Dicas Práticas

Seguro para nômades digitais: como funciona a SafetyWing?

Dicas Práticas | 18/11/19 | Atualizado em 04/04/24 | Deixe um comentário

Viajar é incrível, mas exige responsabilidade. Tanto em relação aos destinos que visitamos quanto a nós mesmos, né? Por isso, falo muito aqui no blog sobre a importância de não sair do Brasil sem seguro viagem. Mas se você está sempre viajando ou vai fazer um longo rolê sem itinerário certo, como contratar um serviço que costuma precisar de destinos e datas definidos? É aí que entra o seguro para nômades digitais.

Neste artigo, vou falar sobre o seguro da SafetyWing, empresa norueguesa criada por nômades digitais pensando nas necessidades desse público. Continue lendo pra saber se essa solução é interessante pra você.

O que é seguro viagem e para que serve?

Antes de mais nada, o que é exatamente um seguro viagem? Em linhas gerais, é como se fosse um plano de saúde temporário, pra ser usado onde o seu plano não tem validade. Você pode acioná-lo em caso de doenças, acidentes, morte e outros problemas que venham ocorrer durante a viagem (bate na madeira!).

Alguns países determinam que é obrigatório contratar um seguro viagem pra passar pela imigração. É o caso, por exemplo, da maior parte da Europa, além de Cuba e Austrália. Mas mesmo nos destinos onde ele não é pré-requisito, recomendo muito contratar um seguro.

Afinal, a gente sempre espera que nada dê errado, mas infelizmente estamos todos suscetíveis a imprevistos. E caso você não tenha seguro, um atendimento médico no exterior pode chegar a custar centenas de milhares de reais. Não vale a pena arriscar, né?

Leia também:
Guia completo sobre Seguro Viagem

seguro para nômades digitais

Por que um seguro para nômades digitais?

Vai viajar nas férias ou mesmo fazer um mochilão mais longo, mas todo planejado? Provavelmente a melhor opção pra você é escolher um dos seguros que costumo usar e já indiquei em outros posts: as marcas que aparecem no buscador SegurosPromo ou a Allianz.

No entanto, um seguro viagem convencional vale apenas nos destinos e no período que você informar na hora da compra. Geralmente não é possível contratar o seguro depois de ter começado a viajar, nem estender a duração dele.

Isso porque esses são produtos feitos pra viagens pontuais, e não pra quem vive viajando.

Mas e se você muda de país com frequência e altera datas das viagens sem planejamento prévio? Como fazer pra não ficar sem cobertura de seguro em nenhum lugar do mundo?

Quem é ou planeja ser nômade digital ou location independent (expliquei a diferença aqui) precisa de mais flexibilidade. Pensando nisso, algumas empresas formularam produtos com cobertura internacional e a possibilidade de renovar ou alterar sua contratação online mesmo já estando na estrada.

Atualmente, as empresas WorldNomads e SafetyWing são as mais conhecidas quando se fala em seguro para nômades digitais. Ambas permitem que você contrate o seguro depois de já ter começado a viagem e não têm um período máximo de cobertura. Ou seja: você pode renovar o contrato quando necessário.

A WorldNomads é mais antiga, mas eu nunca fiz seguro com eles porque sempre achei os planos caros. A SafetyWing tá vindo forte no mercado e oferece várias vantagens, inclusive (mas não apenas) em relação ao preço.

Nunca usei o serviço deles, mas dei uma boa pesquisada e conversei com o pessoal da empresa pra explicar pra vocês como funciona esse seguro para nômades digitais. Também vou listar os pontos positivos e negativos que vejo no produto. Vai lendo aí!

Como funciona o seguro para nômades digitais da SafetyWing?

O seguro viagem para nômades digitais da SafetyWing é aceito em todos os países do mundo exceto Coreia do Norte, Cuba e Irã.

A contratação é toda feita online rapidamente e você paga em um sistema de assinatura, sem precisar especificar pra onde tá viajando e quando volta. Cada período de cobrança dura 4 semanas, sendo possível configurar renovação automática pra você não se esquecer e ficar sem descoberto pelo mundo afora. Achei massa, porque quem viaja muito sabe que não faltam burocracias pra se preocupar, né?

O que está incluído?

A cobertura da SafetyWing inclui atendimento em hospitais e clínicas, ambulância, fisioterapia, emergência dentária, entre outros serviços. O limite máximo de cobertura é de 250 mil dólares estadunidenses.

Não estão inclusos problemas decorrentes de atividades de alto risco, acidentes resultantes da prática de esportes em caráter profissional, doenças pré-existentes e tratamento de câncer. E como todos os outros seguros viagem que conheço, esse não cobre check-ups de rotina e tratamentos preventivos.

Também como em outros seguros viagem, a cobertura inclui não só questões de saúde, mas também imprevistos relativos à viagem em si. Alguns exemplos são indenizações em casos de atraso de voo, bagagem extraviada, roubo de passaporte e desastres naturais. Pra ver mais detalhes sobre a cobertura, acesse o PDF.

seguro para nômades digitais

Quanto custa?

Um dos principais atrativos da empresa é o preço. Atualmente, esse seguro viagem para nômades digitais custa a partir de 56,28 USD pra 4 semanas pra quem tem de 10 a 39 anos, 92,40 USD pra faixa de 40 a 49 anos, 145,04 USD pra 50 a 59 anos e 196,84 USD pra viajantes entre 60 e 69 anos.

