidas, coloque pra tocar e dance. Se preferir, separe uns vídeos de dança e imite as coreografias. Se estiver em quarentena com mais pessoas, chame-as pra dançar também. Além de ser uma atividade super divertida, faz a gente se sentir mais “festeiro” e dá uma elevada boa na endorfina, que provoca prazer.

Dia de spa

Outra forma de celebrar sua vida e seu corpo é separando um momento, ou até mesmo o dia inteiro, pra cuidar do seu bem-estar físico. Medite, faça yoga, tome um banho mais demorado e passe hidratante no corpo inteiro. Peça a quem mora com você pra fazer uma massagem, ou faça você mesmo uma nos seus braços, pernas, pescoço e cabeça.

Lance mão dos seus produtos de beleza ou pesquise receitas de máscaras de hidratação caseiras e aplique-as nos cabelos e no rosto. Faça um escalda-pés, acenda incensos ou velas perfumadas, escute músicas tranquilas, tome um chá relaxante. Se tiver uma banheira, tome um banho de espuma. Dê um respiro a si mesmo!

aniversário na quarentena

Agradecimentos

Tem também uma coisa gratuita e que não exige nenhum material específico pra você fazer no seu aniversário na quarentena: celebrar as coisas boas da sua vida, seja do presente ou do passado. Faça uma lista de coisas pelas quais é grato e escreva pra as pessoas que são importantes pra você.

Agradeça também a si mesmo por tudo que já enfrentou, conquistou, formas em que se superou. Muitas vezes a gente se deixa levar pensando no que falta na nossa vida, nas metas que ainda não alcançamos, nos cenários atuais que não são o que gostaríamos. Obviamente não sei nada da sua vida e suas dificuldades, mas proponho um exercício, se possível: que tal passar nem que seja só um dia focando 100% nas coisas boas?

Aniversário na quarentena: como presentear

É alguém que você gosta que vai comemorar aniversário na quarentena, e não você? Separei também algumas sugestões de formas de presentear quem está longe. Afinal, em tempos de isolamento é ainda mais importante lembrar às pessoas que elas são amadas e que estamos pensando nelas.

Minha dica é tentar juntar o agradinho à pessoa querida com uma ajuda pra um pequeno empreendedor, já que esses são tempos difíceis economicamente também. Mas se não puder gastar dinheiro, sem bronca. Tem muitas maneiras de demonstrar carinho a distância sem comprar nada! Olha só:

Presentes gratuitos

1. Playlist personalizada com músicas que têm a ver com a pessoa ou com a história de vocês

2. Vídeo com depoimentos de vários amigos e parentes, editado de um jeito fofo ou engraçado

3. Compilação de fotos de vocês juntos, daquelas que ninguém lembrava mais e você achou perdidas num HD antigo

4. Carta de amor ou poeminha

5. Uma seleção das suas receitas preferidas

6. Curadoria de cursos, vídeos, apps, sites ou textos que podem ajudá-la com algo ou dar um empurrãozinho pra um hobby que ela queria começar (ex: materiais sobre meditação ou aulas de aquarela)

7. Desenho, vídeo, música, lettering ou qualquer outra lindeza que sua capacidade artística permita

8. Lista de filmes e séries que você acha que ela ia curtir, com links pra streaming

9. Uma festa virtual surpresa, convidando amigos e colocando música

aniversário na quarentena

Presentes pagos

1. Delivery das comidinhas preferidas dela (de preferência de pequenas empresas!)

2. Delivery de plantinhas ou outras lindezas pra deixar a casa mais aconchegante

3. Delivery de comidas feitas por você

4. Vale-presente pra uma livraria que funcione online (de preferência, das pequenas)

5. Doação pra uma causa ou organização que ela apoia

6. Assinatura de serviço de streaming ou aplicativo interessante

7. Vale pra serviços que vão voltar pós-quarentena, tipo cabeleireiro ou massagem

8. Assinatura de hortifruti, vinhos, almoços congelados, livros…

9. Acesso a um curso online sobre algo que aquela pessoa se interessa, ou um hobby pra ela começar. Um exemplo são os cursos da Domestika, que tem centenas de aulas de áreas como ilustração, artesanato, fotografia, vídeo, marketing e muito mais. Eles têm até uma página com Ideias para presentear e vales-presente que podem ser trocados por qualquer curso. Com o cupom LUISAFSANTOS-10 você ganha 10% de desconto!

comidinhas para presentear

Tem outras ideias pra quem vai fazer aniversário na quarentena? Já colocou em prática alguma dessas sugestões? Conta aí nos comentários!

Crédito das fotos que ilustram o post: Pexels e Unsplash – Creative Commons/Direitos de uso liberados

Se você efetuar a compra de cursos da Domestika através de links presentes neste post, eu ganho uma comissão pra manter o blog e você não paga nada a mais. Só recomendo produtos e serviços de empresas que conheço e confio!

Posts Relacionados

28 Comentários

  1. Excelente! Me ajudou muito a programar o aniversário da minha esposa!

  2. Flavio Correia Lima

    Ótimas sugestões! Adorei tudo. Obrigado!

  3. Amábili

    Muito legais as dicas, ótimo texto, descontraído, fluido e leve pra ler :) Gratidão.

  4. Amanda

    Arrasou nas sugestões, principalmente na do vídeo! Assim que ficar pronto eu mando!!!! Queria maissss

  5. Nalandhaa

    obrigada! meu amigo faz niver no dia dos namorados, e estas dicas me ajudaram a pensar.. :)

  6. Célia

    Adorei as dicas ! Obrigada

  7. Sonia Maria Freire de Lima

    Amei tds as dicas,a aniversáriante é minha neta (16 anos) fazer uma comidinha especial e mandar entregar e um vale livros,ela ama ler.

  8. Lucia sá

    Não sei se no Brasil tem Drive in Cinema. O aniversário do meu marido comemoramos assistindo um filme. Minha irmã e meu irmão, cada um no seu carro com a devida distância. Levei bolo , salgadinhos, pipoca, refrigerante e água. Até os adolescentes gostaram.

    • Que massa, Lucia! Acho que aqui não existe, pelo menos não regularmente. É uma ótima ideia pra quando o isolamento começar e ser reduzido… :)

  9. Hélcio Pacheco de Medeiros

    A gente já fez um aniversário virtual. Nas duas casas fizemos bolos, um brinde e cantamos parabéns pelo zoom com várias pessoas da família e amigos da filha. Depois os amigos dela fizeram um quizz com ela. A outra ideia foi no dia das mães enviar mensagens virtuais do Google. Muito legal a experiência em tempos de isolamento social.

    • Que ótimo, Hélcio! Hoje vamos fazer aniversário virtual pra uma amiga também :) Vamos usando a criatividade pra mostrar que as pessoas queridas são importantes pra nós, mesmo que distantes, né? Um abraço!

  10. Bruna Arêdes

    Tenho outra dica! Para quem tem um(a) amigo(a) que irá fazer aniversário, grave um vídeo especial falando o quanto você ama essa pessoa e mande por via whatszap.
    Espero ter ajudado!

  11. Sueli krindges

    Minha sogra vai fazer 86 anos dia 29/10 e eu estou pensando em convidar os amigos p fazerem uma carreata e cantar parabéns na frente da casa dela.
    O que vc acha?

    • Oi, Sueli! Acho super fofo! :) A não ser que ela seja uma pessoa extremamente discreta ou tenha algum problema com os vizinhos (hehe), me parece uma ótima ideia :)

  12. Sara

    Lindas dicas! Fiz algumas delas ao longo do ano, e recebi tb…. cartas enviadas pelo correio, entrega de pãezinhos doces na casa do aniversariante, encontros pelo Google meet contratando músicos locais (q estão numa situação bem precária), festa surpresa virtual, piquenique virtual, gincana pelo meet… para o final do ano, queremos programar uma festa do pijama para as crianças da creche onde trabalho, com brincadeira de estátua, com lanterna e contacao de histórias….
    Não é o ideal, mas o possível. Não podemos deixar o ano passar em branco!

    • Adorei, Sara! Todas ótimas ideias! :) É isso, temos que usar a criatividade pra nos virarmos como podemos nesses tempos estranhos, né? Um abraço! :)

  13. Ricardo

    Gente, fiz algumas surpresas e agora, estamos chegando na segunda temporada da pandemia rs. Como inovar agora sem repetir? Aceito mais dicas! rsss

    • Tá difícil, né, Ricardo? :P Você já fez tudo aí da lista? haha. Eu tenho mandado comidas diferentes e mimos de “autocuidado” pra pessoas queridas…

  14. Leonor Lopes

    Bom dia! Gostei muito e me ajudou bastante!

Deixe o seu comentário