Se você for passar pelos Estados Unidos, é preciso pagar uma taxa extra, porque o sistema de saúde deles é caríssimo e tem algumas particularidades.

Como usar?

A SafetyWing tem uma rede de médicos e hospitais parceiros. O ideal é consultar essa lista e dar preferência a eles caso tenha algum problema de saúde. Pra isso é só acessar sua área de usuário no site, na parte que diz “Find a hospital”, ou ligar pra empresa.

Fiz uma busca no site pra ver as opções no Recife, onde moro, e ter uma ideia de como é a rede referenciada deles. Aqui, a lista inclui a maioria dos hospitais particulares de qualidade. Em São Paulo, faz parte o excelente hospital Albert Einstein. E em cidades como Londres, existem dezenas de hospitais e médicos conveniados.

Em alguns casos, o hospital pode fazer a cobrança diretamente à companhia de seguros, sem que você precise pagar nada. No entanto, em geral você deve pagar pelo atendimento e depois pedir reembolso. Pra isso, é preciso enviar um e-mail com os recibos do hospital e um formulário que está disponível no site.

Quando contrato seguro pra viagens pontuais, costumo optar pela rede referenciada pra não ter que desembolsar grana. De todo jeito, é sempre bom ter uma reserva de dinheiro pra emergências.

Atualização em abril de 2024: Até o início de 2024, tinha outro ponto importante no funcionamento da SafetyWing: ela funcionava no esquema de franquia, então se suas despesas médicas totalizassem menos de 250 dólares estadunidenses, você devia pagar por conta própria. No entanto, atendendo às solicitações dos usuários, a SafetyWing lançou uma política de franquia zero. Isso significa que agora você pode adquirir um seguro com franquia zero e suas ocorrências serão cobertas desde o início. Ótima notícia! Ah, mas tem um detalhe: essa política ainda não está disponível para residentes dos Estados Unidos.

Prós e contras do seguro para nômades digitais da SafetyWing

A análise a seguir foi feita com base nas informações divulgadas pela empresa. Pode ser que, com o passar do tempo, alguns desses itens venham a ser alterados. O mesmo vale pra todas as informações deste post, por isso recomendo confirmar tudo direitinho no contrato antes de pagar.

Vantagens da SafetyWing:

  1. Funciona na base de assinatura: você escolhe a data de início e pode cancelar a qualquer momento. É possível configurar renovação automática dos pagamentos pra evitar que a cobertura expire e você se esqueça.
  2. Não existe limite na duração da viagem e você não precisa saber com antecedência quanto tempo vai passar na estrada.
  3. Os preços são bem razoáveis, começando em 37 dólares pra quatro semanas.
  4. A empresa tem boa reputação. Ela fez parte da Y-Combinator, renomada aceleradora de startups do vale do Silício, e o serviço é administrado pela Tokio Marine, uma das maiores empresas de seguro do mundo.
  5. Além de dar cobertura internacional, o seguro também serve enquanto você estiver no seu país de origem, com um limite de 30 dias a cada 3 meses. Essa é uma vantagem pra quem não quer pagar por plano de saúde no Brasil, mas também não quer estar descoberto quando visita o país.
  6. Uma criança por adulto (num limite de até 2 por família) pode ser incluída na apólice sem custos extras. A criança deve ter entre 14 dias e 10 anos de idade.
  7. Se for viajar com um grupo, você pode comprar o seguro em nome de todos.
  8. Não se aplicam à SafetyWing algumas restrições da concorrente World Nomads, como mudanças na apólice de acordo com seu país de residência e limite de uma visita ao país de origem durante a duração da apólice.

Desvantagens da SafetyWing:

  1. Segundo eles me informaram, muitas vezes é preciso pagar pelo atendimento médico e só depois pedir o reembolso. Nos seguros convencionais que faço, sempre procurei a rede referenciada e nunca precisei pagar nada. No entanto, ainda não encontrei um seguro feito para nômades que funcione dessa forma.
  2. Existem limitações pra cobertura de esportes radicais e atividades de aventura, então se você tiver interesse nisso é bom conferir essas condições em detalhe.
  3. Por enquanto eles não têm atendimento nem site em português.

seguro para nômades digitais

No fim das contas, sua escolha entre um seguro viagem para nômades ou convencional e decisão entre a SafetyWing e seus concorrentes depende da abrangência de cobertura que você procura e do preço que pode pagar.

Pra viagens com tempo definido, pretendo continuar usando a Seguros Promo e a Allianz. Mas para um esquema de longo prazo e com destinos e datas em aberto, o custo-benefício oferecido por eles é muito bom.

O detalhamento da cobertura do seguro para nômades digitais da SafetyWing está disponível aqui. Também vale a pena dar uma olhada na página de Perguntas Frequentes e conferir o preço exato pra sua faixa etária e modalidade de seguro escolhida.

Quer contratar um seguro viagem com a SafetyWing? Clique aqui. E se já tiver usado os serviços deles, me conta aí nos comentários o que achou!

 

Este post foi patrocinado pela SafetyWing e escrito por mim com as informações que considerei úteis para você, leitor. Alguns dos links presentes no texto fazem parte de programas de afiliados, o que significa que recebo uma pequena comissão por cada reserva feita através deles e você não paga nada a mais por isso. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios. Saiba mais sobre as políticas de monetização do blog

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário